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Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Coordenação: Prof. Gerson de Souza Mól (UnB) e Prof. Márlon H. Flora Barbosa Soares (UFG)

            A primeira edição dessa importante Mostra ocorreu no XIV ENEQ, ocorrido em 2008, na UFPR. Este espaço nos ENEQs busca atender a necessidade de grande número de pesquisadores e grupos de pesquisa que produzem diversos materiais didáticos e que, na maioria das vezes, por falta de uma maior divulgação, ficam restritos ao seu entorno geográfico. Espera-se com esta Mostra socializar materiais didáticos produzidos no Brasil e proporcionar uma maior interação entre os grupos e pesquisadores da área.
            A II MOMADIQ teve como foco produções de publicações de livros e materiais didáticos ou paradidáticos, Kits de experimentos, simulações, CD-ROMs, jogos, softwares, equipamentos e audiovisuais, entre outros materiais, que tivessem sido produzidos nos últimos anos por Faculdades, Universidades, Centros de Pesquisas, Escolas, Órgãos Governamentais, Centros de Ciências, Núcleos de Ensino/Educação, Grupos de Pesquisas, Pesquisadores e Professores de Instituições públicas e privadas.
            Esta Mostra teve como objetivo reunir e apresentar aos participantes do XV ENEQ o que está sendo produzido em termos de materiais didáticos na área de Ensino de Química, compilando iniciativas, muitas vezes isoladas, na tentativa de divulgar e tornar sua utilização mais ampla e efetiva nas escolas.

MOMADIQ 01
Carla Cristina Corrêa da Costa, Gerson de Souza Mol e Inês Sabioni Resck
Instituição: Universidade de Brasília

Objetivo(s): Proposta de material paradidático para realizar a transposição didática de um conhecimento científico ainda pouco explorado como conhecimento escolar no ensino médio: A elucidação estrutural por análises físicas, químicas e espectrométricas de substâncias orgânicas.

Resumo: A proposta de material paradidático foi intitulada de: Fórmulas e Estruturas químicas de onde vêm? Conta a estória de um jovem que acha no armário da academia em que “malhava” um frasco contendo um produto de origem desconhecida, cujo rótulo designava-o de suplemento alimentar. O rapaz leva o produto para casa, que é encontrado pela sua mãe. Uma pesquisadora em Química de uma grande Universidade que trabalha com a análise de materiais desconhecidos, tendo acesso aos equipamentos necessários à identificação e caracterização de produtos químicos. Os dois, então, resolvem realizar a identificação da amostra desconhecida, como foi chamada, submetendo-a a análises físicas, químicas e espectrométricas (massa, infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e Carbono - 13) até elucidar as fórmulas e estruturas químicas das substâncias constituintes do produto. Ao término três substâncias compõem a amostra desconhecida, entre elas, a anfetamina. A aquisição desses conhecimentos foi fundamental para o jovem decidir se consumia ou não o produto encontrado. O material paradidático proposto procura propiciar a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno; faz uso da historia da ciência e da interdisciplinaridade com recursos didáticos, sendo desenvolvido por meio de um tema químico social.

MOMADIQ 02
Cyntia Daiane Borges, Dayane Cristina da Costa, Aryane Rodrigues dos Reis
Instituição: Universidade Federal de Goiás

Objetivo(s): Apresentar aos participantes novas abordagens didáticas de conteúdos químicos no contexto da educação básica e da formação de professores a partir das ferramentas tecnológicas utilizando a ludicidade presente em histórias em quadrinhos.

Resumo: O material é resultado de uma proposta que vem se configurando no cenário do ensino de Química no Brasil, que é o ensino por meio de recursos lúdicos como jogos, desenhos, charges, gibis e etc. Elaborou-se uma historia em quadrinhos cujo roteiro e os personagens têm como enfoque alguns conceitos químicos, abordando-os de forma a levar o estudante a compreender a Química de uma maneira divertida e acessível. Como meio de divulgação da proposta fez-se o uso de website, blog e material impresso. O website tornou-se uma ferramenta eficaz para a divulgação do material, pois é gratuito de fácil manejo e acesso. O blog permite a interação entre o aluno e o professor pela rede, logo se tornou também uma boa ferramenta para a divulgação do material produzido. Por fim utilizou-se o material impresso na elaboração de uma aula teórica, como material alternativo e dinamizador do conhecimento auxiliando o professor na construção dos conceitos.

MOMADIQ 03
Denise Leal de Castro e Ana Paula Oliveira
Instituição: IFRJ – Campus Nilópolis

Objetivo(s): O objetivo deste trabalho consiste em propor a utilização de um material didático para as aulas de Química do ensino médio, que auxilie o entendimento do mundo submicroscópico investigado pela Química; que os modelos físicos de moléculas e aglomerados iônicos propostos possam ser úteis para facilitar a aprendizagem de abstrações do conhecimento Químico.

Resumo: A forma dos modelos moleculares é baseada na estrutura tridimensional mais próxima a da nuvem eletrônica que contorna a molécula e sua cor varia do azul ao vermelho de acordo com a distribuição de cargas na superfície da molécula ou aglomerado iônico.Para organizar o trabalho, utilizou-se uma caixa de madeira com divisórias, na qual há a identificação de cada modelo e também a escala de cores que varia do azul (representa menor densidade eletrônica) ao vermelho (representa maior densidade eletrônica) baseado nas cores do espectro eletromagnético visível.

MOMADIQ 04
Agustina Rosa Echeverría e Lenir Basso Zanon
Instituição: Editora UNIJUÍ

Objetivo(s): Livro FORMAÇÃO SUPERIOR EM QUÍMICA NO BRASIL Práticas e Fundamentos Curriculares

Resumo: O livro está composto por 11 capítulos onde são apresentadas e discutidas propostas de formação superior em Química em diferentes estados, e correspondentes a diferentes grupos de pesquisa, do Brasil.

MOMADIQ 05
Christianne Elizabeth Pereira Cristaldo e Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Objetivo(s): Proporcionar ao aluno atividades que relacionem os níveis de abordagem microscópico e simbólico das reações químicas.

Resumo: O jogo “Balanceamento de Equações” propõe atividades que proporcionam o relacionamento dos níveis de abordagem microscópico e simbólico das reações químicas. Visa contribuir para a superação das dificuldades dos alunos do ensino médio, já relatadas em pesquisas, em representar a quantidade de moléculas e átomos que participam de uma reação interpretando sua equação correspondente.Portanto balancear a reação torna-se difícil para eles. Inicialmente é proposto um teste para avaliar os conhecimentos dos alunos indicando ideias não compatíveis com os conceitos científicos envolvidos. Durante a aplicação do jogo, espera-se mudança de conceitos que poderá ser verificada pelo acompanhamento da atividade e com um pós-teste.

MOMADIQ 06
Sandalene Assunção Braga
Instituição: IFMA

Objetivo(s): Interação com o público e desmistificação da química com apresentação lúdica.

Resumo: Busca-se mostrar o Quimishow que tem sido desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Química (GEQ) como uma forma de desmistificação da Química, onde reações simples como indicadores ácido-base podem ter outra abordagem com o “Qualirímetro”, ou o “teste de fidelidade”, entre outros, potencializando o ensino da química na sala de aula pelo seu dinamismo causado pela apresentação dos conteúdos de forma lúdica.

MOMADIQ 07
MÁRCIA NARCIZO BORGES
Instituição: Universidade Federal Fluminense- uff

Objetivo(s): Divulgar experimentos de Química que são realizados na Casa da Descoberta e curiosidades da Química do cotidiano.

Resumo: O prazer do aprendizado científico e o incentivo ao gosto pela ciência podem ser alcançados através da leitura de Cadernos de Experimentos e Curiosidades da Química na Casa da Descoberta. A publicação foi organizada com os principais experimentos elaborados e/ou adaptados da literatura que docentes de Química da UFF desenvolveram para a bancada de Química na Casa da Descoberta com o auxílio de monitores: alunos dos cursos de graduação em Química da UFF. Com 97 páginas, o livro apresenta experimentos interessantes e de fácil entendimento, proporcionando a seus leitores um aprendizado claro sobre os mesmos. Ao final de cada experiência, os autores propõem uma série de questionamentos, permitindo, desta maneira, que se pense cada vez mais a ciência de uma forma direta e precisa. Outra parte bastante interessante é a respeito de informações relacionadas a diversos aspectos do cotidiano que envolvem fenômenos químicos, como por exemplo: como é feito o chocolate, porque a alface murcha depois de temperada, como funcionam alguns cosméticos, etc.
Assim, o trabalho se destina a incrementar a literatura sobre o tema, além de funcionar como ferramenta pedagógica para professores e pessoas que queiram aprender e interpretar a Química como essencial no atual contexto social.


MOMADIQ 08
Flávia Cristina Gomes Catunda De Vasconcelos e Marcelo Brito Carneiro Leão
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Objetivo(s): A limitação de recursos didáticos é um fato comum em nossas salas de aulas. Neste sentido, propomos a incorporação de jogos lúdicos para enriquecer o ambiente de ensino e aprendizagem. O uso de atividades lúdicas em sala de aula tem sua importância quando se impulsiona o aluno a construir ativamente seu aprendizado, levando ao prazer e ao esforço espontâneo. Dentro deste contexto, o MUNDO QUÍMICO propõe aos seus participantes uma aprendizagem introdutória e estimulante sobre variadas informações sobre a ciência química, como um meio motivador em sala de aula, o que pode despertar um maior interesse pela área.

Resumo: O MUNDO QUÍMICO apresenta 153 cartas identidades que apresentam 20 dicas, sendo 3 referentes a movimentação dos peões no tabuleiro e 17 dicas referentes a informações sobre cientistas, elementos e conceitos que norteiam a ciência química. Um jogo de tabuleiro construído a partir do jogo PERFIL da GROW®, que estimula a associação de informações que são transmitidas durante a sua execução. Isto pode proporcionar ao aluno o aprofundamento dos conceitos abstratos muitas vezes mal interpretados por parte deles, permitindo a ampliação dos limites imaginários da ciência química, desenvolvendo no aluno a capacidade de interpretar e analisar dados, argumentar e tirar conclusões.

MOMADIQ 09
Haroldo Rodrigues Gomes
Instituição: Atomlig do Brasil

Objetivo(s): Atomlig 77 educação é um poderoso material de apoio para estudantes de química orgânica e inorgânica permitindo que estruturas moleculares complexas sejam estudadas de forma concreta e palpável.

Resumo: Os kits de modelagem atômica disponíveis no mercado são importados e de custo elevado, ATOMLIG é um material de excelente qualidade e que compete em igual nível com os produtos importados, com a vantagem do menor custo.

MOMADIQ 10
ISMARCIA GONÇALVES SILVA
Instituição: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - RJ

Objetivo(s): apresentar uma seleção de experimentos de química que podem ser realizados com materiais alternativos.

Resumo:  As aulas experimentais desempenham um papel importante na apropriação de conceitos científicos, além de despertar o interesse dos alunos, fato atribuído ao seu aspecto lúdico e motivador. Geralmente não há salas apropriadas ou laboratórios didáticos para desenvolvimento de práticas experimentais na grande maioria das escolas de ensino fundamental e médio.  Desta forma, o uso de experimentos de baixo custo apresenta-se como uma alternativa para contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos, levando o ensino de qualidade e eficiente a todos os lugares independentemente da existência de recursos financeiros. Com o presente trabalho, pretende-se apresentar a proposta de montagem de um “kit” com materiais alternativos para a realização de experimentos nas aulas de química em turmas do nível médio.

MOMADIQ 11
JORGE CARDOSO MESSEDER
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Objetivo(s): O DVD destina-se a professores de Química do Ensino Médio, para que os mesmos possam usá-los em suas aulas como um instrumento facilitador de aprendizagem, viabilizando tempo e custos.

Resumo: O ensino de cinética química inclui a investigação com diferentes condições experimentais, entretanto, na grande maioria das aulas de Química ocorre ausência de experimentos, ou quando realizados, limitam-se a demonstrações que não envolvem a participação ativa do aluno, tendo como conseqüência a propagação de um ensino que retrata a Química como algo distante e abstrato ao aprendizado. Com essa premissa, foi elaborado um vídeo contendo experimentos de cinética química, como proposta de material de apoio para a ilustração do assunto “fatores que influenciam na velocidade de uma reação’’. Esse material didático foi apresentado para alguns professores de Química do Ensino Médio de escolas públicas do município de Nilópolis (RJ). Os resultados encontrados reforçaram a necessidade de uma nova abordagem nas atividades experimentais no ensino de Química, associada ao uso de materiais didáticos complementares. Na falta do laboratório, uma boa alternativa é o uso de vídeos experimentais, que retratam situações reais de experimentos químicos, tornando-se um importante recurso no auxílio da aprendizagem. A partir das análises e reflexões empreendidas pela pesquisa, estão sendo elaborados outros vídeos educativos para implementar e/ou melhorar o ensino de Química nas escolas envolvidas e outras que queiram ter acesso ao material produzido.

MOMADIQ 12
José Euzébio Simões Neto, Fausthon Fred da Silva e Paulo Marcelo Pontes.
Instituição: Méson Pi – Curso de Química

Objetivo(s): Ajudar no entendimento do conteúdo e na visão em três dimensões necessária ao problema das tensões de Baeyer e estrutura do ciclohexano.

Resumo: Em nossas aulas no Méson Pi – Curso de Química, na parte de química orgânica, notamos problemas na visualização das principais conformações aceitas para o ciclohexano, devido as tensões de Baeyer para os anéis: a maior parte dos alunos tem problema em imaginar as estruturas planas representadas no quadro ou em softwares gráficos, não conseguindo entender os ângulos de ligação e questões importantes, como estabilidade das conformações e do composto. Idealizamos um material didático de baixo custo, onde podemos, a partir da representação usual do Ciclohexano, mostrar as conformações barco e cadeira, todas elas interconversíveis entre si, com poucos movimentos. O modelo também serve para explicar a maior estabilidade da conformação cadeira, e teve uma aceitação muito boa no nosso curso e em classes de ensino médio dos colégios onde utilizamos o mesmo.


MOMADIQ 13
Leonardo Victor Marcelino
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Objetivo(s): Proporcionar um material didático que permita ao aluno a livre exploração de conceitos, sendo o agente ativo do processo de ensino aprendizagem, com estrutura hierárquica e hiperlinks que se assemelhem a um mapa conceitual. Propiciar a aprendizagem significativa dos seguintes conceitos relacionados à compreensão de ácidos: Modelos de ácido de Arrhenius, Brønsted-Lowry e Lewis, Ácidos orgânicos, Ácidos inorgânicos, Dissociação ácida e Nomenclatura de ácidos minerais.

Resumo: Alunos do ensino médio possuem concepções prévias sobre o conceito de ácidos que podem se contrapor ao conhecimento científico. Tais conceitos são fortalecidos pela tevê e  cinema. Assim, o aluno pode não ter uma visão clara do que seja um ácido e não ser capaz de relacioná-lo a seu quotidiano. No sentido de contribuir para o esclarecimento do conceito e sua relação com a vida do indivíduo, desenvolveu-se o hipertexto “Por que o limão é azedo?”.
O trabalho busca a aprendizagem significativa na medida que parte do gosto azedo do limão e demais alimentos como meio de chegar ao conceito de ácido. Um mapa conceitual é disponibilizado continuamente, para o aluno identificar as relações entre os conceitos, o que também é verificado na organização numérica da barra lateral de links. Essa mesma barra dá ao aluno a liberdade de navegar por qualquer conceito em qualquer ordem, tornando-o agente ativo na aprendizagem. O sistema de navegação é de fácil uso, entretanto, um link para a ajuda é disponibilizado sempre. São disponibilizadas instruções ao professor em conjunto com o material.
O uso de simulações permite a integração dos níveis macroscópico, representacional e sub-microscópico de forma articulada. Essa ferramenta é usada para explicar a dissociação dos ácidos e sua solvatação em água.Tomou-se o cuidado de esclarecer as diferenças entre o real e as representações feitas no hipertexto. Ao final é sugerida uma atividade avaliativa, WebQuest, que permite a expansão do que foi aprendido e aplicação em outros contextos.


MOMADIQ 14
Marcia Borin da Cunha
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Objetivo(s): Apresentar alguns jogos didáticos para trabalhar conteúdos de Química no ensino básico; Sugerir atividades e materiais didáticos para atividades em sala de aula ou desenvolvimento de projetos em Química Ambiental em diferentes níveis de ensino.

Resumo: O Núcleo de Ensino em Ciências/NECTO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizado no Campus de Toledo, desenvolve atividades junto ao curso de Química Licenciatura deste mesmo campus e, no qual alguns materiais didáticos são produzidos por professores, acadêmicos e professores da rede de ensino. Neste ENEQ trazemos alguns trabalhos para comunidade de pesquisadores e educadores químicos no sentido de divulgar os trabalhos realizados pelo nosso núcleo e compartilhar com todos nossas experiências em ensino de Química, especialmente os trabalhos com jogos didáticos e os trabalhos em torno das atividades para Química Ambiental.


MOMADIQ 15
Milton Basto Lira, Moisés Wulf, Leonardo Bruno Souza
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Objetivo(s): Subsidiar o desenvolvimento de seqüências didáticas contextualizadas, utilizando o protótipo para representar as etapas envolvidas em uma estação de tratamento de água (ETA).

Resumo: A disciplina de química para o ensino médio deve promover a compreensão de questões socioambientais e tecnológicas, relacionando os conteúdos teóricos abordados nas aulas com a realidade em que o aluno esta inserido. Neste contexto o protótipo da estação de tratamento de água (ETA), funciona como uma ferramenta de apoio para essa finalidade. O protótipo da ETA permite aos alunos observarem as principais etapas envolvidas no processo de tratamento de água. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para avaliação da influência do protótipo proposto na compreensão dos alunos de uma escola estadual de ensino médio sobre os assuntos abordados. Os resultados indicaram que o protótipo proporcionou a relação entre os assuntos abordados e a compreensão das etapas envolvidas em uma ETA, fornecendo ao professor uma vasta gama de conteúdos que podem ser abordados de uma maneira contextualizada.


MOMADIQ 16
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Instituição: Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP)

Objetivo(s): Mostrar a possibilidade de que materiais instrucionais podem ser desenvolvidos em curso de formação de professores e também o uso de experimentos possíveis de serem realizados em sala de aula por demonstração.

Resumo:
à Consciente da importância do papel da universidade pública no aprimoramento da educação, o GEPEQ-IQUSP, tem-se dedicado, desde 1984, a contribuir para melhoria do ensino de Química, centrando suas atividades na elaboração de projeto de ensino que procura relacionar o conhecimento químico ao contexto social, na formação continuada de professores, na adaptação de materiais para uso em atividades experimentais e outras atividades de ensino. Em função disso, pretendemos expor nessa mostra de material parte do que temos desenvolvido nos últimos anos ao trabalhar com a formação docente, ou seja, os materiais instrucionais elaborados pelos professores da rede pública de São Paulo para uso em suas aulas, um livro sobre experimentação investigativa e alguns kits experimentais para auxiliar nesse trabalho do professor do ensino médio. Expor esse material se justifica pela escassa disponibilidade de materiais com essa perspectiva de informação, inter-relacionamento ciência-sociedade e atividades práticas a que os educadores tem acesso.


MOMADIQ 17
MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES
Instituição: INSTITUTO DE QUÍMICA - UFG

Objetivo(s): Livro paradidático: JOGOS EM ENSINO DE QUÍMICA – TEORIA, MÉTODOS E APLICAÇÕES

Resumo: Sociabilizar a área do ludismo em ensino de química para a comunidade de educadores químicos

MOMADIQ 18
Patrícia C. Bezerra da Silva; Hiccaro C. Rodrigues de Almeida
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Objetivo(s): Um jogo para ser aplicado em turmas de Ensino Médio durante o período da aula ou em horário extra para revisar ou apresentar conceitos de: Energia de Ionização, Número de oxidação e Elementos da Tabela Periódica. Implicitamente também aborda conceitos de História da Química, vidrarias e equipamentos de laboratório, compostos orgânicos entre outros, na forma de perguntas e respostas durante o jogo.

Resumo: O jogo IonizAÇÃO é voltado para alunos das 3 turmas do Ensino Médio e pode ser jogado de 2 a 8 alunos ou duplas de alunos. Contempla as áreas de Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica e História da Química.
No que condiz às regras explícitas, o Objetivo(s) dos jogadores é chegar ao centro do tabuleiro (Figura 2), passando por quatro etapas: átomos neutros, cátions monovalentes, bivalentes e trivalentes. Para fazer a transição de uma etapa para outra, é necessário gastar certo valor de energia (Figura 1). Esse valor depende da Energia de Ionização (EI) para transição do átomo ou íon (a casa) em que o jogador se encontra. Para acumulá-la é necessário responder a perguntas com valores de energia diferente.
Quando não possuir energia suficiente para avançar para a próxima etapa o jogador utilizará um dado de seis faces para ir para outro átomo ou cátion da mesma etapa em que se encontra.
Quando o jogador chegar à última etapa o jogador deve responder a uma única pergunta. Caso acerte será o vencedor, se errar voltará para a etapa anterior e deverá conseguir mais uma vez a energia necessária para chegar ao centro.
No que condiz às regras implícitas está o conceito de EI e a sua dependência com o elemento em si, levando o aluno a questionar o porquê dos diferentes valores de EI e que só é possível retirar um elétron quando se atingir esse valor.


MOMADIQ 19
Per Christian Braathen
Instituição: União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA

Objetivo(s): Alternativa para os livros textos tradicionalmente usados para a disciplina Química Geral das Instituições de Ensino Superior, quase todos livros traduzidos. 

Resumo: Livro texto de Química Geral para o Ensino Superior abordando. Abordando: Medias: Sistema Internacional de Unidades –SI; Propriedades Macroscópicas da matéria; Introdução à teoria atômica. As fórmulas, as equações e o cálculo estequiométrico; Os gases, Soluções, Desenvolvimento da Teoria atômica Moderna; Estrutura Eletrônica dos átomos; Tabela Periódica e propriedades Periódicas; Introdução à Ligação Química; Ligação Iônica; Ligação Covalente; Introdução ao Equilíbrio Químico; Equilíbrio de fases e soluções Moleculares; Equilíbrio de Solubilidade; Equilíbrio Ácido Base; Energética e Cinética das Reações Químicas; Eletroquímica; Práticas Selecionadas de Química Geral. 


MOMADIQ 20
NEUSA NOGUEIRA FIALHO
Instituição: Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Objetivo(s): estimular a memória; desenvolver a capacidade de transferência de conteúdos; levar o aluno a analisar e interpretar problemas; promover a aprendizagem brincando; induzir o aluno a lidar com situações de desafio e estabelecer limites sobre o ganhar e o perder; promover a sociabilidade e momentos de prazer.

Resumo: JOGO DO “L” INVERTIDO – é um jogo de tabuleiro, de medidas 25cm X 25cm, com divisão 5cm X 5cm, dividido em duas cores que formam um L para cada equipe do jogo. Para este jogo é necessário duas equipes que podem conter de 2 a 5 alunos cada, conforme a realidade de cada turma.


MOMADIQ 21
Wilmo Ernesto Francisco Junior
Instituição: Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Objetivo: Contribuir para uma reflexão crítica sobre a sala de aula de Ciências, sobretudo no que se refere ao uso de analogias e situações problematizadoras.

Resumo: Tendo em mente que uma Educação Científica com qualidade deve perpassar os níveis macroscópicos, microscópicos e representacionais do conhecimento científico, é sobremaneira importante auxiliar os estudantes no desenvolvimento do raciocínio abstrato necessário ao pensamento científico. Sendo os modelos, o pensamento analógico e os experimentosingredientes essenciais na prática científica, os mesmos devem permear as aulas de ciências, visto também a capacidade que possuem em romper com a passividadedos educandos, quando devidamente problematizados. Nesse sentido, a educação problematizadora, um dos pilares da teoria freiriana, surge como uma forma de aguçar e localizar as limitações do conhecimento, proporcionando ao educando um distanciamento crítico do conhecimento que se possui ao mesmo tempo em que propicia alternativas para a apreensão do novo conhecimento. É justamente ao encontro dessas ideias que caminha esse trabalho. Fruto de uma dissertação de Mestrado defendida no  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Analogias e Situações Problematizadoras em Aulas de Ciências busca contribuir com aqueles que se preocupam e se debruçam sobre a Educação Científica.


MOMADIQ 22
Nília Oliveira Santos Lacerda e Gerson de Souza Mól

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade de Brasília

Objetivo(s): Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo com a utilização um tema gerador para o ensino da química, favorável ao trabalho interdisciplinar, ao desenvolvimento da cidadania e o desenvolvimento de atitudes e valores; Despertar no aluno a curiosidade, o espírito investigador, questionador e transformador da realidade, buscando possibilidades para resolver problemas de sua vida, além de propor soluções de problemas de sua comunidade e sociedade, participando ativamente da mesma;Fornecer aos professores e alunos algumas condições para compreenderem o contexto científico, as etapas do processo e a importância para a sociedade sobre o tema produção de papel artesanal.

Resumo: O material é dividido em dez unidades propostas de acordo com a ordem das etapas da produção de papel artesanal, juntamente com os conceitos necessários para explicação de cada uma das etapas: 1.Conhecendo o papel (Importância e História do papel). 2. O papel da fibra de bananeira (Aspectos ambientais da produção de papel a partir da fibra de bananeira, características da bananicultura e estrutura da bananeira). 3. Constituintes do papel (Estruturas e propriedades dos principais constituintes do papel celulose, hemicelulose e lignina). 4. Produzindo papel com segurança (Normas de segurança durante a realização de experimentos e durante a produção de papel). 5. O papel e suas transformações (processo de cozimento, evidências de reações químicas, conceitos básicos de termoquímica e cinética). 6. O papel e suas etapas de produção (Maceração, filtragem, diluição e tipos e separação de misturas). 7. A Química Verde e o Papel (Importância do tratamento de resíduos, neutralização do caldo, aspectos ambientais na produção de papel). 8. Descolorindo o papel (Branqueamento – tipos de reagentes e seus efeitos). 9. Colorindo o papel (tingimento do papel – corantes naturais e sintéticos). 10. Características e propriedades do papel (Resistência, gramatura, textura, secagem etc.). Cada unidade se divide em seções. As seções são estruturadas de acordo com o objetivo da proposta - de partir de um questionamento e ao final aprender a fazer o papel e principalmente os conceitos científicos que envolvem cada etapa. Essas seções se alternam em cada unidade e são intituladas da seguinte maneira: Refletindo, aprendendo, pesquisando, fazendo, tomando atitude.


MOMADIQ 23
Claudio Roberto Machado Benite

Instituição: Universidade Federal de Goiás/Universidade Estadual de Goiás

Objetivo: O objetivo do CIBERATÔMICO é permitir a articulação de conceitos e construtos teóricos, como os modelos atômicos, como recurso suplementar ao processo de aprendizagem, voltado para o público de ensino médio.

Resumo: O CIBERATÔMICO é uma ferramenta de ensino (Objeto Virtual de Aprendizagem – OVA) que disponibiliza a visualização de animações dinâmicas de modelos atômicos, projetados tridimensionalmente, auxiliando a representação simbólica dos processos químicos e a interpretação de suas dimensões macroscópica e microscópica. Sua inserção nas aulas de Química deve acontecer de forma integrada e contextualizada com os conceitos em questão e que estão presentes no currículo escolar da disciplina de Química.


MOMADIQ 24
Murilo Cruz Leal

Instituição: Universidade Federal de São João del-Rei

Objetivo: O livro estabelece uma discussão em que se destacam conceitos e elementos operacionais da Didática da Química, com concepção dedicada a professores de Química do Ensino Médio.

Resumo: O livro demarca o sentido de Didática de Química, com foco na correlação entre a natureza da Química e o seu ensino no nível médio, destacando-se aspectos e alternativas associadas a currículo  e a metodologias de ensino-aprendizagem. Na introdução, o sentido e o alcance da Didática da Química são apresentados e discutidos. O primeiro capítulo trata da correlação entre a natureza da Química e o seu ensino. O segundo capítulo aborda aspectos relacionados a currículo e ensino de Química na Educação Básica. O terceiro capítulo discute uma variedade de alternativas metodológicas, incluindo a apresentação de uma coleção de sítios e portais da internet e uma breve discussão sobre avaliação da aprendizagem. O livro dialoga com uma ampla revisão de literatura e traz um grande número de indicações de leitura.


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