linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Formação de Professores – FP
[Voltar]


 544-2 - A ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Carlos Alberto Marques (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Fábio Peres Gonçalves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carolina dos Santos Fernandes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciani Becker Roloff (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciele Drews (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rejane Maria Ghisolfi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Santiago Francisco Yunes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Vânia Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

   
Palavras-chave:  Formação inicial de professores, Questões ambientais, Curriculo
[Trabalho]


 573-1 - A COMPLEXIDADE DO USO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DO CONTEÚDO ENZIMAS – REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Fábio André Sangiogo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)
   
Palavras-chave:  Representações, Enzima e catálise enzimática, Formação para o ensino
[Trabalho]


 851-2 - A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/UFPB NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Josileide M. de Andrade (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Elba Cristina S. de Almeida (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria da Graça A. Brasilino (UFPB - Universidade Federal da Paraiba)
   
Palavras-chave:  formação inicial, ensino médio, formação docente
[Trabalho]


 697-1 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO
João Batista Santos Junior (IQ/USP - Instituto de Química/Universidade de São Paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQ/USP - Instituto de Química/Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  experimentação no ensino, concepções dos professores, ensino de Química
[Trabalho]


 187-1 - A FORMAçãO PEDAGóGICA DO LICENCIADO EM QUíMICA: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DE FORMAçãO INICIAL DAS INSTITUIçõES PúBLICAS DO ESTADO DE SãO PAULO
Ana Clã¡udia Kasseboehmer (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Roberta Guimarã£es Corrãªa (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Formação Inicial, Formação Pedagógica, Grade curricular
[Trabalho]


 902-1 - A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UNUCET E UFG(IQ)
Suelaynne Lima da Paz (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Ademir Rodrigues da Silva Junior (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Cintia Oliveira Almeida (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Iara Gomes Almeida de Sousa (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Lismone Helrigle Sousa (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Loraine Morete Dutra (UEG - Universidade Estadual de Goiás)
   
Palavras-chave:  Formação pedagógica, Educador Químico
[Trabalho]


 544-1 - A INSERÇÃO DA QV NA ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Franciani Becker Roloff (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carlos Alberto Marques (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carolina dos Santos Fernandes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciele Drews (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Fábio Peres Gonçalves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rejane Maria Ghisolfi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Santiago Francisco Yunes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Palavras-chave:  Química Verde, Formação de professores, Questões ambientais
[Trabalho]


 1082-1 - A INVESTIGAçãO DA PRáTICA DOCENTE COMO EXPERIêNCIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAçãO DE PROFESSORES DE QUíMICA.
Mariuce Campos de Moraes (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  formação de professores, problematização, educação científica
[Trabalho]


 1150-1 - A MULTIPLICIDADE DE ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS NA CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR EM QUÍMICA
Andréia Modrzejewski Zucolotto (IFRS - POA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RSPUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  educador em Química, formação docente, vir-a-ser
[Trabalho]


 833-1 - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PROPOSTA MODULAR PARA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
Elisangela Pariz (UNB - Universidade de Brasília) ; Patrícia F. Lootens Machado (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília) ; Ricardo Gauche (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  Fundamentos de Química, Reestruturação Curricular, Formação Docente
[Trabalho]


 322-1 - A PESQUISA-AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POR MEIO DO MINICURSO “QUÍMICA MARINHA”.
Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara)
   
Palavras-chave:  formação de professores, química, pesquisa-ação
[Trabalho]


 828-1 - A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS: O PARADOXO DE UM SISTEMA QUE RELUTA EM MUDAR
Carmen Silvia da Silva Sá (UNEB/DCET I - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPTO DE CIÊNCIAS EXATAS) ; Patrícia Fernandes Lootens Machado (UNB/IQ/PPGEC - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, INSTITUTO DE QUÍMICA) ; Wildson Luiz Pereira dos Santos (UNB/IQ/PPGEC/FE/PPGE - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/IQ/FE)
   
Palavras-chave:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DOCENTE
[Trabalho]


 588-1 - A RELAÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS E AS EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS. UMA PROPOSTA PARA ESTUDAR OS COMPOSTOS DO CARBONO NA ESTAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS CASA DA FÍSICA NA CIDADE DE MANAUS
Luciana da Cunha Ferreira (UFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Aristeu Souza Fonseca (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Funções Orgânicas, Ensino Médio
[Trabalho]


 352-1 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA BRASILEIROS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO.
Camila Greff Passos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  formação de professores, resolução de problemas, ensino de química
[Trabalho]


 435-1 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE PROBLEMA E EXERCÍCIO
Verônica Tavares Santos Batinga (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  professor, problema, exercício
[Trabalho]


 830-1 - ANÁLISE DAS IDÉIAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS ELABORADOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA
Erivanildo Lopes Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Ensino CTS, Materiais didáticos, Contextualização
[Trabalho]


 1027-1 - ANÁLISE DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAIS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Cíntia Alves Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Dornelles Gaspar de Souza (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karoline Alves de Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara)
   
Palavras-chave:  formação, produção, química
[Trabalho]


 4-1 - ANÁLISE REFLEXIVA DE UMA ALUNA DO CURSO DE QUÍMICA DA ULBRA
Thássia Camila Oliveira da Silva (ILES-ULBRA - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES-ULBRA - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA)
   
Palavras-chave:  ENSINO, TEORIA/PRÁTICA, APRENDIZAGEM
[Trabalho]


 964-1 - AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CAMINHOS EM BUSCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Analice Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Sandra Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Virgínia Xavier (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Formação, Experimentos, Saberes
[Trabalho]


 221-2 - AS FOTONOVELAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Adriano Sousa Messias (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Wendel Menezes Ferreira (UFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  fotonovela, aprendizagem, ensino
[Trabalho]


 348-1 - AS MUDANÇAS NAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS, COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Vanessa de Souza Correia (UFMT - Universidade Federla de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federla de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  Química, Formação inicial, Licenciatura Ciências Naturais
[Trabalho]


 704-1 - AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PAÍSES DO CONE SUL -SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS COM O CASO BRASILEIRO
Rafaela Carolina Lopes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Jane Darley Alves dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Agustina Rosa Echeverría (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Formação de Professores, Cone Sul
[Trabalho]


 875-1 - AS RELAÇÕES CTSA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Albino Oliveira Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) ; Josivânia Marisa Dantas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFCG/ CAMPUS CUITÉ - Universidade Federal de Campina Grande)
   
Palavras-chave:  CTSA, Formação Inicial, Instrumentação para o Ensino
[Trabalho]


 933-1 - ATIVIDADE DE PESQUISA MEDIADA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA WEBQUEST: PARECER DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA.
Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFSC - Universidade Federal de Santa Catrina) ; Sandra Cristina Marquez Araújo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catrina)
   
Palavras-chave:  webquest, formação docente, Química
[Trabalho]


 933-2 - ATIVIDADES DE PESQUISA MEDIADAS PELA CONSTRUÇÃO DE UMA WEBQUEST NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA.
Rejane Maria Ghisolfi Silva (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sandra Cristina Marquez Araújo (ILESI - 1 Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – GO)
   
Palavras-chave:  formação docente, webquest, Química
[Trabalho]


 1040-1 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE SÃO CARLOS
Andreia Francisco Afonso (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Rosebelly Nunes Marques (UNESP - Universidade Estadual Paulista)
   
Palavras-chave:  INICIAÇÃO, DOCÊNCIA, PIBID
[Trabalho]


 1057-1 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE NATUREZA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVA DISCURSIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Dayse Pereira da Silva (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo) ; Maria Eunice Marcondes Ribeiro (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo) ; Luciane Hiromi Akahoshi (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo)
   
Palavras-chave:  Formação de professores, atividades experimentais, habilidades cognitivas
[Trabalho]


 1036-1 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA ESCOLA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Juliana Gouveia Nogueira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Juliana Gouveia Nogueira, Juliana Lopes de Almeida,alexandra Epoglou (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  experimentação, ácidos, bases
[Trabalho]


 60-2 - COMPUTAÇÃO PARA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA LICENCIATURA
Claudia de Figueiredo Braga (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Glaucio Jefferson de Araújo Gomes (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
   
Palavras-chave:  Computação, Educação Tecnológica, Licenciatura em Química
[Trabalho]


 1120-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ALGUNS CONCEITOS DA QUÍMICA.
Josileide M. A. Pacheco (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Elba C. S. Almeida (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria das Graças A. Brasilino (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - Universidade Federal da Paraiba)
   
Palavras-chave:  concepções prévias, ensino-aprendizagem, formação de professores
[Trabalho]


 817-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE IMAGENS/VISUALIZAÇÃO NO ENSINO.
Mauritz Gregório de Vries (IQUSP - Instituto de Química Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Visualização, Concepções de professores, Ensino de química
[Trabalho]


