São Paulo

                                                                                            



NOTÍCIAS


Novas conquistas da cromatografia bidimensional


10/4/2014

A capacidade de obter separações de substâncias avançou nos últimos anos com a técnica de cromatografia bidimensional. O uso de duas colunas com diferentes fases estacionárias, resultando em diferentes mecanismos de separação é a principal estratégia para o sucesso da técnica. Ela permite separações de moléculas em meios complexos constituindo-se em uma ferramenta multidisciplinar que pode ser utilizada por diferentes áreas de conhecimento, como a química, biologia e farmácia. Peter J. Schoenmakers, do Instituto Van´t Hoff para Ciências Moleculares, da Universidade de Amsterdam, Holanda, é um dos principais especialistas mundiais em cromatografia bidimensional e vai apresentar a conferência Comprehensive two-dimensional separations na 37ª Reunião Anual da SBQ. É editor de vários periódicos importantes na área, entre eles o Journal of Chromatography.

Do ponto de vista de aplicação, o trabalho de Schoenmakers abrange várias áreas de interesse, informa o professor Pedro V. de Oliveira, do IQ-USP. Entre elas a petroquímica e produtos naturais que recebem atenção particular da pesquisa brasileira pela importância econômica, e o setor de polímeros. Os estudos do pesquisador holandês preocupam-se em entender os fundamentos da técnica de cromatografia, explica, investigando os processos de separação em nível molecular.

A conferência de Schoenmakers vai apresentar um plano geral do tema e abordar, em particular, o estado da arte da cromatografia bidimensional a gás e líquida, esta última, ressalta no resumo de sua palestra, com um amplo raio de aplicações a serem exploradas.

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.