Realização
Instituto de Química
|
Área: Materiais Didáticos – MD
|
[Voltar] |
956-1 -
UTILIZAÇÃO DE MODELOS MOLECULARES VERSÁTEIS DE BAIXO CUSTO NA REPRESENTAÇÃO TRIDIMENCIONAL DAS CADEIAS CARBÔNICAS.
Ana Cláudia Batista Almeida (IFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologiaIFMA - instituto federal de educação, ciência e tecnologia)
Palavras-chave: molécula, versátil, aprendizagem | [Trabalho] | 1086-1 - A (IN)VISIBILIDADE DO NEGRO E DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.Juliano Soares Pinheiro (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélen Cristina Rodrigues Henrique (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ênio da Silva Santos (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: Livro didatico, Quimica, negro | [Trabalho] | 319-1 - A BIOQUÍMICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DOS LIVROS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PNLEM 2007Welington Francisco (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: bioquímica, livros didáticos, PNLEM | [Trabalho] | 776-1 - A QUÍMICA AO ALNCANCE DAS MÃOS.Felipe Serejo Martins Ribeiro (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Diego Vitor Lopes Gonçalves Sousa (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Valéria Silva Santos (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Willyson Richard Jardim Araújo (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Ozelito Possidônio Amarante Junior (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) ; Rogério de Mesquita Teles (IFMA - Instituto Federal de EducaçãoCiência Tecnologia do Maranhão) Palavras-chave: Modelos Atômicos, Inclusão, Materiais Didáticos | [Trabalho] | 981-2 - A QUÍMICA DO OVO: UMA HQ PARA O ENSINO DE QUÍMICADanilo Oliveira Santos (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Juvenal Carolino Silva Filho (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Química, EJA | [Trabalho] | 786-1 - A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO.Iara Terra de Oliveria Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: material didático, aula de química | [Trabalho] | 9-2 - ALIMENTOS EM FEIRAS LIVRES: ABORDAGEM EM VÍDEO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICATatiana de Vasconcellos Mattos (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Gilson Irineu de Oliveira Junior (UFAC - Universidade Federal do Acre) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) Palavras-chave: Alimentos, vídeos educativos, materiais didáticos | [Trabalho] | 859-2 - ALTERAÇÕES NOS SISTEMAS EM EQUILÍBRIO QUÍMICO: ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ILUSTRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOSRenato Canzian (USP - Universidade de São Paulo) ; Flávio Antonio Maximiano (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: equilíbrio químico, livro didático, ilustrações | [Trabalho] | 434-2 - ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.Lucas Dominguini (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vidalcir Ortigara (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) Palavras-chave: Ensino de Química, Livro didático, Análise de Conteúdo | [Trabalho] | 807-2 - ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICACristiane Andretta Francisco (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: livro didático, química, produção acadêmica | [Trabalho] | 508-1 - ANÁLISE DE TRABALHOS SOBRE LIVROS-TEXTO UTILIZADOS EM DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR.Gláucia Maria da Silva (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Felipe Conrado Fiani Felipe de Sousa (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Lucas Rodrigues Testa (FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) Palavras-chave: Livro-texto, Ensino Superior | [Trabalho] | 813-1 - ANALOGIAS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS E APROVADOS PELO PNLEM 2007 (PARTE 1)Geovana da Silva Vieira Lemes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Maria Botelho de Lima (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: analogias, cinética química, PNLEM | [Trabalho] | 720-1 - ANALOGIAS SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS E APROVADOS PELO PNLEM 2007 (PARTE 2)Ana Maria Botelho de Lima (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Geovana da Silva Vieira Lemes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: analogias, cinética química, livros didáticos | [Trabalho] | 295-2 - APLICAÇÃO DO VÍDEO “QUÍMICA NA COZINHA” NA SALA DE AULALaís Jubini Callegario Márcia Narcizo Borges (UFF - Universidade Federal Fluminense) Palavras-chave: ensino-aprendizagem, video educativo, cotidiano | [Trabalho] | 755-1 - APRENDENDO SOBRE O LIXO URBANO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O OLHAR DA ECOLOGIA INTEGRALRosângela Gomes dos Santos (DQ/ICEX/UFMG - Departamento de Química da UFMG) ; Andréa Horta Machado (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lilian Borges Brasileiro (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Lixo urbano, Ecologia Integral, livro didático | [Trabalho] | 8-2 - AVALIAÇÃO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO E ESCOLHA DE UM JOGO COMO MATERIAL DIDÁTICOFábio Marques de Oliveira (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Mariana Moreno Azevedo (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) Palavras-chave: jogos, materiais didáticos, ensino de química | [Trabalho] | 412-1 - CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PRESENTES NOS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, APROVADOS NO PNLEM 2008.Terezinha Iolanda Ayres Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Ana Luiza Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Livro Didático, Ensino de Química, Atividades Experimentais | [Trabalho] | 1060-1 - CARACTERIZAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS NÃO-IDENTIFICADOS EM LABORATÓRIO - PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIORafael do Prado Apparecido (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Fellipe Pereira Pires (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Carlindo Gomes da Silva Neto (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Juliana Miranda de Oliveira (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Dario Xavier Pires (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) Palavras-chave: FISPQ, Laboratório, Ensino Médio | [Trabalho] | 1228-1 - CAXETA QUÍMICA: RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE SEPARAÇÃO DE MISTURASSara Bambirra Mendes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Éder Flávio Vitor Caixeta (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Francisco Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Jogos didáticos, Educação, Ensino | [Trabalho] | 225-1 - COMBINANDO TABULEIRO, CARTAS, DADOS, COMPRAS E VENDAS NO ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS - O JOGO BANCO QUÍMICOJorgiano Souza Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: Química, jogos, solução | [Trabalho] | 445-2 - CONFECÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELATIVOS ÀS INTERAÇÕES ELETROSTÁTICASJosiene B. Silva (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS) ; Elisangela C. L. Borges (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) Palavras-chave: kit experimental, ensino de química, interação eletrostática | [Trabalho] | 542-2 - CONSTRUÇÃO DE NEXOS NA ELABORAÇÃO CONCEITUAL: ESTUDO DO CONCEITO DE SOLUÇÃO TAMPÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.Renan de Souza Moser (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Joana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Yassuko Iamamoto (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) Palavras-chave: elaboração conceitual, solução tampão, livros didáticos de química | [Trabalho] | 1227-1 - CONSTRUINDO COM FUNÇÕES: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO-MÉDIOEloah da Paixão Marciano (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lya Christina da Costa Brito (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Regis Marcus de Sousa (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (CEDI - Colégio Estadual “Dona Iayá”) Palavras-chave: Química orgânica, jogo didático | [Trabalho] | 927-1 - CONTEXTUALIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO PNLEM/2008
Vânia Ribeiro Ferreira (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Joanez Aparecida Aires (UFPR - Universidade Federal do Paraná) Palavras-chave: ensino de química, contextualização, livros didáticos | [Trabalho] | 15-1 - DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O APRENDIZADO DE ESTRUTURA ATÔMICA NO ENSINO MÉDIODiogo Bacellar Sousa (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Viviane A. da S. Falcomer (UCB - Universidade Católica de Brasília) Palavras-chave: modelos atômicos, atomística, RPG maker | [Trabalho] | 83-3 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO PARA PROFESSORES DE GUIMARÃES- MA.Anderson Sousa Fernandes (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Lorena Mendes Carreiro (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Karter Dimmy Durans Weba (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Thaianne Vale Porto Smith (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Francisco Raimundo de Sousa (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) Palavras-chave: jogos didáticos, ensino de Química, lúdico | [Trabalho] | 802-1 - DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO HIPERDOCUMENTO: “O EQUILÍBRIO QUÍMICO NA GRUTA DO LAGO AZUL DE BONITO/MS”.Juliana do Nascimento Gomes Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Palavras-chave: equilibrio quimico, Ausubel, TIC | [Trabalho] | 117-1 - DESENVOLVIMENTO E DIAGNÓSTICO DE UM KIT DIDÁTICO INCLUSIVO SOBRE ISOMERIA CONSTITUCIONALErnani Lacerda Oliveira Neto (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DA PARAÍBA) ; Alessandra Marcone Tavares Alves Figueirêdo (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DA PARAÍBA) ; João Batista Moura Resende Filho (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) Palavras-chave: Inclusão, Kit Didático, Isomeria | [Trabalho] | 1186-1 - DOMINÓ QUÍMICO – SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS: UMA AULA DIFERENCIADAGenira Carneiro de Araujo (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Taiana do Bomfim Tarantino (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Fábio Santos de Carvalho (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) Palavras-chave: jogo didático, substâncias inorgânicas, ensino de química | [Trabalho] | 1226-1 - ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.Venise Acunha Gouvêa (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Robson Simplicio de Souza (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Rogério Antônio Freitag (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Paulo Romeu Gonçalves (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Geonir Machado Siqueira (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) Palavras-chave: Materiais alternativos, Ensino de química, Aprendizagem | [Trabalho] | 1000-2 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO: A QUÍMICA E O PAPEL DE FIBRA DE BANANEIRANília Lacerda (UNB - Universidade de Brasília) ; Gerson Mól (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: material paradidático, papel de fibra de bananeira | [Trabalho] | 875-2 - ENFOQUE CTSA NA LICENCIATURA: PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIOAlbino Oliveira Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) ; Josivânia Marisa Dantas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFCG/ CAMPUS CUITÉ - Universidade Federal de Campina Grande) Palavras-chave: CTSA, Licenciatura, Instrumentação para o Ensino | [Trabalho] | 840-2 - ESTUDO DO TRATAMENTO E DOS PARÂMETROS DE POTABILIDADE DA ÁGUA: UM ENFOQUE QUÍMICO PARA O ENSINO MÉDIOAna Cristina Alves Pires (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiar) ; Karla Amâncio (orientadora) Pinto Field’s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiar) Palavras-chave: água potável, ensino de Química | [Trabalho] | 1077-2 - EXPLORANDO A GERAÇÃO E PROPRIEDADES DOS GASES O2 E CO2 PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS.Adriana Nascimento Souza (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Wdson Costa Santos (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) Palavras-chave: experimentação, baixo custo, reações químicas | [Trabalho] | 13-2 - FILEIRA DE REATIVIDADE: A REPETIÇÃO DE UMA FÓRMULA DIDÁTICA ACRÍTICA.Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo) Palavras-chave: fileira de reatividade, erros conceituais, fórmulas didáticas | [Trabalho] | 844-1 - GERENCIAMENTO DE ÁGUA EM PRÁTICAS DE DESTILAÇÃO SIMPLES E CONSTRUÇÃO DE DESTILADOR ALTERNATIVO USANDO TUBOS E CONEXÕES AQUATHERM E PVCHuita do Couto Matozo (EMIP - QUÍMICA - Escola Municipal Governador Israel Pinheiro João MonlevadeUEMG - FAENG - Universidade do Estado de Minas Gerais) Palavras-chave: Destilação, Aquatherm, Água | [Trabalho] | 710-1 - INCONFIDENTES EM APUROS: DESENVOLVIMENTO DE UM MATERIAL TEMÁTICOPatricia Freitas Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Otávia Rodrigues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: educação ambiental, material temático | [Trabalho] | 944-1 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Thiago Batinga de Oliveira (F.S.L.F. - Faculdade São Luís de França) ; Weverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Vanessa Maria Silva Menezes (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) Palavras-chave: IEQ II, Ensino de Química, Vídeos didáticos | [Trabalho] | 1170-3 - JOGO DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMDayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) Palavras-chave: jogos didáticos, ligações químicas, ensino-aprendizagem | [Trabalho] | 971-2 - JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA VOLTADA PARA EJA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Bernardo Garcia de Carvalho (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) ; Sidnei Quezada Meireles Leite (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) Palavras-chave: jogo educativo, ensino de química, eja | [Trabalho] | 83-2 - JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.Lorena Mendes Carreiro (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Anderson Sousa Fernandes (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Karter Dimmy Durans Weba (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Thaianne Vale Porto Smith (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Francisco Raimundo de Sousa (IFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do MaranhãoIFMA - Instituto Federal do Maranhão) Palavras-chave: jogos, lúdico, ensino | [Trabalho] | 1083-1 - NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PROPOSTA DE TORNÁ-LA MAIS INTERESSANTE NO ENSINO MÉDIO.Andreine Aline Roos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Silvana da Costa Macetto (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Olga Maria Ritter Peres (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Palavras-chave: NOMENCLATURA, JOGOS DIDÁTICOS, PAINEL | [Trabalho] | 173-2 - O "SHOW DE QUÍMICA COMO POTENCIALIZADOR DE ENSINOSandalene Assunção Braga (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Welyson Mesquita de Castro (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Talita Coelho Rabelo da Costa (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) ; Osinete Carreiro Pinheiro (IFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranhIFMA - instituto federal de educação,ciência e tecnologia do maranh) Palavras-chave: lúdico, química, aprendizagem | [Trabalho] | 479-1 - O CORPO HUMANO E A TABELA PERIÓDICA - UM JOGO COMPUTACIONAL.Eluzir Pedrazzi Chacon Chacon (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Nicolle Figueira Robaina Robaina (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Danielle Domingues Alves Alves (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marcelo Monteiro Marques Marques (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Oliveira (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) Palavras-chave: CORPO HUMANO, TABELA PERIÓDICA, JOGO COMPUTACIONAL | [Trabalho] | 856-1 - O ENSINO DE HIDROCARBONETOS ATRAVÉS DE UM JOGO PEDAGÓGICO COM ENFOQUE CTSGisele Nanini Mathias (UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul) ; Carmem Lúcia Costa Amaral (UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul) Palavras-chave: jogo pedagógico, CTS | [Trabalho] | 29-1 - O JOGO DA QUÍMICA – UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO.Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; José Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Jogos, Ensino-Aprendizagem, Lúdico | [Trabalho] | 330-1 - O JOGO DIDÁTICO “SUPER TRUNFO” COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA.José Renato da Silva (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Mayra Versori Coutinho (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Fabiele Cristiane Dias Broietti (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) ; Claudia Smaniotto Barin (UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARRNÁ) Palavras-chave: Super Trunfo, Tabela Periódica, Jogo Didático | [Trabalho] | 217-1 - O JOGO VIVENDO COM A QUÍMICA COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO NO ENSINO MÉDIOLívia Maria Araújo Soares (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - CAMPUS JATAÍ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: Jogo, métodos de separação | [Trabalho] | 99-1 - O LÚDICO NA QUÍMICA COMO MÉTODO DE ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS – DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIROMarihelma de Freitas Pereira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Wesley Fernandes Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: jogo de tabuleiro, função química | [Trabalho] | 434-1 - O MODELO ATÔMICO DE THOMSON NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEMLucas Dominguini (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vidalcir Ortigara (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) Palavras-chave: Ensino de Química, Livro didático, Modelo Atômico de Thomson | [Trabalho] | 351-1 - O USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO ENSINO DE QUÍMICAManoel Francisco D. Oliveira (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Janete da Costa Miranda (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Lucicléia Pereira da Silva (SEDUC - Secretaria Executiva de Educação) ; Neilton da Silva Lima (UEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Jornal, Ensino de química, Materiais didáticos | [Trabalho] | 1199-1 - OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: O CONCEITO DE QUANTIZAÇÃO DE ENERGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIOMarcos A.s. Barros (IFPE -IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE) ; Marcos A.s. Barros (IFPE -IPOJUCA - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de PE) Palavras-chave: Livro didático, obstáculos epistemológicos, quantização de energia | [Trabalho] | 1054-1 - PLÁSTICOS, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM: DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE POLÍMEROS.Gilenilde dos Santos Mesquita (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Dayane Xavier de Oliveira (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Cícero Inácio da Silva Filho (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; Wagner Augusto Santos de Andrade (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; David Cunha Almeida (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - Universidade Federal de Sergipe - Itabaiana-SE) Palavras-chave: polímeros, plásticos, ensino de Química | [Trabalho] | 1129-1 - PRIMEIRO CONTATO COM O LABORATÓRIO: AS VIDRARIAS E SUAS FUNÇÕES.Fabiana Carla Maistrovicz (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Brenno Ralf Maciel Oliveira (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Neide Maria Michellan Kiouranis (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Karen Janaína Rupp (UEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: Ensino Significativo, Vidrarias | [Trabalho] | 300-1 - PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO TEMA "DROGAS": ARTICULANDO A QUÍMICA COM A SUA HISTÓRIA.Letícia dos Santos Pereira (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Maria da Conceição Marinho Oki (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Isadora Magalhães Gonzalez (CEOT - COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES) Palavras-chave: ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, HISTÓRIA DA QUÍMICA, DROGAS | [Trabalho] | 407-1 - PROJETO LUDOTECA QUÍMICA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO LÚDICOS EM COLÉGIOS PÚBLICOS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.Larissa Codeço Crespo (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Milena Diniz Lessa (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Lais Jubini Callegario (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Rosana Aparecida Giacomini (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Nilson Sérgio Peres Stahl (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIROUENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) Palavras-chave: JOGO, ENSINO LÚDICO, LUDOTECA | [Trabalho] | 280-1 - PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA: O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL COMO TEMÁTICARenato Gomes Santos (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - GO) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - GOLPEQI - UFG - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão) ; Anna Maria Canavarro Benite (LPEQI - UFG - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão) Palavras-chave: Petróleo do pré-sal, Contextualização, Ensino de química | [Trabalho] | 1083-2 - PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: USO DE JOGO DIDÁTICO PARA COBRIR DEFICIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS.Andreine Aline Roos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Douglas Pereira Santos (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Conceição de Fátima Alves Olguin (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Silvana da Costa Macetto (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Palavras-chave: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, COMPOSTOS ORGÂNICOS, JOGOS DIDÁTICOS | [Trabalho] | 242-2 - QUÍMICA E COCA-COLA®: UMA PROPOSTA REFRESCANTE DE ENSINOHeberton Luis da Silva Correa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson Defreitas-silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Coca-Cola, Ensino de Química, pensamento crítico | [Trabalho] | 13-1 - TONOSCOPIA: ABORDAGENS ENCONTRADAS EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS.Wagner Alves Moreira (FASB - Faculdade São Bernardo) ; Claudia Maria Garcia Moreira (FAMARI - Colégio Famari) Palavras-chave: tonoscopia, propriedades coligativas, concepções alternativas | [Trabalho] | 17-1 - TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA: ANALISANDO O CONTEÚDO ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6° AO 9° ANO.Rita de Cássia Reis (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; José Guilherme da Silva Lopes (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) Palavras-chave: LIVRO DIDÁTICO, TRANSFORMAÇÃO | [Trabalho] | 283-1 - UMA XÍCARA (CHÁ) DE QUÍMICAPaula Paganini (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Chá, Modelos, Ensino de Química | [Trabalho] | 194-1 - VÍDEOS EM SALA DE AULA FACILITAM A ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE CINÉTICA QUÍMICATatiana de Vasconcellos Mattos (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Luiz Filipe Rebello Jacob (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) Palavras-chave: cinética química, recurso audiovisual, vídeos experimentais | [Trabalho] |
|
|
|
|