São Paulo

                                                                                            



NOTÍCIAS


Facebook 37ª RASBQ Twitter SBQ










  • Documentário: "SBQ: uma visão histórica"
        (duração: 37 min.)

  • Documentário: "SBQ: uma visão histórica"
        (duração: 5 min.)

  • Auxílio IC - Lista de contemplados

  • Clique aqui
    Vejam algumas informações úteis relacionadas ao evento.
    Clique aqui
    Devido à grande procura, disponibilizamos novas vagas nos minicursos 2, 3, 6, 12 e 13, cujas inscrições haviam sido encerradas.
    Clique aqui
    Relação de hotéis para a 37ª RASBQ, com informações de contato e valores.
     





     

    Faltam 6 dias...
    19/5/2014
    Com a proximidade do início da SBQ 37ª. RASBQ, todo o staff da SBQ está de mudança para Natal. Desta forma, informamos que a Secretaria Nacional da SBQ em São Paulo entrará em recesso a partir do dia 20/05, retornando às suas atividades normais no dia 04/06/2014. Durante esse período, os contatos devem ser feitos exclusivamente por e-mail: rasbq@sbq.org.br. » Veja mais...

     

     

    Workshop vai discutir relações da universidade com a indústria no Rio Grande do Norte
    15/5/2014
    A presença da indústria de petróleo abriu um diferencial marcante para o panorama profissional dos químicos do Estado do Rio Grande do Norte, onde será realizada a 37ª Reunião Anual da SBQ. Quando entraram em operação, em 2009, a Refinaria Potiguar Clara Camarão, da Petrobras, e seus fornecedores, a região viu surgir um polo com necessidade de absorver pessoal especializado, sobretudo em química. Tanto assim que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte decidiu criar o bacharelado em Química do Petróleo. A implantação de um laboratório de análises pela companhia, para atender o polo, veio reforçar essa demanda. » Veja mais...

     

     

    Espectrometria de massa: um número crescente de aplicações para a pesquisa
    24/4/2014
    Ao ter se tornado uma tecnologia essencial para o trabalho científico, a Espectrometria de Massas trouxe uma exigência para pesquisadores da química, biologia, física, medicina, farmácia e áreas afins. Hoje, além de saber como explorar os recursos dessa ferramenta em seu campo particular de atuação, é importante também ter uma visão abrangente do rol de aplicações que a EM oferece em outras áreas, já que o mundo da pesquisa é, cada vez mais, multidisciplinar. Esse plano geral será apresentado na 37ª Reunião Anual da SBQ, na conferência do professor Marcos Eberlin, do IQ da Unicamp. Ele vai falar sobre "A epopeia da Espectrometria de Massas em Ciências: dos elétrons às proteínas, vírus, bactérias, embriões, ao homem, às cirurgias, e à vida, e ao infinito, e além".
    » Veja mais...


     

     

    Uma molécula para vários alvos, o desafio da Química Medicinal
    17/4/2014
    Elas são conhecidas como doenças priônicas ou "conformacionais". Em geral degenerativas e causadas por depósitos anormais de proteínas nativas em tecidos celulares. Esses processos, explorados mais extensivamente a partir da década passada, têm sido objeto de grande interesse da pesquisa, que procura compreender suas origens e impacto na degeneração de neurônios. Para entender esses mecanismos e planejar fármacos que possam atuar de forma efetiva sobre tais doenças, entre elas a doença de Alzheimer, a Química Medicinal vem criando estratégias baseadas na construção de novas moléculas multialvo-dirigidas. A professora Maria Laura Bolognesi, da Universidade de Bolonha, Itália, falará sobre suas pesquisas na área, na conferência Multitarget ligands and theranostics: sharpening the medical chemistry sword against prion diseases programada para a 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    Indicações para o "Prêmio Hans Viertler"
    10/4/2014
    A SBQ está recebendo, até 30/04/2014, indicações para o "Prêmio Hans Viertler" concedido a jovens cientistas de destaque em 2013. A D&C decidiu que a edição de 2014 premiará cientistas da área de Materiais. Podem concorrer jovens pesquisadores que completaram (até) 35 anos em 31/12/2013, que sejam associados e estejam em dia com SBQ e que tenham contribuído de forma independente na pesquisa na área de Química de Materiais. As indicações e suas justificativas podem ser enviadas para diretoria@sbq.org.br.

