linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino – TIC
[Voltar]


 121-2 - A INTERNET NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE WEBQUEST BIOCOMBUSTÍVEL.
Ana Carolina Araújo da Silva (CEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação BásicaUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoCEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica)

   
Palavras-chave:  Internet, WebQuest Biocombustível, Avaliação
[Trabalho]


 11-2 - A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS TELEVISÃO COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE QUÍMICA
Flávia Vasconcelos (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Marcelo Leão (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
   
Palavras-chave:  programas de televisão, ensino de química, vídeos educacionais
[Trabalho]


 780-1 - A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE NO ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS.
Erinaldo Carvalho Pereira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcelo Leandro Eichler (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)
   
Palavras-chave:  vídeo educacional, representação, transformação química
[Trabalho]


 429-2 - AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: O DESAFIO DA INTERATIVIDADE ON LINE: ANÁLISE TEMÁTICA SOBRE “NATUREZA DA CIÊNCIA”
Eveline Borges Vilela-ribeiro (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Claudio Roberto Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavaro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Natureza da ciência, formação de professores, ambientes de aprendizagem
[Trabalho]


 957-2 - APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO 3º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM MUCAMBO-CE
Walber Henrique Ferreira Ribeiro (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Miriam Ferreira Melo (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Silvia Helena de Lima Monteiro (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú)
   
Palavras-chave:  Software, Avogadro, ensino de química
[Trabalho]


 402-1 - APLICAÇÃO DE VÍDEO PARA O ENSINO DAS TEORIAS ATÔMICAS E A HISTÓRIA DA QUÍMICA.
Lenilson Oliveira Paula Silva (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Blyeny Hatalita Pereira Alves (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Vanessa Freitas Santos (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Andressa Ferreira Mendonça (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)
   
Palavras-chave:  Ensino, Aprendizagem, TICs
[Trabalho]


 831-2 - AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DO USO DE BLOGS EM UMA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Mario Roberto Barro (UFSCAR - DQ - Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Pau)
   
Palavras-chave:  química, blogs, novas tecnologias
[Trabalho]


 1131-1 - AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE USO DE VÍDEOS DIGITAIS DIDÁTICOS DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA
Milton Basto Lira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  vídeos, experimentos, TIC
[Trabalho]


 831-1 - BLOGS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS DA ÁREA
Mario Roberto Barro (UFSCAR - DQ - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Pau)
   
Palavras-chave:  química, blogs, novas tecnologias
[Trabalho]


 713-1 - CIBERESPAÇO E ENSINO DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Claudio Roberto Machado Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Supercil Mendes Silva Filho (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Ciberespaço, Objeto Virtual de Aprendizagem, Modelo Atômico
[Trabalho]


 839-1 - CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS REPOSITÓRIOS BRASILEIROS.
Lucas Vivas de Sá (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Juscilene Vitória de Almeida (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcelo Leando Eichler (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)
   
Palavras-chave:  informática educativa, ensino de química, material didático
[Trabalho]


 1080-1 - DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÃO INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE PH
Claysson Xavier da Silva (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  TIC, pH, ensino de química
[Trabalho]


 303-1 - ELABORAÇÃO DE CURTA METRAGENS NO ENSINO MÉDIO: USANDO O CINEMA PARA ABORDAR TEMAS SOBRE RADIOATIVIDADE EM SALA DE AULA.
Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz (CPMG-AS - Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Ayrton SennaUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Filmes, Radioatividade, Ciência
[Trabalho]


 653-1 - ELABORAÇÃO DE UM SITE PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
Rafael Souza da Costa (UNB/FUP - Universidade de Brasília) ; Jeane Cristina Gomes Rotta (UNB/FUP - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  Ensino de Ciências, formação de professores, ensino de Química
[Trabalho]


 641-2 - EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA A APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
Railane Inácio dos Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Sabrina Pereira dos Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Mônica de Sousa Neres (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  experimentação, recurso audiovisual, ensino de química
[Trabalho]


 409-1 - FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA - NECESSIDADE, CONTRIBUIÇÕES E ARTICULAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA
Weverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Thiago Batinga de Oliveira (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)
   
Palavras-chave:  TIC's, FCEQ, ESEQ I
[Trabalho]


 882-2 - HIPERMÍDIA NO ENSINO DOS ESTADOS DA MATÉRIA.
Lucilene Correia Ramos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
   
Palavras-chave:  Hipermídia, Estados da Matéria, Mudanças de Estado
[Trabalho]


 1001-1 - IMPLANTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA DA ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ.
Marco Leite (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ana Leite (CPII - Colegio Pedro IIUCIII MADRID - Universidad Carlos III de Madrid)
   
Palavras-chave:  AVA, construtivismo, quimica inorganica
[Trabalho]


 655-2 - IMPRESSÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM CURSOS ON-LINE
Jerino Queiroz Ferreira (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  AVA, Ensino Superior, Química
[Trabalho]


 356-1 - M-LEARNING: APRENDIZAGEM MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Rodrigo Venício Gonçalves de Araújo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  TIC, Ensino de Química, M-learning
[Trabalho]


 388-1 - O USO DA ESTRATÉGIA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA WEBQUEST “REMÉDIO AMARGO”
Iris Gabrielle de Sena Santos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Rodrigo Venício Gonçalves de Araújo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  WebQuest, Ensino de Química, TIC
[Trabalho]


 953-1 - O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL DE CIÊNCIAS EM PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PELA UTILIZAÇÃO DO FILME O ÓLEO DE LORENZO COMO CONTEXTO.
Wanda Lucia de Lima Costa (CEMAB - Centro de Ensino Médio Ave Branca) ; Glória Garcia Nascimento (CEMAB - Centro de Ensino Médio Ave Branca) ; Eduarda Santos Batista Oliveira (UNB - Universidade de Brasilia) ; Diego Albuquerque Rocha (UNB - Universidade de Brasilia)
   
Palavras-chave:  AVA, Filme, Interdisciplinar
[Trabalho]


 540-1 - OS NÍVEIS DE INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
Thiago Cardoso de Deus (IFG - URUAÇU - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Marlon Herbert Flora Barbosa Soares (IQ-UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Inclusão Digital, TIC
[Trabalho]


 655-1 - PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA CHAT DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Jerino Queiroz Ferreira (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  AVA, Ensino Superior, Química
[Trabalho]


 755-2 - PORTAL PONTOCIÊNCIA: SUGESTÕES PARA INCLUIR FENÔMENOS NA ABORDAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
Alfredo Luis Lameirão Mateus (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lilian Borges Brasileiro (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Andréa Horta Machado (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  experimentos, ligações químicas, interações intermoleculares
[Trabalho]


 981-1 - SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO
Danilo Oliveira Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Edson José Wartha (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Juvenal. Carolino Silva Filho (UFS - Universidade Federal de Sergipe)
   
Palavras-chave:  software educativo, Ensino de Química
[Trabalho]


 905-1 - TECNOLOGIAS ENQUANTO FERRAMENTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA – UM DOS ENFOQUES EVIDENCIADOS NA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CT).
Patrícia Rosinke (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Palavras-chave:  Ciência e Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Ferramentas tecnológicas
[Trabalho]


 271-2 - UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Luciana Caixeta Barboza (USP - Universidade de São Paulo) ; Marcelo Giordan (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  ambiente virtual, EaD
[Trabalho]


 432-1 - USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Cyntia Daiane Borges (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Dayane Cristina Costa (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Aryane Rodrigues dos Reis (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
   
Palavras-chave:  Química, TIC, História em Quadrinho
[Trabalho]


 718-1 - UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Natália Aparecida Liberto (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Leonardo Pereira Costa Silva (FDV - Faculdade de Viçosa)
   
Palavras-chave:  Ensino de química, Informática, aprendizagem significativa
[Trabalho]


 935-1 - UTILIZAÇÃO DE PAISAGENS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO EM UM MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIAS.
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; Fabiana Santos Silveira (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; Marcelo Leandro Eichler (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; José Cláudio Del Pino (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul)
   
Palavras-chave:  paisagem, didática das ciências
[Trabalho]


 185-1 - UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO PROJETO RIVED
Marta Aparecida Bergamo (CEVC - Colégio Estadual Vera Cruz de Mandaguari (PR)) ; Marcelo Maia Cirino (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  tecnologias de informação, objetos de aprendizagem, projeto RIVED
[Trabalho]


 121-1 - WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA E SEUS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Ana Carolina Araújo da Silva (CEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação BásicaUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoCEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica)
   
Palavras-chave:  WebQuest, Biocombustível, Ensino de Química
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores