Realização
Instituto de Química
|
Educação Ambiental – EA
|
[Voltar] |
603-1 - A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO A RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS NO ENSINO MÉDIO Ailton Mendes Rodrigues (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Amanda Gabrielle da Silva (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Damilla Araújo de Souza (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Leandro Henrique Ribeiro Varão (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Hebert Andrade Ribeiro Filho (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia)
Palavras-chave: Pilha, Bateria, Meio ambiente | [Trabalho] | 960-1 - A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUSKeyla Daniela de Souza Almeida (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão (UFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do Amazonas) Palavras-chave: Desperdício de Água, Mapas Mentais, Educação Ambiental | [Trabalho] | 1020-1 - A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DE UM LICENCIANDOGustavo Bezerra da Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) Palavras-chave: educação ambiental, resíduos sólidos, enchentes | [Trabalho] | 477-1 - A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO A ESCOLA E A COMUNIDADESalma Abud Cury Pecly Guimarães (CEM 01 - Centro de Ensino Médio 01 - Paranoá) ; Joice de Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: educação ambiental, materiais de limpeza, PIBID | [Trabalho] | 1170-2 - A QUÍMICA DO LIXO: UTILIZANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOSDayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Lya da Costa Brito (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) Palavras-chave: Ensino CTSA, química do lixo, aprendizagem significativa | [Trabalho] | 184-2 - A QUÍMICA VERDE PRESENTE NOS ARTIGOS DA REVISTA QUÍMICA NOVA: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS.Caio Renan Goes Serrão (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará) Palavras-chave: Química Verde, Divulgação Científica, Revista Química Nova | [Trabalho] | 742-1 - ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIOFabrício Bortulucci Zanardi (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto) Palavras-chave: química, educação ambiental | [Trabalho] | 1221-1 - ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA DO CICLO BIOGEOQUÍMICO DO CARBONO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIOSidnei Lima Junior (UNIFIA - Centro Universitário de Amparo) Palavras-chave: carbono, ciclo, biogeoquimico | [Trabalho] | 862-2 - APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO SOBRE O TEMA POLÍMEROS E SUA RELAÇÃO COM O MEIO-AMBIENTEJuliana Cardoso Pereira (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Maira Ferreira (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) Palavras-chave: ensino de química, meio-ambiente, polímeros | [Trabalho] | 481-1 - AQUECIMENTO GLOBAL: UMA INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICARenata Marchioreto - Muniz (EE AMOS MEUCCI - Escola Estadual Amos MeucciUSP - Universidade de São Paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: aquecimento global, representações sociais, concepções | [Trabalho] | 1023-1 - CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUAS RECIFAIS COSTEIRAS COMO TEMA ESTRUTURADOR PARA DISCUSSÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO.Sandra Rodrigues de Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kátia Cristina Silva de Freitas (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Betty Rose Araujo Luz (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de Pernambuco) ; Virginia Maria Loureiro Xavier (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Analice de Almeida Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Alves da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUPE - Universidade de Pernambuco) Palavras-chave: experimentação, mar, vivência | [Trabalho] | 97-1 - COLETA SELETIVA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – UMA PROPOSTA VIVENCIADAAglailson Glêdson Cabral Oliveira (UEPB - Universidade Estadual da ParaíbaUNB - Uiversidade de Brasília) ; Maria Conceição da Nóbrega Machado (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) Palavras-chave: Tema transversal, Coleta Seletiva, Educação Ambiental | [Trabalho] | 759-1 - COMPOSTAGEM: UM TEMA PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICASAna Beatriz Ferreira Leão (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano) ; Jozária de Fátima Lemos Lima (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano) ; Maria Etiene Cavalcante (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano) Palavras-chave: COMPOSTAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS | [Trabalho] | 995-2 - CONCEPÇÕES DE AMBIENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA “TEIA DO SABER”Mauricio dos Santos Matos (USP - Universidade de São Paulo) ; Paulo Barbosa (USP - Universidade de São Paulo) ; Myrna Coelho Matos (IACEP - Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicot.) Palavras-chave: Ambiente, Formação de professores, Formação ambiental | [Trabalho] | 995-1 - CONCEPÇÕES DE AMBIENTE EXPRESSAS EM TRILHAS MONITADAS DESENVOLVIDAS NO PARQUE MUNICIPAL VILA DOS REMÉDIOS-SÃO PAULO/SPMauricio dos Santos Matos (USP - Universidade de São Paulo) ; Tathiana Popak Maria (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Ambiente, Formação Ambiental, Parque | [Trabalho] | 1104-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DE QUÍMICASandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Elaine da Silva Ramos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sheila Jacumasso (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Fernanda Moreira (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Cristiane Andréia Erdmann (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Patricia Oliveira (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Jamille Valéria Piovesan (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) Palavras-chave: educação ambiental e meio ambiente, concepções, ensino de quimica | [Trabalho] | 266-1 - CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UFG DO CAMPUS DE GOIÂNIA.Monah Marques Magalhães (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Bruno Carvalho de Souza (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Edna Sheron da Costa Garcez (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Flávia Carneiro Gonçalves (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Thálita Moura Cavalcante (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: educação ambiental, ensino de química, conscientização ambiental | [Trabalho] | 60-1 - CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM GARRAFAS PET: ENSINANDO QUÍMICA E PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTALClaudia de Figueiredo Braga (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Vitor Rodrigo de Melo E Melo (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Márcia Helena Pontieri (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Karen Cacilda Weber (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) Palavras-chave: educação ambiental, modelos moleculares, garrafas PET | [Trabalho] | 1144-1 - CONTEXTUALIZANDO A CAPTURA DE GÁS CARBÔNICO POR AMINAS COM ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO DA REDE FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICOJussara L. Miranda Miranda (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Roseantony R Bouhid Bouhid (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Luiza Cristina Moura Moura (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Claudia Ferreira Silva (IFERJ- PARACAMBI - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Daniella Perrotta Perrotta (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Marcelo Kauffman (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Raíssa Carvalho Martins Martins (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) Palavras-chave: captura de CO2, aquecimento global, educação ambiental | [Trabalho] | 1095-1 - CONTEXTUALIZANDO O CONHECIMENTO QUÍMICO ATRAVÉS DO TEMA CHUVA ÁCIDA: UMA ABORDAGEM CTSA.Valquiria Rodrigues do Nascimento (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Rafaela Souza Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Márcio da Silva (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) Palavras-chave: química ambiental, ensino CTSA, chuva ácida | [Trabalho] | 1031-1 - CULTIVANDO CIÊNCIA E VIDA: A HORTAAlessandra Fernandes Alves (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: Educação infantil, Meio ambiente, Horta orgânica | [Trabalho] | 1004-2 - ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE DE CONCEITOS AMBIENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO À PARTIR DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULOMarcelo José de Oliveira Silva (FSA - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ) ; Karem Soraia Garcia Marquez (FSA - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ) Palavras-chave: Proposta Curricular (São Paulo), Conceitos Ambientais, Educação Ambiental | [Trabalho] | 150-1 - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
(PSMS) NO LABORATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DE PETRÓLEOS LABPETRO - UFESCristina Maria dos Santos Sad (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Gabriela Felix Siqueira (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Luciana Nascimento Rodrigues (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Jane Schneider Medeiros (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) Palavras-chave: SMS, Treinamento Segurança, Química | [Trabalho] | 866-1 - LIXO- UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO POR TODOSClaudia Escalante Medeiros (HR - Colégio Estadual General Hipólito RibeiroUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Elenilson Freitas Alves (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Rosi Hernandes Trindade (HR - Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro) Palavras-chave: Lixo, Educação Ambiental, Projeto | [Trabalho] | 805-1 - MOBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SOLO ARTIFICIAL – UM EXPERIMENTO DE CROMATOGRAFIA DE COLUNA “DRY-FLASH”Isa Gomes Jorge de Avellar (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília) ; Taís Augusto Pitta Garcia Cotta (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília) ; Amarílis de Vicente Finageiv Neder (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília) Palavras-chave: solo, mobilidade, cromatografia | [Trabalho] | 1144-2 - O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICAJussara Lopes de Miranda Miranda (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA- UFRJ) ; Ingrid Barcellos Barcelllos (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA- UFRJ) Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROFESSOR DE QUÍMICA | [Trabalho] | 222-1 - O TEMA ÁGUA NO ENSINO: A VISÃO DE PESQUISADORES E DE PROFESSORES DE QUÍMICA.Daniele E Eunice Torralbo E Marcondes (IQUSP - Universidade de São Paulo Instituto de Química) Palavras-chave: água, especialistas, professores | [Trabalho] | 1246-3 - O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ANALISAR A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICORegina Raquel G.cavalcanti (USP - Universidade de São Paulo) ; Flavio A.maximiano (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Equilíbrio químico, mapa conceitual, ensino superior | [Trabalho] | 71-3 - PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DA ESCOLA POR MEIO DE VÍDEO CLIPES PRODUZIDA POR ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICOCinthia Maria Felicio (IFGOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano-Campus MorrinhosUFG/IQ - Universidade Federal de Goiás,Instituto de Química) ; Carla Regina Amorin dos Anjos Queiroz (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Angela Pereira da Silva Oliveira (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Edson José Fragiorge (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Márlon H. F. Barbosa Soares (UFG/IQ - Universidade Federal de Goiás,Instituto de Química) Palavras-chave: Vídeos Ambientais, Ensino de Ciências, Consciência Ambiental | [Trabalho] | 1053-1 - PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR UTILIZANDO O REGISTRO DO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaFEG - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Galeno José de Sena (FEG - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Silvana Maria Brenha Ribeiro (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) Palavras-chave: Projetos de educação ambiental, professores, diários de aprendizagem | [Trabalho] | 314-1 - PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TURISMO E HABITAÇÃO SUSTENTÁVEIS NA COMUNIDADE RIBEIRINHA BAR DA HORA EM BARREIRINHAS - MATerezinha Mendes Farias (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh) ; Mariano Oscar Aníbal Ibañez Rojas (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh) Palavras-chave: Educação Ambiental, Povos tradicionais, Bar da Hora | [Trabalho] | 784-1 - QUÍMICA AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Luciana Lima Rodrigues (POLIVALENTE - COLÉGIO POLIVALENTE DE ITABUNA) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) Palavras-chave: EJA, ensino de química, meio ambiente | [Trabalho] | 133-1 - QUÍMICA VERDE, UMA NOVA VISÃO DA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA: UMA PESQUISA ENTRE OS PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRJ- CAMPUS NILÓPOLIS.Denise Leal de Castro (IFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Fábio Soares da Silva (IFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Rogério Carvalho dos Reis (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Palavras-chave: Química Verde, Educação Ambiental, Professores de Química | [Trabalho] | 635-1 - RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREA URBANA: APROPRIAÇÃO SOCIAL DO RIBEIRÃO PIRAPITINGA EM CATALÃO (GO)Bruno Pontes Caixeta (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Idelvone Mendes Ferreira (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Amanda Pires de Mesquita (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) Palavras-chave: Bacia hidrográfica, Ribeirão Pirapitinga | [Trabalho] | 968-1 - REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICARosana Franzen Leite (LAMORE - Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - DQI - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: representações, meio ambiente, educação ambiental | [Trabalho] | 289-2 - REUTILIZAÇÃO DO OLÉO COMESTIVEL NA FABRICAÇÃO DO SABÃO CASEIRO COM AROMAS DE PLANTAS TIPICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE.Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Crislaine Sousa de Lima (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Maria Aparecida Mendonça da Silva (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Sidney Miranda Faria (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Carla Pereira Quintino (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Miguel Belchior Correia Junior (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) Palavras-chave: aroma de plantas, oleo saturado, sabão | [Trabalho] | 853-1 - UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DA UTILIZAÇÃO DE UM DESENHO ANIMADO NO ENSINO DE QUÍMICA.Paula Cavalcante Monteiroo (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Ourides Santin Filho (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; João Ricardo Neves da Siva (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) Palavras-chave: Protetor Solar, Desenhos Animados, Ensino de Química | [Trabalho] | 1029-1 - UTILIZAÇÃO DE PAISAGENS EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICAFabiana Santos Silveira (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Marcelo Leandro Eichler (FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDEUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; José Cláudio Del Pino (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) Palavras-chave: PAISAGEM, INFORMÁTICA EDUCATIVA | [Trabalho] | 277-1 - VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO CTSA APLICADO À ATIVIDADES EXTRACLASSECamila de Oliveira Borges (UFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lya Cristina da Costa Brito (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás) Palavras-chave: formação cidadã, ensino CTSA, atividades extraclasse | [Trabalho] | 1084-1 - VISITA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA DE ENSINO EM UMA ABORDAGEM CTSAAna Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Lya Christina da Costa Brito (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) Palavras-chave: Problemas Sociais e Ambientais, Formação Cidadã, Ensino CTSA | [Trabalho] |
|
|
|
|