 378-1 - CONCEPÇÕES FORMATIVAS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Adriani Gracieli Massoni (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  formação inicial, formação de professores, licenciatura em química
[Trabalho]


 716-2 - CONTEXTUALIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES EM EXPLICAÇÕES DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS
Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul) ; Tânia Regina Tiecher (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul) ; Clarinês Hames (IFF - Instituto Federal Farroupilha Campus - São Vicente do Sul)
   
Palavras-chave:  formação de professores, ensino de ciências, estilos de explicação
[Trabalho]


 948-1 - CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPB
Geórgia Batista Vieira de Lima (IFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba)
   
Palavras-chave:  Estágio, Expectativa, Orientação
[Trabalho]


 281-1 - CRENÇAS PERSISTENTES SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL.
Thalita Arthur (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Sidilene Aquino de Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Experimentação, Licenciatura em Química, Ensino de Química
[Trabalho]


 335-2 - É POSSÍVEL ABORDAR CINÉTICA QUÍMICA UTILIZANDO UM FILME?
Maria Cristina dos Santos Cavaglier (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Robert Lucian de L. dos Santos (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro)
   
Palavras-chave:  filme, Cinética Química, planos de aula
[Trabalho]


 1076-2 - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MINI-CURSO SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA UFG/CAC.
Lya Christina da Costa Brito (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Crhistiane Fonseca de Souza (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Heliana Batista de Oliveira (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  Jogos didáticos, formação docente
[Trabalho]


 489-1 - ELETRÔNICA E ESPECTROSCOPIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Joelda Ferreira de Lima (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Janaina de Lima Davi (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Célia Cristina Freire de Miranda (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Rômulo Wilker Neri de Andrade (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba)
   
Palavras-chave:  Fotômetro, Formação de Professores, Aprendizagem Significativa
[Trabalho]


 1247-1 - EPISTEMOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO QUE EMERGEM NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Paulo Sergio Araujo da Silva (UEPA - Universidade do estado do Pará)
   
Palavras-chave:  formação continuada, , experimentação no ensino de, discussão epistemológica
[Trabalho]


 409-2 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE E CONTEXTO SOB O OLHAR DO PROFESSOR-ORIENTADOR
Weverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Djalma Andrade (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)
   
Palavras-chave:  ESEQ, Formação de professores, Projeto de Estágio
[Trabalho]


 721-1 - EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NA AMAZÔNIA: O CASO DO PIBID QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
Maria Jailane Pereira da Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Márcia Gonçalves Almeida (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  Pibid, Leitura, Artigos
[Trabalho]


 1096-2 - EXPERIMENTOS DE QUÍMICA EM UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Ismarcia Gonçalves Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJCEPA - COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA) ; Carla Mahomed Gomes da Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Gisela Maria da Fonseca Pinto (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Gabriela Ventura da Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Thiago Rodrigues de Sá Alves (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Caroline Ferreira Santos (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Amanda Codeça das Mercês (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Pablo Mendes Peres de Souza (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Vivian Lisbôa Mariano (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ)
   
Palavras-chave:  experimentos, ensino, interdisciplinar
[Trabalho]


 214-1 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS: FOLHAS
Belmayr Knopki Nery (SEED - Secretaria de Educação do PR) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - Univ. regional do Noroeste do RS)
   
Palavras-chave:  Projeto Folhas, Formação Continuada
[Trabalho]


 537-2 - FORMAÇÃO CONTINUADA: CRESCIMENTO DOCENTE E A BUSCA DO PROFISSIONAL REFLEXIVO
Everton Bedin (UFU - Universidade federal de UberlândiaUPF - Universidade de Passo Fundo) ; Bruna Carminatti (UPF - Universidade de Passo Fundo)
   
Palavras-chave:  Formação continuada, Práxis, Docência
[Trabalho]


 295-3 - FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA REALIDADE VIVENCIADA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO.
Laís Jubini Callegario Rosana Aparecida Giacomini (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)
   
Palavras-chave:  formação continuada, professor, lúdico
[Trabalho]


 807-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA 46 DA CAPES
Cristiane Andretta Francisco (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  Formação Inicial, Química, Estado da Arte
[Trabalho]


 753-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA DE SINAIS POR EDUCADORES DE CIÊNCIAS.
Cleuzilene Vieira da Silva (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  Ensino, LIBRAS, Ciências
[Trabalho]


 254-1 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Murilo Machado dos Anjos (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Rayane Lanna Natali (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Cláudio Roberto Machado Benite (UEG - Universidade Estadual de Goiás)
   
