linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Linguagem e Cognição – LC
[Voltar]


 1077-1 - A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM QUIÍMICA EMPREGADA NOS LIVROS DIDÁTICOS NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS SOBRE "INTERAÇÕES INTERMOLECULARES".
Tuany Nascimento dos Santos (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Bárbara Cristina Tavares Moreira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Marly Fernandes Araujo Carvalho (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Roberta Alves Medina (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

   
Palavras-chave:  linguagem química, interações intermoleculares, livros didáticos
[Trabalho]


 641-1 - ANÁLISE DAS PERGUNTAS E DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ELABORADAS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA EM ATIVIDADES DE LEITURA
Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
   
Palavras-chave:  leitura, escrita, artigos científicos
[Trabalho]


 654-2 - ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE: POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Severina Coelho da Silva Cantanhede (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  divulgação científica, química
[Trabalho]


 114-1 - CONCEPÇÕES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE FIGURAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Pollyana de Oliveira Bernardes (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Hélder Eterno da Silveira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  concepção, figuras, química
[Trabalho]


 1002-1 - CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO COTIDIANO E A CONSTRUÇÃO DOS NEXOS NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL
Joana de Jesus Andrade (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
   
Palavras-chave:  elaboração conceitual,, ensino de ciências, deficiência visual
[Trabalho]


 1021-1 - CONTRASTANDO PROFESSORES DE ESTILOS DIFERENTES: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALAS DE AULA DE QUÍMICA. PARTE 1 - DADOS GERAIS
Adjane da Costa Tourinho E Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Estratégias enunciativas, Estilos de ensinar, Salas de aula de química
[Trabalho]


 1021-2 - CONTRASTANDO PROFESSORES DE ESTILOS DIFERENTES: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALAS DE AULA DE QUÍMICA. PARTE 2- MICROANÁLISE.
Adjane da Costa Tourinho E Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Estratégias enunciativas, Estilos de ensinar, Salas de aula de Química
[Trabalho]


 654-1 - CONTRIBUIÇÕES DE ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  divulgação científica, química
[Trabalho]


 1261-1 - DISCUSSÕES DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS E INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: O PAPEL DA VERBALIZAÇÃO E DA ARTICULAÇÃO CONCEITUAL
Mírian Rejane Magalhães Mendes (IFNMG - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte MG) ; Wildson Luiz Pereira dos Santos (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  discussões de temas sóciocientíficos, interações discursivas, verbalização
[Trabalho]


 1052-1 - ELEMENTOS DA SEMIÓTICA PEIRCEANA NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES E POSSIBILIDADES
Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza (USP - Universidade de São Paulo) ; Paulo Alves Porto (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  semiótica, signos, educação em química
[Trabalho]


 336-2 - INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS RETÓRICAS NA ESCRITA DE PESQUISADORES DA ÁREA DE QUÍMICA: SUBSÍDIOS PARA A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM DA CIÊNCIA
Jane Raquel Silva de Oliveira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  linguagem científica, retórica, química
[Trabalho]


 517-2 - JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
Jackson Gois Silva (UFPR - Universidade Federal do ParanáUSP - Universidade de São Paulo) ; Marcelo Giordan (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Jogos de Linguagem, TIC, Ensino de Química
[Trabalho]


 49-2 - LINGUAGEM MULTIMODAL: AS AULAS DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Ensino Superior, Gestos, Linguagem multimodal
[Trabalho]


 763-2 - O PROJETO TEMÁTICO NA SALA DE AULA: MUDANÇAS NAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS
Penha Souza Silva Eduardo F. Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Interações discursivas
[Trabalho]


 336-1 - PEER REVIEW NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: INVESTIGANDO ASPECTOS ESTRUTURAIS E RETÓRICOS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA VALORIZADOS PELOS ESTUDANTES
Jane Raquel Silva de Oliveira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; André Luiz Meleiro Porto (USP - Universidade de São Paulo) ; Salete Linhares Queiroz (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  peer review, escrita científica, ensino superior
[Trabalho]


 240-1 - POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DA CIÊNCIA EM SALAS DE AULAS DE QUÍMICA
Dirceu Donizetti Dias de Souza (FE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São PauloZULEIKA DE BARROS - EE Zuleika de BarrosFE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) ; Agnaldo Arroio (FE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Texto escrito, Química, Linguagem
[Trabalho]


 682-1 - PROJETO ÁGUA EM FOCO E LETRAMENTO CIENTÍFICO
Clarissa Rodrigues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Palavras-chave:  Letramento científico, Textos
[Trabalho]


 571-1 - QUALIDADE DOS ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DO APROVEITAMENTO DE URÂNIO EMPOBRECIDO.
Elton Fabrino Fatareli (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Salete Linhares Queiroz (IQSC/USP - Instituto de Química de São Carlos - USP)
   
Palavras-chave:  argumentação, divulgação científica, ensino de química
[Trabalho]


 703-1 - QUE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘PROFESSOR DE QUÍMICA’ OS ALUNOS TIMORENSES POSSUEM?
Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São PauloUSP - Universidade de São Paulo) ; Camila Strictar Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Ricardo Murilo de Paula (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  professor, representação social
[Trabalho]


 820-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO SOBRE A “QUÍMICA”.
Camila Strictar Pereira (USP - Universidade de São Paulo) ; Márcia Brandão Rodrigues Aguilar (USP - Universidade de São Paulo) ; Daisy de Brito Rezende (USP - Universidade de São Paulo) ; Ricardo Murilo de Paula (USP - Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Representação social, química, EJA
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores