São Paulo

                                                                                            



NOTÍCIAS


Macromoléculas para aplicações biomédicas: a linha de frente da pesquisa


13/2/2014

A tecnologia de liberação controlada de fármacos no organismo, com o emprego de macromoléculas, é uma das vertentes da biomedicina que tem obtido resultados importantes, com inúmeras possibilidades de aplicação. Um dos pesquisadores de maior destaque nesse campo estará no Brasil para participar da 37ª Reunião Anual da SBQ. Kathryn Elizabeth Ulrich, professora do Departamento de Química e Biologia Química da Universidade de Rutgers (EUA), vai falar sobre Polymers with a purpose: designing biodegradable polymers for bioactive delivery.

Reconhecida como formadora de pesquisadores, Kathryn Ulrich é autora de mais de uma centena de publicações científicas. Mas seu trabalho tem visibilidade internacional principalmente em razão das 70 patentes registradas por sua equipe. Entre elas a da PolyAspirin®, famoso pré-fármaco polimérico que funciona como um sistema de liberação controlada do ácido acetil salicílico, conhecido agente anti-inflamatório e analgésico.

A aplicação dessa tecnologia é uma contribuição importante para a produção de dispositivos biomédicos, como, por exemplo, o recobrimento de stents, empregados na desobstrução de artérias em pacientes que realizam cirurgias cardíacas. Ou para a fabricação de fios para sutura de cirurgia que liberam o anti-inflamatório durante sua degradação. O conceito vem se expandindo com a inclusão recente de outras classes de pró-fármacos tais como poliantibióticos, poliantissépticos ou poliantioxidantes.

Além da abordagem de utilização de polímeros derivados de bioativos (pró-fármacos poliméricos) a conferência tratará ainda de um segundo enfoque complementar Trata-se do desenho de polímeros que apresentam bioatividade em função de outras propriedades, como a possibilidade de auto-organização (macromoléculas anfifílicas) .

A experiência da pesquisadora abrange também a integração entre universidade e indústria. Ao longo dos últimos anos Kathryn Ulrich foi a criadora ou participou da formação de startups na área de biotecnologia, como a Polymerix, Bioabsorbable Therapeutics e Polymeric Therapeutics.

Com informações do professor Luiz Henrique Catalani (IQ-USP)

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.