     

     

    Novas conquistas da cromatografia bidimensional
    10/4/2014
    A capacidade de obter separações de substâncias avançou nos últimos anos com a técnica de cromatografia bidimensional. O uso de duas colunas com diferentes fases estacionárias, resultando em diferentes mecanismos de separação é a principal estratégia para o sucesso da técnica. Ela permite separações de moléculas em meios complexos constituindo-se em uma ferramenta multidisciplinar que pode ser utilizada por diferentes áreas de conhecimento, como a química, biologia e farmácia. Peter J. Schoenmakers, do Instituto Van´t Hoff para Ciências Moleculares, da Universidade de Amsterdam, Holanda.
    » Veja mais...


     

     

    Novidades sobre a 37ª RASBQ: Alimentação e Minicursos
    27/3/2014
    Alimentação - Como mencionado em mensagem anterior, a Comissão Organizadora da 37ª. RASBQ disponibilizará, com preço subsidiado em 50%, opções de almoço nos dias 27, 28 e 29/05/2014, em restaurante especialmente montado no Centro de Convenções de Natal. Os participantes que assim o desejarem poderão adquirir os tíquetes para as refeições a R$ 18,00 (tíquete unitário) ou a R$ 45,00 (pacote com os três tíquetes). » Veja mais...

    Minicursos - Uma outra notícia diz respeito às inscrições em minicursos. Devido à grande procura, disponibilizamos novas vagas nos minicursos 2, 3, 6, 12 e 13, cujas inscrições haviam sido encerradas. Portanto, ainda há vagas disponíveis em todos os minicursos.

     

     

    A catálise procura novas técnicas para transformar o CO2
    27/3/2014
    Assinalada como um importante desafio para os que se propõem diminuir o impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis, a busca de novas técnicas para transformar o dióxido de carbono em produtos utilizáveis pela indústria ainda tem um longo trajeto a percorrer. O sucesso dessa pesquisa promete, entretanto, ganhos muito almejados pela sociedade: capturar o CO2 da atmosfera, eliminando parte de um elemento responsável pelo aquecimento global e, ao mesmo tempo, gerar valor pela criação de novos insumos químicos. Esse é o tema de Michele Aresta, da Universidade de Bari, Itália, que será apresentado na 37ª Reunião Anual da SBQ, na conferência Converting exhaust carbon into working carbon: stepping from a linear to a circular carbon economy.
    » Veja mais...


     

     

    Nanoestruturas para transformar a luz do sol em combustível
    20/3/2014
    Além dos avanços conseguidos nas últimas décadas no uso de energia limpa, a pesquisa dedicada a produzir combustíveis a partir da fonte solar mostra novas alternativas promissoras. Uma delas está no trabalho de Lifeng Liu, do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), de Braga, Portugal. Com foco no desenvolvimento de nanomateriais para obter energia renovável, as pesquisas de sua equipe investem no que seria uma solução ideal do ponto de vista de sustentabilidade: gerar hidrogênio a partir da água, utilizando luz do sol para uso em células a combustível. Lifeng Liu vai apresentar a conferência Solar fuel production based on rationally designed nanoestructures na 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    Pesquisador do Max Planck Institute mostra novas abordagens na produção de medicamentos para doenças infecciosas
    13/3/2014
    Encontrar novas soluções para prevenção e tratamento de doenças infecciosas, entre elas a malária, é uma das principais expectativas que se coloca hoje para a pesquisa científica. Avanço concreto nessa direção é o trabalho de Peter H. Seeberger, do Max Planck Institute, da Alemanha. Uma de suas linhas de pesquisa dedica-se a desenvolver antígenos sintéticos para produzir anticorpos empregados em vacinas, transpondo a difícil barreira de isolar essas substâncias de fontes naturais como vírus, bactérias e protozoários. O professor Seeberger é o convidado da 37ª Reunião Anual da SBQ, que apresentará a conferência Preventing and curing infectious deseases: carbohydrate vaccines and continuous flow synthesis.
    » Veja mais...


     

     

    37ª RASBQ: informações úteis
    6/3/2014
    Prezados sócios da SBQ, prezados assinantes do Boletim Eletrônico, e principalmente, prezados participantes inscritos na 37ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ).
    Faltando 80 dias para a abertura da 37ª. RASBQ, gostaria de repassar algumas informações úteis relacionadas ao evento. » Veja mais...

     

     

    Pós-graduação nos EUA: um roteiro para conseguir o melhor resultado
    27/2/2014
    A crescente internacionalização da pesquisa científica brasileira, que ganhou impulso com o programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe para muitos jovens estudantes a necessidade de se preparar para fazer intercâmbios de graduação e pós-graduação no exterior. A decisão, com frequência, vem acompanhada de dúvidas sobre como melhor explorar essa oportunidade. Quais os programas mais adequados, que instituições os oferecem ou o que é preciso para uma boa convivência acadêmica no local escolhido. » Veja mais...

     

     

    As novas técnicas da microscopia para o mundo nano
    20/2/2014
    O trabalho científico de estudar objetos em escala nanométrica é descrito pelos especialistas como uma atividade que requer, além de conhecimento especializado, o componente da criatividade. Ela pode auxiliar a entender, por exemplo, as mudanças que ocorrem nas propriedades, físicas, químicas ou mecânicas, dos elementos, quando são avaliados em escala nano. Torna-se necessária, também, na difícil tarefa de criar instrumentos de medição para desvendar essa realidade. As novas técnicas de microscopia que incorporam o conhecimento mais recente nesse campo serão abordadas na conferência "Caracterização avançada de nanossistemas individuais por técnicas de microscopia eletrônica", que será apresentada pelo professor Daniel Mario Ugarte, do Instituto de Física da UNICAMP, na 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    Macromoléculas para aplicações biomédicas: a linha de frente da pesquisa
    13/2/2014
    A tecnologia de liberação controlada de fármacos no organismo, com o emprego de macromoléculas, é uma das vertentes da biomedicina que tem obtido resultados importantes, com inúmeras possibilidades de aplicação. Um dos pesquisadores de maior destaque nesse campo estará no Brasil para participar da 37ª Reunião Anual da SBQ. Kathryn Elizabeth Ulrich, professora do Departamento de Química e Biologia Química da Universidade de Rutgers (EUA), vai falar sobre Polymers with a purpose: designing biodegradable polymers for bioactive delivery.
    » Veja mais...


     

     

    Terras raras, o Brasil em busca de soluções científicas e industriais
    6/2/2014
    Durante as últimas décadas, as chamadas terras raras tornaram-se insumos valiosos em razão do grande número de aplicações industriais, algumas estratégicas, que oferecem. Dois exemplos mostram essa importância para a economia brasileira. A futura produção de magnetos para equipamentos de energia eólica depende do neodímio que, atualmente, é fornecido apenas pela China. Já os catalisadores essenciais ao processamento de petróleo também exigem a importação, da mesma fonte, de cerca de 900 toneladas anuais de terras raras. "Terras à vista. Serão Raras? Para que servem? Quanto valem?" é o tema da conferência de abertura que será proferida pelo professor Osvaldo Antonio Serra (USP) na 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    Faltam 4 dias para o término do prazo de inscrição dos resumos para a 37ª Reunião Anual da SBQ
    30/1/2014
    No dia 3 de fevereiro encerra-se o prazo para submissão dos resumos e inscrição com desconto para a 37ª Reunião Anual da SBQ. O encontro, que cumpre a missão de oferecer o mais completo painel da pesquisa em química, ganha importância crescente no momento atual do país. É espaço único para acompanhamento do rápido processo de mudanças vivido pela comunidade. Mudanças que ocorrem em várias frentes, de forma simultânea. Uma delas é a expansão do ensino superior, e dos cursos de química, com o surgimento de uma nova geração de profissionais em busca de oportunidades. Está em formação, também, um novo e mais complexo perfil institucional na área, com a evolução das políticas para CT&I. » Veja mais...

     

     

    Harold Kroto, Prêmio Nobel de Química, e as fronteiras da criatividade
    23/1/2014
    Falar sobre criatividade na ciência é uma das atividades preferidas de Harold Kroto, Prêmio Nobel de Química, de 1996. Em sua carreira, a capacidade criativa está realçada pela importante descoberta de uma nova forma alotrópica de carbono, os chamados "fulerenos". A conquista, obtida ao lado de Robert F. Curl e Richard E. Smalley, lhe conferiu prestígio mundial, e deu início a um promissor campo de pesquisa, amplamente explorado nas últimas três décadas. "Criatividade sem fronteiras" é o tema da conferência que será apresentada por ele na 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    José Bonifácio, um cientista pioneiro no tempo da colônia
    16/1/2014
    O espaço que os livros de história dedicam a José Bonifácio de Andrada e Silva (1763–1838), o Patriarca da Independência, é ocupado, quase sempre, pela política. Figura chave no processo de emancipação do país, influente ministro de D. Pedro I, ele foi também tutor de D. Pedro II. Mas a trajetória política só teve início aos 56 anos, quando retornou ao Brasil. Antes disso, foi o cientista que obteve reconhecimento internacional incomum para alguém nascido na colônia de um país periférico da Europa. Sua atuação estendeu-se à química, mineralogia, geologia e metalurgia, como mostrará a Conferência "José Bonifácio e a Ciência", que será apresentada na 37ª Reunião Anual da SBQ pelo professor Carlos Alberto Filgueiras (UFMG).
    » Veja mais...


