Realização
Instituto de Química
|
Área: Currículo e Avaliação – CA
|
[Voltar] |
962-1 - A DIFERENÇA DE ABORDAGEM ENTRE OS CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS (CBC) DE QUÍMICA EM MINAS GERAIS E OS CONTEÚDOS COBRADOS EM VESTIBULARES. Bruno Pereira Garcês (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Richard André Cunha (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marina Paz Hyppólito (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Palavras-chave: Vestibular, CBC, Currículo | [Trabalho] | 339-2 - A PROPOSTA CURRICULAR DE MINAS GERAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ORIENTAÇÃO OU APRISIONAMENTO DOCENTE?Juliene Leonel de Almeida Mendonça (E.E.M.C.B.S - Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza) ; Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Palavras-chave: Currículo de Minas Gerais, Química, Professores | [Trabalho] | 1182-1 - CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICACarlos Torquato de Lima Júnior (SEE-DF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL) ; Ricardo Gauche (UNB - IQ - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - INSTITUTO DE QUÍMICA) Palavras-chave: MATRIZ DE PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA | [Trabalho] | 893-1 - CONTEÚDO E ESTRUTURA DAS QUESTÕES DO NOVO ENEM NA ÁREA DE QUÍMICA: QUE APROXIMAÇÃO À PERSPECTIVA CTS?Renato Ojima (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Vânia Zuim (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Alice Pierson (UFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São CarlosUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) 779-1 - CONTEXTUALIZAÇÃO E COTIDIANO: DISCURSOS CURRICULARES NA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE QUÍMICA E NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULORozana Gomes de Abreu (CAP-UFRJ - Colégio de Aplicação-Universidade Federal do Rio de JaneiroPROPED- UERJ - Programa de Pós-graduação em Educação - UERJ) Palavras-chave: contextualização, cotidiano, políticas | [Trabalho] | 891-1 - CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA E NA REVISTA ENSAIO (2001 - 2010)Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Rozana Gomes de Abreu (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Palavras-chave: Currículo, Formação de Professores | [Trabalho] | 155-1 - DESEMPENHO ACADÊMICO E SUCESSO/INSUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS.Raquel Cardoso Machado (UFBA - ICADS - Universidade Federal da Bahia) ; Eduardo Luiz Dias Cavalcanti (UFBA - ICADS - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: desempenho acadêmico, insucesso escolar, disciplina de física | [Trabalho] | 867-1 - DESEMPENHO NO ENEM E AS PRÁTICAS ESCOLARES DOS PROFESSORES DE QUÍMICAOrliney Maciel Guimarães (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Carolina Koschntizler (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Roger Gonçalves (UFPR - Universidade Federal do Paraná) Palavras-chave: Enem, Políticas Públicas, Ensino de Química | [Trabalho] | 1078-1 - DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO E PECULIARIDADES DISCURSIVAS EM AULA DE QUÍMICA COM BASE EM SITUAÇÃO DE ESTUDOJaqueline Vianna (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do RS) Palavras-chave: Dinâmica de discurso, distribuição do tempo, situação de estudo | [Trabalho] | 339-1 - ENEM UMA PROPOSTA PARA SELECIONAR, AVALIAR OU MODELO CURRICULAR? O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.Juliene Leonel de Almeida Mendonça (E.E.M.C.B.S - 1Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza) ; Rejane Maria Ghisolfi da Silva (UFSC - 2Universidade Federal de Santa Catarina) Palavras-chave: ENEM, Química, Professores | [Trabalho] | 373-1 - ENSINANDO POLÍMEROS PARTINDO DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MG (CBC - ÁREA DE QUÍMICA)Giordan Matheus Guimarães (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) ; Monique Flávia Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) ; Paulo César Gimenez (EECOL - Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa) ; Paulo César Pinheiro (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) Palavras-chave: proposta curricular, contextualização, polímeros | [Trabalho] | 127-1 - EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EXPECTATIVAS DOS CALOUROS DO CURSO DE QUÍMICA DA FACIP-UFU.Dayton Fernando Padim (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Alexandra Epoglou (USP - Universidade de São PauloUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Cairo Borges Duarte (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: Expectativas, Expansão, Ingresso | [Trabalho] | 259-1 - IDENTIDADE DOCENTE E A DISCIPLINA ESCOLAR QUÍMICA: O CASO DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULOMaria Inês Petrucci Rosa (FE UNICAMP - Faculdade de Educação da UNICAMP) Palavras-chave: currículo, disciplina escolar, documentos curriculares | [Trabalho] | 375-1 - JOGOS EM ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA (PERÍODO 1996-2008)Jonney Gomes de Abreu (IQ - UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) ; Thiago Miguel Garcia Cardoso (IQ - UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) ; Thálita Moura Cavalcante (IQ - UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) ; Deisy dos Santos Freitas (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Leonardo Vitor Marcelino (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (IQ - UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (IQ - UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Jogos em Ensino de Química, ENEQ | [Trabalho] | 745-1 - MOVIMENTOS DE MUDANÇA NOS PROCESSOS SELETIVOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL A PARTIR DO NOVO ENEMLaís Basso Costa-beber (UNIJUÍ - Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) ; Otavio Aloísio Maldaner (UNIJUÍ - Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) ; Simoni Tormöhlen Gehlen (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Cristina Pansera-de-araújo (UNIJUÍ - Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: ENEM, Educação Básica, Educação Química | [Trabalho] | 177-1 - O CONTEÚDO QUÍMICO DESENVOLVIDO NAS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE PROFESSORES CONSIDERAM BARREIRA PARA A APRENDIZAGEM?Ana Luiza Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse Carvalho Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Helga Gabriela Aleme (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Juliana Cristina Tristão (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Sheila Rodrigues Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernando César Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Frank Pereira Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson de Freitas Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Leandro José Santos (UFV - Universidade Federal de Viçosa) Palavras-chave: Conhecimento Químico, Educação Básica, Dificuldades | [Trabalho] | 1097-1 - O CURRÍCULO DE QUÍMICA DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS EDUCANDOS.Lílian Escandiel Crizel (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulIFRS-BG - Instituto Federal Rio grande do Sul-Campus BG) ; José Cláudio Del Pino (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palavras-chave: PROEJA, Currículo Integrado, Currículo de Química | [Trabalho] | 711-1 - O LUDISMO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA.Eduardo Luiz Dias Cavalcanti (ICADS-UFBA - Universidade Federal da BahiaIQ-UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (IQ-UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Jogos, Avaliação da Aprendizagem | [Trabalho] | 971-1 - PERCEPÇÕES DOCENTES DO ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: O CASO DO CURSO TÉCNICO EM METALURGIA OFERECIDO NA MODALIDADE PROEJA
Joelma Goldner Krüger (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) ; Sidnei Quezada Meireles Leite (IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) Palavras-chave: EJA, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO EDUCATIVO | [Trabalho] | 756-1 - PORTFÓLIO, NA PRÁTICA DE ENSINO: POSSIBILIDADES E LIMITES EDUCAÇÃO QUÍMICA.Eliane Glerian Leite (UFMT - universidade Federal de Mato Grosso) ; Angela Denardi (UFMT - universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: Portfólio Educacional, Prática de Ensino, Reflexão do ensino aprendizage | [Trabalho] | 44-1 - PRODUTOS NATURAIS E O CURRÍCULO DE QUÍMICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULOLucas Bergamo Navarro (IQUSP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo) ; Tati Ishikawa (FCF-UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) Palavras-chave: Química de Produtos Naturais, Ensino Superior de Química, Currículo | [Trabalho] | 445-1 - PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DE CARÁTER FORMATIVO PARA ALUNOS DO CURSO NOTURNO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSNyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) Palavras-chave: Licenciatura em Química, avaliação formativa | [Trabalho] | 622-2 - QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSÍVEIS OBSTÁCULOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE UM CADERNO ESCOLARTathiane Milaré (USP - Universidade de São Paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Ensino de Ciências, Nono ano, Caderno escolar | [Trabalho] | 931-1 - QUÍMICA PARA AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICARafael Cava Mori (IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos) ; Antonio Aprigio da S. Curvelo (CDCC-USP - Centro de Divulgação Científica e CulturalIQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos) Palavras-chave: Química - séries iniciais, experimentação, livro didático | [Trabalho] | 1003-1 - RECUPERAÇÃO EM QUÍMICA UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID E DO FÓRUM PERMANENTE DE ESTUDANTES–CESPE/UNBEluiza Peixoto Brasil Vieira (UNB - Universidade de Brasília) ; Marco Antônio Domingues de Oliveira (SEE - DF - Secretaria de Estado de Educação - Distrito Federal) ; Ricardo Gauche (UNB - Universidade de Brasília) ; Joice Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: Recuperação paralela, AVA, PIBID-Química | [Trabalho] | 811-2 - SITUAÇÃO DE ESTUDO: PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE SE APROXIMA DE EXPECTATIVAS DO NOVO ENEMJaqueline Ritter Pereira (UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RGS) ; Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RGS) Palavras-chave: SIGNIFICAÇÃO, CONCEITO, COGNIÇÃO | [Trabalho] | 379-1 - UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA NO PROJETO PIBID-UFMTGahelyka Aghta Pantano Souza (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Ana Laura da Silva Martins (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruno Adriano Schaustz dos Santos (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eliane Glerian Leite (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Catiex Rodrigues de Souza (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Larissa Kely Dantas (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Regiane Kris Paes Leite (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Ana Alice Angelo Antunes Rodrigues (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: PIBID, Ensino de Química, Avaliação Emancipatória | [Trabalho] | 506-2 - VESTIBULAR DA FUVEST: CONHECIMENTO QUÍMICO, PROCESSO COGNITIVO E DESEMPENHO.Nicea Quintino Amauro Amauro (IQUFU - Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia) ; Antonio Aprigio da Silva Curvelo Curvelo (IQSC - Instituto de Química de São CarlosCDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural) Palavras-chave: vestibular, desempenho, processo cognitivo | [Trabalho] | 1219-1 - VISÕES DE CIÊNCIA E CIENTISTA UTILIZANDO REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS PARA SONDAR AS CONCEPÇÕES ENTRE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIOAna Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Márcio da Silva (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Rafaela de Souza Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Valquíria Rodrigues do Nascimento (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Lya Christina da Costa Brito (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Régis Marcus Souza (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Percepção da Ciência, Cientista, Educação Científica | [Trabalho] |
|
|
|
|