Realização
Instituto de Química
|
Área: Ensino e Aprendizagem – EAP
|
[Voltar] |
1255-1 - A APRENDIZAGEM QUÍMICA PARA ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA VISUAL Sandra Lucia Pita de Oliveira Pereira (EMC@MPO - Ensino Medio com Intermediação Tecnologica)
Palavras-chave: ensino de química, deficiente visual, material didático | [Trabalho] | 455-1 - A CIÊNCIA CONTRA O CRIME, A FAVOR DA EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA TRANSMITIR O CONHECIMENTO DE QUÍMICA AO ENSINO MÉDIO.Valdinei Bueno (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Ensino de Química, Química Forense | [Trabalho] | 193-1 - A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PROJETO “ALUNOS DISSEMINADORES DA SUSTENTABILIDADE”.Júlia Raquel Peterle Pereira (UFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito Santo) Palavras-chave: contextualização, sustentabilidade, interdisciplinaridade | [Trabalho] | 205-1 - A DEPRESSÃO COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICADanielle Silva Lima (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Kathynne Carvalho Freitas (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: Composição da matéria, depressão | [Trabalho] | 579-1 - A DINÂMICA DO ESTUDO DOS ANTIOXIDANTES EM ALIMENTOS NA TRANSVERSABILIDADE DO ENSINO DE QUÍMICALucidéa Guimarães Rebello Coutinho (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Allan Rangel Campos (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) Palavras-chave: ANTIOXIDANTES, ENSINO DE QUÍMICA, TRANSVERSABILIDADE | [Trabalho] | 793-1 - A EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM UM PROJETO ENVOLVENDO A ESCOLA E A COMUNIDADEAntonio Martins Ferreira Neto Martins Ferreira Neto (CE01 - Centro Educacional 01 de Planaltina) ; Roberto Ribeiro da Silva Ribeiro da Silva (IQ-UNB - Instituto de Química da Universidade de Brasília) Palavras-chave: Educação pelo Trabalho, Politecnia, Escola-comunidade | [Trabalho] | 907-2 - A ELABORAÇÃO DE MINI-CURSOS TEMÁTICOS: INVESTIGAÇÃO ORIENTADA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Renata Videira Massucato Massucato (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru) ; Ana Silvia Carvalho Gomes Gomes (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru) ; Silvia Regina Queijadas Aro Zuliani Zuliani (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru) Palavras-chave: Metodologia Investigativa, Ensino de Química, Formação de Professores | [Trabalho] | 950-1 - A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DOS TEXTOS DE ESTUDANTES SOBRE CICLOS DE MATERIAIS: EVIDÊNCIAS DE USO E APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICANilma Soares da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Orlando Gomes de Aguiar Junior (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: apropriação, linguagem científica | [Trabalho] | 289-1 - A FANTÁSTICA QUÍMICA DA VITAMINA C.Crislaine Sousa de Lima (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) Palavras-chave: vitamina C, contextualização, química | [Trabalho] | 723-1 - A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR PELA CONFLUÊNCIA DOS SABERES DA CIÊNCIA QUÍMICA, DA HISTÓRIA E DA CULTURA POPULAR: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO.Ronaldo da Silva Rodrigues (CMDPII - Colégio Militar Dom Pedro II) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: História da Química, Experimentação no Ensino, Ensino de Química Orgânica | [Trabalho] | 491-1 - A FOTOSSÍNTESE COMO TEMA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.Ângelo Pitanga (FPD - Faculdade Pio Décimo) ; Lenalda Santos (FPD - Faculdade Pio Décimo) ; Wendel Melo (UFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: Ensino de Ciências, atividade investigativa, Fotossíntese | [Trabalho] | 768-1 - A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE PARTÍCULAS SUB ATÔMICAS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DE DECAIMENTOS RADIOATIVOS.Ronan Rodrigues da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kátia Aparecida da Silva Aquino (CAP UFRPE - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco) Palavras-chave: física de partículas, barreira epistemológica, radioatividade | [Trabalho] | 889-2 - A MULTIPLICAÇÃO DOS ÁTOMOS: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS SOBRE ATOMÍSTICA NUM RELATO DE PRÉ-REGÊNCIAMaisa Helena Altarugio (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) ; Claudia Januário dos Santos (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) Palavras-chave: concepções alternativas, atomística, obstáculos epistemológicos | [Trabalho] | 622-1 - A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA NOS DIFERENTES PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOTathiane Milaré (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Pesquisa, Pós-Graduação, Universidade de São Paulo | [Trabalho] | 928-1 - A PRÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE CIMENTOClaudia Escalante Medeiros (E.E.HIPÓLITO RIBEIRO - Colégio Estadual General Hipólito RibeiroUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Elenilson Freitas Alves (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) Palavras-chave: Pesquisa, Cimento, Cotidiano | [Trabalho] | 1087-1 - A QUÍMICA E OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR ESTAGIÁRIOS COMPROMETIDOS COM A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM.Rísia Oliveira da Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Aline Girotto Soares (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Beatriz Ferreira Alcântara Verassani (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Cinara Aparecida de Moraes (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Daiane Heliodoro Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jair da Costa Barbosa (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jaqueline Fernandes Moura (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Laize Helena Peixoto Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Marcela Duarte Caetano (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Renato Pereira Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; José Gonçalves Teixeira Júnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) Palavras-chave: ensino de Química, visões dos alunos, ensino médio | [Trabalho] | 750-1 - A QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.Airton Juliano Damaceno (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Vera Aparecida de Oliviera Tiera (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Iêda Aparecida Pastre Fertonani (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Lidia Maria de Almeida Plicas (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) Palavras-chave: cotidiano, ensino médio, meio ambiente | [Trabalho] | 1076-1 - A QUÍMICA FORENSE COMO UNIDADE TEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ABORDAGEM DE ENSINO CTS EM QUÍMICA ORGÂNICALya Christina da Costa (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Regis Marcus de Sousa (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (C.E.D.I. - Colégio Estadual "Dona Iayá") ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) Palavras-chave: material didático, ensino CTS | [Trabalho] | 475-1 - A RADIOATIVIDADE: UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA.Daniel Júnior Almeida dos Santos (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Danielle Bernardo Oliveira (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Juliana Bezerra de Oliveira (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Samantha Martins Aniz Guimarães (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Cláudio Roberto Machado Benite (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) Palavras-chave: EJA, Contextualização, Radioatividade | [Trabalho] | 838-2 - A RECURSIVIDADE NO ENSINO DE QUÍMICARafael Moreira Siqueira (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei) Palavras-chave: recursividade, ensino de Química, aprendizagem | [Trabalho] | 765-1 - A TEMÁTICA “DROGAS” NO ENSINO DE QUÍMICAMarcia Camilo Figueiredo (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Mara Luciane Kovalski (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Ana Tiyomi Obara (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) Palavras-chave: Ensino de Química, Drogas, Situação de Estudo (SE) | [Trabalho] | 472-1 - A UTILIZAÇÃO DE FILMES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.Carla Pereira Quintino (ULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GO) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GO) Palavras-chave: filmes, aprendizagem, química | [Trabalho] | 191-1 - A UTILIZAÇÃO DO SABÃO CASEIRO COMO TEMA TRANSVERSAL PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA CONTEÚDOS DE HIDRÓLISE ALCALINA.Ddábia Cristina Marques Silva (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Débora Lais Cordeiro (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Sandra Cristina Marquez Silva (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Sidney Miranda Faria (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: aluno, contextualização, sabão | [Trabalho] | 293-1 - ABORDAGENS TEMÁTICAS: UMA SUGESTÃO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICACíntia Alves Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karoline Alves de Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) Palavras-chave: ensino, tatuagem, pilhas | [Trabalho] | 699-2 - ABORDANDO O CONCEITO DE ISOMERIA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICAJosé Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Angela Fernandes Campos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Júnior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Ensino Superior, Isomeria, Resolução de Problemas | [Trabalho] | 640-2 - ABORDANDO TEMAS DA REALIDADE EM SALA DE AULA COM O DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORESJessimara Ribeiro Henrique (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Lívia Maria Ribeiro Rosa (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Fernando Balbino de Souza (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Rosângela Barbosa Alexandra (EEFC - Escola Estadual Firmino Costa) ; Rita de Cassia Suart (UFLA - Universidade Federal de Lavras) Palavras-chave: filmes no ensino, PIBID, recursos didáticos | [Trabalho] | 323-1 - AÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROJETO PIBID-UFMT: A ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAMarcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene C. de Mello de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Laura S. Martins (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Gahelyka A. P. Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Eliane G. Leite (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Catiex R. de Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Bruno A. S. Santos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Alice A. A. Rodrigues (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Regiane K. P. Leite (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Larissa K. Dantas (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: Interdisciplinaridade, PIBID, UFMT | [Trabalho] | 1094-1 - ÁGUA: ABORDAGEM MOTIVADORA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOSFernanda de Jesus Alves (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: materiais, tratamento de água, aprendizagem | [Trabalho] | 1203-1 - ALUNOS APRENDENDO COM ALUNOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA INTRODUÇÃO À QUÍMICA QUÂNTICAPedro Vieira Neto de Rolan Teixeira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Palavras-chave: ensino, laser, quântica | [Trabalho] | 1231-1 - ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM UMA AULA DE BIOQUÍMICA.Rosemília Rodrigues da Silva Di Nizo (USP - Universidade de São Paulo) ; Flavio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: ensino superior, bioquimica | [Trabalho] | 924-1 - ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE MODELOS ATÔMICOS, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES PERIÓDICASKarmel de Oliveira Lima (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo) ; Glaucia Maria da Silva (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo) ; Maurício Santos Matos (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: atomística, ensino de Química, analogias | [Trabalho] | 766-1 - ANÁLISE DE TEMAS GERADORES EM PROVAS DO ENEM:
POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTEValéria Pereira Pintos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Tales Leandro Costa Martins (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) Palavras-chave: ENEM, Temas Geradores, Ensino Médio | [Trabalho] | 282-1 - ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DO PIBID-UFSCAR: ARTICULANDO ESPAÇOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA REFRIGERANTEJose Richardson Matiello (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: refrigerante, PIBID | [Trabalho] | 1191-1 - ANÁLISE DO CONHECIMENTO E CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA QUÍMICA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INTEGRADA III: USO DOS MAPAS CONCEITUAISIara Terra de Oliveira (IQUSP - Instituto de Química - USP) ; Paola Corio (IQUSP - Instituto de Química - USP) ; Flavio Antonio Maximiano (IQUSP - Instituto de Química - USP) Palavras-chave: mapa conceitual, concepção de química, graduação | [Trabalho] | 999-1 - ANÁLISE DOS SABERES, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS FUNCIONÁRIAS ENCARREGADAS DA LIMPEZA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA FFCLRP/USPDaniela Mica Espimpolo (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Daniela Gonçalves de Abreu (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Maria Elisabete Darbello Zaniquelli (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto) Palavras-chave: ciência, funcionárias de limpeza | [Trabalho] | 485-1 - APLICAÇÃO DO WEBQUEST COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: DIFICULDADES RELACIONADAS A FALTA DE ESTRUTURAAryana de Oliveira Sousa (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Greicy Kelly Sena Aires Rios (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Thaíza Montine Gomes dos Santos Cruz (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Hébert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Webquest, ensino de química, ensino médio | [Trabalho] | 193-2 - APLICAÇÕES DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DA QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM VITÓRIA - ES: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBIDJúlia Raquel Peterle Pereira (UFES - Universidade Federal do ESpírito SantoUFES - Universidade Federal do ESpírito SantoUFES - Universidade Federal do ESpírito Santo) Palavras-chave: Ensino Médio, Ensino de Química, PIBID | [Trabalho] | 579-2 - ARTICULANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUÍMICA NO ESTUDO DE GASES PARA O ENSINO MÉDIOAriane Coelho Brotto (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) Palavras-chave: Educação Ambiental, Impactos Ambientais Globais, Estudo dos Gases | [Trabalho] | 449-2 - AS ANALOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.Ladjane Pereira da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Analice Almeida Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Alves da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Analogias, Livros, Aprendizagem | [Trabalho] | 1153-1 - AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES.
