linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Materiais Didáticos – MD
[Voltar]


 956-1 - UTILIZAÇÃO DE MODELOS MOLECULARES VERSÁTEIS DE BAIXO CUSTO NA REPRESENTAÇÃO TRIDIMENCIONAL DAS CADEIAS CARBÔNICAS.
Ana Cláudia Batista Almeida (IFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologia)

   
Palavras-chave:  molécula, versátil, aprendizagem
[Trabalho]


 1086-1 - A (IN)VISIBILIDADE DO NEGRO E DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.
Juliano Soares Pinheiro (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélen Cristina Rodrigues Henrique (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ênio da Silva Santos (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  Livro didatico, Quimica, negro
[Trabalho]


 319-1 - A BIOQUÍMICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DOS LIVROS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PNLEM 2007
Welington Francisco (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  bioquímica, livros didáticos, PNLEM
[Trabalho]


 776-1 - A QUÍMICA AO ALNCANCE DAS MÃOS.
Felipe Serejo Martins Ribeiro (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Diego Vitor Lopes Gonçalves Sousa (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Valéria Silva Santos (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Willyson Richard Jardim Araújo (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Ozelito Possidônio Amarante Junior (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Rogério de Mesquita Teles (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão)
   
Palavras-chave:  Modelos Atômicos, Inclusão, Materiais Didáticos
[Trabalho]


 981-2 - A QUÍMICA DO OVO: UMA HQ PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Danilo Oliveira Santos (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Juvenal Carolino Silva Filho (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)
   
Palavras-chave:  Histórias em Quadrinhos, Química, EJA
[Trabalho]


 786-1 - A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO.
Iara Terra de Oliveria Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  material didático, aula de química
[Trabalho]


 9-2 - ALIMENTOS EM FEIRAS LIVRES: ABORDAGEM EM VÍDEO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Tatiana de Vasconcellos Mattos (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Gilson Irineu de Oliveira Junior (UFAC - Universidade Federal do Acre) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro)
   
Palavras-chave:  Alimentos, vídeos educativos, materiais didáticos
[Trabalho]


 859-2 - ALTERAÇÕES NOS SISTEMAS EM EQUILÍBRIO QUÍMICO: ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ILUSTRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS
Renato Canzian (USP - Universidade de São Paulo) ; Flávio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  equilíbrio químico, livro didático, ilustrações
[Trabalho]


 434-2 - ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.
Lucas Dominguini (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vidalcir Ortigara (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Livro didático, Análise de Conteúdo
[Trabalho]


 807-2 - ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Cristiane Andretta Francisco (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  livro didático, química, produção acadêmica
[Trabalho]


 508-1 - ANÁLISE DE TRABALHOS SOBRE LIVROS-TEXTO UTILIZADOS EM DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR.
Gláucia Maria da Silva (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Felipe Conrado Fiani Felipe de Sousa (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Lucas Rodrigues Testa (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
   
Palavras-chave:  Livro-texto, Ensino Superior
[Trabalho]


 813-1 - ANALOGIAS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS E APROVADOS PELO PNLEM 2007 (PARTE 1)
Geovana da Silva Vieira Lemes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Maria Botelho de Lima (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  analogias, cinética química, PNLEM
[Trabalho]


 720-1 - ANALOGIAS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS E APROVADOS PELO PNLEM 2007 (PARTE 2)
Ana Maria Botelho de Lima (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Geovana da Silva Vieira Lemes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  analogias, cinética química, livros didáticos
[Trabalho]


 295-2 - APLICAÇÃO DO VÍDEO “QUÍMICA NA COZINHA” NA SALA DE AULA
Laís Jubini Callegario Márcia Narcizo Borges (UFF - Universidade Federal Fluminense)
   
Palavras-chave:  ensino-aprendizagem, video educativo, cotidiano
[Trabalho]


 755-1 - APRENDENDO SOBRE O LIXO URBANO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O OLHAR DA ECOLOGIA INTEGRAL
Rosângela Gomes dos Santos (DQ/ICEX/UFMG - Departamento de Química da UFMG) ; Andréa Horta Machado (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lilian Borges Brasileiro (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Lixo urbano, Ecologia Integral, livro didático
[Trabalho]


 8-2 - AVALIAÇÃO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO E ESCOLHA DE UM JOGO COMO MATERIAL DIDÁTICO
Fábio Marques de Oliveira (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Mariana Moreno Azevedo (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro)
   
Palavras-chave:  jogos, materiais didáticos, ensino de química
[Trabalho]


 412-1 - CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PRESENTES NOS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, APROVADOS NO PNLEM 2008.
Terezinha Iolanda Ayres Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Ana Luiza Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Livro Didático, Ensino de Química, Atividades Experimentais
[Trabalho]


 1060-1 - CARACTERIZAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS NÃO-IDENTIFICADOS EM LABORATÓRIO - PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Rafael do Prado Apparecido (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Fellipe Pereira Pires (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Carlindo Gomes da Silva Neto (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Juliana Miranda de Oliveira (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Dario Xavier Pires (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
   
Palavras-chave:  FISPQ, Laboratório, Ensino Médio
[Trabalho]


 1228-1 - CAXETA QUÍMICA: RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Sara Bambirra Mendes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Éder Flávio Vitor Caixeta (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Francisco Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Jogos didáticos, Educação, Ensino
[Trabalho]


 225-1 - COMBINANDO TABULEIRO, CARTAS, DADOS, COMPRAS E VENDAS NO ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS - O JOGO BANCO QUÍMICO
Jorgiano Souza Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  Química, jogos, solução
[Trabalho]


 445-2 - CONFECÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELATIVOS ÀS INTERAÇÕES ELETROSTÁTICAS
Josiene B. Silva (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS) ; Elisangela C. L. Borges (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
   
Palavras-chave:  kit experimental, ensino de química, interação eletrostática
[Trabalho]


 542-2 - CONSTRUÇÃO DE NEXOS NA ELABORAÇÃO CONCEITUAL: ESTUDO DO CONCEITO DE SOLUÇÃO TAMPÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.
Renan de Souza Moser (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Joana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Yassuko Iamamoto (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.)
   
Palavras-chave:  elaboração conceitual, solução tampão, livros didáticos de química
[Trabalho]


 1227-1 - CONSTRUINDO COM FUNÇÕES: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO-MÉDIO
Eloah da Paixão Marciano (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lya Christina da Costa Brito (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Regis Marcus de Sousa (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (CEDI - Colégio Estadual “Dona Iayá”)
   
Palavras-chave:  Química orgânica, jogo didático
[Trabalho]


 927-1 - CONTEXTUALIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO PNLEM/2008
Vânia Ribeiro Ferreira (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Joanez Aparecida Aires (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
   
Palavras-chave:  ensino de química, contextualização, livros didáticos
[Trabalho]


 15-1 - DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O APRENDIZADO DE ESTRUTURA ATÔMICA NO ENSINO MÉDIO
Diogo Bacellar Sousa (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Viviane A. da S. Falcomer (UCB - Universidade Católica de Brasília)
   
Palavras-chave:  modelos atômicos, atomística, RPG maker
[Trabalho]


 83-3 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO PARA PROFESSORES DE GUIMARÃES- MA.
Anderson Sousa Fernandes (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Lorena Mendes Carreiro (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Karter Dimmy Durans Weba (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Thaianne Vale Porto Smith (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Francisco Raimundo de Sousa (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão)
   
Palavras-chave:  jogos didáticos, ensino de Química, lúdico
[Trabalho]


 802-1 - DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO HIPERDOCUMENTO: “O EQUILÍBRIO QUÍMICO NA GRUTA DO LAGO AZUL DE BONITO/MS”.
Juliana do Nascimento Gomes Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  equilibrio quimico, Ausubel, TIC
[Trabalho]


 117-1 - DESENVOLVIMENTO E DIAGNÓSTICO DE UM KIT DIDÁTICO INCLUSIVO SOBRE ISOMERIA CONSTITUCIONAL
Ernani Lacerda Oliveira Neto (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DA PARAÍBA) ; Alessandra Marcone Tavares Alves Figueirêdo (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DA PARAÍBA) ; João Batista Moura Resende Filho (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
   
Palavras-chave:  Inclusão, Kit Didático, Isomeria
[Trabalho]


 1186-1 - DOMINÓ QUÍMICO – SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS: UMA AULA DIFERENCIADA
Genira Carneiro de Araujo (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Taiana do Bomfim Tarantino (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Fábio Santos de Carvalho (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)
   
Palavras-chave:  jogo didático, substâncias inorgânicas, ensino de química
[Trabalho]


 1226-1 - ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Venise Acunha Gouvêa (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Robson Simplicio de Souza (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Rogério Antônio Freitag (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Paulo Romeu Gonçalves (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Geonir Machado Siqueira (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas)
   
Palavras-chave:  Materiais alternativos, Ensino de química, Aprendizagem
[Trabalho]


 1000-2 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO: A QUÍMICA E O PAPEL DE FIBRA DE BANANEIRA
Nília Lacerda (UNB - Universidade de Brasília) ; Gerson Mól (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  material paradidático, papel de fibra de bananeira
[Trabalho]


 875-2 - ENFOQUE CTSA NA LICENCIATURA: PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO
Albino Oliveira Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) ; Josivânia Marisa Dantas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFCG/ CAMPUS CUITÉ - Universidade Federal de Campina Grande)
   
Palavras-chave:  CTSA, Licenciatura, Instrumentação para o Ensino
[Trabalho]


 840-2 - ESTUDO DO TRATAMENTO E DOS PARÂMETROS DE POTABILIDADE DA ÁGUA: UM ENFOQUE QUÍMICO PARA O ENSINO MÉDIO
Ana Cristina Alves Pires (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiar) ; Karla Amâncio (orientadora) Pinto Field’s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiar)
   
Palavras-chave:  água potável, ensino de Química
[Trabalho]


 1077-2 - EXPLORANDO A GERAÇÃO E PROPRIEDADES DOS GASES O2 E CO2 PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS.
Adriana Nascimento Souza (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Wdson Costa Santos (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)
   
Palavras-chave:  experimentação, baixo custo, reações químicas
[Trabalho]


 13-2 - FILEIRA DE REATIVIDADE: A REPETIÇÃO DE UMA FÓRMULA DIDÁTICA ACRÍTICA.
Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo)
   
Palavras-chave:  fileira de reatividade, erros conceituais, fórmulas didáticas
[Trabalho]


 844-1 - GERENCIAMENTO DE ÁGUA EM PRÁTICAS DE DESTILAÇÃO SIMPLES E CONSTRUÇÃO DE DESTILADOR ALTERNATIVO USANDO TUBOS E CONEXÕES AQUATHERM E PVC
Huita do Couto Matozo (EMIP - QUÍMICA - Escola Municipal Governador Israel Pinheiro João MonlevadeUEMG - FAENG - Universidade do Estado de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Destilação, Aquatherm, Água
[Trabalho]


 710-1 - INCONFIDENTES EM APUROS: DESENVOLVIMENTO DE UM MATERIAL TEMÁTICO
Patricia Freitas Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Otávia Rodrigues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  educação ambiental, material temático
[Trabalho]


 944-1 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Thiago Batinga de Oliveira (F.S.L.F. - Faculdade São Luís de França) ; Weverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Vanessa Maria Silva Menezes (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)
   
Palavras-chave:  IEQ II, Ensino de Química, Vídeos didáticos
[Trabalho]


 1170-3 - JOGO DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  jogos didáticos, ligações químicas, ensino-aprendizagem
[Trabalho]


 971-2 - JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA VOLTADA PARA EJA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Bernardo Garcia de Carvalho (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) ; Sidnei Quezada Meireles Leite (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)
   
Palavras-chave:  jogo educativo, ensino de química, eja
[Trabalho]


 83-2 - JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.
Lorena Mendes Carreiro (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Anderson Sousa Fernandes (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Karter Dimmy Durans Weba (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Thaianne Vale Porto Smith (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Francisco Raimundo de Sousa (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão)
   
Palavras-chave:  jogos, lúdico, ensino
[Trabalho]


 1083-1 - NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PROPOSTA DE TORNÁ-LA MAIS INTERESSANTE NO ENSINO MÉDIO.
Andreine Aline Roos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Silvana da Costa Macetto (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Olga Maria Ritter Peres (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
   
Palavras-chave:  NOMENCLATURA, JOGOS DIDÁTICOS, PAINEL
[Trabalho]


 173-2 - O "SHOW DE QUÍMICA COMO POTENCIALIZADOR DE ENSINO
Sandalene Assunção Braga (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Welyson Mesquita de Castro (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Talita Coelho Rabelo da Costa (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Osinete Carreiro Pinheiro (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh)
   
Palavras-chave:  lúdico, química, aprendizagem
[Trabalho]


 479-1 - O CORPO HUMANO E A TABELA PERIÓDICA - UM JOGO COMPUTACIONAL.
Eluzir Pedrazzi Chacon Chacon (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Nicolle Figueira Robaina Robaina (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Danielle Domingues Alves Alves (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marcelo Monteiro Marques Marques (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Oliveira (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Palavras-chave:  CORPO HUMANO, TABELA PERIÓDICA, JOGO COMPUTACIONAL
[Trabalho]


 856-1 - O ENSINO DE HIDROCARBONETOS ATRAVÉS DE UM JOGO PEDAGÓGICO COM ENFOQUE CTS
Gisele Nanini Mathias (UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul) ; Carmem Lúcia Costa Amaral (UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul)
   
Palavras-chave:  jogo pedagógico, CTS
[Trabalho]


 29-1 - O JOGO DA QUÍMICA – UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO.
Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; José Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Jogos, Ensino-Aprendizagem, Lúdico
[Trabalho]


 330-1 - O JOGO DIDÁTICO “SUPER TRUNFO” COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA.
José Renato da Silva (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Mayra Versori Coutinho (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Fabiele Cristiane Dias Broietti (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Claudia Smaniotto Barin (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ)
   
Palavras-chave:  Super Trunfo, Tabela Periódica, Jogo Didático
[Trabalho]


 217-1 - O JOGO VIVENDO COM A QUÍMICA COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Lívia Maria Araújo Soares (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  Jogo, métodos de separação
[Trabalho]


 99-1 - O LÚDICO NA QUÍMICA COMO MÉTODO DE ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS – DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO
Marihelma de Freitas Pereira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  jogo de tabuleiro, função química
[Trabalho]


 434-1 - O MODELO ATÔMICO DE THOMSON NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEM
Lucas Dominguini (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vidalcir Ortigara (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Livro didático, Modelo Atômico de Thomson
[Trabalho]


 351-1 - O USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Manoel Francisco D. Oliveira (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Janete da Costa Miranda (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Lucicléia Pereira da Silva (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Neilton da Silva Lima (UEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Jornal, Ensino de química, Materiais didáticos
[Trabalho]


 1199-1 - OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: O CONCEITO DE QUANTIZAÇÃO DE ENERGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Marcos A.s. Barros (IFPE -IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE) ; Marcos A.s. Barros (IFPE -IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE)
   
Palavras-chave:  Livro didático, obstáculos epistemológicos, quantização de energia
[Trabalho]


 1054-1 - PLÁSTICOS, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM: DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE POLÍMEROS.
Gilenilde dos Santos Mesquita (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Dayane Xavier de Oliveira (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Cícero Inácio da Silva Filho (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Wagner Augusto Santos de Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; David Cunha Almeida (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE)
   
Palavras-chave:  polímeros, plásticos, ensino de Química
[Trabalho]


 1129-1 - PRIMEIRO CONTATO COM O LABORATÓRIO: AS VIDRARIAS E SUAS FUNÇÕES.
Fabiana Carla Maistrovicz (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Brenno Ralf Maciel Oliveira (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Neide Maria Michellan Kiouranis (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Karen Janaína Rupp (UEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  Ensino Significativo, Vidrarias
[Trabalho]


 300-1 - PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO TEMA "DROGAS": ARTICULANDO A QUÍMICA COM A SUA HISTÓRIA.
Letícia dos Santos Pereira (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Maria da Conceição Marinho Oki (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Isadora Magalhães Gonzalez (CEOT - COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES)
   
Palavras-chave:  ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, HISTÓRIA DA QUÍMICA, DROGAS
[Trabalho]


 407-1 - PROJETO LUDOTECA QUÍMICA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO LÚDICOS EM COLÉGIOS PÚBLICOS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.
Larissa Codeço Crespo (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Milena Diniz Lessa (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Lais Jubini Callegario (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Rosana Aparecida Giacomini (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Nilson Sérgio Peres Stahl (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO)
   
Palavras-chave:  JOGO, ENSINO LÚDICO, LUDOTECA
[Trabalho]


 280-1 - PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA: O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL COMO TEMÁTICA
Renato Gomes Santos (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - GO) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - GOLPEQI - UFG - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão) ; Anna Maria Canavarro Benite (LPEQI - UFG - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão)
   
Palavras-chave:  Petróleo do pré-sal, Contextualização, Ensino de química
[Trabalho]


 1083-2 - PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: USO DE JOGO DIDÁTICO PARA COBRIR DEFICIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS.
Andreine Aline Roos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Douglas Pereira Santos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Conceição de Fátima Alves Olguin (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Silvana da Costa Macetto (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
   
Palavras-chave:  PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, COMPOSTOS ORGÂNICOS, JOGOS DIDÁTICOS
[Trabalho]


 242-2 - QUÍMICA E COCA-COLA®: UMA PROPOSTA REFRESCANTE DE ENSINO
Heberton Luis da Silva Correa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson Defreitas-silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Coca-Cola, Ensino de Química, pensamento crítico
[Trabalho]


 13-1 - TONOSCOPIA: ABORDAGENS ENCONTRADAS EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS.
Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo) ; Claudia Maria Garcia Moreira (FAMARI - Colégio Famari)
   
Palavras-chave:  tonoscopia, propriedades coligativas, concepções alternativas
[Trabalho]


 17-1 - TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA: ANALISANDO O CONTEÚDO ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6° AO 9° ANO.
Rita de Cássia Reis (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; José Guilherme da Silva Lopes (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
   
Palavras-chave:  LIVRO DIDÁTICO, TRANSFORMAÇÃO
[Trabalho]


 283-1 - UMA XÍCARA (CHÁ) DE QUÍMICA
Paula Paganini (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Chá, Modelos, Ensino de Química
[Trabalho]


 194-1 - VÍDEOS EM SALA DE AULA FACILITAM A ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE CINÉTICA QUÍMICA
Tatiana de Vasconcellos Mattos (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Luiz Filipe Rebello Jacob (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro)
   
Palavras-chave:  cinética química, recurso audiovisual, vídeos experimentais
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores