São Paulo

                                                                                            



NOTÍCIAS


Os alimentos e a metabolômica


28/11/2013

Hanne Christine Bertram, da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, dedica-se à pesquisa que abre um novo limiar de conhecimento sobre os mecanismos de absorção de nutrientes e bioativos dos alimentos. Trabalho voltado também para o monitoramento fisiológico em estudos de dieta e nutrição. O instrumento para essa abordagem é o uso das técnicas ômicas para análise do metaboloma, definido como o conjunto completo de pequenas moléculas de origem metabólica encontradas em células, órgãos ou organismos. Ela vai apresentar a conferência Metabolomics as a tool to gain mechanistic insight in nutrition, durante a 37ª Reunião Anual da SBQ.

A química de alimentos tradicionalmente trabalhou com a associação direta de que determinados nutrientes, ou compostos bioativos, propiciam ganhos para o organismo, explica Daniel Cardoso, do IQSC da USP de São Carlos e diretor da Divisão de Alimentos da SBQ, responsável pela escolha da conferência. Mas os avanços da pesquisa mostraram que nem sempre a presença desses compostos na dieta equivale aos efeitos presumidos no organismo. A metabolômica oferece ferramentas para avaliar se as alterações na dieta, o fornecimento de suplementos ou compostos bioativos naturais, pode promover, ou não, os ganhos para a saúde.

Entre as formas para encontrar as alterações no metabolismo do indivíduo estão as pesquisas feitas em animais ou estudos clínicos com seres humanos, observa. Elas permitem obter essas informações a partir da urina, do sangue ou da saliva. Um exemplo poderia ser o consumo da carne de ruminantes, rica em ácido linoléico conjugado (CLA, da sigla em inglês), e sua relação com a absorção de colesterol, revelada na análise dos fluídos biológicos. A conferência de Hanne Christine Bertram, que é editora associada do Journal of Agricultural and Food Chemistry (ACS), vai mostrar exemplos da aplicação de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear e Espectrometria de Massas na análise de metabólitos em alimentos e fluídos biológicos, com especial ênfase em nutrição animal e o seu impacto na qualidade dos alimentos.

Atualmente, uma das aplicações mais importantes dessa linha de pesquisa, nota Cardoso, é a investigação de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, nas quais se avalia o perfil metabólico do indivíduo, e onde se destacam os trabalhos feitos pelo Imperial College, de Londres. No Brasil, ainda há poucos grupos de pesquisa estudando a relação direta entre dieta e metabolismo, tanto em fisiologia humana como em nutrição animal.

O prazo final para submissão de resumos à 37ª RASBQ é 03/02/2014. A Reunião será realizada de 26 a 29 de maio de 2014, no Centro de Convenções de Natal(RN).

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.