São Paulo

                                                                                            



NOTÍCIAS


Uma molécula para vários alvos, o desafio da Química Medicinal


17/4/2014

Elas são conhecidas como doenças priônicas ou "conformacionais". Em geral degenerativas e causadas por depósitos anormais de proteínas nativas em tecidos celulares. Esses processos, explorados mais extensivamente a partir da década passada, têm sido objeto de grande interesse da pesquisa, que procura compreender suas origens e impacto na degeneração de neurônios. Para entender esses mecanismos e planejar fármacos que possam atuar de forma efetiva sobre tais doenças, entre elas a doença de Alzheimer, a Química Medicinal vem criando estratégias baseadas na construção de novas moléculas multialvo-dirigidas. A professora Maria Laura Bolognesi, da Universidade de Bolonha, Itália, falará sobre suas pesquisas na área, na conferência Multitarget ligands and theranostics: sharpening the medical chemistry sword against prion diseases programada para a 37ª Reunião Anual da SBQ.

Um dos aspectos inovadores da pesquisa é trabalhar com a concepção que procura desenvolver moléculas de atuação simultânea, em vários alvos moleculares moduladores da doença, explica o professor Luiz Antonio Soares Romeiro, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UnB. "É um novo paradigma para tratar doenças multifatoriais, onde o perfil multialvo visa atenuar o efeito de redundância", observa. Essa abordagem se diferencia do planejamento de fármacos seletivos centrado em um único alvo molecular.

Suas pesquisas visam principalmente encontrar respostas em meio à complexidade de doenças como Alzheimer e negligenciadas tropicais, planejando e avaliando moléculas multialvo-dirigidas estudadas nos últimos anos. No caso do Alzheimer, a substância Memoquina, desenvolvida pelo grupo de Bolognesi, apresenta-se como uma das possibilidades para reduzir o avanço da doença. A conferência vai explicar essas estratégias e tratar do potencial que oferecem para o futuro.

O trabalho de Bolognesi deverá contar também com a contribuição de pesquisadores brasileiros. Ela será professora convidada, nos próximos três anos, do Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Terapêuticas (LADETER/UCB) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UnB. Trata-se de uma área de convergência com a busca de ligantes multialvos para a construção de novas moléculas com derivados do óleo da casca da castanha de caju, pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pela equipe do professor Luiz Antonio Soares Romeiro.

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.