Palavras-chave:  Formação Inicial, Estágio Supervisionado, Reflexão sobre a Ação
[Trabalho]


 420-1 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS LÚDICOS PARA ENSINO FORMAL E NÃO FORMAL
Márcia Narcizo Borges (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Luana Vidal de Melo (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Rebecca Tavares E Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Roberta Sá de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Thais de Brito da Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense)
   
Palavras-chave:  formação do professor, ensino-aprendizagem, experimentos lúdicos
[Trabalho]


 506-1 - HISTÓRIAS DE VIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM PERCURSO EM CONSTRUÇÃO
Nicea Quintino Amauro (IQUFU - Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia) ; Maria Stela da Costa Gondim (IQUFU - Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  história de vida, profissão, escola
[Trabalho]


 648-1 - HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE “COMO SE CHEGA A SER O QUE SE É”
Nelci Reis Sales de Araujo (UEL - Col. Est. Prof. José A. Aragão - Colégio de Aplicação)
   
Palavras-chave:  reflexão, relatórios, formação
[Trabalho]


 542-1 - IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL ENTRE GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Renan de Souza Moser (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; João Francisco Tasso (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Joana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.)
   
Palavras-chave:  identidade docente, formação inicial de professore, elaboração conceitual
[Trabalho]


 869-1 - IDENTIFICANDO HABILIDADES METACOGNITIVAS NUM CURSO DE LICENCIATURA ATRAVÉS DA FENOMENOLOGIA E SEMIÓTICA SOCIAL: BUSCAR O CONHECIMENTO E A AUTOAPREDIZAGEM.
Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista) ; Rafael Innocenti Vieira da Silva (UNESP-IB-DQB - Universidade Estadual Paulista) ; José Bento Suart Júnior (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista) ; Thiago Bufeli Bianchini (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista)
   
Palavras-chave:  metacognição, autoapredizagem, fenomenologia
[Trabalho]


 1242-1 - INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DE TEMAS GERADORES AINDA FUNCIONA?
Eduardo Ribeiro Mueller (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Valdenor Santos Oliveira (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  didática, projeto, formação
[Trabalho]


 640-1 - INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE.
Rita de Cassia Suart (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Silvana Marcussi (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Aline de Souza Janerine (UFLA - Universidade Federal de Lavras)
   
Palavras-chave:  formação inicial, licenciatura em química
[Trabalho]


 975-1 - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA E QUÍMICA. DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE NOVA PROPOSTA CURRICULAR.
Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira (IFRS-PORTO ALEGRE - Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Porto Alegre)
   
Palavras-chave:  Licenciatura, Currículo
[Trabalho]


 803-1 - MÍDIA E EDUCAÇÃO EM CIÊCIAS: DA PREMÊNCIA À INSIPIÊNCIA DAS PESQUISAS
Juliana Alba (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Bruno dos Santos Pastoriza (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
   
Palavras-chave:  MÍDIA, CONHECIMENTO, PROFESSORES
[Trabalho]


 1234-1 - MODELOS DIDÁTICOS: UM REFERENCIAL PARA ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE.
Robson Macedo Novais (IQUSP - Instituto de Química da USP Capital) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQUSP - Instituto de Química da USP Capital)
   
Palavras-chave:  Formação de Professores, Modelos Didáticos, Crenças e Concepções didáticas
[Trabalho]


 126-2 - MOTIVAÇÃO NA ESCOLHA DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO: A VALORIZAÇÃO DO DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Sidilene Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Wilmo Francisco Júnior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Luiz Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  licenciatura em Química, motivação, gênero
[Trabalho]


 211-1 - O CAMINHO TRILHADO POR PÓS-GRADUANDOS EM QUÍMICA DA UFMG
Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernando César Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Frank Pereira de Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Helga Gabriela Aleme (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Juliana Cristina Tristão (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Leando José Santos (UFV - Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal) ; Sheila Rodrigues Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson de Freitas Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Pós-graduandos, Trajetória, Formação
[Trabalho]


 69-2 - O DESAFIO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O QUE FAZER APÓS A AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO
Elane Chaveiro Soares (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
   
Palavras-chave:  Qualidade, Formação de Professores, Avaliação
[Trabalho]


 507-2 - O PORTFÓLIO COMO OBJETO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA
Angela Denardi (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  Prática de Ensino, Objeto de Ensino/Aprendizagem, Portfolio
[Trabalho]


 144-1 - O PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONCEPÇÕES IMPORTANTES ENCONTRADAS
Dayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luciana Campos Miranda (SEEMG - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Formação de professores, Educação a distância, Ensino de Química
[Trabalho]


