linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Educação Ambiental – EA
[Voltar]


 603-1 - A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO A RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS NO ENSINO MÉDIO
Ailton Mendes Rodrigues (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Amanda Gabrielle da Silva (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Damilla Araújo de Souza (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Leandro Henrique Ribeiro Varão (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia) ; Hebert Andrade Ribeiro Filho (IFG - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia)

   
Palavras-chave:  Pilha, Bateria, Meio ambiente
[Trabalho]


 960-1 - A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Keyla Daniela de Souza Almeida (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão (UFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do Amazonas)
   
Palavras-chave:  Desperdício de Água, Mapas Mentais, Educação Ambiental
[Trabalho]


 1020-1 - A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DE UM LICENCIANDO
Gustavo Bezerra da Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense)
   
Palavras-chave:  educação ambiental, resíduos sólidos, enchentes
[Trabalho]


 477-1 - A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO A ESCOLA E A COMUNIDADE
Salma Abud Cury Pecly Guimarães (CEM 01 - Centro de Ensino Médio 01 - Paranoá) ; Joice de Aguiar Baptista (UNB - Universidade de Brasília) ; Roberto Ribeiro da Silva (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  educação ambiental, materiais de limpeza, PIBID
[Trabalho]


 1170-2 - A QUÍMICA DO LIXO: UTILIZANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS
Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Lya da Costa Brito (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  Ensino CTSA, química do lixo, aprendizagem significativa
[Trabalho]


 184-2 - A QUÍMICA VERDE PRESENTE NOS ARTIGOS DA REVISTA QUÍMICA NOVA: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS.
Caio Renan Goes Serrão (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA - Universidade do Estado do Pará)
   
Palavras-chave:  Química Verde, Divulgação Científica, Revista Química Nova
[Trabalho]


 742-1 - ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Fabrício Bortulucci Zanardi (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
   
Palavras-chave:  química, educação ambiental
[Trabalho]


 1221-1 - ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA DO CICLO BIOGEOQUÍMICO DO CARBONO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Sidnei Lima Junior (UNIFIA - Centro Universitário de Amparo)
   
Palavras-chave:  carbono, ciclo, biogeoquimico
[Trabalho]


 862-2 - APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO SOBRE O TEMA POLÍMEROS E SUA RELAÇÃO COM O MEIO-AMBIENTE
Juliana Cardoso Pereira (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Maira Ferreira (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)
   
Palavras-chave:  ensino de química, meio-ambiente, polímeros
[Trabalho]


 481-1 - AQUECIMENTO GLOBAL: UMA INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA
Renata Marchioreto - Muniz (EE AMOS MEUCCI - Escola Estadual Amos MeucciUSP - Universidade de São Paulo) ; Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  aquecimento global, representações sociais, concepções
[Trabalho]


 1023-1 - CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUAS RECIFAIS COSTEIRAS COMO TEMA ESTRUTURADOR PARA DISCUSSÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO.
Sandra Rodrigues de Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kátia Cristina Silva de Freitas (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Betty Rose Araujo Luz (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de Pernambuco) ; Virginia Maria Loureiro Xavier (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Analice de Almeida Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Suely Alves da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - Universidade Federal Rural de PernambucoUPE - Universidade de PernambucoUPE - Universidade de Pernambuco)
   
Palavras-chave:  experimentação, mar, vivência
[Trabalho]


 97-1 - COLETA SELETIVA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – UMA PROPOSTA VIVENCIADA
Aglailson Glêdson Cabral Oliveira (UEPB - Universidade Estadual da ParaíbaUNB - Uiversidade de Brasília) ; Maria Conceição da Nóbrega Machado (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)
   
Palavras-chave:  Tema transversal, Coleta Seletiva, Educação Ambiental
[Trabalho]


 759-1 - COMPOSTAGEM: UM TEMA PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Ana Beatriz Ferreira Leão (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano) ; Jozária de Fátima Lemos Lima (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano) ; Maria Etiene Cavalcante (EREM GP - Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano)
   
Palavras-chave:  COMPOSTAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
[Trabalho]


 995-2 - CONCEPÇÕES DE AMBIENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA “TEIA DO SABER”
Mauricio dos Santos Matos (USP - Universidade de São Paulo) ; Paulo Barbosa (USP - Universidade de São Paulo) ; Myrna Coelho Matos (IACEP - Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicot.)
   
Palavras-chave:  Ambiente, Formação de professores, Formação ambiental
[Trabalho]


 995-1 - CONCEPÇÕES DE AMBIENTE EXPRESSAS EM TRILHAS MONITADAS DESENVOLVIDAS NO PARQUE MUNICIPAL VILA DOS REMÉDIOS-SÃO PAULO/SP
Mauricio dos Santos Matos (USP - Universidade de São Paulo) ; Tathiana Popak Maria (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Ambiente, Formação Ambiental, Parque
[Trabalho]


 1104-1 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Sandro Xavier de Campos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Leila Inês Follmann Freire (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Elaine da Silva Ramos (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Sheila Jacumasso (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Fernanda Moreira (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Cristiane Andréia Erdmann (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Patricia Oliveira (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Jamille Valéria Piovesan (UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)
   
Palavras-chave:  educação ambiental e meio ambiente, concepções, ensino de quimica
[Trabalho]


 266-1 - CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UFG DO CAMPUS DE GOIÂNIA.
Monah Marques Magalhães (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Bruno Carvalho de Souza (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Edna Sheron da Costa Garcez (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Flávia Carneiro Gonçalves (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Thálita Moura Cavalcante (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  educação ambiental, ensino de química, conscientização ambiental
[Trabalho]


 60-1 - CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM GARRAFAS PET: ENSINANDO QUÍMICA E PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Claudia de Figueiredo Braga (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Vitor Rodrigo de Melo E Melo (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Márcia Helena Pontieri (UFPB - Universidade Federal da Paraiba) ; Karen Cacilda Weber (UFPB - Universidade Federal da Paraiba)
   
Palavras-chave:  educação ambiental, modelos moleculares, garrafas PET
[Trabalho]


 1144-1 - CONTEXTUALIZANDO A CAPTURA DE GÁS CARBÔNICO POR AMINAS COM ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO DA REDE FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO
Jussara L. Miranda Miranda (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Roseantony R Bouhid Bouhid (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Luiza Cristina Moura Moura (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Claudia Ferreira Silva (IFERJ- PARACAMBI - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Daniella Perrotta Perrotta (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA -UFRJ) ; Marcelo Kauffman (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ) ; Raíssa Carvalho Martins Martins (IFERJ- MARACANÃ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia -RJ)
   
Palavras-chave:  captura de CO2, aquecimento global, educação ambiental
[Trabalho]


 1095-1 - CONTEXTUALIZANDO O CONHECIMENTO QUÍMICO ATRAVÉS DO TEMA CHUVA ÁCIDA: UMA ABORDAGEM CTSA.
Valquiria Rodrigues do Nascimento (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Rafaela Souza Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Márcio da Silva (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus CatalãoUFG/CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  química ambiental, ensino CTSA, chuva ácida
[Trabalho]


 1031-1 - CULTIVANDO CIÊNCIA E VIDA: A HORTA
Alessandra Fernandes Alves (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)
   
Palavras-chave:  Educação infantil, Meio ambiente, Horta orgânica
[Trabalho]


 1004-2 - ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE DE CONCEITOS AMBIENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO À PARTIR DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Marcelo José de Oliveira Silva (FSA - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ) ; Karem Soraia Garcia Marquez (FSA - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ)
   
Palavras-chave:  Proposta Curricular (São Paulo), Conceitos Ambientais, Educação Ambiental
[Trabalho]


 150-1 - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (PSMS) NO LABORATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DE PETRÓLEOS LABPETRO - UFES
Cristina Maria dos Santos Sad (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Gabriela Felix Siqueira (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Luciana Nascimento Rodrigues (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Jane Schneider Medeiros (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
   
Palavras-chave:  SMS, Treinamento Segurança, Química
[Trabalho]


 866-1 - LIXO- UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO POR TODOS
Claudia Escalante Medeiros (HR - Colégio Estadual General Hipólito RibeiroUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Elenilson Freitas Alves (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Rosi Hernandes Trindade (HR - Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro)
   
Palavras-chave:  Lixo, Educação Ambiental, Projeto
[Trabalho]


 805-1 - MOBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SOLO ARTIFICIAL – UM EXPERIMENTO DE CROMATOGRAFIA DE COLUNA “DRY-FLASH”
Isa Gomes Jorge de Avellar (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília) ; Taís Augusto Pitta Garcia Cotta (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília) ; Amarílis de Vicente Finageiv Neder (IQ-UNB - Instituto de Química - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  solo, mobilidade, cromatografia
[Trabalho]


 1144-2 - O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
Jussara Lopes de Miranda Miranda (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA- UFRJ) ; Ingrid Barcellos Barcelllos (IQ-UFRJ - INSTITUTO DE QUÍMICA- UFRJ)
   
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROFESSOR DE QUÍMICA
[Trabalho]


 222-1 - O TEMA ÁGUA NO ENSINO: A VISÃO DE PESQUISADORES E DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
Daniele E Eunice Torralbo E Marcondes (IQUSP - Universidade de São Paulo Instituto de Química)
   
Palavras-chave:  água, especialistas, professores
[Trabalho]


 1246-3 - O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ANALISAR A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Regina Raquel G.cavalcanti (USP - Universidade de São Paulo) ; Flavio A.maximiano (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Equilíbrio químico, mapa conceitual, ensino superior
[Trabalho]


 71-3 - PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DA ESCOLA POR MEIO DE VÍDEO CLIPES PRODUZIDA POR ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO
Cinthia Maria Felicio (IFGOIANO/MORRINHOS - Instituto Federal Goiano-Campus MorrinhosUFG/IQ - Universidade Federal de Goiás,Instituto de Química) ; Carla Regina Amorin dos Anjos Queiroz (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Angela Pereira da Silva Oliveira (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Edson José Fragiorge (IFTRIANGULO MINEIRO - Instituto Federal Triangulo Mineiro) ; Márlon H. F. Barbosa Soares (UFG/IQ - Universidade Federal de Goiás,Instituto de Química)
   
Palavras-chave:  Vídeos Ambientais, Ensino de Ciências, Consciência Ambiental
[Trabalho]


 1053-1 - PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR UTILIZANDO O REGISTRO DO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaFEG - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Galeno José de Sena (FEG - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Silvana Maria Brenha Ribeiro (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
   
Palavras-chave:  Projetos de educação ambiental, professores, diários de aprendizagem
[Trabalho]


 314-1 - PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TURISMO E HABITAÇÃO SUSTENTÁVEIS NA COMUNIDADE RIBEIRINHA BAR DA HORA EM BARREIRINHAS - MA
Terezinha Mendes Farias (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh) ; Mariano Oscar Aníbal Ibañez Rojas (IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MaranhIFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranh)
   
Palavras-chave:  Educação Ambiental, Povos tradicionais, Bar da Hora
[Trabalho]


 784-1 - QUÍMICA AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Luciana Lima Rodrigues (POLIVALENTE - COLÉGIO POLIVALENTE DE ITABUNA) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)
   
Palavras-chave:  EJA, ensino de química, meio ambiente
[Trabalho]


 133-1 - QUÍMICA VERDE, UMA NOVA VISÃO DA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA: UMA PESQUISA ENTRE OS PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRJ- CAMPUS NILÓPOLIS.
Denise Leal de Castro (IFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Fábio Soares da Silva (IFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de JaneiroIFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Rogério Carvalho dos Reis (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
   
Palavras-chave:  Química Verde, Educação Ambiental, Professores de Química
[Trabalho]


 635-1 - RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREA URBANA: APROPRIAÇÃO SOCIAL DO RIBEIRÃO PIRAPITINGA EM CATALÃO (GO)
Bruno Pontes Caixeta (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Idelvone Mendes Ferreira (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão) ; Amanda Pires de Mesquita (UFG-CAC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  Bacia hidrográfica, Ribeirão Pirapitinga
[Trabalho]


 968-1 - REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Rosana Franzen Leite (LAMORE - Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego) ; Maria Aparecida Rodrigues (UEM - DQI - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  representações, meio ambiente, educação ambiental
[Trabalho]


 289-2 - REUTILIZAÇÃO DO OLÉO COMESTIVEL NA FABRICAÇÃO DO SABÃO CASEIRO COM AROMAS DE PLANTAS TIPICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE.
Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Crislaine Sousa de Lima (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Maria Aparecida Mendonça da Silva (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Sidney Miranda Faria (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Carla Pereira Quintino (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go) ; Miguel Belchior Correia Junior (ILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-GoILES/ULBRA - Instituto Lutenao de Ensino Superior de Itumbiara-Go)
   
Palavras-chave:  aroma de plantas, oleo saturado, sabão
[Trabalho]


 853-1 - UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DA UTILIZAÇÃO DE UM DESENHO ANIMADO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Paula Cavalcante Monteiroo (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Ourides Santin Filho (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; João Ricardo Neves da Siva (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ)
   
Palavras-chave:  Protetor Solar, Desenhos Animados, Ensino de Química
[Trabalho]


 1029-1 - UTILIZAÇÃO DE PAISAGENS EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Fabiana Santos Silveira (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Marcelo Leandro Eichler (FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDEUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; José Cláudio Del Pino (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
   
Palavras-chave:  PAISAGEM, INFORMÁTICA EDUCATIVA
[Trabalho]


 277-1 - VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ENSINO CTSA APLICADO À ATIVIDADES EXTRACLASSE
Camila de Oliveira Borges (UFG - Universidade Federal de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ana Paula Aparecida Borges (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lya Cristina da Costa Brito (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  formação cidadã, ensino CTSA, atividades extraclasse
[Trabalho]


 1084-1 - VISITA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA DE ENSINO EM UMA ABORDAGEM CTSA
Ana Paula Aparecida Borges (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Camila de Oliveira Borges (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Dayane Graciele dos Santos (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Eloah da Paixão Marciano (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Lya Christina da Costa Brito (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão) ; Simara Maria Tavares Nunes (UFG/CAC - Universidadade Federal de Goiás/Campus Catalão)
   
Palavras-chave:  Problemas Sociais e Ambientais, Formação Cidadã, Ensino CTSA
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores