Realização
Instituto de Química
|
Área: Linguagem e Cognição – LC
|
[Voltar] |
1077-1 - A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM QUIÍMICA EMPREGADA NOS LIVROS DIDÁTICOS NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS SOBRE "INTERAÇÕES INTERMOLECULARES". Tuany Nascimento dos Santos (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Marly Fernandes Araujo Carvalho (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Roberta Alves Medina (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)
Palavras-chave: linguagem química, interações intermoleculares, livros didáticos | [Trabalho] | 641-1 - ANÁLISE DAS PERGUNTAS E DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ELABORADAS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA EM ATIVIDADES DE LEITURAWilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) Palavras-chave: leitura, escrita, artigos científicos | [Trabalho] | 654-2 - ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE: POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE QUÍMICA.Severina Coelho da Silva Cantanhede (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: divulgação científica, química | [Trabalho] | 114-1 - CONCEPÇÕES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE FIGURAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Pollyana de Oliveira Bernardes (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) Palavras-chave: concepção, figuras, química | [Trabalho] | 1002-1 - CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO COTIDIANO E A CONSTRUÇÃO DOS NEXOS NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUALJoana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) Palavras-chave: elaboração conceitual,, ensino de ciências, deficiência visual | [Trabalho] | 1021-1 - CONTRASTANDO PROFESSORES DE ESTILOS DIFERENTES: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALAS DE AULA DE QUÍMICA. PARTE 1 - DADOS GERAISAdjane da Costa Tourinho E Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Estratégias enunciativas, Estilos de ensinar, Salas de aula de química | [Trabalho] | 1021-2 - CONTRASTANDO PROFESSORES DE ESTILOS DIFERENTES: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALAS DE AULA DE QUÍMICA. PARTE 2- MICROANÁLISE.Adjane da Costa Tourinho E Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Estratégias enunciativas, Estilos de ensinar, Salas de aula de Química | [Trabalho] | 654-1 - CONTRIBUIÇÕES DE ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA O ENSINO DE QUÍMICA.Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: divulgação científica, química | [Trabalho] | 1261-1 - DISCUSSÕES DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS E INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: O PAPEL DA VERBALIZAÇÃO E DA ARTICULAÇÃO CONCEITUALMírian Rejane Magalhães Mendes (IFNMG - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte MG) ; Wildson Luiz Pereira dos Santos (UNB - Universidade de Brasília) Palavras-chave: discussões de temas sóciocientíficos, interações discursivas, verbalização | [Trabalho] | 1052-1 - ELEMENTOS DA SEMIÓTICA PEIRCEANA NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES E POSSIBILIDADESKarina Aparecida de Freitas Dias de Souza (USP - Universidade de São Paulo) ; Paulo Alves Porto (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: semiótica, signos, educação em química | [Trabalho] | 336-2 - INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS RETÓRICAS NA ESCRITA DE PESQUISADORES DA ÁREA DE QUÍMICA: SUBSÍDIOS PARA A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM DA CIÊNCIAJane Raquel Silva de Oliveira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: linguagem científica, retórica, química | [Trabalho] | 517-2 - JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUÍMICAJackson Gois Silva (UFPR - Universidade Federal do ParanáUSP - Universidade de São Paulo) ; Marcelo Giordan (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Jogos de Linguagem, TIC, Ensino de Química | [Trabalho] | 49-2 - LINGUAGEM MULTIMODAL: AS AULAS DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIORAna Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Ensino Superior, Gestos, Linguagem multimodal | [Trabalho] | 763-2 - O PROJETO TEMÁTICO NA SALA DE AULA: MUDANÇAS NAS INTERAÇÕES DISCURSIVASPenha Souza Silva Eduardo F. Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Interações discursivas | [Trabalho] | 336-1 - PEER REVIEW NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: INVESTIGANDO ASPECTOS ESTRUTURAIS E RETÓRICOS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA VALORIZADOS PELOS ESTUDANTESJane Raquel Silva de Oliveira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; André Luiz Meleiro Porto (USP - Universidade de São Paulo) ; Salete Linhares Queiroz (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: peer review, escrita científica, ensino superior | [Trabalho] | 240-1 - POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DA CIÊNCIA EM SALAS DE AULAS DE QUÍMICADirceu Donizetti Dias de Souza (FE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São PauloZULEIKA DE BARROS - EE Zuleika de BarrosFE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Texto escrito, Química, Linguagem | [Trabalho] | 682-1 - PROJETO ÁGUA EM FOCO E LETRAMENTO CIENTÍFICOClarissa Rodrigues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Letramento científico, Textos | [Trabalho] | 571-1 - QUALIDADE DOS ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DO APROVEITAMENTO DE URÂNIO EMPOBRECIDO.Elton Fabrino Fatareli (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP) Palavras-chave: argumentação, divulgação científica, ensino de química | [Trabalho] | 703-1 - QUE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘PROFESSOR DE QUÍMICA’ OS
ALUNOS TIMORENSES POSSUEM?Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Camila Strictar Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Ricardo Murilo de Paula (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: professor, representação social | [Trabalho] | 820-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO SOBRE A “QUÍMICA”.Camila Strictar Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) ; Ricardo Murilo de Paula (USP - Universidade de São Paulo) Palavras-chave: Representação social, química, EJA | [Trabalho] |
|
|
|
|