     

     

    Conferência tratará do papel do docente no ensino superior de química
    9/1/2014
    Quem forma o professor para o ensino superior de química? Embora a resposta pareça simples – a Universidade -, a pergunta remete a uma preocupação permanente do sistema educacional. Isto é, apesar de sua importância, a formação pedagógica dos docentes não recebe a mesma atenção dedicada ao trabalho de pesquisa, quase sempre colocado como prioridade na carreira. O tema é objeto de estudo, a partir de dados colhidos nas universidades, da professora Irene Cristina de Mello (UFMT) e será apresentado na 37ª Reunião Anual da SBQ.
    » Veja mais...

     

     

    37ª Reunião Anual vai celebrar o Ano Internacional da Cristalografia
    19/12/2013
    Definido pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Cristalografia, 2014 terá uma programação intensa de eventos, ao redor do mundo, para comemorar os 100 anos da área de conhecimento que tem seu início marcado pela descoberta da difração do raio X.» Veja mais...

     

     

    Inscrição antecipada e com desconto para a 37ª. Reunião Anual da SBQ encerra-se em 30/12/2013
    19/12/2013
    Gostaríamos de lembrar à toda a comunidade que as inscrições para a 37ª. RASBQ em 2014 encerram-se em 3/02/2014 (data final também para a submissão de resumos), mas têm desconto especial até 30/12/2013. As modalidades, os valores das taxas de inscrição e a programação confirmada até o momento podem ser acessados no site oficial da 37ª RASBQ.

     

     

    Química Verde: participantes da 37ª RASBQ têm uma nova sessão para apresentarem seus trabalhos
    12/12/2013
    Um novo espaço, dedicado ao debate científico sobre Química Verde, será lançado na 37ª Reunião Anual da SBQ. A iniciativa tem o objetivo de promover o encontro de pesquisadores cujo trabalho está voltado para o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos verdes, com realce para a realidade brasileira. Eles abrangem uma ampla variedade de pesquisas, entre elas as que contemplam técnicas e materiais químicos idealmente inócuos, que diminuam ou evitem a geração de resíduos poluidores.
    » Veja mais...

     

     

    A Química quer conhecer os novos contaminantes do ambiente
    5/12/2013
    A rapidez com que novos produtos, e substâncias, chegam ao mercado torna impossível o conhecimento preciso sobre os efeitos que podem provocar na saúde humana ou no meio ambiente. Além do surgimento de substâncias únicas, as inúmeras combinações possíveis entre elas aumentam as possibilidades de efeitos adversos nos seres vivos. Essa criação permanente de novos elementos pouco conhecidos atende as necessidades da indústria de consumo, mas deve ser objeto de preocupação dos profissionais da ciência. Um convite à reflexão sobre esse quadro é feito por Wilson de Figueiredo Jardim, professor do IQ da Unicamp e ex-diretor da Divisão de Química Ambiental da SBQ.
    » Veja mais...


     

     

    Os alimentos e a metabolômica
    28/11/2013
    Hanne Christine Bertram, da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, dedica-se à pesquisa que abre um novo limiar de conhecimento sobre os mecanismos de absorção de nutrientes e bioativos dos alimentos. Trabalho voltado também para o monitoramento fisiológico em estudos de dieta e nutrição. O instrumento para essa abordagem é o uso das técnicas ômicas para análise do metaboloma, definido como o conjunto completo de pequenas moléculas de origem metabólica encontradas em células, órgãos ou organismos.
    » Veja mais...

     

     

    Nanomateriais e energia renovável
    21/11/2013
    John Shelnutt, da Universidade da Georgia, Estados Unidos, será o responsável pela conferência sobre sistemas catalíticos nanoestruturados, destinados à produção de energia renovável. Física, química e biologia são áreas de conhecimento envolvidas na pesquisa que procura transpor limitações para conservar a energia natural, como a solar, em dispositivos capazes de armazená-la.
    » Veja mais...

     

     

    Prof. Harold Kroto, laureado com o Prêmio Nobel de Química, tem presença confirmada na 37ª. Reunião Anual da SBQ em 2014
    22/8/2013
    É com imensa satisfação que comunicamos a presença do Prof. Harold Kroto, vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1996 pela descoberta dos fulerenos, como conferencista na 37ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que será realizada em Natal-RN, no período de 26 a 29/05/2014. Estamos preparando uma sessão especial, onde além da conferência, o Prof. Kroto fará um encontro e um debate com nossos estudantes!
    » Veja mais...

     


    Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.