Monica Santana Cardoso (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso) ; Edimárcio Francisco da Rocha (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: aprendizagem, matemática, química | [Trabalho] | 949-1 - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA APONTADAS POR ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE ITAJUBÁ (SUL DE MG)Milady Renata Apolinário da Silva (UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá) ; Romeu Ribeiro (UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá) ; Tháila Maisa da Cruz (IQ - Instituto de Química Unesp Araraquara) ; Samira Gameiro (IQ - Instituto de Química Unesp AraraquaraFCL - Faculdade de Ciências e Letras) ; Camila Silveira da Silva (FC - Faculdade de Ciência- Unesp Campus de BauruIQ - Instituto de Química Unesp Araraquara) ; Olga Maria Mascarenhas Faria de Oliveira (IQ - Instituto de Química Unesp Araraquara) Palavras-chave: Aprendizagem, Itajubá, Ensino Médio | [Trabalho] | 126-1 - ATIVIDADES REALIZADAS NAS AULAS DE QUÍMICA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.Sidilene Aquino de Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Ensino Médio, Atividade, Estudante | [Trabalho] | 86-1 - BIOCOMBUSTÍVEL: UM TEMA PARA CONTEXTUALIZAR AS AULAS DE QUÍMICA.Roberto Morais (CELR - Colégio Estadual Luiz Reid) Palavras-chave: biocombustível, ensino de química, aprendizagem significativa | [Trabalho] | 487-1 - BULAS DE REMÉDIOS, PRODUÇÃO DE FÁRMACOS E BIOPIRATARIA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO LEITURA, VÍDEO EDUCATIVO E ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA.Leidiane Caroline Lauthartte (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: atividades lúdicas, leitura, biopirataria | [Trabalho] | 472-2 - CÁRIES E DENTIFRÍCIOS E O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICOCarla Pereira Quintino (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Aline Roberta Paula Oliveira (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Débora Lais Cordeiro (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Miguel Belchior Corrêa Júnior (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Raphaela Luiza Machado (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field’s (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Larissa Batista de Oliveira (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Raimundo Nonato Silva dos Santos (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; D`dabia Cristina Marques (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: Cáries, Dentifrícios, Química | [Trabalho] | 385-1 - CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA:UMA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DE METAIS NO ENSINO MÉDIOElisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Danilo de Sousa Araújo (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Jacilene Silva Melo (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Indman Ruana Lima Queiroz (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Bruna Ezequielle Bernardes Costa (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) Palavras-chave: estudo de caso, metais, pilhas e baterias | [Trabalho] | 320-2 - CIRCUITO QUÍMICO UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.Elzalina Ribeiro Soares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Túlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) Palavras-chave: Ensino Médio, Processo ensino-aprendizagem, Lúdico | [Trabalho] | 1228-2 - CONCEITOS E CONTRIBUIÇÃO DA POLUIÇÃO NO AUMENTO DAS CHUVAS ÁCIDAS DO PONTO DE VISTA DO ENSINO CTSASara Bambirra Mendes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Francisco Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Éder Flávio Vitor Caixeta (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Formação cidadã, ensino significativo, ensino CTSA | [Trabalho] | 752-1 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICALucas Fernandes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: concepções, ligação, química | [Trabalho] | 802-2 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MUDANÇAS DO ESTADO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO SUPERIORJoana Joana G. de Aguiar (IQUSP - Instituto de Química USP) ; Juliana Gomes (IQUSP - Instituto de Química USP) ; Flavio Maximiano (IQUSP - Instituto de Química USP) Palavras-chave: equilíbrio químico, concepções alternativas, ensino superior | [Trabalho] | 12-1 - CONCEPÇÕES ATOMISTAS: COMO OS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO MODELAM O COMPORTAMENTO DA MATÉRIA.Claudia Maria Garcia Moreira (FAMARI - Colégio Famari) ; Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo) Palavras-chave: concepções atomistas, concepções alternativas | [Trabalho] | 1133-1 - CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA SOBRE ÁTOMOS E MOLÉCULAS.Jonas da Silva Santos (UFS - universidade federal de sergipe) Palavras-chave: átomos, moléculas | [Trabalho] | 71-2 - CONCEPÇÕES SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS E FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES E CONCEITUAISCinthia Maria Felicio (IFGOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/MorrinhosIQ/UFG - Instituto de Química/Universidade Federal de Goiás) ; Carla R. A. dos A. Queiroz (IF TRIÂNGULO MINEIRO - Instituto Federal Triângulo Mineiro/Uberlândia) ; Márlon H. F. B. Soares (IQ/UFG - Instituto de Química/Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Biocombustíveis, Reflexões, Interdisciplinaridade | [Trabalho] | 332-1 - CONHECENDO AS CAVERNAS PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO QUÍMICORaphaela Luiza Machado (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbira) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbira) Palavras-chave: Cavernas, Aprendizagem, Química | [Trabalho] | 898-2 - CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO BAFÔMETRO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.Elaine Meneses Souza (IFBA - VALENÇA - Instituto Federal da Bahia - Campus Valença) ; José Augusto Oliveira Júnior (SEED - Secretaria do Estado de Educação) Palavras-chave: bebidas alcoólicas, bafômetro, EJA | [Trabalho] | 883-1 - CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM AULAS DE QUÍMICAWilton Rabelo Pessoa (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; José Moysés Alves (UFPA - Universidade Federal do Pará) Palavras-chave: ensino de química, afetividade, subjetividade | [Trabalho] | 54-1 - CONSTRUINDO UM PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL PARA OS ESTUDANTES BEM SUCEDIDOS NA OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICAFernanda Cristina Verediano (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rodrigo Martins de Freitas (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernanda Antunes de Almeida Morais (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ângelo de Fátima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Perfil sócio-econômico,, Aprendizagem, Ensino de Química. | [Trabalho] | 47-2 - DESENVOLVENDO FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ATRAVÉS DO USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICAEliana Moraes de Santana (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Jogos, Ensino de Química, Funções psicológicas Superiore | [Trabalho] | 685-1 - DO EXPERIMENTO CIENTÍFICO AO COTIDIANO DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O TEMA LIPÍDIOS.Weliton Pedro Batiston (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves da Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Jheniffer Micheline Cortez (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: lipídios, experimentação, conhecimento científico | [Trabalho] | 623-3 - DROGAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAREdiene Ferreira Cavalcanti Gomes (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Maria da Conceição da Silva Freire (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Olívia Magali Bandeira Leitão (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Tuliana Karine Pereira Albuquerque (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Veronica Paula de Oliveira Correa (GRE - Gerência Regional de Ensino) Palavras-chave: drogas, interdisciplinaridade, Projeto Travessia | [Trabalho] | 435-2 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO AMIDO COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÕES QUÍMICASThâmara R. N. Clemente (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Leonardo L. dos Santos (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Veronica T. S. Batinga (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Roberto A. Sá Sá (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) Palavras-chave: sequencia, ensino, quimica | [Trabalho] | 277-2 - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA AULA COM ABORDAGEM CTS DE ENSINO SOBRE AGRICULTURA E A QUÍMICA DOS FERTILIZANTESCamila de Oliveira Borges (UFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: formação cidadã, ensino CTS, química dos fertilizantes | [Trabalho] | 195-1 - ENFATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE LEITURA DE TEXTOS E O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS QUÍMICOSIndiamara Narayane Martins de Passos Passos (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Giselle Figueiredo Gonçalves Gonçalves (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro Ribeiro (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) Palavras-chave: aprendizado, conteúdos químicos, leitura | [Trabalho] | 170-2 - ENSINAGEM COM PROJETOS: FERRAMENTA COMBINADA COM OUTRAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADA EM AULAS DE QUÍMICA BIOLÓGICA IJoão Rufino de Freitas Filho (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Ensinagem, estratégias, ensino de graduação | [Trabalho] | 762-1 - ENSINANDO ELETROQUÍMICA: O QUE OS ALUNOS QUEREM SABER?Samuel Abdo Lopes (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei) ; Joyce Alves Pereira (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei) Palavras-chave: Ensino de Eletroquímica, Meio Ambiente, Currículo | [Trabalho] | 844-2 - ENSINO DE QUÍMICA BASEADO NA UTILIZAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS COMO REFERÊNCIA PARA O APRENDIZADOEli Fernado Pimentta (USP - IQSC - Universidade de São Paulo) ; Huita do Couto Matozo (EMIP - QUÍMICA - Escola Municipal Governador Israel Pinheiro João MonlevadeUEMG - FAENG - Universidade do Estado de Minas Gerais) Palavras-chave: Reações, Modelos, Clipes | [Trabalho] | 323-2 - ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – EJA: ALGUMAS DIFICULDADES.Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química | [Trabalho] | 154-1 - ENSINO EM QUÍMICA COM O TEMA “ÁGUA”Magalli da Costa Sancho (EEP - Escola Estadual Pindorama) Palavras-chave: agua, quimica, ensino aprendizagem | [Trabalho] | 783-1 - ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MéDIO E FUTUROS PROFESSORES DE QUÃMICA SOBRE A APLICAçãO DO PRINCÃPIO DE LE CHATELIER.Jaqueline Fernades Moura (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jos㉠Gonã‡alves Teixeira Jãšnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) Palavras-chave: princÃpio de Le Chatelier, formação de professores, ensino médio | [Trabalho] | 1024-1 - ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO TOMANDO COMO PARTIDA A HISTÓRIA E PESQUISA DA FÍSICA MARIE CURIEMarina Paz Hyppólito (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Richard André Cunha (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Bruno Pereira Garcês (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: Marie Curie, Radioquímica, Ensino Médio | [Trabalho] | 784-2 - ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA:RADIOATIVIDADEMelise Lemos Nascimento (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Érica Ágatha da Silva Cardoso (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Françuá Amaral Santiago (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Elisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) Palavras-chave: ensino, modelos atômicos, radioatividade | [Trabalho] | 228-1 - EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MODELOS ATÔMICOS E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.Delzimar Prates Alves (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina) ; Eliane Mendes Guimarães (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina) ; Alex Fabiano Cortez Campos (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina) Palavras-chave: construção de modelos, átomo | [Trabalho] | 474-1 - EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.Daiany Rosa de Oliveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Efigênia Amorim (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marcos Vinícius Benvindo Moreira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Paulo Roberto Sena Guedes (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: aulas práticas, ensino médio, PIBID | [Trabalho] | 954-1 - FORMULAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE EXERCÍCIOS OPERATÓRIOS COMO PROCEDIMENTO PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE CONCEITOSRicardo Eidi Honda (USP - Universidade de São Paulo) ; Bayardo Baptista Torres (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: exercícios operatórios, prática avaliativa, experimentos investigativos | [Trabalho] | 85-1 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO, CONTANDO COM MONITORAS VOLUNTÁRIAS, PARA ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS, COMO MATERIAL INSTRUCIONAL FACILITADOR, SEGUNDO A TAS.Lúcia da Silva Marques (IQ-UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maiara L. Turella (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Isadora G. Menezes (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Aprendizagem, Monitoria | [Trabalho] | 1046-1 - GRUPO DE ESTUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR.Amanda Tavares Naves (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Agustina Rosa Echeverria (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Felipe Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Jessé Suarez (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Universidade, Grupo de Estudos, Aprendizagem Colaborativa | [Trabalho] | 135-1 - IMPROVISAÇÕES TEATRAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICAHélio da Silva Messeder Neto (UFBA - Universidade Federal Da Bahia) ; Bárbara Carine Soares Pinheiro (UFBA - Universidade Federal Da Bahia) ; Nídia Franca Roque (UFBA - Universidade Federal Da Bahia) Palavras-chave: Improvisações teatrais, Ludicidade, Ensino de Química | [Trabalho] | 558-1 - INFLUÊNCIA DOS JOGOS COMO ATIVIDADES LÚDICAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUÍMICA DO IFMAMônica Araujo Neves (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Karla Caroline Muniz Araujo (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Maria Teresa Tavares Serejo (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Mariano Oscar Ibañez Rojas (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) Palavras-chave: Ensino de Química, jogos didáticos, lúdico | [Trabalho] | 1265-1 - INTEGRAÇÃO CURRICULAR E QUESTIONAMENTO EM AULAS DE QUÍMICAAna Ferreira (AZURARA - Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara) ; Francislê Neri de Souza (AVEIRO - Universidade de Aveiro) Palavras-chave: Integração curricular, Questionamento, Ciência Tecnologia e Sociedade | [Trabalho] | 568-1 - INTEGRAÇÃO DOS TEMAS POLÍMEROS, SAIS INORGÂNICOS E RADIAÇÃO GAMA NO ENSINO DE QUÍMICA.Kátia Aparecida da S. Aquino (CAP/UFPE - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco) Palavras-chave: ensino de química, radiação gama, polímeos | [Trabalho] | 270-1 - INTERPRETAÇÃO DOS TERMOS “JOGO” E “LÚDICO” NOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS NOVE EDIÇÕES DAS RASBQLeonardo Victor Marcelino (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Palavras-chave: jogos, atividades lúdicas, química | [Trabalho] | 1013-2 - INTRODUÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS PARA ALUNOS DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS E ENGENHARIA QUÍMICAAntonio César Teixeira de Toledo (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Flávio Gramolelli Júnior (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Nilva Aparecida Ressinetti Pedro (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Vanderlei Inácio de Paula (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) Palavras-chave: Trabalho interdisciplinar, conhecimentos cognitivos, potencialidades e fragilidades | [Trabalho] | 245-2 - JOGOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICAAndressa Ferreira Mendonça (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Blyeny Hatalita Pereira Alves (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Lenilson Oliveira Paula Silva (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Vanessa Freitas Santos (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) Palavras-chave: APRENDIZAGEM, JOGOS INTERATIVOS, QUIMICA | [Trabalho] | 1019-1 - KMA: UM TESTE PARA INDICAR O MONITORAMENTO METACOGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NUMA AULA DE QUÍMICA.Solange Wagner Locatelli (USP - Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: metacognição, monitoramento metacognitivo, ensino de química | [Trabalho] | 209-1 - LUDICIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIA INTERATIVA ENTRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFBAIANO.Alexandra Souza Carvalho (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO) ; Fernanda Paranhos Luz Santos (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO) ; Jucimara Santos Silva (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO) Palavras-chave: ludicidade, aprendizagem significativa, experimentação | [Trabalho] | 357-1 - MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA RELACIONAR OS CONCEITOS DE UMA UNIDADE DIDÁTICADarlisson de Alexandria Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; José Eraldo do Nascimento Fontes (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Patricia Soares Lima (SEED - Secretaria de Estado da Educação) Palavras-chave: mapa conceitual, hierarquização | [Trabalho] | 1019-2 - METAVISUALIZAÇÃO: UMA HABILIDADE IMPORTANTE NO ENSINO DE QUÍMICA.Solange Wagner Locatelli (USP - Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (USP - Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: visualização, metacognição, ensino de química | [Trabalho] | 571-2 - MÉTODO COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM JIGSAW NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA.Elton Fabrino Fatareli (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Jerino Queiroz Ferreira (IQSC/USP - 2Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - 2Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: aprendizagem cooperativa, ensino de química | [Trabalho] | 560-1 - MICRO-ONDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SINOP, MATO GROSSO.
Aparecida Fernanda de Souza Zanato (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP) ; Katli Gleise de Matos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP) ; Felício Guilardi Júnior (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP) Palavras-chave: MICRO-ONDAS, LIVROS, CIÊNCIAS | [Trabalho] | 248-2 - MODELO ATÔMICO = SISTEMA SOLAR? A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIANTE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA NO USO DE ANALOGIA (ADA)Carla Vargas Pedroso (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) ; Mary Angela Leivas Amorim (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) Palavras-chave: Ensino Fundamental, Modelo Atômico, Analogia | [Trabalho] | 251-1 - MODELOS DIDÁTICOS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS: PECULIARIDADES DE UM DISCURSO ALTERNATIVODiana de Meneses Souza (UFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Erivanildo Lopes da Silva (UFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) Palavras-chave: MODELOS DIDÁTICOS, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, DISCURSO ALTERNATIVO | [Trabalho] | 88-1 - O CONCEITO DE ÁCIDO BASE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIOGustavo Santana de Oliveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Deividi Márcio Marques (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Maria Stela da Costa Gondim (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: contexto, entendimento, conceito | [Trabalho] | 1132-1 - O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.Cíntia Maria Carneiro Franco Lima (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: classificação das substâncias químicas, livros didáticos, ensino médio | [Trabalho] | 1030-2 - O ENSINO DO TEMA FLUTUABILIDADE PARA CRIANÇAS.Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Jamille Valéria Piovesan (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) Palavras-chave: Educação científica, crianças, flutuabilidade | [Trabalho] | 537-1 - O ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA: A BUSCA DO EDUCADOR REFLEXIVOEverton Bedin (UPF - Universidade de Passo FundoUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Alana Neto Zoch (UPF - Universidade de Passo Fundo) Palavras-chave: Estágios, Ensino de química, Professor reflexivo | [Trabalho] | 196-1 - O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO EM QUÍMICA.Cleuza Alves de Oliveira (EENSG - Escola Estadual Nossa Senhora da Guia) ; Claudemir Batalini (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Thanara Rodrigues Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: ensino de Química, plantas medicinais, ensino contextualizado | [Trabalho] | 386-1 - O MEIO AMBIENTE COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DA ETEC PROF. ALCÍDIO S. PRADO (ORLÂNDIA-SP)Eliana Eduardo da Silva (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Vânia Gomes Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: transformações químicas, CTSA | [Trabalho] | 1199-2 - O PERFIL EPISTEMOLÓGICO DOS ALUNOS DOS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA DA UFRPE SOBRE O FENÔMENO DE CAPILARIDADEMarcos A.s. Barros (IFPE - IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE) Palavras-chave: Capilaridade, perfil epistemológico | [Trabalho] | 1113-1 - O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASOMayra Tezini Camilo (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Gustavo Maximiano Ferreira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: feira de ciências, aprendizagem, química | [Trabalho] | 973-1 - O PRIMEIRO CONTATO DE UM ESTUDANTE DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.Robson Simplicio de Sousa (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Rogério Antonio Freitag (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Paulo Romeu Gonçalves (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Venise Acunha Gouvêa (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) Palavras-chave: Experimentação, ensino de química, reflexão da própria prática | [Trabalho] | 625-1 - O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UFMT E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICAAna Laura da Silva Martins (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Mariuce Campos Moraes (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Gahelyka Aghta Pantano Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Kaio Vinicius Silva (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Mirian Braga de Araujo (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Claudia Regina Soares Magnani (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Paula Albonette Nóbrega (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Larissa Kely Dantas (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: Atividades Lúdicas, Conhecimento Químico, PIBID Química | [Trabalho] | 20-1 - O USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS.Carolina Mesquita Germano (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Jennyfer Alzira Pinto Palheta (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Ruth Gabriel Canga Buza (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar Debrito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lígia Amaral Filgueiras Henriques (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lucicléia Pereira da Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Ensino de ciências, Educação Ambiental, Agrotóxicos | [Trabalho] | 169-1 - O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS.Gregory Rudson Magno de Araújo (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Flávio da Costa Negrão (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lucicléia Pereira da Silva (UEPA - Universidade do Estado do ParáUEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Ligações iônicas, Ensino de Química | [Trabalho] | 479-2 - O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA - UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA.
Eluzir Pedrazzi Chacon Chacon (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) Palavras-chave: MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA | [Trabalho] | 817-2 - O USO DE VISUALIZAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: BREVE REVISÃO DA LITERATURAMauritz Gregório de Vries (IQUSP - Instituto de Química Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Visualização, Ensino de química | [Trabalho] | 889-1 - O USO DO DEBATE COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOMaisa Helena Altarugio (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) ; Rodrigo Martins Santiago da Silva (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) Palavras-chave: debate, estratégia de ensino, ensino de química | [Trabalho] | 357-2 - O USO DO JOGO DIDÁTICO PALAVRAS-CRUZADAS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEMDarlisson de Alexandria Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; José Eraldo do Nascimento Fontes Fontes (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Patrícia Soares Lima (SEED - Secretaria de Estado da Educação) Palavras-chave: avaliação, jogos didáticos, palavras cruzadas | [Trabalho] | 834-1 - O USO DO MAPA CONCEITUAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES AO CONTEÚDO REAÇÕES QUÍMICAS APLICADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.Suzanne Rezende (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Aparecida Santana (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: Mapa conceitual, Ensino de Química, Reações Químicas | [Trabalho] | 564-1 - O USO DO TRABALHO EXPERIMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE O TEMA SOLUÇÕES.Sandra Regina Costa Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Carlos Alberto Duplat Jr (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Sonilda Maria Teixeira da Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Soraia Freaza Lobo (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Experimentação, processo de dissolução, intervenção didática | [Trabalho] | 358-1 - OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERCEPÇÃO DA DEFINIÇÃO ÁCIDO-BASE DE ARRHENIUS NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFRRJMarcelo Hawrylak Herbst (UFRURALRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Luis Felipe Lage da Rocha (UFRURALRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Ariane Leites Larentis (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Rodrigo Volcan Almeida (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Manuel Gustavo Ribeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Lúcio Aires Caldas (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Luis Eduardo Kaercher (INPI - Instituno Nacional da Propriedade Industrial) Palavras-chave: Obstáculos epistemológicos, definições ácido-base, Gaston Bachelard | [Trabalho] | 322-2 - OCEANOS: TEMA GERADOR DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS.Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: contextualização, química, oceano | [Trabalho] | 610-1 - ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA PARA A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESDaysilane das Mercês Frade Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) ; Murilo Cruz Leal (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) Palavras-chave: Fenomenológico, Teórico, Representacional | [Trabalho] | 443-1 - OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPANTES DO PIBID-UFMT E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA ESTUDAR QUÍMICA (EQ)Larissa Kely Dantas (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Mariuce Campos Moraes (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eliane Glerian Leite (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Luiz Fernando Ballen Oro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Catiex Rodriguês de Souza (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Luis Alberto Boaventura de Oliveira (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruno Adriano Schautz Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Suzana de C. Viana (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: Ensino de Química, Conhecimento de Química | [Trabalho] | 218-1 - OS SACHÊS DE CATCHUP E MAIONESE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICASAnna Gabriella Silva Oliveira (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Carolina Gonçalves Oliveira (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: Funções Inorgânicas, rótulos | [Trabalho] | 588-2 - PALAVRAS CRUZADAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PROTEÍNASLuciana da Cunha Ferreira (UEA - Universidade Federal do Amazonas) ; Karla Nunes da Silva (UEA - Universidade Federal do AmazonasUEA - Universidade Federal do Amazonas) Palavras-chave: Ensino, Protéina, Palavras Cruzadas | [Trabalho] | 115-3 - PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. UMA ANÁLISE NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANOLaurinda Baca (IISCED/BENGUELA- - iNSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELAFMH - FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANAESE- IP - ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO- INSTITUTO POLITÉCNICO C. BRANCO) ; Marcos Teixeira Onofre (FMH - FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA) ; Maria de Fátima Paixão (ESE- IP - ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO- INSTITUTO POLITÉCNICO C. BRANCO) Palavras-chave: PERCEPÇÃO, ENSINO, QUIMICA | [Trabalho] | 51-1 - PERFIL DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISFernanda Antunes de Almeida Moraes (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Rodrigo Martins de Freitas (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Fernanda Cristina Verediano (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Angelo de Fátima (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) Palavras-chave: PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA | [Trabalho] | 47-1 - PERSPECTIVA HISTÓRICA DO USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZAEliana Moraes de Santana (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Ensino de Ciências, Atividades Lúdicas, Ensino e Aprendizagem | [Trabalho] | 1230-2 - PIBID-UFRJ-IQ: ATENUANDO A DISTÂNCIA ENTRE LICENCIANDO E ALUNOS DO ENSINO MÉDIOIracema Takase (UFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroCESW-LOTE XV - Colégio Estadual Sargento Wolff) Palavras-chave: licenciando, ensino de química, ensino médio | [Trabalho] | 320-1 - PIBID/QUÍMICA CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS/AM.Elzalina Ribeiro Soares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Túlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) Palavras-chave: Ensino de Química, Processo Ensino-Aprendizagem, Lúdico | [Trabalho] | 67-1 - PILHAS E BATERIAS: USOS E DESCARTES X IMPACTOS AMBIENTAISKatia Regina Varela Roa (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Gilson Silva (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Leonardo Bassi Ubeda das Neves (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Massuko Sawayama Warigoda (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) Palavras-chave: OXIDORREDUÇÃO, PILHAS, BATERIAS | [Trabalho] | 536-1 - PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO DE PLANO DE ENSINO SOBRE SOLUÇÕES, ARTICULADO A EXPERIMENTOS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SENGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL.José Joaquim do Amaral Filho (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maria Lúcia da Silva Marques (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Cristovam Ribeiro Brito (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcus Paulo Reis Santos (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Luciane Brito da Paixão (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Aprendizagem significativa, experimento, soluções | [Trabalho] | 502-2 - PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: A QUÍMICA DOS PERFUMES COMO TEMÁTICAPaloma Nascimento dos Santos (SEE - Secretaria de Educação Governo do Estado de PE) ; Katia Aparecida da Silva Aquino (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Ensino de Química, Perfumes | [Trabalho] | 438-2 - PRODUTOS DE LIMPEZA, UM PERIGO DOMÉSTICO!: A EXPLORAÇÃO DE ASPECTOS DOMÉSTICOS DE PERICULOSIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA.Sandra Regina Loghin (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Alessandro da Silva Oliveira (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; David Miranda Rocha (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Kamila Baros Viana (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Luciana Coutinho da Silva (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) Palavras-chave: ensino de Química, produtos de Limpeza, ensino por projetos | [Trabalho] | 203-1 - PROPOSTA DE ENSINO DE LIGAçõES QUÃMICAS COMO ALTERNATIVA A REGRA DO OCTETO NO ENSINO MéDIO: DIMINUINDO OS OBSTáCULOS PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO.Carlos Antonio Pereira Jãºnior (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Neucãrio Ricardo Azevedo (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Mã¡rlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: ligações quÃmicas, regra do octeto, ensino-aprendizagem | [Trabalho] | 687-1 - QUE AROMA É ESSE? - INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES DE MODELOS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.Cinara Aparecida Moraes (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Beatriz Ferreira Alcântara Verassani (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; José Gonçalves Teixeira Júnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) Palavras-chave: modelos, representações, aromas | [Trabalho] | 938-1 - QUIMICA E GEOCIÊNCIAS:O ESTUDO DO CICLO DA ÁGUA E DAS SOLUÇÕES AQUOSASMaria José dos Santos Santos (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia SP) ; Natalina Aparecida Laguna Sicca Sicca (CML - Centro Universitário Moura LacerdaCML - Centro Universitário Moura Lacerda) Palavras-chave: QUIMICA, ÁGUA, GEOCIÊNCIAS | [Trabalho] | 27-1 - QUÍMICA FORENSE: A CIÊNCIA QUE DESVENDA CRIMES COMO MEIO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICAAline Joyce Vargas Alves Alves (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karla Amâncio Pinto Field´s Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) Palavras-chave: Contextualização, Química forense, Aprendizagem | [Trabalho] | 666-1 - QUÍMICA NA HORTA: A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID.Marco Antonio Domingues de Oliveira (CED. 02 CRUZEIRO - Centro Educacional 02 do Cruzeiro) ; Jeander Fillype Gonçalves Lemes (UNB - Universidade de Brasília) ; Eluiza Peixoto Brasil Vieira (UNB - Universidade de Brasília) ; Ricardo Oliveira Monteiro Lopes (UNB - Universidade de Brasília) ; Eveline Camillo (UNB - Universidade de Brasília) ; Lennine Rodrigues de Melo (UNB - Universidade de Brasília) ; Joice Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro Silva (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: Química na Horta, PIBID-Química UnB, Ensino por projeto | [Trabalho] | 315-1 - QUÍMICA NA PRAÇA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMTúlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM/ICE/DQ - Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química) ; Denny William Oliveira Mesquita (UFAM/ICE/DQ - Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química) Palavras-chave: Ensino, Espaços Não-Formais, Espaços Não-Formais | [Trabalho] | 576-2 - QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS PODEM ORIENTAR O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.Jaime da Costa Cedran (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Débora Piai (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Murilo Eduardo Vieira Pires (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Luis Fernando Puppin (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: Concepções, Substâncias Químicas, Transformações Conceituais | [Trabalho] | 694-2 - REAÇÕES QUÍMICAS: ERROS CONCEITUAIS E MAPAS CONCEITUAIS À NÍVEL DE ENSINO SUPERIORFrancisco Souto (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Albino Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio G) ; Jussara Melo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Fabiana Gonçalves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Palavras-chave: Mapas Conceituais, Reações Químicas, Pós-Graduação | [Trabalho] | 707-1 - REPRESENTAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE “ÁCIDOS”: UM INSTRUMENTO PARA PROMOVER MUDANÇAS CONCEITUAIS.Fernanda Alves Almeida (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: Tempestade de idéias, ácidos, texto | [Trabalho] | 268-1 - RPG PEDAGÓGICO: O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIASEduardo Augusto Küll (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Prof. Dr. Luiz Antônio Andrade de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Profª Drª Marilda da Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista) Palavras-chave: RPG, Jogos, Didáticos | [Trabalho] | 141-3 - SEMINÁRIO NO ENSINO DE QUÍMICAAndre Nespoli (CEFAPRO - CENTRO DE FORMAÇAO E ATUALIZAÇAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇ) Palavras-chave: avaliaçao, quimica, seminario | [Trabalho] | 488-1 - SIGNIFICANDO INFORMAÇÕES NOS RÓTULOS DE ALIMENTOS NO ENSINO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)Rogério Melo Brum (UFV/DQ - Universidade Federal de Viçosa) ; Cinthia Maria Felicio (IF GOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/MorrinhosUFG/IQ - Universidade Federal de Goiás) ; Abdalla A. K. Elias (IF GOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/Morrinhos) ; Angela Pereira Oliveira (IF TRIÂNGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Márlon H. F. B. Soares (UFG/IQ - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: PROEJA, Mediação Lúdica, Linguagem Científica | [Trabalho] | 972-1 - SOBRE O CONCEITO DE SUBSTÃNCIA QUÍMICARenata Rosa Dotto (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) Palavras-chave: ENSINO DE QUIMICA, SUBSTANCIA QUIMICA, PUREZA QUÍMICA | [Trabalho] | 1232-1 - TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS - A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO.Renata Vieira Daim (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cilene Branco (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Bárbara Nascimento (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Luciana Espíndola (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Simone Almeida (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Roseantony Rodrigues Bouhid (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) Palavras-chave: Jogos Didáticos, Tabela Periódica | [Trabalho] | 361-1 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO: O CASO DO PROJETO ÁGUA EM FOCO.José Nicodemos Batista Sousa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vanessa Chierici dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luiza Renata Lourêdo da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gabriel Matos Vieira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Virgínia Salete Cotta Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; João Marcelo Peito Alves (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rafael Fernandes Dias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Sanches (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ulman Aleixo Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Renata Reis Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: água em foco, ensino por projeto, aprendizagem | [Trabalho] | 178-2 - TERMODESAFIO- APRENDER BRINCANDO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA.Romario Victor Pacheco Antero (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) ; Nara Rubya de Sousa (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) ; Danila Fernandes Medonça (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) Palavras-chave: Termodinâmica, Atividade Lúdica, Ensino- Aprendizagem | [Trabalho] | 299-1 - TRANSFORMAÇÕES DOS MATERIAIS: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS NIVEIS MÉDIO E SUPERIORMaricleide Mendes (SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA) ; Maria Oki (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Barbara Pinheiro (SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) Palavras-chave: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM | [Trabalho] | 800-1 - TRANSFORMANDO TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS EM REDES DE CONCEITOS 1: DEFININDO A ESTRUTURA DOS TEXTOSPatrícia Andrade da Silva (USP - Universidade de São Paulo) ; Marianna Meirelles Junqueira (USP - Universidade de São Paulo) ; Flávio Antônio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: redes de conceitos, pathfinder, concepção sobre ciência | [Trabalho] | 761-1 - TRANSFORMANDO TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS EM REDES DE CONCEITOS 2: COMPARAÇÃO ENTRE REDES PRÉ E PÓS-INSTRUÇÃO.Marianna Meirelles Junqueira (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Patricia Andrade da Silva (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Flavio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Redes de conceitos, Pathfinder | [Trabalho] | 455-2 - TRANSMITINDO O CONHECIMENTO DA QUÍMICA BÁSICA UTILIZANDO A TECNOLOGIA CIENTÍFICA – UMA ABORDAGEM VOLTADA A QUÍMICA FORENSEValdinei Bueno (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Ensino de Química, Química Forense | [Trabalho] | 790-1 - UM ESTUDO SOBRE A DIFUSÃO DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIASAline Leuven (UFRGS - Universidade Federal do rio Grande do Sul) ; Marcelo Eichler (UFRGS - Universidade Federal do rio Grande do Sul) Palavras-chave: Educação en ciências, Piaget | [Trabalho] | 1188-1 - UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NA INTRODUÇÃO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Camila Fontes Neves da Silva (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) Palavras-chave: ensino, funções, orgânicas | [Trabalho] | 1253-1 - UMA ANÁLISE DO MODELO DE ESTRUTURA ATÔMICO QUE O ALUNO POSSUI COM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÍON.Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Angella Cruz França (USP-SP - Universidade de São paulo) Palavras-chave: íon, modelo atomico, átomo | [Trabalho] | 810-2 - UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA NAS REAÇÕES QUÍMICASMiriam Possar do Carmo (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Rita de Cássia Suart (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Simone Alves de Assis Martorano (USP-SP - Universidade de São paulo) Palavras-chave: aprendizagem, atividade investigativa, transformação química | [Trabalho] | 230-1 - UMA ANÁLISE SOBRE CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA RELATIVAS AO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAJoão Roberto Ratis Tenório da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Edenia Maria Ribeiro do Amaral (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: substância, concepções, ensino | [Trabalho] | 942-1 - UMA EXPERIENCIA DO USO DO MODELO DE ARGUMENTACAO DE TOULMIN NO ENSINO DE QUIMICAAbraão Felix da Penha (UNEB - Universidade do Estado da Bahia - DCET) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia - Instituto de Química) ; Maria Bernadete de Melo Cunha (SEC-BA - Secretaria de Educação Bahia-Colégio Estadual Luiz Viana) Palavras-chave: análise de argumento, avaliação da aprendizagem | [Trabalho] | 1145-2 - UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICADaiane Selma Zanatta Oliveira (UNB - Universidade de Brasilia) ; Gerson de Souza Mól (UNB - Universidade de Brasilia) ; José Roberto Politi (UNB - Universidade de Brasilia) Palavras-chave: Laboratório de Físico-Química, metodologia de aprendizado, autonomia | [Trabalho] | 265-1 - UNINDO AS PEÇAS DO QUEBRA-CABEÇA: A AUTOMEDICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICAGraziela Piccoli Richetti (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; José de Pinho Alves Filho (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Palavras-chave: Automedicação, Ilhas de Racionalidade, Ensino de Química | [Trabalho] | 932-1 - UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ESTUDO DE POLÍMEROS.Simone Benvenuti Leite (CEPA - Colégio Estadual Protásio Alves) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: resolução de problemas, polímeros, ensino médio | [Trabalho] | 19-1 - UTILIZAÇÃO DE FRUTAS REGIONAIS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.Carolina Mesquita Germano (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Danilo Gomes da Costa (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Jennyfer Alzira Pinto Palheta (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Thália do Socorro Serra Gama (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Flávia Cristina Araújo Lucas (UEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Frutas, Funções Orgânicas, Cotidiano | [Trabalho] | 374-1 - UTILIZANDO A METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA DIMINUIR AS DISTÂNCIAS ENTRE OS ALUNOS E A ELETROQUÍMICAThiago Bufeli Bianchini (UNESP - Universidade Estadual Paulista) Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem, Ensino de Química, Metodologia Investigativa | [Trabalho] | 733-1 - UTILIZANDO O PVC COMO UMA NOVA MANEIRA PARA SE ENSINAR QUÍMICA.André Luís Marques (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Douglas de Oliveira Araújo Júnior (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Matheus Oliveira Alves (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Mayene Jéssica da Silveira (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Ricardo Mendes da Silva (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) Palavras-chave: PVC, ensino de química, contextualização | [Trabalho] | 897-2 - VITALISMO E MECANICISMO NAS CONCEPÇÕES DAS DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS ENTRE PÓS-GRADUANDOSRodrigo V Almeida (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Ariane L Larentis (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Lívia V de Araújo (PPGCA - Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos) ; Bruno C Cabral (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Lúcio A. Caldas (IBCCF - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) ; Daniel P. Silva (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Carlos H. S. Garcia (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Marcelo H. Herbst (DQ - UFRRJ - Departamento de Química - Universidade Federal Rural do RJ) ; Luiz E. Kaercher (INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial) ; Sérgio C. Mannarino (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Alyson G. Pereira (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Luiz F. D. Tavares (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Rachel S. Levy (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Lucia M. C. Paiva (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Márcio A. B. Sena (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Graziela J. Pacheco (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Thales P. Ribeiro (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Fabio C. S. Nogueira (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Manuel G. L. Ribeiro (IB-UFF - Instituto de Biologia - Universidade Federal Fluminense) ; Gilberto B. Domont (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Marcelo V. H. Moura (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) Palavras-chave: obstáculo epistemológico, Bachelard | [Trabalho] | 248-1 - “QUÍMICA DO CORPO HUMANO”: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO BASEADA NO USO DE UMA REPORTAGEM DO JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA/RS.Carla Vargas Pedroso (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) ; Mary Angela Leivas Amorim (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) Palavras-chave: Ensino Fundamental, Texto de Divulgação Científica, Elementos químicos | [Trabalho] |
|
|
|
|