 1179-1 - O QUE PENSAM OS GESTORES DO ESTADO DE GOIÁS SOBRE ASPECTOS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Jane Darley Alves dos Santos (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Agustina Rosa Echeverría (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Rafaela Carolina Lopes (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
   
Palavras-chave:  POLÍTICA, FORMAÇÃO, NEOLIBERALISMO
[Trabalho]


 29-2 - O QUE PENSAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO.
Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; José Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  Licenciatura, Ensino, Formação inicial
[Trabalho]


 120-1 - O QUE SEREI? A PROFISSÃO DOCENTE NA VISÃO DE ALUNOS DE UM NEOCURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Marcos Vogel (UFES - Universidade Federal do Espírito SantoUSP - Universidade de São PauloSEMA - Secretaria Municipal de Educação de Alegre) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) ; Audrei Juliana Zeferino Vogel (SEMA - Secretaria Municipal de Educação de Alegre)
   
Palavras-chave:  Profissão docente, Licenciatura em Química
[Trabalho]


 750-2 - O USO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Lidia Maria de Almeida Plicas (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Iêda Aparecida Pastre Fertonani (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Vera Aparecida de Oliveira Tiera (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas)
   
Palavras-chave:  ensino de química, ensino médio, experimentação
[Trabalho]


 1030-1 - OS PROBLEMAS DA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UEPG
Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sheila Cristina Jacumasso (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)
   
Palavras-chave:  formação de professores, letramento docente, problemas da escola
[Trabalho]


 278-1 - PEDAGOGIA DA PERGUNTA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Keyla Mirelly Nunes de Souza Souza (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Anderson Marcelino de Arandas Arandas (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento Nascimento (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Marilia Gabriela de Menezes Guedes (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
   
Palavras-chave:  PEDAGOGIA DA PERGUNTA, DIÁLOGO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
[Trabalho]


 952-1 - PESQUISA ESCOLAR EM QUÍMICA SEGUNDO COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Mariana Jaeger (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS)
   
Palavras-chave:  Pesquisa, Química, Professores
[Trabalho]


 144-2 - PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROBLEMAS DE PESQUISA APONTADOS POR ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Formação de professores, Problemas de pesquisa, Professor pesquisador
[Trabalho]


 489-2 - PIBID E PRODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA E NA MELHORIA DO ENSINO DE NÍVEL MÉDIO
Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba) ; Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba)
   
Palavras-chave:  PIBID, PRODOCÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE
[Trabalho]


 720-2 - PIBID-QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: AÇÕES E RESULTADOS PRELIMINARES
Maria Jailane Pereira da Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Joicemara Souza (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Josiane Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Patrícia Gomes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Priscila Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Zarli Beckman (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wanice Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Adezuita Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Adjane Uchôa (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Elaine Pinto (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  PIBID, formação de professores, UNIR
[Trabalho]


 1249-1 - PIBID-UFSC: SUBPROJETO QUÍMICA
Santiago Francisco Yunes (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; José Carlos Gesser (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Dilma Maria Oliveira (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Palavras-chave:  Formação de Professores, PIBID
[Trabalho]


 158-2 - PRÁTICAS DOCENTES: UMA ABORDAGEM NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Danilo Gomes da Costa (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; André Silva dos Reis (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Prática Docente, Orientações Curriculares, Ciências Naturais
[Trabalho]


 943-1 - PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA FORMATIVA.
Enio da Silva Santos (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélen Cristina Rodrigues Henrique (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marcia Aparecida Fernandes (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  Objetos de Aprendizagem, Formação Docente, Ensino de Química
[Trabalho]


 851-1 - PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Josileide M. de Andrade (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Elbac. S. de Almeida (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Maria das Graças A. Brasilino (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA)
   
Palavras-chave:  formação de professores, experimentação, ensino de ciências
[Trabalho]


 296-1 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES, SUPERVISORES E GRADUANDOS, DO PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES PIBID – UFRGS
Gabriela da Fontoura Rodrigues Selmi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  Formação de professores,, Formação Inicial e continuada, PIBID
[Trabalho]


 1172-1 - PROJETO PIBID QUÍMICA - UFSCAR: REFLEXÕES SOBRE ESPAÇO E TEMPO COMPARTILHADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Vânia Gomes Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Andréia Francisco Afonso (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Dácio Rodney Hartwig (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Formação de professores, PIBID
[Trabalho]


 1104-2 - PROPOSTA DE ESTÁGIO PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA POR MEIO DE PROJETOS DE PESQUISA - AÇÃO.
Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)
   
Palavras-chave:  estágio curricular, projetos, pesquisa-ação
[Trabalho]


 945-1 - QUÂNTICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NO ENSINO INTEGRANDO A QUÍMICA E A FÍSICA PARA ALUNOS DO CEEBJA
Rogério Bergantin Brasil (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Elizabete Silva Pires (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Emilia Emiko Irikuchi (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Janete Duarte Rogoski (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Vilma Biadola (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  Quântica, Modelos atômicos, Problematização
[Trabalho]


 988-1 - QUEM É O PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE - MS?
Marilyn Aparecida Errobidarte Matos (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Onofre Salgado Siqueira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  ensino de ciências, ensino fundamental, formação de professores
[Trabalho]


 385-2 - QUÍMICA NA COZINHA: OFICINA TEMÁTICA COMO ATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS (E ATUAIS) PROFESSORES DE QUÍMICA
Elisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Messias Santos Passos (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Juliana de Oliveira Maia (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)
   
Palavras-chave:  formação de professores, Licenciatura em Química, oficina
[Trabalho]


 773-1 - REDE GOIANA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: FORMANDO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
Lidiane de Lemos Soares Pereira (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
   
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DISCURSO
[Trabalho]


 301-1 - REFLEXÃO E SUPERAÇÃO: UM PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA GRADATIVA SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Suzana de Souza Guedes (UNB - Universidade de Brasília) ; Joice de Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  reflexão, prática docente, ensino experimental
[Trabalho]


 195-2 - REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA SOB A VISÃO DO FUTURO DOCENTE
Indiamara Narayane Martins de Passos Passos (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karla Amâncio Pinto Field´s Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior)
   
Palavras-chave:  estágio, formação de professores, reflexão
[Trabalho]


 538-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÃO DESTA TEORIA NA PESQUISA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA A PARTIR DO TERMO INDUTOR "QUÍMICA AMBIENTAL".
Lailton Passos Cortes Junior (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Paola Corio (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Carmen Fernandez (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
   
Palavras-chave:  REPRESENTAÇÃO SOCIAL, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSOR
[Trabalho]


 341-1 - SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
Edna Sheron da Costa Garcez (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Formação de Professores, Ensino de Química, Saberes Docentes
[Trabalho]


 282-2 - TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: ANÁLISES PRELIMINARES
Jose Richardson Matiello (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Estado da arte, Experimentação
[Trabalho]


 296-2 - TORNANDO-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL E PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS COM A DOCÊNCIA.
Gabriela da Fontoura Rodrigues Selmi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
   
Palavras-chave:  Formação Inicial,, formação de professores, licenciatura em química
[Trabalho]


 1096-1 - TRABALHANDO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
Ismarcia Gonçalves Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJCEPA - COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA) ; Thiago Rodrigues de Sá Alves (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ) ; Caroline Ferreira Santos (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ) ; Amanda Codeça das Mercês (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ)
   
Palavras-chave:  experimentos, ensino, sala de aula
[Trabalho]


 229-2 - TRABALHANDO CONCEITOS QUÍMICOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Maria Bernadete Melo Cunha (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia) ; Edilson Fortuna de Moradillo (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Abraão Felix da Penha (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Helio Pimentel (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Mariana Fraga (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia) ; Bárbara Carine Pinheiro (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  conceitos químicos, educação do campo
[Trabalho]


 242-1 - TRAÇANDO O PERFIL PROFISSIONAL DOS RECÉM FORMADOS EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
Heberton Luis da Silva Correa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Formação de professores, Perfil Profissional, Licenciatura em Química
[Trabalho]


 404-1 - TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Gabriela Ernesta Alberti (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  formação de professores, trajetórias acadêmicas
[Trabalho]


 698-1 - UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Neide Maria Michellan Kiouranis (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Karen Janaina Rupp (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Brenno Ralf Maciel Oliveira (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves da Silva Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Fabiana Carla Maistrovicz (UEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  formação, conhecimentos químicos
[Trabalho]


 41-1 - VÍDEO-AULA: VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM QUÍMICA FOCANDO O ENSINO MÉDIO - UMA CONTRIBUIÇÃO AO DOCENTE EM FORMAÇÃO.
Maria Fernanda do Carmo Gurgel (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Gildiberto Mendonça de Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)
   
Palavras-chave:  ensino de química, didática aplicada
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores