Realização
Instituto de Química
|
Área: Formação de Professores – FP
|
[Voltar] |
544-2 - A ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Carlos Alberto Marques (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Fábio Peres Gonçalves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carolina dos Santos Fernandes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciani Becker Roloff (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciele Drews (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rejane Maria Ghisolfi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Santiago Francisco Yunes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Vânia Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Questões ambientais, Curriculo | [Trabalho] | 573-1 - A COMPLEXIDADE DO USO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DO CONTEÚDO ENZIMAS – REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DOCENTEFábio André Sangiogo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS) Palavras-chave: Representações, Enzima e catálise enzimática, Formação para o ensino | [Trabalho] | 851-2 - A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/UFPB NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.Josileide M. de Andrade (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Elba Cristina S. de Almeida (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria da Graça A. Brasilino (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) Palavras-chave: formação inicial, ensino médio, formação docente | [Trabalho] | 697-1 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULOJoão Batista Santos Junior (IQ/USP - Instituto de Química/Universidade de São Paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQ/USP - Instituto de Química/Universidade de São Paulo) Palavras-chave: experimentação no ensino, concepções dos professores, ensino de Química | [Trabalho] | 187-1 - A FORMAçãO PEDAGóGICA DO LICENCIADO EM QUÃMICA: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DE FORMAçãO INICIAL DAS INSTITUIçõES PúBLICAS DO ESTADO DE SãO PAULOAna Clã¡udia Kasseboehmer (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Roberta Guimarã£es Corrãªa (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Formação Inicial, Formação Pedagógica, Grade curricular | [Trabalho] | 902-1 - A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UNUCET E UFG(IQ)Suelaynne Lima da Paz (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Ademir Rodrigues da Silva Junior (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Cintia Oliveira Almeida (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Iara Gomes Almeida de Sousa (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Lismone Helrigle Sousa (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Loraine Morete Dutra (UEG - Universidade Estadual de Goiás) Palavras-chave: Formação pedagógica, Educador Químico | [Trabalho] | 544-1 - A INSERÇÃO DA QV NA ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Franciani Becker Roloff (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carlos Alberto Marques (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carolina dos Santos Fernandes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciele Drews (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Fábio Peres Gonçalves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rejane Maria Ghisolfi (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Santiago Francisco Yunes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Palavras-chave: Química Verde, Formação de professores, Questões ambientais | [Trabalho] | 1082-1 - A INVESTIGAçãO DA PRáTICA DOCENTE COMO EXPERIêNCIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAçãO DE PROFESSORES DE QUÃMICA.Mariuce Campos de Moraes (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOUFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: formação de professores, problematização, educação cientÃfica | [Trabalho] | 1150-1 - A MULTIPLICIDADE DE ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS NA CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR EM QUÍMICAAndréia Modrzejewski Zucolotto (IFRS - POA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RSPUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: educador em Química, formação docente, vir-a-ser | [Trabalho] | 833-1 - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PROPOSTA MODULAR PARA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE QUÍMICAElisangela Pariz (UNB - Universidade de Brasília) ; Patrícia F. Lootens Machado (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília) ; Ricardo Gauche (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: Fundamentos de Química, Reestruturação Curricular, Formação Docente | [Trabalho] | 322-1 - A PESQUISA-AÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR POR MEIO DO MINICURSO “QUÍMICA MARINHA”.Larissa Batista de Oliveira (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: formação de professores, química, pesquisa-ação | [Trabalho] | 828-1 - A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS: O PARADOXO DE UM SISTEMA QUE RELUTA EM MUDARCarmen Silvia da Silva Sá (UNEB/DCET I - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPTO DE CIÊNCIAS EXATAS) ; Patrícia Fernandes Lootens Machado (UNB/IQ/PPGEC - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, INSTITUTO DE QUÍMICA) ; Wildson Luiz Pereira dos Santos (UNB/IQ/PPGEC/FE/PPGE - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/IQ/FE) Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DOCENTE | [Trabalho] | 588-1 - A RELAÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS E AS EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS. UMA PROPOSTA PARA ESTUDAR OS COMPOSTOS DO CARBONO NA ESTAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS CASA DA FÍSICA NA CIDADE DE MANAUSLuciana da Cunha Ferreira (UFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Aristeu Souza Fonseca (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) Palavras-chave: Ensino de Química, Funções Orgânicas, Ensino Médio | [Trabalho] | 352-1 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA BRASILEIROS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO.Camila Greff Passos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: formação de professores, resolução de problemas, ensino de química | [Trabalho] | 435-1 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE PROBLEMA E EXERCÍCIOVerônica Tavares Santos Batinga (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) Palavras-chave: professor, problema, exercício | [Trabalho] | 830-1 - ANÁLISE DAS IDÉIAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS ELABORADOS POR PROFESSORES DE QUÍMICAErivanildo Lopes Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Ensino CTS, Materiais didáticos, Contextualização | [Trabalho] | 1027-1 - ANÁLISE DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAIS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICACíntia Alves Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Dornelles Gaspar de Souza (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karoline Alves de Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: formação, produção, química | [Trabalho] | 4-1 - ANÁLISE REFLEXIVA DE UMA ALUNA DO CURSO DE QUÍMICA DA ULBRAThássia Camila Oliveira da Silva (ILES-ULBRA - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES-ULBRA - INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA) Palavras-chave: ENSINO, TEORIA/PRÁTICA, APRENDIZAGEM | [Trabalho] | 964-1 - AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CAMINHOS EM BUSCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTEAnalice Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Sandra Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Virgínia Xavier (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Formação, Experimentos, Saberes | [Trabalho] | 221-2 - AS FOTONOVELAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICAAdriano Sousa Messias (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Wendel Menezes Ferreira (UFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: fotonovela, aprendizagem, ensino | [Trabalho] | 348-1 - AS MUDANÇAS NAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS, COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOVanessa de Souza Correia (UFMT - Universidade Federla de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federla de Mato Grosso) Palavras-chave: Química, Formação inicial, Licenciatura Ciências Naturais | [Trabalho] | 704-1 - AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PAÍSES DO CONE SUL -SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS COM O CASO BRASILEIRORafaela Carolina Lopes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Jane Darley Alves dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Agustina Rosa Echeverría (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Formação de Professores, Cone Sul | [Trabalho] | 875-1 - AS RELAÇÕES CTSA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO INICIALAlbino Oliveira Nunes (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) ; Josivânia Marisa Dantas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFCG/ CAMPUS CUITÉ - Universidade Federal de Campina Grande) Palavras-chave: CTSA, Formação Inicial, Instrumentação para o Ensino | [Trabalho] | 933-1 - ATIVIDADE DE PESQUISA MEDIADA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA WEBQUEST: PARECER DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA.Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFSC - Universidade Federal de Santa Catrina) ; Sandra Cristina Marquez Araújo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catrina) Palavras-chave: webquest, formação docente, Química | [Trabalho] | 933-2 - ATIVIDADES DE PESQUISA MEDIADAS PELA CONSTRUÇÃO DE UMA WEBQUEST NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA.Rejane Maria Ghisolfi Silva (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sandra Cristina Marquez Araújo (ILESI - 1 Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – GO) Palavras-chave: formação docente, webquest, Química | [Trabalho] | 1040-1 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE SÃO CARLOSAndreia Francisco Afonso (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Rosebelly Nunes Marques (UNESP - Universidade Estadual Paulista) Palavras-chave: INICIAÇÃO, DOCÊNCIA, PIBID | [Trabalho] | 1057-1 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE NATUREZA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVA DISCURSIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORESDayse Pereira da Silva (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo) ; Maria Eunice Marcondes Ribeiro (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo) ; Luciane Hiromi Akahoshi (IQ/USP - Instituto de Química da Universidade São Paulo) Palavras-chave: Formação de professores, atividades experimentais, habilidades cognitivas | [Trabalho] | 1036-1 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA ESCOLA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOJuliana Gouveia Nogueira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Juliana Gouveia Nogueira, Juliana Lopes de Almeida,alexandra Epoglou (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: experimentação, ácidos, bases | [Trabalho] | 60-2 - COMPUTAÇÃO PARA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA LICENCIATURAClaudia de Figueiredo Braga (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Glaucio Jefferson de Araújo Gomes (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) Palavras-chave: Computação, Educação Tecnológica, Licenciatura em Química | [Trabalho] | 1120-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ALGUNS CONCEITOS DA QUÍMICA.Josileide M. A. Pacheco (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Elba C. S. Almeida (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria das Graças A. Brasilino (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) Palavras-chave: concepções prévias, ensino-aprendizagem, formação de professores | [Trabalho] | 817-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE IMAGENS/VISUALIZAÇÃO NO ENSINO.Mauritz Gregório de Vries (IQUSP - Instituto de Química Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) ; Celeste Ferreira (FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Visualização, Concepções de professores, Ensino de química | [Trabalho] | 378-1 - CONCEPÇÕES FORMATIVAS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICAAdriani Gracieli Massoni (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: formação inicial, formação de professores, licenciatura em química | [Trabalho] | 716-2 - CONTEXTUALIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES EM EXPLICAÇÕES DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAISLenir Basso Zanon (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul) ; Tânia Regina Tiecher (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul) ; Clarinês Hames (IFF - Instituto Federal Farroupilha Campus - São Vicente do Sul) Palavras-chave: formação de professores, ensino de ciências, estilos de explicação | [Trabalho] | 948-1 - CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPBGeórgia Batista Vieira de Lima (IFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaIFPB - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) Palavras-chave: Estágio, Expectativa, Orientação | [Trabalho] | 281-1 - CRENÇAS PERSISTENTES SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL.Thalita Arthur (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Sidilene Aquino de Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luiz Henrique Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Experimentação, Licenciatura em Química, Ensino de Química | [Trabalho] | 335-2 - É POSSÍVEL ABORDAR CINÉTICA QUÍMICA UTILIZANDO UM FILME?Maria Cristina dos Santos Cavaglier (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Robert Lucian de L. dos Santos (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) Palavras-chave: filme, Cinética Química, planos de aula | [Trabalho] | 1076-2 - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MINI-CURSO SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA UFG/CAC.Lya Christina da Costa Brito (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Crhistiane Fonseca de Souza (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Heliana Batista de Oliveira (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão) Palavras-chave: Jogos didáticos, formação docente | [Trabalho] | 489-1 - ELETRÔNICA E ESPECTROSCOPIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM QUÍMICASérgio Ricardo Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Joelda Ferreira de Lima (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Janaina de Lima Davi (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Célia Cristina Freire de Miranda (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) ; Rômulo Wilker Neri de Andrade (IFPB - Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) Palavras-chave: Fotômetro, Formação de Professores, Aprendizagem Significativa | [Trabalho] | 1247-1 - EPISTEMOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO QUE EMERGEM NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ENSINO DE CIÊNCIASPaulo Sergio Araujo da Silva (UEPA - Universidade do estado do Pará) Palavras-chave: formação continuada, , experimentação no ensino de, discussão epistemológica | [Trabalho] | 409-2 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE E CONTEXTO SOB O OLHAR DO PROFESSOR-ORIENTADORWeverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Djalma Andrade (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) Palavras-chave: ESEQ, Formação de professores, Projeto de Estágio | [Trabalho] | 721-1 - EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NA AMAZÔNIA: O CASO DO PIBID QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIRMaria Jailane Pereira da Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Márcia Gonçalves Almeida (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: Pibid, Leitura, Artigos | [Trabalho] | 1096-2 - EXPERIMENTOS DE QUÍMICA EM UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAIsmarcia Gonçalves Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJCEPA - COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA) ; Carla Mahomed Gomes da Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Gisela Maria da Fonseca Pinto (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Gabriela Ventura da Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Thiago Rodrigues de Sá Alves (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Caroline Ferreira Santos (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Amanda Codeça das Mercês (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Pablo Mendes Peres de Souza (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) ; Vivian Lisbôa Mariano (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ) Palavras-chave: experimentos, ensino, interdisciplinar | [Trabalho] | 214-1 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS: FOLHASBelmayr Knopki Nery (SEED - Secretaria de Educação do PR) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - Univ. regional do Noroeste do RS) Palavras-chave: Projeto Folhas, Formação Continuada | [Trabalho] | 537-2 - FORMAÇÃO CONTINUADA: CRESCIMENTO DOCENTE E A BUSCA DO PROFISSIONAL REFLEXIVOEverton Bedin (UFU - Universidade federal de UberlândiaUPF - Universidade de Passo Fundo) ; Bruna Carminatti (UPF - Universidade de Passo Fundo) Palavras-chave: Formação continuada, Práxis, Docência | [Trabalho] | 295-3 - FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA REALIDADE VIVENCIADA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO.Laís Jubini Callegario Rosana Aparecida Giacomini (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) Palavras-chave: formação continuada, professor, lúdico | [Trabalho] | 807-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA 46 DA CAPESCristiane Andretta Francisco (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: Formação Inicial, Química, Estado da Arte | [Trabalho] | 753-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA DE SINAIS POR EDUCADORES DE CIÊNCIAS.Cleuzilene Vieira da Silva (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: Ensino, LIBRAS, Ciências | [Trabalho] | 254-1 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Murilo Machado dos Anjos (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Rayane Lanna Natali (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Cláudio Roberto Machado Benite (UEG - Universidade Estadual de Goiás) Palavras-chave: Formação Inicial, Estágio Supervisionado, Reflexão sobre a Ação | [Trabalho] | 420-1 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS LÚDICOS PARA ENSINO FORMAL E NÃO FORMALMárcia Narcizo Borges (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Luana Vidal de Melo (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Rebecca Tavares E Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Roberta Sá de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Thais de Brito da Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) Palavras-chave: formação do professor, ensino-aprendizagem, experimentos lúdicos | [Trabalho] | 506-1 - HISTÓRIAS DE VIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM PERCURSO EM CONSTRUÇÃONicea Quintino Amauro (IQUFU - Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia) ; Maria Stela da Costa Gondim (IQUFU - Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: história de vida, profissão, escola | [Trabalho] | 648-1 - HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE “COMO SE CHEGA A SER O QUE SE É”Nelci Reis Sales de Araujo (UEL - Col. Est. Prof. José A. Aragão - Colégio de Aplicação) Palavras-chave: reflexão, relatórios, formação | [Trabalho] | 542-1 - IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL ENTRE GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.Renan de Souza Moser (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; João Francisco Tasso (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) ; Joana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.) Palavras-chave: identidade docente, formação inicial de professore, elaboração conceitual | [Trabalho] | 869-1 - IDENTIFICANDO HABILIDADES METACOGNITIVAS NUM CURSO DE LICENCIATURA ATRAVÉS DA FENOMENOLOGIA E SEMIÓTICA SOCIAL: BUSCAR O CONHECIMENTO E A AUTOAPREDIZAGEM.Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista) ; Rafael Innocenti Vieira da Silva (UNESP-IB-DQB - Universidade Estadual Paulista) ; José Bento Suart Júnior (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista) ; Thiago Bufeli Bianchini (UNESP-FC-DE - Universidade Estadual Paulista) Palavras-chave: metacognição, autoapredizagem, fenomenologia | [Trabalho] | 1242-1 - INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DE TEMAS GERADORES AINDA FUNCIONA?Eduardo Ribeiro Mueller (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Valdenor Santos Oliveira (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: didática, projeto, formação | [Trabalho] | 640-1 - INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE.Rita de Cassia Suart (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Silvana Marcussi (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Aline de Souza Janerine (UFLA - Universidade Federal de Lavras) Palavras-chave: formação inicial, licenciatura em química | [Trabalho] | 975-1 - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA E QUÍMICA. DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE NOVA PROPOSTA CURRICULAR.Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira (IFRS-PORTO ALEGRE - Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Porto Alegre) Palavras-chave: Licenciatura, Currículo | [Trabalho] | 803-1 - MÍDIA E EDUCAÇÃO EM CIÊCIAS: DA PREMÊNCIA À INSIPIÊNCIA DAS PESQUISASJuliana Alba (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Bruno dos Santos Pastoriza (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) Palavras-chave: MÍDIA, CONHECIMENTO, PROFESSORES | [Trabalho] | 1234-1 - MODELOS DIDÁTICOS: UM REFERENCIAL PARA ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE.Robson Macedo Novais (IQUSP - Instituto de Química da USP Capital) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQUSP - Instituto de Química da USP Capital) Palavras-chave: Formação de Professores, Modelos Didáticos, Crenças e Concepções didáticas | [Trabalho] | 126-2 - MOTIVAÇÃO NA ESCOLHA DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO: A VALORIZAÇÃO DO DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICASidilene Farias (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Wilmo Francisco Júnior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Luiz Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: licenciatura em Química, motivação, gênero | [Trabalho] | 211-1 - O CAMINHO TRILHADO POR PÓS-GRADUANDOS EM QUÍMICA DA UFMGAna Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernando César Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Frank Pereira de Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Helga Gabriela Aleme (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Juliana Cristina Tristão (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Leando José Santos (UFV - Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal) ; Sheila Rodrigues Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson de Freitas Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Pós-graduandos, Trajetória, Formação | [Trabalho] | 69-2 - O DESAFIO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O QUE FAZER APÓS A AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINOElane Chaveiro Soares (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) Palavras-chave: Qualidade, Formação de Professores, Avaliação | [Trabalho] | 507-2 - O PORTFÓLIO COMO OBJETO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICAAngela Denardi (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: Prática de Ensino, Objeto de Ensino/Aprendizagem, Portfolio | [Trabalho] | 144-1 - O PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONCEPÇÕES IMPORTANTES ENCONTRADASDayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luciana Campos Miranda (SEEMG - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Formação de professores, Educação a distância, Ensino de Química | [Trabalho] | 1179-1 - O QUE PENSAM OS GESTORES DO ESTADO DE GOIÁS SOBRE ASPECTOS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESJane Darley Alves dos Santos (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Agustina Rosa Echeverría (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Rafaela Carolina Lopes (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) Palavras-chave: POLÍTICA, FORMAÇÃO, NEOLIBERALISMO | [Trabalho] | 29-2 - O QUE PENSAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO.Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; José Euzébio Simões Neto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: Licenciatura, Ensino, Formação inicial | [Trabalho] | 120-1 - O QUE SEREI? A PROFISSÃO DOCENTE NA VISÃO DE ALUNOS DE UM NEOCURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.Marcos Vogel (UFES - Universidade Federal do Espírito SantoUSP - Universidade de São PauloSEMA - Secretaria Municipal de Educação de Alegre) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) ; Audrei Juliana Zeferino Vogel (SEMA - Secretaria Municipal de Educação de Alegre) Palavras-chave: Profissão docente, Licenciatura em Química | [Trabalho] | 750-2 - O USO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Lidia Maria de Almeida Plicas (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Iêda Aparecida Pastre Fertonani (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Vera Aparecida de Oliveira Tiera (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) Palavras-chave: ensino de química, ensino médio, experimentação | [Trabalho] | 1030-1 - OS PROBLEMAS DA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UEPGLeila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sheila Cristina Jacumasso (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) Palavras-chave: formação de professores, letramento docente, problemas da escola | [Trabalho] | 278-1 - PEDAGOGIA DA PERGUNTA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICAKeyla Mirelly Nunes de Souza Souza (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Anderson Marcelino de Arandas Arandas (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento Nascimento (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Marilia Gabriela de Menezes Guedes (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) Palavras-chave: PEDAGOGIA DA PERGUNTA, DIÁLOGO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES | [Trabalho] | 952-1 - PESQUISA ESCOLAR EM QUÍMICA SEGUNDO COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.Mariana Jaeger (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS) Palavras-chave: Pesquisa, Química, Professores | [Trabalho] | 144-2 - PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROBLEMAS DE PESQUISA APONTADOS POR ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Formação de professores, Problemas de pesquisa, Professor pesquisador | [Trabalho] | 489-2 - PIBID E PRODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA E NA MELHORIA DO ENSINO DE NÍVEL MÉDIOSérgio Ricardo Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba) ; Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba) ; Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo (IFPB - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Paraíba) Palavras-chave: PIBID, PRODOCÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE | [Trabalho] | 720-2 - PIBID-QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: AÇÕES E RESULTADOS PRELIMINARESMaria Jailane Pereira da Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Joicemara Souza (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Josiane Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Patrícia Gomes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Priscila Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Zarli Beckman (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wanice Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Adezuita Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Adjane Uchôa (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Elaine Pinto (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: PIBID, formação de professores, UNIR | [Trabalho] | 1249-1 - PIBID-UFSC: SUBPROJETO QUÍMICASantiago Francisco Yunes (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; José Carlos Gesser (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Dilma Maria Oliveira (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) Palavras-chave: Formação de Professores, PIBID | [Trabalho] | 158-2 - PRÁTICAS DOCENTES: UMA ABORDAGEM NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIODanilo Gomes da Costa (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; André Silva dos Reis (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Prática Docente, Orientações Curriculares, Ciências Naturais | [Trabalho] | 943-1 - PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA FORMATIVA.Enio da Silva Santos (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélen Cristina Rodrigues Henrique (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marcia Aparecida Fernandes (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de UberlândiaUFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Formação Docente, Ensino de Química | [Trabalho] | 851-1 - PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAJosileide M. de Andrade (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Elbac. S. de Almeida (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Maria Gardennia Fonseca (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Maria das Graças A. Brasilino (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) Palavras-chave: formação de professores, experimentação, ensino de ciências | [Trabalho] | 296-1 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES, SUPERVISORES E GRADUANDOS, DO PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES PIBID – UFRGSGabriela da Fontoura Rodrigues Selmi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: Formação de professores,, Formação Inicial e continuada, PIBID | [Trabalho] | 1172-1 - PROJETO PIBID QUÍMICA - UFSCAR: REFLEXÕES SOBRE ESPAÇO E TEMPO COMPARTILHADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTEVânia Gomes Zuin (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Andréia Francisco Afonso (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Dácio Rodney Hartwig (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Clelia Mara de Paula Marques (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Formação de professores, PIBID | [Trabalho] | 1104-2 - PROPOSTA DE ESTÁGIO PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA POR MEIO DE PROJETOS DE PESQUISA - AÇÃO.Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) Palavras-chave: estágio curricular, projetos, pesquisa-ação | [Trabalho] | 945-1 - QUÂNTICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NO ENSINO INTEGRANDO A QUÍMICA E A FÍSICA PARA ALUNOS DO CEEBJARogério Bergantin Brasil (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Elizabete Silva Pires (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Emilia Emiko Irikuchi (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Janete Duarte Rogoski (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Vilma Biadola (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: Quântica, Modelos atômicos, Problematização | [Trabalho] | 988-1 - QUEM É O PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE - MS?
Marilyn Aparecida Errobidarte Matos (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Onofre Salgado Siqueira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Palavras-chave: ensino de ciências, ensino fundamental, formação de professores | [Trabalho] | 385-2 - QUÍMICA NA COZINHA: OFICINA TEMÁTICA COMO ATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS (E ATUAIS) PROFESSORES DE QUÍMICAElisa Prestes Massena (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Messias Santos Passos (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Juliana de Oliveira Maia (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) Palavras-chave: formação de professores, Licenciatura em Química, oficina | [Trabalho] | 773-1 - REDE GOIANA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: FORMANDO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/QUÍMICALidiane de Lemos Soares Pereira (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) Palavras-chave: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DISCURSO | [Trabalho] | 301-1 - REFLEXÃO E SUPERAÇÃO: UM PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA GRADATIVA SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.Suzana de Souza Guedes (UNB - Universidade de Brasília) ; Joice de Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: reflexão, prática docente, ensino experimental | [Trabalho] | 195-2 - REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA SOB A VISÃO DO FUTURO DOCENTEIndiamara Narayane Martins de Passos Passos (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) ; Karla Amâncio Pinto Field´s Field´s (ILES/ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior) Palavras-chave: estágio, formação de professores, reflexão | [Trabalho] | 538-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÃO DESTA TEORIA NA PESQUISA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA A PARTIR DO TERMO INDUTOR "QUÍMICA AMBIENTAL".Lailton Passos Cortes Junior (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Paola Corio (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Carmen Fernandez (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) Palavras-chave: REPRESENTAÇÃO SOCIAL, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSOR | [Trabalho] | 341-1 - SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.Edna Sheron da Costa Garcez (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Química, Saberes Docentes | [Trabalho] | 282-2 - TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: ANÁLISES PRELIMINARESJose Richardson Matiello (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Paulo Sergio Bretones (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Estado da arte, Experimentação | [Trabalho] | 296-2 - TORNANDO-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL E PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS COM A DOCÊNCIA.Gabriela da Fontoura Rodrigues Selmi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Flávia Maria Teixeira dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: Formação Inicial,, formação de professores, licenciatura em química | [Trabalho] | 1096-1 - TRABALHANDO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICAIsmarcia Gonçalves Silva (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJCEPA - COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA) ; Thiago Rodrigues de Sá Alves (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ) ; Caroline Ferreira Santos (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ) ; Amanda Codeça das Mercês (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA - RJ) Palavras-chave: experimentos, ensino, sala de aula | [Trabalho] | 229-2 - TRABALHANDO CONCEITOS QUÍMICOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESMaria Bernadete Melo Cunha (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia) ; Edilson Fortuna de Moradillo (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Abraão Felix da Penha (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Helio Pimentel (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Mariana Fraga (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia) ; Bárbara Carine Pinheiro (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: conceitos químicos, educação do campo | [Trabalho] | 242-1 - TRAÇANDO O PERFIL PROFISSIONAL DOS RECÉM FORMADOS EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)Heberton Luis da Silva Correa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rosária Justi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Formação de professores, Perfil Profissional, Licenciatura em Química | [Trabalho] | 404-1 - TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOGabriela Ernesta Alberti (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: formação de professores, trajetórias acadêmicas | [Trabalho] | 698-1 - UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO BÁSICAMaria Aparecida Rodrigues (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Neide Maria Michellan Kiouranis (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Karen Janaina Rupp (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Brenno Ralf Maciel Oliveira (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Camila Fontes Neves da Silva Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Fabiana Carla Maistrovicz (UEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: formação, conhecimentos químicos | [Trabalho] | 41-1 - VÍDEO-AULA: VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM QUÍMICA FOCANDO O ENSINO MÉDIO - UMA CONTRIBUIÇÃO AO DOCENTE EM FORMAÇÃO.Maria Fernanda do Carmo Gurgel (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Gildiberto Mendonça de Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) Palavras-chave: ensino de química, didática aplicada | [Trabalho] |
|
|
|
|