linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Ensino e Aprendizagem – EAP
[Voltar]


 1255-1 - A APRENDIZAGEM QUÍMICA PARA ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA VISUAL
Sandra Lucia Pita de Oliveira Pereira (EMC@MPO - Ensino Medio com Intermediação Tecnologica)

   
Palavras-chave:  ensino de química, deficiente visual, material didático
[Trabalho]


 455-1 - A CIÊNCIA CONTRA O CRIME, A FAVOR DA EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA TRANSMITIR O CONHECIMENTO DE QUÍMICA AO ENSINO MÉDIO.
Valdinei Bueno (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Química Forense
[Trabalho]


 193-1 - A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PROJETO “ALUNOS DISSEMINADORES DA SUSTENTABILIDADE”.
Júlia Raquel Peterle Pereira (UFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito SantoUFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
   
Palavras-chave:  contextualização, sustentabilidade, interdisciplinaridade
[Trabalho]


 205-1 - A DEPRESSÃO COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA
Danielle Silva Lima (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Kathynne Carvalho Freitas (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  Composição da matéria, depressão
[Trabalho]


 579-1 - A DINÂMICA DO ESTUDO DOS ANTIOXIDANTES EM ALIMENTOS NA TRANSVERSABILIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA
Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Allan Rangel Campos (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Palavras-chave:  ANTIOXIDANTES, ENSINO DE QUÍMICA, TRANSVERSABILIDADE
[Trabalho]


 793-1 - A EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM UM PROJETO ENVOLVENDO A ESCOLA E A COMUNIDADE
Antonio Martins Ferreira Neto Martins Ferreira Neto (CE01 - Centro Educacional 01 de Planaltina) ; Roberto Ribeiro da Silva Ribeiro da Silva (IQ-UNB - Instituto de Química da Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  Educação pelo Trabalho, Politecnia, Escola-comunidade
[Trabalho]


 907-2 - A ELABORAÇÃO DE MINI-CURSOS TEMÁTICOS: INVESTIGAÇÃO ORIENTADA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Renata Videira Massucato Massucato (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru) ; Ana Silvia Carvalho Gomes Gomes (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru) ; Silvia Regina Queijadas Aro Zuliani Zuliani (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Bauru)
   
Palavras-chave:  Metodologia Investigativa, Ensino de Química, Formação de Professores
[Trabalho]


 950-1 - A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DOS TEXTOS DE ESTUDANTES SOBRE CICLOS DE MATERIAIS: EVIDÊNCIAS DE USO E APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Nilma Soares da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Orlando Gomes de Aguiar Junior (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  apropriação, linguagem científica
[Trabalho]


 289-1 - A FANTÁSTICA QUÍMICA DA VITAMINA C.
Crislaine Sousa de Lima (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go)
   
Palavras-chave:  vitamina C, contextualização, química
[Trabalho]


 723-1 - A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR PELA CONFLUÊNCIA DOS SABERES DA CIÊNCIA QUÍMICA, DA HISTÓRIA E DA CULTURA POPULAR: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO.
Ronaldo da Silva Rodrigues (CMDPII - Colégio Militar Dom Pedro II) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  História da Química, Experimentação no Ensino, Ensino de Química Orgânica
[Trabalho]


 491-1 - A FOTOSSÍNTESE COMO TEMA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ângelo Pitanga (FPD - Faculdade Pio Décimo) ; Lenalda Santos (FPD - Faculdade Pio Décimo) ; Wendel Melo (UFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  Ensino de Ciências, atividade investigativa, Fotossíntese
[Trabalho]


 768-1 - A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE PARTÍCULAS SUB ATÔMICAS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DE DECAIMENTOS RADIOATIVOS.
Ronan Rodrigues da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kátia Aparecida da Silva Aquino (CAP UFRPE - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  física de partículas, barreira epistemológica, radioatividade
[Trabalho]


 889-2 - A MULTIPLICAÇÃO DOS ÁTOMOS: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS SOBRE ATOMÍSTICA NUM RELATO DE PRÉ-REGÊNCIA
Maisa Helena Altarugio (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) ; Claudia Januário dos Santos (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC)
   
Palavras-chave:  concepções alternativas, atomística, obstáculos epistemológicos
[Trabalho]


 622-1 - A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA NOS DIFERENTES PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Tathiane Milaré (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Pesquisa, Pós-Graduação, Universidade de São Paulo
[Trabalho]


 928-1 - A PRÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE CIMENTO
Claudia Escalante Medeiros (E.E.HIPÓLITO RIBEIRO - Colégio Estadual General Hipólito RibeiroUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Elenilson Freitas Alves (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)
   
Palavras-chave:  Pesquisa, Cimento, Cotidiano
[Trabalho]


 1087-1 - A QUÍMICA E OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR ESTAGIÁRIOS COMPROMETIDOS COM A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Rísia Oliveira da Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Aline Girotto Soares (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Beatriz Ferreira Alcântara Verassani (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Cinara Aparecida de Moraes (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Daiane Heliodoro Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jair da Costa Barbosa (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jaqueline Fernandes Moura (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Laize Helena Peixoto Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Marcela Duarte Caetano (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Renato Pereira Silva (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; José Gonçalves Teixeira Júnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
   
Palavras-chave:  ensino de Química, visões dos alunos, ensino médio
[Trabalho]


 750-1 - A QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
Airton Juliano Damaceno (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Vera Aparecida de Oliviera Tiera (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Iêda Aparecida Pastre Fertonani (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Lidia Maria de Almeida Plicas (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas)
   
Palavras-chave:  cotidiano, ensino médio, meio ambiente
[Trabalho]


 1076-1 - A QUÍMICA FORENSE COMO UNIDADE TEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ABORDAGEM DE ENSINO CTS EM QUÍMICA ORGÂNICA
Lya Christina da Costa (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Regis Marcus de Sousa (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (C.E.D.I. - Colégio Estadual "Dona Iayá") ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  material didático, ensino CTS
[Trabalho]


 475-1 - A RADIOATIVIDADE: UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA.
Daniel Júnior Almeida dos Santos (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Danielle Bernardo Oliveira (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Juliana Bezerra de Oliveira (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Samantha Martins Aniz Guimarães (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Cláudio Roberto Machado Benite (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)
   
Palavras-chave:  EJA, Contextualização, Radioatividade
[Trabalho]


 838-2 - A RECURSIVIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA
Rafael Moreira Siqueira (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei)
   
Palavras-chave:  recursividade, ensino de Química, aprendizagem
[Trabalho]


 765-1 - A TEMÁTICA “DROGAS” NO ENSINO DE QUÍMICA
Marcia Camilo Figueiredo (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Mara Luciane Kovalski (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Ana Tiyomi Obara (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Drogas, Situação de Estudo (SE)
[Trabalho]


 472-1 - A UTILIZAÇÃO DE FILMES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
Carla Pereira Quintino (ULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GO) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GOULBRA - Instituto luterano de ensino superior de Itumbiara-GO)
   
Palavras-chave:  filmes, aprendizagem, química
[Trabalho]


 191-1 - A UTILIZAÇÃO DO SABÃO CASEIRO COMO TEMA TRANSVERSAL PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA CONTEÚDOS DE HIDRÓLISE ALCALINA.
Ddábia Cristina Marques Silva (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Débora Lais Cordeiro (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Sandra Cristina Marquez Silva (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Sidney Miranda Faria (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara)
   
Palavras-chave:  aluno, contextualização, sabão
[Trabalho]


 293-1 - ABORDAGENS TEMÁTICAS: UMA SUGESTÃO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA
Cíntia Alves Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karoline Alves de Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior)
   
Palavras-chave:  ensino, tatuagem, pilhas
[Trabalho]


 699-2 - ABORDANDO O CONCEITO DE ISOMERIA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
José Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Angela Fernandes Campos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Júnior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Ensino Superior, Isomeria, Resolução de Problemas
[Trabalho]


 640-2 - ABORDANDO TEMAS DA REALIDADE EM SALA DE AULA COM O DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES
Jessimara Ribeiro Henrique (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Lívia Maria Ribeiro Rosa (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Fernando Balbino de Souza (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Rosângela Barbosa Alexandra (EEFC - Escola Estadual Firmino Costa) ; Rita de Cassia Suart (UFLA - Universidade Federal de Lavras)
   
Palavras-chave:  filmes no ensino, PIBID, recursos didáticos
[Trabalho]


 323-1 - AÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROJETO PIBID-UFMT: A ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene C. de Mello de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Laura S. Martins (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Gahelyka A. P. Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Eliane G. Leite (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Catiex R. de Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Bruno A. S. Santos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Alice A. A. Rodrigues (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Regiane K. P. Leite (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Larissa K. Dantas (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade, PIBID, UFMT
[Trabalho]


 1094-1 - ÁGUA: ABORDAGEM MOTIVADORA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS
Fernanda de Jesus Alves (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  materiais, tratamento de água, aprendizagem
[Trabalho]


 1203-1 - ALUNOS APRENDENDO COM ALUNOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA INTRODUÇÃO À QUÍMICA QUÂNTICA
Pedro Vieira Neto de Rolan Teixeira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Palavras-chave:  ensino, laser, quântica
[Trabalho]


 1231-1 - ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM UMA AULA DE BIOQUÍMICA.
Rosemília Rodrigues da Silva Di Nizo (USP - Universidade de São Paulo) ; Flavio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  ensino superior, bioquimica
[Trabalho]


 924-1 - ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE MODELOS ATÔMICOS, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Karmel de Oliveira Lima (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo) ; Glaucia Maria da Silva (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo) ; Maurício Santos Matos (FFCLRP-USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  atomística, ensino de Química, analogias
[Trabalho]


 766-1 - ANÁLISE DE TEMAS GERADORES EM PROVAS DO ENEM: POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE
Valéria Pereira Pintos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Tales Leandro Costa Martins (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)
   
Palavras-chave:  ENEM, Temas Geradores, Ensino Médio
[Trabalho]


 282-1 - ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DO PIBID-UFSCAR: ARTICULANDO ESPAÇOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA REFRIGERANTE
Jose Richardson Matiello (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  refrigerante, PIBID
[Trabalho]


 1191-1 - ANÁLISE DO CONHECIMENTO E CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA QUÍMICA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INTEGRADA III: USO DOS MAPAS CONCEITUAIS
Iara Terra de Oliveira (IQUSP - Instituto de Química - USP) ; Paola Corio (IQUSP - Instituto de Química - USP) ; Flavio Antonio Maximiano (IQUSP - Instituto de Química - USP)
   
Palavras-chave:  mapa conceitual, concepção de química, graduação
[Trabalho]


 999-1 - ANÁLISE DOS SABERES, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS FUNCIONÁRIAS ENCARREGADAS DA LIMPEZA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA FFCLRP/USP
Daniela Mica Espimpolo (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Daniela Gonçalves de Abreu (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Maria Elisabete Darbello Zaniquelli (FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
   
Palavras-chave:  ciência, funcionárias de limpeza
[Trabalho]


 485-1 - APLICAÇÃO DO WEBQUEST COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: DIFICULDADES RELACIONADAS A FALTA DE ESTRUTURA
Aryana de Oliveira Sousa (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Greicy Kelly Sena Aires Rios (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Thaíza Montine Gomes dos Santos Cruz (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Hébert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Webquest, ensino de química, ensino médio
[Trabalho]


 193-2 - APLICAÇÕES DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DA QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM VITÓRIA - ES: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
Júlia Raquel Peterle Pereira (UFES - Universidade Federal do ESpírito SantoUFES - Universidade Federal do ESpírito SantoUFES - Universidade Federal do ESpírito Santo)
   
Palavras-chave:  Ensino Médio, Ensino de Química, PIBID
[Trabalho]


 579-2 - ARTICULANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUÍMICA NO ESTUDO DE GASES PARA O ENSINO MÉDIO
Ariane Coelho Brotto (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEUFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Palavras-chave:  Educação Ambiental, Impactos Ambientais Globais, Estudo dos Gases
[Trabalho]


 449-2 - AS ANALOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.
Ladjane Pereira da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Analice Almeida Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Alves da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Analogias, Livros, Aprendizagem
[Trabalho]


 1153-1 - AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES.
Monica Santana Cardoso (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso) ; Edimárcio Francisco da Rocha (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Univesidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  aprendizagem, matemática, química
[Trabalho]


 949-1 - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA APONTADAS POR ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE ITAJUBÁ (SUL DE MG)
Milady Renata Apolinário da Silva (UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá) ; Romeu Ribeiro (UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá) ; Tháila Maisa da Cruz (IQ - Instituto de Química Unesp Araraquara) ; Samira Gameiro (IQ - Instituto de Química Unesp AraraquaraFCL - Faculdade de Ciências e Letras) ; Camila Silveira da Silva (FC - Faculdade de Ciência- Unesp Campus de BauruIQ - Instituto de Química Unesp Araraquara) ; Olga Maria Mascarenhas Faria de Oliveira (IQ - Instituto de Química Unesp Araraquara)
   
Palavras-chave:  Aprendizagem, Itajubá, Ensino Médio
[Trabalho]


 126-1 - ATIVIDADES REALIZADAS NAS AULAS DE QUÍMICA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Sidilene Aquino de Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Ensino Médio, Atividade, Estudante
[Trabalho]


 86-1 - BIOCOMBUSTÍVEL: UM TEMA PARA CONTEXTUALIZAR AS AULAS DE QUÍMICA.
Roberto Morais (CELR - Colégio Estadual Luiz Reid)
   
Palavras-chave:  biocombustível, ensino de química, aprendizagem significativa
[Trabalho]


 487-1 - BULAS DE REMÉDIOS, PRODUÇÃO DE FÁRMACOS E BIOPIRATARIA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO LEITURA, VÍDEO EDUCATIVO E ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA.
Leidiane Caroline Lauthartte (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  atividades lúdicas, leitura, biopirataria
[Trabalho]


 472-2 - CÁRIES E DENTIFRÍCIOS E O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Carla Pereira Quintino (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Aline Roberta Paula Oliveira (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Débora Lais Cordeiro (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Miguel Belchior Corrêa Júnior (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Raphaela Luiza Machado (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field’s (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Larissa Batista de Oliveira (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Raimundo Nonato Silva dos Santos (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; D`dabia Cristina Marques (ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara)
   
Palavras-chave:  Cáries, Dentifrícios, Química
[Trabalho]


 385-1 - CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA:UMA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DE METAIS NO ENSINO MÉDIO
Elisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Danilo de Sousa Araújo (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Jacilene Silva Melo (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Indman Ruana Lima Queiroz (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Bruna Ezequielle Bernardes Costa (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)
   
Palavras-chave:  estudo de caso, metais, pilhas e baterias
[Trabalho]


 320-2 - CIRCUITO QUÍMICO UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.
Elzalina Ribeiro Soares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Túlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)
   
Palavras-chave:  Ensino Médio, Processo ensino-aprendizagem, Lúdico
[Trabalho]


 1228-2 - CONCEITOS E CONTRIBUIÇÃO DA POLUIÇÃO NO AUMENTO DAS CHUVAS ÁCIDAS DO PONTO DE VISTA DO ENSINO CTSA
Sara Bambirra Mendes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Francisco Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Éder Flávio Vitor Caixeta (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Formação cidadã, ensino significativo, ensino CTSA
[Trabalho]


 752-1 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA
Lucas Fernandes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  concepções, ligação, química
[Trabalho]


 802-2 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MUDANÇAS DO ESTADO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO SUPERIOR
Joana Joana G. de Aguiar (IQUSP - Instituto de Química USP) ; Juliana Gomes (IQUSP - Instituto de Química USP) ; Flavio Maximiano (IQUSP - Instituto de Química USP)
   
Palavras-chave:  equilíbrio químico, concepções alternativas, ensino superior
[Trabalho]


 12-1 - CONCEPÇÕES ATOMISTAS: COMO OS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO MODELAM O COMPORTAMENTO DA MATÉRIA.
Claudia Maria Garcia Moreira (FAMARI - Colégio Famari) ; Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo)
   
Palavras-chave:  concepções atomistas, concepções alternativas
[Trabalho]


 1133-1 - CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA SOBRE ÁTOMOS E MOLÉCULAS.
Jonas da Silva Santos (UFS - universidade federal de sergipe)
   
Palavras-chave:  átomos, moléculas
[Trabalho]


 71-2 - CONCEPÇÕES SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS E FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES E CONCEITUAIS
Cinthia Maria Felicio (IFGOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/MorrinhosIQ/UFG - Instituto de Química/Universidade Federal de Goiás) ; Carla R. A. dos A. Queiroz (IF TRIÂNGULO MINEIRO - Instituto Federal Triângulo Mineiro/Uberlândia) ; Márlon H. F. B. Soares (IQ/UFG - Instituto de Química/Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Biocombustíveis, Reflexões, Interdisciplinaridade
[Trabalho]


 332-1 - CONHECENDO AS CAVERNAS PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO QUÍMICO
Raphaela Luiza Machado (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbira) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbira)
   
Palavras-chave:  Cavernas, Aprendizagem, Química
[Trabalho]


 898-2 - CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO BAFÔMETRO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Elaine Meneses Souza (IFBA - VALENÇA - Instituto Federal da Bahia - Campus Valença) ; José Augusto Oliveira Júnior (SEED - Secretaria do Estado de Educação)
   
Palavras-chave:  bebidas alcoólicas, bafômetro, EJA
[Trabalho]


 883-1 - CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM AULAS DE QUÍMICA
Wilton Rabelo Pessoa (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; José Moysés Alves (UFPA - Universidade Federal do Pará)
   
Palavras-chave:  ensino de química, afetividade, subjetividade
[Trabalho]


 54-1 - CONSTRUINDO UM PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL PARA OS ESTUDANTES BEM SUCEDIDOS NA OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA
Fernanda Cristina Verediano (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rodrigo Martins de Freitas (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernanda Antunes de Almeida Morais (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ângelo de Fátima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Perfil sócio-econômico,, Aprendizagem, Ensino de Química.
[Trabalho]


 47-2 - DESENVOLVENDO FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ATRAVÉS DO USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Eliana Moraes de Santana (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Jogos, Ensino de Química, Funções psicológicas Superiore
[Trabalho]


 685-1 - DO EXPERIMENTO CIENTÍFICO AO COTIDIANO DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO O TEMA LIPÍDIOS.
Weliton Pedro Batiston (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves da Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Jheniffer Micheline Cortez (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  lipídios, experimentação, conhecimento científico
[Trabalho]


 623-3 - DROGAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Maria da Conceição da Silva Freire (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Olívia Magali Bandeira Leitão (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Tuliana Karine Pereira Albuquerque (EPFC - Escola Padre Francisco Carneiro) ; Veronica Paula de Oliveira Correa (GRE - Gerência Regional de Ensino)
   
Palavras-chave:  drogas, interdisciplinaridade, Projeto Travessia
[Trabalho]


 435-2 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO AMIDO COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS
Thâmara R. N. Clemente (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Leonardo L. dos Santos (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Veronica T. S. Batinga (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste) ; Roberto A. Sá Sá (UFPE/CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste)
   
Palavras-chave:  sequencia, ensino, quimica
[Trabalho]


 277-2 - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA AULA COM ABORDAGEM CTS DE ENSINO SOBRE AGRICULTURA E A QUÍMICA DOS FERTILIZANTES
Camila de Oliveira Borges (UFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  formação cidadã, ensino CTS, química dos fertilizantes
[Trabalho]


 195-1 - ENFATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE LEITURA DE TEXTOS E O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS
Indiamara Narayane Martins de Passos Passos (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Giselle Figueiredo Gonçalves Gonçalves (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro Ribeiro (ILES-ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior)
   
Palavras-chave:  aprendizado, conteúdos químicos, leitura
[Trabalho]


 170-2 - ENSINAGEM COM PROJETOS: FERRAMENTA COMBINADA COM OUTRAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADA EM AULAS DE QUÍMICA BIOLÓGICA I
João Rufino de Freitas Filho (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Ensinagem, estratégias, ensino de graduação
[Trabalho]


 762-1 - ENSINANDO ELETROQUÍMICA: O QUE OS ALUNOS QUEREM SABER?
Samuel Abdo Lopes (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei) ; Joyce Alves Pereira (UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei)
   
Palavras-chave:  Ensino de Eletroquímica, Meio Ambiente, Currículo
[Trabalho]


 844-2 - ENSINO DE QUÍMICA BASEADO NA UTILIZAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS COMO REFERÊNCIA PARA O APRENDIZADO
Eli Fernado Pimentta (USP - IQSC - Universidade de São Paulo) ; Huita do Couto Matozo (EMIP - QUÍMICA - Escola Municipal Governador Israel Pinheiro João MonlevadeUEMG - FAENG - Universidade do Estado de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Reações, Modelos, Clipes
[Trabalho]


 323-2 - ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – EJA: ALGUMAS DIFICULDADES.
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química
[Trabalho]


 154-1 - ENSINO EM QUÍMICA COM O TEMA “ÁGUA”
Magalli da Costa Sancho (EEP - Escola Estadual Pindorama)
   
Palavras-chave:  agua, quimica, ensino aprendizagem
[Trabalho]


 783-1 - ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MéDIO E FUTUROS PROFESSORES DE QUíMICA SOBRE A APLICAçãO DO PRINCíPIO DE LE CHATELIER.
Jaqueline Fernades Moura (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Jos㉠Gonã‡alves Teixeira Jãšnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
   
Palavras-chave:  princípio de Le Chatelier, formação de professores, ensino médio
[Trabalho]


 1024-1 - ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO TOMANDO COMO PARTIDA A HISTÓRIA E PESQUISA DA FÍSICA MARIE CURIE
Marina Paz Hyppólito (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Richard André Cunha (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Bruno Pereira Garcês (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  Marie Curie, Radioquímica, Ensino Médio
[Trabalho]


 784-2 - ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA:RADIOATIVIDADE
Melise Lemos Nascimento (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Érica Ágatha da Silva Cardoso (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Françuá Amaral Santiago (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Elisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)
   
Palavras-chave:  ensino, modelos atômicos, radioatividade
[Trabalho]


 228-1 - EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MODELOS ATÔMICOS E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.
Delzimar Prates Alves (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina) ; Eliane Mendes Guimarães (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina) ; Alex Fabiano Cortez Campos (FUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB PlanaltinaFUP - FUP- Faculdade UnB Planaltina)
   
Palavras-chave:  construção de modelos, átomo
[Trabalho]


 474-1 - EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Daiany Rosa de Oliveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Efigênia Amorim (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marcos Vinícius Benvindo Moreira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Paulo Roberto Sena Guedes (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  aulas práticas, ensino médio, PIBID
[Trabalho]


 954-1 - FORMULAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE EXERCÍCIOS OPERATÓRIOS COMO PROCEDIMENTO PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE CONCEITOS
Ricardo Eidi Honda (USP - Universidade de São Paulo) ; Bayardo Baptista Torres (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  exercícios operatórios, prática avaliativa, experimentos investigativos
[Trabalho]


 85-1 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO, CONTANDO COM MONITORAS VOLUNTÁRIAS, PARA ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS, COMO MATERIAL INSTRUCIONAL FACILITADOR, SEGUNDO A TAS.
Lúcia da Silva Marques (IQ-UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maiara L. Turella (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Isadora G. Menezes (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Aprendizagem, Monitoria
[Trabalho]


 1046-1 - GRUPO DE ESTUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFG: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR.
Amanda Tavares Naves (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Agustina Rosa Echeverria (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Felipe Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Jessé Suarez (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Universidade, Grupo de Estudos, Aprendizagem Colaborativa
[Trabalho]


 135-1 - IMPROVISAÇÕES TEATRAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Hélio da Silva Messeder Neto (UFBA - Universidade Federal Da Bahia) ; Bárbara Carine Soares Pinheiro (UFBA - Universidade Federal Da Bahia) ; Nídia Franca Roque (UFBA - Universidade Federal Da Bahia)
   
Palavras-chave:  Improvisações teatrais, Ludicidade, Ensino de Química
[Trabalho]


 558-1 - INFLUÊNCIA DOS JOGOS COMO ATIVIDADES LÚDICAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUÍMICA DO IFMA
Mônica Araujo Neves (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Karla Caroline Muniz Araujo (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Maria Teresa Tavares Serejo (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Mariano Oscar Ibañez Rojas (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhao)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, jogos didáticos, lúdico
[Trabalho]


 1265-1 - INTEGRAÇÃO CURRICULAR E QUESTIONAMENTO EM AULAS DE QUÍMICA
Ana Ferreira (AZURARA - Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara) ; Francislê Neri de Souza (AVEIRO - Universidade de Aveiro)
   
Palavras-chave:  Integração curricular, Questionamento, Ciência Tecnologia e Sociedade
[Trabalho]


 568-1 - INTEGRAÇÃO DOS TEMAS POLÍMEROS, SAIS INORGÂNICOS E RADIAÇÃO GAMA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Kátia Aparecida da S. Aquino (CAP/UFPE - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  ensino de química, radiação gama, polímeos
[Trabalho]


 270-1 - INTERPRETAÇÃO DOS TERMOS “JOGO” E “LÚDICO” NOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS NOVE EDIÇÕES DAS RASBQ
Leonardo Victor Marcelino (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  jogos, atividades lúdicas, química
[Trabalho]


 1013-2 - INTRODUÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS PARA ALUNOS DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS E ENGENHARIA QUÍMICA
Antonio César Teixeira de Toledo (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Flávio Gramolelli Júnior (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Nilva Aparecida Ressinetti Pedro (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta) ; Vanderlei Inácio de Paula (UNIANCHIETA - Centro Universitário Padre Anchieta)
   
Palavras-chave:  Trabalho interdisciplinar, conhecimentos cognitivos, potencialidades e fragilidades
[Trabalho]


 245-2 - JOGOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA
Andressa Ferreira Mendonça (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Blyeny Hatalita Pereira Alves (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Lenilson Oliveira Paula Silva (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS) ; Vanessa Freitas Santos (IFG - CAMPUS ITUMBIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS)
   
Palavras-chave:  APRENDIZAGEM, JOGOS INTERATIVOS, QUIMICA
[Trabalho]


 1019-1 - KMA: UM TESTE PARA INDICAR O MONITORAMENTO METACOGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NUMA AULA DE QUÍMICA.
Solange Wagner Locatelli (USP - Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  metacognição, monitoramento metacognitivo, ensino de química
[Trabalho]


 209-1 - LUDICIDADE E O ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIA INTERATIVA ENTRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFBAIANO.
Alexandra Souza Carvalho (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO) ; Fernanda Paranhos Luz Santos (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO) ; Jucimara Santos Silva (IFBAIANO - INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO)
   
Palavras-chave:  ludicidade, aprendizagem significativa, experimentação
[Trabalho]


 357-1 - MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA RELACIONAR OS CONCEITOS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Darlisson de Alexandria Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; José Eraldo do Nascimento Fontes (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Patricia Soares Lima (SEED - Secretaria de Estado da Educação)
   
Palavras-chave:  mapa conceitual, hierarquização
[Trabalho]


 1019-2 - METAVISUALIZAÇÃO: UMA HABILIDADE IMPORTANTE NO ENSINO DE QUÍMICA.
Solange Wagner Locatelli (USP - Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (USP - Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  visualização, metacognição, ensino de química
[Trabalho]


 571-2 - MÉTODO COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM JIGSAW NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA.
Elton Fabrino Fatareli (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Jerino Queiroz Ferreira (IQSC/USP - 2Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - 2Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  aprendizagem cooperativa, ensino de química
[Trabalho]


 560-1 - MICRO-ONDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SINOP, MATO GROSSO.
Aparecida Fernanda de Souza Zanato (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP) ; Katli Gleise de Matos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP) ; Felício Guilardi Júnior (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOPUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CAMPUS SINOP)
   
Palavras-chave:  MICRO-ONDAS, LIVROS, CIÊNCIAS
[Trabalho]


 248-2 - MODELO ATÔMICO = SISTEMA SOLAR? A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIANTE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA NO USO DE ANALOGIA (ADA)
Carla Vargas Pedroso (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) ; Mary Angela Leivas Amorim (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.)
   
Palavras-chave:  Ensino Fundamental, Modelo Atômico, Analogia
[Trabalho]


 251-1 - MODELOS DIDÁTICOS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS: PECULIARIDADES DE UM DISCURSO ALTERNATIVO
Diana de Meneses Souza (UFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Erivanildo Lopes da Silva (UFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA-ICADS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Palavras-chave:  MODELOS DIDÁTICOS, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, DISCURSO ALTERNATIVO
[Trabalho]


 88-1 - O CONCEITO DE ÁCIDO BASE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Gustavo Santana de Oliveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Deividi Márcio Marques (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Maria Stela da Costa Gondim (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  contexto, entendimento, conceito
[Trabalho]


 1132-1 - O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.
Cíntia Maria Carneiro Franco Lima (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  classificação das substâncias químicas, livros didáticos, ensino médio
[Trabalho]


 1030-2 - O ENSINO DO TEMA FLUTUABILIDADE PARA CRIANÇAS.
Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Jamille Valéria Piovesan (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)
   
Palavras-chave:  Educação científica, crianças, flutuabilidade
[Trabalho]


 537-1 - O ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA: A BUSCA DO EDUCADOR REFLEXIVO
Everton Bedin (UPF - Universidade de Passo FundoUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Alana Neto Zoch (UPF - Universidade de Passo Fundo)
   
Palavras-chave:  Estágios, Ensino de química, Professor reflexivo
[Trabalho]


 196-1 - O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO EM QUÍMICA.
Cleuza Alves de Oliveira (EENSG - Escola Estadual Nossa Senhora da Guia) ; Claudemir Batalini (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Thanara Rodrigues Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  ensino de Química, plantas medicinais, ensino contextualizado
[Trabalho]


 386-1 - O MEIO AMBIENTE COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS DA ETEC PROF. ALCÍDIO S. PRADO (ORLÂNDIA-SP)
Eliana Eduardo da Silva (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Vânia Gomes Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  transformações químicas, CTSA
[Trabalho]


 1199-2 - O PERFIL EPISTEMOLÓGICO DOS ALUNOS DOS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA DA UFRPE SOBRE O FENÔMENO DE CAPILARIDADE
Marcos A.s. Barros (IFPE - IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE)
   
Palavras-chave:  Capilaridade, perfil epistemológico
[Trabalho]


 1113-1 - O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO
Mayra Tezini Camilo (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Gustavo Maximiano Ferreira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  feira de ciências, aprendizagem, química
[Trabalho]


 973-1 - O PRIMEIRO CONTATO DE UM ESTUDANTE DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Robson Simplicio de Sousa (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Rogério Antonio Freitag (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Paulo Romeu Gonçalves (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Venise Acunha Gouvêa (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)
   
Palavras-chave:  Experimentação, ensino de química, reflexão da própria prática
[Trabalho]


 625-1 - O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UFMT E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ana Laura da Silva Martins (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Mariuce Campos Moraes (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Gahelyka Aghta Pantano Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Kaio Vinicius Silva (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Mirian Braga de Araujo (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Claudia Regina Soares Magnani (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Ana Paula Albonette Nóbrega (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Larissa Kely Dantas (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  Atividades Lúdicas, Conhecimento Químico, PIBID Química
[Trabalho]


 20-1 - O USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS.
Carolina Mesquita Germano (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Jennyfer Alzira Pinto Palheta (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Ruth Gabriel Canga Buza (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar Debrito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lígia Amaral Filgueiras Henriques (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lucicléia Pereira da Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Ensino de ciências, Educação Ambiental, Agrotóxicos
[Trabalho]


 169-1 - O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS.
Gregory Rudson Magno de Araújo (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Flávio da Costa Negrão (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Lucicléia Pereira da Silva (UEPA - Universidade do Estado do ParáUEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Histórias em Quadrinhos, Ligações iônicas, Ensino de Química
[Trabalho]


 479-2 - O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA - UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA.
Eluzir Pedrazzi Chacon Chacon (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Palavras-chave:  MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA
[Trabalho]


 817-2 - O USO DE VISUALIZAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: BREVE REVISÃO DA LITERATURA
Mauritz Gregório de Vries (IQUSP - Instituto de Química Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Visualização, Ensino de química
[Trabalho]


 889-1 - O USO DO DEBATE COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Maisa Helena Altarugio (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC) ; Rodrigo Martins Santiago da Silva (UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC)
   
Palavras-chave:  debate, estratégia de ensino, ensino de química
[Trabalho]


 357-2 - O USO DO JOGO DIDÁTICO PALAVRAS-CRUZADAS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM
Darlisson de Alexandria Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; José Eraldo do Nascimento Fontes Fontes (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Patrícia Soares Lima (SEED - Secretaria de Estado da Educação)
   
Palavras-chave:  avaliação, jogos didáticos, palavras cruzadas
[Trabalho]


 834-1 - O USO DO MAPA CONCEITUAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES AO CONTEÚDO REAÇÕES QUÍMICAS APLICADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Suzanne Rezende (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Aparecida Santana (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  Mapa conceitual, Ensino de Química, Reações Químicas
[Trabalho]


 564-1 - O USO DO TRABALHO EXPERIMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE O TEMA SOLUÇÕES.
Sandra Regina Costa Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Carlos Alberto Duplat Jr (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Sonilda Maria Teixeira da Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Soraia Freaza Lobo (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Experimentação, processo de dissolução, intervenção didática
[Trabalho]


 358-1 - OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: A PERCEPÇÃO DA DEFINIÇÃO ÁCIDO-BASE DE ARRHENIUS NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFRRJ
Marcelo Hawrylak Herbst (UFRURALRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Luis Felipe Lage da Rocha (UFRURALRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Ariane Leites Larentis (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Rodrigo Volcan Almeida (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Manuel Gustavo Ribeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Lúcio Aires Caldas (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Luis Eduardo Kaercher (INPI - Instituno Nacional da Propriedade Industrial)
   
Palavras-chave:  Obstáculos epistemológicos, definições ácido-base, Gaston Bachelard
[Trabalho]


 322-2 - OCEANOS: TEMA GERADOR DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS.
Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara)
   
Palavras-chave:  contextualização, química, oceano
[Trabalho]


 610-1 - ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA PARA A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Daysilane das Mercês Frade Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) ; Murilo Cruz Leal (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei)
   
Palavras-chave:  Fenomenológico, Teórico, Representacional
[Trabalho]


 443-1 - OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPANTES DO PIBID-UFMT E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA ESTUDAR QUÍMICA (EQ)
Larissa Kely Dantas (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Mariuce Campos Moraes (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eliane Glerian Leite (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Luiz Fernando Ballen Oro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Catiex Rodriguês de Souza (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Luis Alberto Boaventura de Oliveira (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruno Adriano Schautz Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Suzana de C. Viana (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Conhecimento de Química
[Trabalho]


 218-1 - OS SACHÊS DE CATCHUP E MAIONESE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Anna Gabriella Silva Oliveira (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Carolina Gonçalves Oliveira (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  Funções Inorgânicas, rótulos
[Trabalho]


 588-2 - PALAVRAS CRUZADAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PROTEÍNAS
Luciana da Cunha Ferreira (UEA - Universidade Federal do Amazonas) ; Karla Nunes da Silva (UEA - Universidade Federal do AmazonasUEA - Universidade Federal do Amazonas)
   
Palavras-chave:  Ensino, Protéina, Palavras Cruzadas
[Trabalho]


 115-3 - PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. UMA ANÁLISE NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO
Laurinda Baca (IISCED/BENGUELA- - iNSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELAFMH - FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANAESE- IP - ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO- INSTITUTO POLITÉCNICO C. BRANCO) ; Marcos Teixeira Onofre (FMH - FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA) ; Maria de Fátima Paixão (ESE- IP - ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO- INSTITUTO POLITÉCNICO C. BRANCO)
   
Palavras-chave:  PERCEPÇÃO, ENSINO, QUIMICA
[Trabalho]


 51-1 - PERFIL DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Fernanda Antunes de Almeida Moraes (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Rodrigo Martins de Freitas (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Fernanda Cristina Verediano (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Angelo de Fátima (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)
   
Palavras-chave:  PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA
[Trabalho]


 47-1 - PERSPECTIVA HISTÓRICA DO USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Eliana Moraes de Santana (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Ensino de Ciências, Atividades Lúdicas, Ensino e Aprendizagem
[Trabalho]


 1230-2 - PIBID-UFRJ-IQ: ATENUANDO A DISTÂNCIA ENTRE LICENCIANDO E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Iracema Takase (UFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroCESW-LOTE XV - Colégio Estadual Sargento Wolff)
   
Palavras-chave:  licenciando, ensino de química, ensino médio
[Trabalho]


 320-1 - PIBID/QUÍMICA CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS/AM.
Elzalina Ribeiro Soares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Túlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Processo Ensino-Aprendizagem, Lúdico
[Trabalho]


 67-1 - PILHAS E BATERIAS: USOS E DESCARTES X IMPACTOS AMBIENTAIS
Katia Regina Varela Roa (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Gilson Silva (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Leonardo Bassi Ubeda das Neves (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO) ; Massuko Sawayama Warigoda (EEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINOEEMMDA - ESCOLA MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO)
   
Palavras-chave:  OXIDORREDUÇÃO, PILHAS, BATERIAS
[Trabalho]


 536-1 - PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO DE PLANO DE ENSINO SOBRE SOLUÇÕES, ARTICULADO A EXPERIMENTOS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SENGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL.
José Joaquim do Amaral Filho (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maria Lúcia da Silva Marques (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Cristovam Ribeiro Brito (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcus Paulo Reis Santos (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Luciane Brito da Paixão (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Aprendizagem significativa, experimento, soluções
[Trabalho]


 502-2 - PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: A QUÍMICA DOS PERFUMES COMO TEMÁTICA
Paloma Nascimento dos Santos (SEE - Secretaria de Educação Governo do Estado de PE) ; Katia Aparecida da Silva Aquino (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Histórias em Quadrinhos, Ensino de Química, Perfumes
[Trabalho]


 438-2 - PRODUTOS DE LIMPEZA, UM PERIGO DOMÉSTICO!: A EXPLORAÇÃO DE ASPECTOS DOMÉSTICOS DE PERICULOSIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Sandra Regina Loghin (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Alessandro da Silva Oliveira (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; David Miranda Rocha (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Kamila Baros Viana (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás) ; Luciana Coutinho da Silva (PUC GOIÁS - Pontificia Universidade Católica de Goiás)
   
Palavras-chave:  ensino de Química, produtos de Limpeza, ensino por projetos
[Trabalho]


 203-1 - PROPOSTA DE ENSINO DE LIGAçõES QUíMICAS COMO ALTERNATIVA A REGRA DO OCTETO NO ENSINO MéDIO: DIMINUINDO OS OBSTáCULOS PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO.
Carlos Antonio Pereira Jãºnior (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Neucã­rio Ricardo Azevedo (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Mã¡rlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  ligações químicas, regra do octeto, ensino-aprendizagem
[Trabalho]


 687-1 - QUE AROMA É ESSE? - INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES DE MODELOS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Cinara Aparecida Moraes (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Beatriz Ferreira Alcântara Verassani (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; José Gonçalves Teixeira Júnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
   
Palavras-chave:  modelos, representações, aromas
[Trabalho]


 938-1 - QUIMICA E GEOCIÊNCIAS:O ESTUDO DO CICLO DA ÁGUA E DAS SOLUÇÕES AQUOSAS
Maria José dos Santos Santos (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia SP) ; Natalina Aparecida Laguna Sicca Sicca (CML - Centro Universitário Moura LacerdaCML - Centro Universitário Moura Lacerda)
   
Palavras-chave:  QUIMICA, ÁGUA, GEOCIÊNCIAS
[Trabalho]


 27-1 - QUÍMICA FORENSE: A CIÊNCIA QUE DESVENDA CRIMES COMO MEIO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Aline Joyce Vargas Alves Alves (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karla Amâncio Pinto Field´s Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior)
   
Palavras-chave:  Contextualização, Química forense, Aprendizagem
[Trabalho]


 666-1 - QUÍMICA NA HORTA: A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID.
Marco Antonio Domingues de Oliveira (CED. 02 CRUZEIRO - Centro Educacional 02 do Cruzeiro) ; Jeander Fillype Gonçalves Lemes (UNB - Universidade de Brasília) ; Eluiza Peixoto Brasil Vieira (UNB - Universidade de Brasília) ; Ricardo Oliveira Monteiro Lopes (UNB - Universidade de Brasília) ; Eveline Camillo (UNB - Universidade de Brasília) ; Lennine Rodrigues de Melo (UNB - Universidade de Brasília) ; Joice Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro Silva (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  Química na Horta, PIBID-Química UnB, Ensino por projeto
[Trabalho]


 315-1 - QUÍMICA NA PRAÇA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AM
Túlio de Orleans Gadelha Costa (UFAM/ICE/DQ - Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química) ; Denny William Oliveira Mesquita (UFAM/ICE/DQ - Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química)
   
Palavras-chave:  Ensino, Espaços Não-Formais, Espaços Não-Formais
[Trabalho]


 576-2 - QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS PODEM ORIENTAR O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.
Jaime da Costa Cedran (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Débora Piai (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Murilo Eduardo Vieira Pires (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Luis Fernando Puppin (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  Concepções, Substâncias Químicas, Transformações Conceituais
[Trabalho]


 694-2 - REAÇÕES QUÍMICAS: ERROS CONCEITUAIS E MAPAS CONCEITUAIS À NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR
Francisco Souto (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Albino Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio G) ; Jussara Melo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Fabiana Gonçalves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
   
Palavras-chave:  Mapas Conceituais, Reações Químicas, Pós-Graduação
[Trabalho]


 707-1 - REPRESENTAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE “ÁCIDOS”: UM INSTRUMENTO PARA PROMOVER MUDANÇAS CONCEITUAIS.
Fernanda Alves Almeida (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Djalma Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  Tempestade de idéias, ácidos, texto
[Trabalho]


 268-1 - RPG PEDAGÓGICO: O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Eduardo Augusto Küll (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Prof. Dr. Luiz Antônio Andrade de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Profª Drª Marilda da Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista)
   
Palavras-chave:  RPG, Jogos, Didáticos
[Trabalho]


 141-3 - SEMINÁRIO NO ENSINO DE QUÍMICA
Andre Nespoli (CEFAPRO - CENTRO DE FORMAÇAO E ATUALIZAÇAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇ)
   
Palavras-chave:  avaliaçao, quimica, seminario
[Trabalho]


 488-1 - SIGNIFICANDO INFORMAÇÕES NOS RÓTULOS DE ALIMENTOS NO ENSINO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
Rogério Melo Brum (UFV/DQ - Universidade Federal de Viçosa) ; Cinthia Maria Felicio (IF GOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/MorrinhosUFG/IQ - Universidade Federal de Goiás) ; Abdalla A. K. Elias (IF GOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano/Morrinhos) ; Angela Pereira Oliveira (IF TRIÂNGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Márlon H. F. B. Soares (UFG/IQ - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  PROEJA, Mediação Lúdica, Linguagem Científica
[Trabalho]


 972-1 - SOBRE O CONCEITO DE SUBSTÃNCIA QUÍMICA
Renata Rosa Dotto (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Palavras-chave:  ENSINO DE QUIMICA, SUBSTANCIA QUIMICA, PUREZA QUÍMICA
[Trabalho]


 1232-1 - TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS - A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO.
Renata Vieira Daim (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cilene Branco (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Bárbara Nascimento (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Luciana Espíndola (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Simone Almeida (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ) ; Roseantony Rodrigues Bouhid (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-RJ)
   
Palavras-chave:   Jogos Didáticos, Tabela Periódica
[Trabalho]


 361-1 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO: O CASO DO PROJETO ÁGUA EM FOCO.
José Nicodemos Batista Sousa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vanessa Chierici dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luiza Renata Lourêdo da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gabriel Matos Vieira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Virgínia Salete Cotta Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; João Marcelo Peito Alves (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rafael Fernandes Dias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Sanches (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ulman Aleixo Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Renata Reis Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  água em foco, ensino por projeto, aprendizagem
[Trabalho]


 178-2 - TERMODESAFIO- APRENDER BRINCANDO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA.
Romario Victor Pacheco Antero (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) ; Nara Rubya de Sousa (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) ; Danila Fernandes Medonça (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS)
   
Palavras-chave:  Termodinâmica, Atividade Lúdica, Ensino- Aprendizagem
[Trabalho]


 299-1 - TRANSFORMAÇÕES DOS MATERIAIS: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS NIVEIS MÉDIO E SUPERIOR
Maricleide Mendes (SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA) ; Maria Oki (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Barbara Pinheiro (SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAUFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Palavras-chave:  CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM
[Trabalho]


 800-1 - TRANSFORMANDO TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS EM REDES DE CONCEITOS 1: DEFININDO A ESTRUTURA DOS TEXTOS
Patrícia Andrade da Silva (USP - Universidade de São Paulo) ; Marianna Meirelles Junqueira (USP - Universidade de São Paulo) ; Flávio Antônio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  redes de conceitos, pathfinder, concepção sobre ciência
[Trabalho]


 761-1 - TRANSFORMANDO TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS EM REDES DE CONCEITOS 2: COMPARAÇÃO ENTRE REDES PRÉ E PÓS-INSTRUÇÃO.
Marianna Meirelles Junqueira (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Patricia Andrade da Silva (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Flavio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Redes de conceitos, Pathfinder
[Trabalho]


 455-2 - TRANSMITINDO O CONHECIMENTO DA QUÍMICA BÁSICA UTILIZANDO A TECNOLOGIA CIENTÍFICA – UMA ABORDAGEM VOLTADA A QUÍMICA FORENSE
Valdinei Bueno (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Química Forense
[Trabalho]


 790-1 - UM ESTUDO SOBRE A DIFUSÃO DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS
Aline Leuven (UFRGS - Universidade Federal do rio Grande do Sul) ; Marcelo Eichler (UFRGS - Universidade Federal do rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  Educação en ciências, Piaget
[Trabalho]


 1188-1 - UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NA INTRODUÇÃO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Camila Fontes Neves da Silva (UEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de MaringaUEM - Universidade Estadual de Maringa)
   
Palavras-chave:  ensino, funções, orgânicas
[Trabalho]


 1253-1 - UMA ANÁLISE DO MODELO DE ESTRUTURA ATÔMICO QUE O ALUNO POSSUI COM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÍON.
Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Angella Cruz França (USP-SP - Universidade de São paulo)
   
Palavras-chave:  íon, modelo atomico, átomo
[Trabalho]


 810-2 - UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA NAS REAÇÕES QUÍMICAS
Miriam Possar do Carmo (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Rita de Cássia Suart (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP-SP - Universidade de São paulo) ; Simone Alves de Assis Martorano (USP-SP - Universidade de São paulo)
   
Palavras-chave:  aprendizagem, atividade investigativa, transformação química
[Trabalho]


 230-1 - UMA ANÁLISE SOBRE CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA RELATIVAS AO CONCEITO DE SUBSTÂNCIA
João Roberto Ratis Tenório da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Edenia Maria Ribeiro do Amaral (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  substância, concepções, ensino
[Trabalho]


 942-1 - UMA EXPERIENCIA DO USO DO MODELO DE ARGUMENTACAO DE TOULMIN NO ENSINO DE QUIMICA
Abraão Felix da Penha (UNEB - Universidade do Estado da Bahia - DCET) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia - Instituto de Química) ; Maria Bernadete de Melo Cunha (SEC-BA - Secretaria de Educação Bahia-Colégio Estadual Luiz Viana)
   
Palavras-chave:  análise de argumento, avaliação da aprendizagem
[Trabalho]


 1145-2 - UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA
Daiane Selma Zanatta Oliveira (UNB - Universidade de Brasilia) ; Gerson de Souza Mól (UNB - Universidade de Brasilia) ; José Roberto Politi (UNB - Universidade de Brasilia)
   
Palavras-chave:  Laboratório de Físico-Química, metodologia de aprendizado, autonomia
[Trabalho]


 265-1 - UNINDO AS PEÇAS DO QUEBRA-CABEÇA: A AUTOMEDICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Graziela Piccoli Richetti (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; José de Pinho Alves Filho (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Palavras-chave:  Automedicação, Ilhas de Racionalidade, Ensino de Química
[Trabalho]


 932-1 - UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ESTUDO DE POLÍMEROS.
Simone Benvenuti Leite (CEPA - Colégio Estadual Protásio Alves) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  resolução de problemas, polímeros, ensino médio
[Trabalho]


 19-1 - UTILIZAÇÃO DE FRUTAS REGIONAIS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.
Carolina Mesquita Germano (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Danilo Gomes da Costa (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Jennyfer Alzira Pinto Palheta (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Thália do Socorro Serra Gama (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Flávia Cristina Araújo Lucas (UEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Frutas, Funções Orgânicas, Cotidiano
[Trabalho]


 374-1 - UTILIZANDO A METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA DIMINUIR AS DISTÂNCIAS ENTRE OS ALUNOS E A ELETROQUÍMICA
Thiago Bufeli Bianchini (UNESP - Universidade Estadual Paulista)
   
Palavras-chave:  Ensino e Aprendizagem, Ensino de Química, Metodologia Investigativa
[Trabalho]


 733-1 - UTILIZANDO O PVC COMO UMA NOVA MANEIRA PARA SE ENSINAR QUÍMICA.
André Luís Marques (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Douglas de Oliveira Araújo Júnior (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Matheus Oliveira Alves (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Mayene Jéssica da Silveira (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás) ; Ricardo Mendes da Silva (ILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–GoiásILES–ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara–Goiás)
   
Palavras-chave:  PVC, ensino de química, contextualização
[Trabalho]


 897-2 - VITALISMO E MECANICISMO NAS CONCEPÇÕES DAS DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS ENTRE PÓS-GRADUANDOS
Rodrigo V Almeida (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Ariane L Larentis (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Lívia V de Araújo (PPGCA - Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos) ; Bruno C Cabral (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Lúcio A. Caldas (IBCCF - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) ; Daniel P. Silva (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Carlos H. S. Garcia (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Marcelo H. Herbst (DQ - UFRRJ - Departamento de Química - Universidade Federal Rural do RJ) ; Luiz E. Kaercher (INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial) ; Sérgio C. Mannarino (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Alyson G. Pereira (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Luiz F. D. Tavares (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Rachel S. Levy (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Lucia M. C. Paiva (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Márcio A. B. Sena (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Graziela J. Pacheco (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Thales P. Ribeiro (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Fabio C. S. Nogueira (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Manuel G. L. Ribeiro (IB-UFF - Instituto de Biologia - Universidade Federal Fluminense) ; Gilberto B. Domont (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica) ; Marcelo V. H. Moura (PPGBQ-IQ-UFRJ - Programa de Pós-graduação em Bioquímica)
   
Palavras-chave:  obstáculo epistemológico, Bachelard
[Trabalho]


 248-1 - “QUÍMICA DO CORPO HUMANO”: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO BASEADA NO USO DE UMA REPORTAGEM DO JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA/RS.
Carla Vargas Pedroso (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.) ; Mary Angela Leivas Amorim (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.)
   
Palavras-chave:  Ensino Fundamental, Texto de Divulgação Científica, Elementos químicos
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores