Realização
Instituto de Química
|
Área: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino – TIC
|
[Voltar] |
121-2 - A INTERNET NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE WEBQUEST BIOCOMBUSTÍVEL. Ana Carolina Araújo da Silva (CEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação BásicaUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoCEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica)
Palavras-chave: Internet, WebQuest Biocombustível, Avaliação | [Trabalho] | 11-2 - A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS TELEVISÃO COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE QUÍMICAFlávia Vasconcelos (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Marcelo Leão (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) Palavras-chave: programas de televisão, ensino de química, vídeos educacionais | [Trabalho] | 780-1 - A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE NO ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS.
Erinaldo Carvalho Pereira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcelo Leandro Eichler (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) Palavras-chave: vídeo educacional, representação, transformação química | [Trabalho] | 429-2 - AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: O DESAFIO DA INTERATIVIDADE ON LINE: ANÁLISE TEMÁTICA SOBRE “NATUREZA DA CIÊNCIA”Eveline Borges Vilela-ribeiro (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Claudio Roberto Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavaro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Natureza da ciência, formação de professores, ambientes de aprendizagem | [Trabalho] | 957-2 - APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO 3º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM MUCAMBO-CEWalber Henrique Ferreira Ribeiro (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Miriam Ferreira Melo (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Silvia Helena de Lima Monteiro (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) Palavras-chave: Software, Avogadro, ensino de química | [Trabalho] | 402-1 - APLICAÇÃO DE VÍDEO PARA O ENSINO DAS TEORIAS ATÔMICAS E A HISTÓRIA DA QUÍMICA.Lenilson Oliveira Paula Silva (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Blyeny Hatalita Pereira Alves (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Vanessa Freitas Santos (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Andressa Ferreira Mendonça (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, TICs | [Trabalho] | 831-2 - AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DO USO DE BLOGS EM UMA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICAMario Roberto Barro (UFSCAR - DQ - Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Pau) Palavras-chave: química, blogs, novas tecnologias | [Trabalho] | 1131-1 - AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE USO DE VÍDEOS DIGITAIS DIDÁTICOS DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIAMilton Basto Lira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Palavras-chave: vídeos, experimentos, TIC | [Trabalho] | 831-1 - BLOGS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS DA ÁREAMario Roberto Barro (UFSCAR - DQ - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Química) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Pau) Palavras-chave: química, blogs, novas tecnologias | [Trabalho] | 713-1 - CIBERESPAÇO E ENSINO DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.Claudio Roberto Machado Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Supercil Mendes Silva Filho (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Ciberespaço, Objeto Virtual de Aprendizagem, Modelo Atômico | [Trabalho] | 839-1 - CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS REPOSITÓRIOS BRASILEIROS.Lucas Vivas de Sá (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Juscilene Vitória de Almeida (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marcelo Leando Eichler (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) Palavras-chave: informática educativa, ensino de química, material didático | [Trabalho] | 1080-1 - DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÃO INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE PHClaysson Xavier da Silva (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Celina Piazza Recena (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Palavras-chave: TIC, pH, ensino de química | [Trabalho] | 303-1 - ELABORAÇÃO DE CURTA METRAGENS NO ENSINO MÉDIO: USANDO O CINEMA PARA ABORDAR TEMAS SOBRE RADIOATIVIDADE EM SALA DE AULA.Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz (CPMG-AS - Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Ayrton SennaUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Filmes, Radioatividade, Ciência | [Trabalho] | 653-1 - ELABORAÇÃO DE UM SITE PARA ENSINO DE CIÊNCIASRafael Souza da Costa (UNB/FUP - Universidade de Brasília) ; Jeane Cristina Gomes Rotta (UNB/FUP - Universidade de Brasília) Palavras-chave: Ensino de Ciências, formação de professores, ensino de Química | [Trabalho] | 641-2 - EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA A APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICARailane Inácio dos Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Sabrina Pereira dos Santos (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Mônica de Sousa Neres (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Ana Carolina Garcia de Oliveira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: experimentação, recurso audiovisual, ensino de química | [Trabalho] | 409-1 - FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA - NECESSIDADE, CONTRIBUIÇÕES E ARTICULAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICAWeverton Santos de Jesus (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; João Paulo Mendonça Lima (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Thiago Batinga de Oliveira (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) Palavras-chave: TIC's, FCEQ, ESEQ I | [Trabalho] | 882-2 - HIPERMÍDIA NO ENSINO DOS ESTADOS DA MATÉRIA.Lucilene Correia Ramos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; José Luis de Paula Barros Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) Palavras-chave: Hipermídia, Estados da Matéria, Mudanças de Estado | [Trabalho] | 1001-1 - IMPLANTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA DA ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ.Marco Leite (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ana Leite (CPII - Colegio Pedro IIUCIII MADRID - Universidad Carlos III de Madrid) Palavras-chave: AVA, construtivismo, quimica inorganica | [Trabalho] | 655-2 - IMPRESSÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM CURSOS ON-LINEJerino Queiroz Ferreira (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: AVA, Ensino Superior, Química | [Trabalho] | 356-1 - M-LEARNING: APRENDIZAGEM MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICARodrigo Venício Gonçalves de Araújo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: TIC, Ensino de Química, M-learning | [Trabalho] | 388-1 - O USO DA ESTRATÉGIA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA WEBQUEST “REMÉDIO AMARGO”Iris Gabrielle de Sena Santos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Rodrigo Venício Gonçalves de Araújo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) Palavras-chave: WebQuest, Ensino de Química, TIC | [Trabalho] | 953-1 - O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL DE CIÊNCIAS EM PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PELA UTILIZAÇÃO DO FILME O ÓLEO DE LORENZO COMO CONTEXTO.Wanda Lucia de Lima Costa (CEMAB - Centro de Ensino Médio Ave Branca) ; Glória Garcia Nascimento (CEMAB - Centro de Ensino Médio Ave Branca) ; Eduarda Santos Batista Oliveira (UNB - Universidade de Brasilia) ; Diego Albuquerque Rocha (UNB - Universidade de Brasilia) Palavras-chave: AVA, Filme, Interdisciplinar | [Trabalho] | 540-1 - OS NÍVEIS DE INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.Thiago Cardoso de Deus (IFG - URUAÇU - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Marlon Herbert Flora Barbosa Soares (IQ-UFG - Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: Inclusão Digital, TIC | [Trabalho] | 655-1 - PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA CHAT DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMJerino Queiroz Ferreira (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC - USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: AVA, Ensino Superior, Química | [Trabalho] | 755-2 - PORTAL PONTOCIÊNCIA: SUGESTÕES PARA INCLUIR FENÔMENOS NA ABORDAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES INTERMOLECULARESAlfredo Luis Lameirão Mateus (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lilian Borges Brasileiro (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Andréa Horta Machado (COLTEC/UFMG - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: experimentos, ligações químicas, interações intermoleculares | [Trabalho] | 981-1 - SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃODanilo Oliveira Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Edson José Wartha (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Juvenal. Carolino Silva Filho (UFS - Universidade Federal de Sergipe) Palavras-chave: software educativo, Ensino de Química | [Trabalho] | 905-1 - TECNOLOGIAS ENQUANTO FERRAMENTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA – UM DOS ENFOQUES EVIDENCIADOS NA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CT).Patrícia Rosinke (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) Palavras-chave: Ciência e Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Ferramentas tecnológicas | [Trabalho] | 271-2 - UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORESLuciana Caixeta Barboza (USP - Universidade de São Paulo) ; Marcelo Giordan (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: ambiente virtual, EaD | [Trabalho] | 432-1 - USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Cyntia Daiane Borges (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Dayane Cristina Costa (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Aryane Rodrigues dos Reis (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) Palavras-chave: Química, TIC, História em Quadrinho | [Trabalho] | 718-1 - UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICANatália Aparecida Liberto (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Leonardo Pereira Costa Silva (FDV - Faculdade de Viçosa) Palavras-chave: Ensino de química, Informática, aprendizagem significativa | [Trabalho] | 935-1 - UTILIZAÇÃO DE PAISAGENS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO EM UM MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIAS.Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; Fabiana Santos Silveira (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; Marcelo Leandro Eichler (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) ; José Cláudio Del Pino (UFRGS - Universidade federal do Rio grande do sul) Palavras-chave: paisagem, didática das ciências | [Trabalho] | 185-1 - UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO PROJETO RIVEDMarta Aparecida Bergamo (CEVC - Colégio Estadual Vera Cruz de Mandaguari (PR)) ; Marcelo Maia Cirino (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: tecnologias de informação, objetos de aprendizagem, projeto RIVED | [Trabalho] | 121-1 - WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA E SEUS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.Ana Carolina Araújo da Silva (CEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação BásicaUFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Irene Cristina de Mello (UFMT - Universidade Federal de Mato GrossoCEFAPRO - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica) Palavras-chave: WebQuest, Biocombustível, Ensino de Química | [Trabalho] |
|
|
|
|