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Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Minicursos – XV Encontro Nacional de Ensino de Química – 2010

  1. Água em Foco: Um Exemplo Prático para Discutir Alguns Conceitos Químicos a Partir de um Projeto Temático
    Eduardo F. Mortimer; Penha S. Silva – UFMG
    Ementa:
    Discussão da metodologia de projetos temáticos de investigação de problemas abertos, de acordo com a abordagem CTS - Ciência Tecnologia e Sociedade. A questão central do Projeto Água em Foco: qualidade de vida e Cidadania é a problematização da qualidade da água em ambientes urbanos. Para isso serão abordados os temas relativos à importância da qualidade da água para a sobrevivência humana e os parâmetros físico-químicos e biológicos que são importantes para a determinação da qualidade da água. É importante que o professor saiba como trabalhar projetos que possibilitam ao aluno entender os conceitos científicos e as implicações sociais das ciências naturais e das tecnologias na sua vida, além de desenvolver valores e atitudes para uma ação social responsável.
  2. Alfabetização Científica e Tecnológica e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade Aplicadas no Ensino de Química
    Graziela P. Richetti – UFSC; Tathiane Milaré – USP
    Ementa:
    O objetivo do minicurso é apresentar os princípios, objetivos e metodologias da Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Fourez (1997) voltados para o Ensino de Química. O minicurso será dividido em duas partes, uma com caráter mais teórico e outra com caráter mais prático. Inicialmente, será apresentada uma revisão das diferentes concepções de Alfabetização Científica encontradas na literatura, contrapondo-se aos pressupostos teóricos de Gerárd Fourez. Serão apresentados e discutidos os objetivos gerais e operacionais da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), relacionando ao contexto do Ensino de Química. Em um segundo momento, será abordada a proposta metodológica de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), utilizando-se de propostas para o Ensino de Química e apresentando alguns resultados concretos de IIR já aplicadas no Ensino Médio e em cursos de Licenciatura. Algumas das etapas dessa proposta metodológica serão desenvolvidas junto aos participantes.
  3. Analogias no Ensino de Química: Solução ou Problema?
    Wilmo E. F. Junior – UNIR
    Ementa:
    As analogias estão inseridas em diversas situações do dia-a-dia e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada a informações já conhecidas. A utilização de tal recurso didático é comum em aulas de Química, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Entretanto, muitas vezes as analogias são utilizadas sem um delineamento de metas ou uma preocupação com os possíveis problemas de tal recurso. Neste minicurso, pretende-se analisar criticamente as potencialidades e as limitações para o uso das analogias a partir de exemplos concretos presentes em livros didáticos. Também serão apresentadas propostas de ensino por analogias, sobretudo a problematização, privilegiando-se atividades práticas com os participantes.
  4. Avaliação da Aprendizagem – O ENEM e o Ensino de Química
    Nicéa Q. Amauro – UFU
    Ementa:
    Os estudos realizados neste minicurso têm como objetivo favorecer o questionamento sobre os processos de ensino, aprendizado e avaliação dos alunos egressos do Ensino Médio brasileiro. Para tanto, serão desenvolvidas ações que busquem o aprofundamento dos conhecimentos sobre as características e especificidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no que se refere aos conteúdos, aos conhecimentos, às habilidades e às capacidades solicitadas. Nessa perspectiva, o ENEM será apresentado como um dos diversos mecanismos de verificação de resultado final de aprendizado no interior do sistema educacional, que podem fornecer um diagnóstico sobre o sistema de ensino básico e esboçar prognósticos relativos ao desempenho acadêmico no nível superior.
  5. Ciclo de Vida de Produtos: Sugestões para a Abordagem de Materiais no Ensino Médio de Química
    Andréa H. Machado – UFMG
    Ementa:
    Este minicurso tem como objetivo discutir as possibilidades de se considerar a noção de Ciclo de Vida de Produtos como um contexto relevante para a abordagem do tema materiais no ensino médio de Química. O minicurso abordará: a ideia do ciclo de vida; a contribuição do ecodesign e suas relações com a síntese de materiais; a utilização da noção de ciclo de vida para se abordar – a constituição dos materiais que compõem o produto; o processo de produção, tanto das matérias primas como dos componentes do produto; transformações químicas envolvidas; propriedades dos materiais; estrutura dos materiais; relação estrutura/propriedades; impactos ambientais em cada etapa; relações de consumo. Apresentaremos sugestões de bibliografia, páginas na Internet e vídeos.
  6. Ciência na Tela: Experimentos de Química no Retroprojetor
    Alfredo L. Mateus – UFMG
    Ementa:
    Neste minicurso, os participantes irão conhecer estratégias para a utilização do retroprojetor na apresentação de demonstrações de experimentos de Química em sala de aula. Parte dos experimentos que serão abordados foi publicada no livro “Ciência na Tela: experimentos no retroprojetor” (Ed. UFMG, 2009). Mais do que apenas conhecer como preparar e executar os experimentos, o curso irá discutir maneiras de engajar os alunos na atividade demonstrativa, de modo que ela se torne uma investigação compartilhada do fenômeno. Os participantes irão receber uma cópia do livro e irão conhecer o projeto pontociência (http://pontociencia.org.br), onde outros exemplos de experimentos podem ser encontrados.
  7. A Contribuição da Teoria Sócio-Histórica de Lev Vigotski para o Ensino de Química e para a Pesquisa no Ensino de Química
    Agustina R. Echeverría – UFG; Lorenna S. O. Costa – IFG; Amanda T. Naves – UFG
    Ementa:
    Discussão dos aspectos gerais da abordagem sócio-histórica na perspectiva vigotskiana, enfatizando a formação de conceitos científicos em sala de aula e o papel do professor como mediador. Discussão a respeito de possibilidades de ação pedagógica nessa perspectiva, com a apresentação de um projeto realizado no IFG – Goiânia: A química dos alimentos.

  8. O Desafio do Significado na Sala de Aula de Química: uma Proposta Pragmática
    Jackson Gois – UFPR
    Ementa:
    Processos de significação em Peirce e Wittgenstein. Os jogos de linguagem de Wittgenstein. Jogos de Linguagem e a prática da sala de aula de Química.

  9. Estratégias Enunciativas: Analisando Interações Discursivas em Salas de Aula de Química
    Adjane da C. T. e Silva – UFS
    Ementa:
    Pretende-se promover uma discussão acerca das diferentes formas pelas quais os professores podem interagir com os seus alunos, tendo-se em vista diferentes momentos ao longo do processo de construção de novas ideias em salas de aula de Química e de Ciências. A discussão envolve uma proposta de análise e caracterização dos diferentes movimentos interativos e discursivos dos professores – as suas estratégias enunciativas –, considerando como tais movimentos podem gerar oportunidades de aprendizagem para os alunos. A análise é desenvolvida por meio de um sistema proposto por Mortimer e col. (2007), cujas categorias, ancoradas nas concepções e Bakhtin e Vygotsky, voltam-se para as salas de aula de Ciências, possibilitando a caracterização das estratégias enunciativas típicas desses ambientes. O minicurso busca contribuir para a reflexão dos professores sobre as suas aulas, bem como para o planejamento e desenvolvimento das mesmas e, ainda, para pesquisadores interessados na análise das interações discursivas em salas de aula de Química e de Ciências.

  10. Gêneros do Discurso Escolar-Científico em Sala de Aula de Química
    Dirceu D. D. de Souza – EE Zuleika de Barros/USP; Agnaldo Arroio – USP
    Ementa:
    Este minicurso discute a utilização de gêneros do discurso escolar-científico como mediadores na construção de comunicações discursivas escritas em aulas de Química. São apresentados os fundamentos para a organização dos gêneros do discurso protocolo de experimento, pré-relatório de experimento e relatório de experimento e são oferecidas algumas orientações ao professor para introdução dessa metodologia em sala de aula. Uma sequência de atividades é apresentada e são discutidos os encaminhamentos para sua execução. A ferramenta de avaliação dos gêneros do discurso para o professor utilizar em sala de aula é proposta e discutida. Exemplos do dia-a-dia de sala de aula são disponibilizados e propõe-se uma discussão sobre os resultados.

  11. A História e a Filosofia da Ciência: Catalisando Propostas Transdisciplinares
    Attico I. Chassot – IPA-RS
    Ementa:
    Mirada panorâmica na História e Filosofia da Ciência a partir de alguns balizadores como: a Revolução Copernicana, a Revolução Lavoisierana e a Revolução Darwiniana, usando como ferramentas teóricas os estudos de Kuhn e Feyerabend. Um proposta para migrar das disciplinas à indisciplina.

  12. O Ludismo e Avaliação da Aprendizagem Usando Jogos Computacionais no Ensino de Química
    Eduardo L. D. Cavalcanti – ICADS-UFBA; Thiago C. de Deus – IFG-Uruaçu; Jonney G. F. Abreu – UFG
    Ementa:
    A ideia inicial deste minicurso é apresentar uma ferramenta na qual o professor, ou qualquer outra pessoa, consiga criar, com o uso de softwares acessíveis, um jogo educativo, aliando a ludicidade peculiar aos jogos à Educação. Com a criação dos jogos, o professor poderá incluir conteúdos químicos ou de qualquer outra área, para que seus alunos os respondam de forma lúdica, aliando a aprendizagem à discussão, de forma prazerosa.

  13. Metalurgia, Química e Sociedade: Obtenção e Utilização dos Metais
    Simone A. A. Martorano; Miriam P. do Carmo; Luciane H. Akahoshi; Maria E. R. Marcondes – GEPEQ-IQ/USP
    Ementa:
    Propomos neste minicurso discutir algumas potencialidades das “Oficinas Temáticas” para abordagem de conceitos químicos por meio do tema gerador “Metais”. Além de refletir sobre algumas possibilidades de abordar conceitos químicos a partir do tema gerador “Metais”, a fim de tornar o ensino de Química mais relevante, por meio da interligação dos conteúdos ao contexto social, e promover discussões relativas ao ensino contextualizado e interdisciplinar.

  14. A percepção de Ciência no Cinema
    Márcia Borin da Cunha – Unioeste-PR
    Ementa:
    Este minicurso tem como objetivo discutir como a Ciência e o Cientista são representados em determinadas épocas pelo cinema, contribuindo para constituição de uma percepção social da Ciência. Em um primeiro momento, relacionamos o cinema com o momento histórico em que a Ciência se encontrava quando da produção de determinados filmes. Em um segundo momento, discutimos a introdução do cinema na sala de aula, no sentido de proporcionar a professores e alunos uma reflexão sobre suas posições como autores e audiência na cultura escolar.

  15. Química Experimental com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição
    Per C. Braathen – UNIVIÇOSA/UFV
    Ementa:
    Execução de um grande número de experimentos químicos, com material alternativo de fácil aquisição e baixo custo, envolvendo obtenção e propriedades de substâncias, cinética, termoquímica e eletroquímica.

  16. A Química e o Papel de Fibra de Bananeira
    Nília O. S. Lacerda – SEE-GO/PPGEC-UnB
    Ementa:
    O minicurso tem como objetivo demonstrar todas as etapas da produção de papel artesanal a partir da fibra de bananeira. Será apresentado um material paradidático que descreve essas etapas e suas relações com os conteúdos químicos e correlatos, objetivando esclarecer e permitir uma melhor compreensão do processo de produção de papel de fibra de bananeira e favorecendo uma aprendizagem mais significativa dos conceitos científicos, suas relações com o ensino para formação de atitudes e valores, tomada de decisão e resolução de problemas voltados para um enfoque CTS.

  17. Radioatividade e Você: o Que Tem a Ver?
    Kátia A. S. Aquino – Colégio de Aplicação – UFPE
    Ementa:
    Introduzir conceitos sobre a física de partículas e sua importância para o ensino de radioatividade. Conhecer os radioisótopos naturais e como estão presentes no dia-a-dia. Apresentar ferramentas para o ensino de radioatividade que podem ser produzidas com material de baixo custo.

  18. A Relevância da História e da Filosofia da Ciência no Ensino: as Linhas Espectrais Atômicas
    Maria Amélia Monteiro; Roberto Nardi – Unesp
    Ementa:
    A descoberta das linhas espectrais no início do Século XIX e algumas interpretações; linhas espectrais e constatações sobre a natureza da luz; significados atribuídos às linhas espectrais; disputas interpretativas acerca da origem das linhas espectrais; a contribuição do bico de Bunsen para a análise dos compostos químicos; a construção do espectroscópio de prismas por Bunsen e Kirchhoff e o consequente entendimento da origem das linhas espectrais; séries espectrais; as linhas espectrais, a estrutura da matéria e o modelo atômico de Bohr.

  19. Teatro e Química: Interfaces Educacionais
    Leonardo M. Moreira – UFRJ; Daisy de B. Rezende – USP
    Ementa:
    Estudo de pesquisas na interface teatro e ensino de Ciências. Discussão acerca dos princípios educacionais que fundamentam o teatro como estratégia didática para o Ensino de Química. Análise de trechos da peça “Oxigênio”, de Carl Djerassi e Roald Hoffmann. O jogo teatral como modelo para criação de dramatizações onde se focaliza o conhecimento da Química. Análise do jogo teatral “O Debate” (discute a utilização de agrotóxicos). Construção de roteiros teatrais, visando à aprendizagem em Química. Possibilidades e limites do teatro como estratégia didática para a educação em Química.

  20. A Teoria Quântica na Formação do Professor de Química e na Sala de Aula
    José L. P. B. Silva – UFBA
    Ementa:
    A teoria quântica é a mais avançada que possuímos para o estudo microscópico da matéria e que tem servido de fonte para a explicação de fenômenos químicos diversos. Tal importância justifica sua inclusão entre os conteúdos necessários para a formação do professor de Química para a educação básica, tanto em caráter inicial quanto continuado. Neste minicurso, procuraremos esclarecer os conceitos que consideramos essenciais para construção do modelo atômico de orbitais empregado na Química, bem como trataremos de um dos aspectos mais importantes no estudo da teoria quântica: os limites do nosso atual conhecimento acerca de átomos, moléculas, elétrons, fótons etc. Tal questão nos remeterá à reflexão em torno de posições filosóficas acerca da Ciência, em geral, e da Química, em particular. Finalmente, discutiremos questões relativas ao processo de formação de conceitos pelo ser humano, com ênfase nos modelos científicos.

  21. O Uso do Diário Como Instrumento para Reflexão e Investigação da Prática Pedagógica
    Walquíria D. de Oliveira; Ariane C. Campos de Melo; Karla A. P. Field´s – UFG
    Ementa:
    O objetivo deste minicurso é mostrar as possibilidades do uso do diário como instrumento de reflexão e investigação do cotidiano da sala de aula. Assim, a proposta metodológica deste minicurso é: focalizar a importância do processo de reflexão da prática pedagógica por professores em formação inicial e continuada, adotando o referencial sócio-histórico, como fundamentação teórica; apresentar o diário de aula como recurso para auxiliar na reflexão e na investigação da pratica pedagógica pelo professor; discutir sobre o diário de aula como instrumento de coleta de dados para pesquisa, apresentando trabalhos realizados pelo LPEQI-IQ/UFG. Serão tratados os seguintes conteúdos: Diários de aula; Ensino de Química; Formação de Professores.
  22. A Utilização da História e da Filosofia da Ciência no Ensino de Ligação Química
    Abraão F. da Penha – UNEB
    Ementa:
    Aspectos históricos e filosóficos da Ciência relacionados ao conceito de ligação química. Verificação da abordagem de ligação química em alguns livros didáticos do Ensino Médio e do Ensino Superior. Proposição de uma sequência didática utilizando a História e a Filosofia da Ciência no ensino de ligação química.

  23. As Vivências e os Conflitos do Início da Carreira: Reflexões para a Melhoria da Formação
    Docente em Química

    Graziele B. O. Pena; Hélder E. da Silveira – UFU
    Ementa:
    Este minicurso tem como objetivo principal discutir as vivências e os conflitos do início da docência e as contribuições deste tema para a melhoria da formação docente em Química. Para tal, serão apresentadas e discutidas as vivências de três professoras de Química, participantes da pesquisa desenvolvida em Curso de Mestrado realizado em 2008-2010. Além disso, para uma melhor reflexão do tema, pretendemos resgatar as vivências e os conflitos do início da carreira dos professores participantes do minicurso e as expectativas daqueles que ainda não se iniciaram na docência.
  24. A Web 2.0 no Ensino de Química: Podcasting, Blogs, Twitters e Mobile-Learning
    Bruno S. Leite; Marcelo B. C. Leão – UFRPE
    Ementa:
    Neste minicurso será enfatizada a importância das Tecnologias no Ensino de Química, trazendo a discussão à realidade do Ensino com as Tecnologias. Serão discutidas estratégias de utilização dos recursos tecnológicos, em especial da Web 2.0. Abordaremos: TIC: Definição, realidade, ensino/aprendizagem; Web 2.0: Histórico, atualidades, aplicações e ferramentas (blogs, twitter, webpáginas, comunidades, ROODA, MOODLE); EaD: Definição, elaboração, ferramentas e aplicações;    WebQuest e FlexQuest: Definição, elaboração, ferramentas e aplicação; Mobile-Learning: Definição, elaboração, aplicação e perspectivas para o Ensino de Química; Hipermídia: Definição, histórico, elaboração e aplicação; Podcasting: Definição, elaboração, ferramentas (agregadores) e aplicação.

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