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Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


XV Encontro Nacional de Ensino de Química

O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), evento bianual organizado pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química, teve sua 15.ª edição realizada em Brasília, de 21 a 24 de julho de 2010 (www.xveneq2010.unb.br). Coube à Universidade de Brasília a incumbência de organizá-lo, em parceria com outras IES, em especial com a UFG e a UFMT, e com o apoio de diferentes organizações, com destaque para Fiocruz Brasília, Capes e CNPq. Foram contabilizadas mais de 1.700 inscrições, feitas por professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino.

Cabe ressaltar que o I ENEQ foi realizado no Instituto de Química da Unicamp, em 1982, sob a coordenação de Roseli Pacheco Schnetzler e de Maria Eunice Ribeiro Marcondes, que receberam justa homenagem, na abertura do XV Eneq. As oito primeiras edições foram realizadas em conjunto com a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em sua sétima edição, em 1994, foi criada a Revista Química Nova na Escola, que alavancou e consolidou a qualidade das pesquisas em Ensino de Química no país. O ENEQ comemorou 25 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil em 2006, ratificando a posição de principal e mais tradicional evento na área da Educação em Química do país. Nessa condição, articula-se em torno de significativos objetivos, entre os quais destacamos o de: a) congregar professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de Educação Química, envolvidos na educação básica e no nível superior, com o ensino e com a formação em Química, promovendo interações, ações e construções para participar de debates em torno dos avanços e dilemas vivenciados na Área; e b) intensificar a interlocução de grupos de pesquisa e desenvolvimento atuantes em linhas temáticas da Área da Educação Química, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto a comunidades, em âmbitos local, regional e nacional, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas socialmente relevantes.

O tema do XV ENEQ, “A formação do Professor de Química e os desafios da sala de aula”, emergiu da necessidade de se repensarem processos de formação inicial e continuada e convidou, também e obviamente, à reflexão sobre os desafios que clamam por debates teóricos e discussões em torno de propostas que contribuam para a superação das necessidades formativas dos professores de Química, frente aos diferentes contextos de sala de aula.

Pela primeira vez realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental, o Eneq de número 15 foi marcado pela participação ativa dos inscritos, com destaque para os denominados “Temas de Debate”, vinte e quatro no total, que tiveram a seguinte dinâmica: foram dados 15 minutos para cada um dos dois convidados levantar questões a serem enfrentadas que considerasse centrais para o debate em torno do tema específico, no contexto da formação de professores e dos desafios da sala de aula. Após as duas apresentações, o debate foi aberto a todos os presentes, a começar pelos próprios convidados. À Coordenação do Debate coube garantir que, nos 60 minutos que sucederam às duas apresentações, todos pudessem ter voz, enriquecendo ao máximo o debate esperado. Outra novidade foram as denominadas “Palestras Conjuntas”, nas quais dois pesquisadores partilharam o tempo de cerca de 60 minutos, restando cerca de 30 minutos para perguntas da plateia, após as duas exposições. Vinte e quatro minicursos foram ministrados, em rico espectro temático. Foram submetidos cerca de 300 trabalhos completos e mais de 500 resumos, refletindo o perfil e os avanços da comunidade de pesquisadores em Ensino de Química do país. Teve excelente repercussão a iniciativa de garantir que todos os trabalhos completos fossem apresentados em forma de comunicações orais, além da que garantiu a permanência dos painéis impressos durante todo o Encontro, permitindo maior divulgação e maior intercâmbio dos pesquisadores e interessados nos temas apresentados nos respectivos resumos. As apresentações de duas sessões da peça “Lição de Botânica”, pelo Grupo Ouroboros, da UFSCar (www.ufscar.br/ouroboros), além das realizadas por músicos associados ao Grupo de Educação Musical da UnB, trouxeram indiscutível riqueza cultural ao Encontro.

A Sessão Comemorativa dos 15 anos de QNEsc, que contou com a participação de editores de revistas internacionais, permitiu avaliar o papel de QNEsc para o enfrentamento dos desafios da sala de aula, em suporte ao professor de Química e como espaço privilegiado para a divulgação da pesquisa em Ensino de Química.

Dando continuidade ao espaço criado no XIV Eneq, realizou-se a II Mostra de Materiais Didáticos de Química – II MOMADIQ –, visando a reunir e apresentar aos participantes do XV ENEQ o que está sendo produzido em termos de materiais didáticos na área de Ensino de Química, compilando iniciativas, muitas vezes isoladas, na tentativa de divulgar e tornar sua utilização mais ampla e efetiva nas escolas.

Por fim, é preciso destacar a realização de reuniões paralelas à Programação Oficial, nas quais os pesquisadores convidados do Eneq, nacionais e internacionais, tiveram a oportunidade de discutir temas fundamentais para a Área, incluindo um debate com o Presidente da SBQ, Professor Cesar Zucco, em torno de sua proposta de formação de professores. Dessas reuniões, foi produzido um manifesto destinado aos candidatos à Presidência da República, aprovado por unanimidade na Plenária de Encerramento do XV Eneq, divulgado em Química Nova na Escola, Vol. 32, N.º 3, de Agosto de 2010 (http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/01-Carta_aos_Presidenciaveis.pdf).

Prof. Ricardo Gauche (IQ/UnB), Coordenador Geral do XV Eneq – 2010.

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