linhaHome  | Editorial  | Comissão Científica  | Comissão Organizadora  | Programa  | II Mostra de Materiais Didáticos de Química  | Trabalhos | Minicursos  | Palestras Conjuntas  | Temas de Debate  | Download do CD-ROM completo
linha


Realização



Instituto de Química


Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências - PPGEC/UnB



SBQ – Divisão de Ensino

SBQ Regional DF


Área: Ensino e Inclusão – EI
[Voltar]


 970-1 - A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Glaucia Maria da Silva (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Gilia Cristine Marques Ruiz (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Daniela Regina Jardim (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

   
Palavras-chave:  INCLUSÃO, PROJETO PEDAGÓGICO
[Trabalho]


 1208-1 - A EDUCAÇÃO QUÍMICA INCLUSIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS REUNIÕES ANUAIS DA SBQ E EPPEQ
Amanda Silva Aragão (UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS) ; Glaucia Maria da Silva (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Fábio Damasceno (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
   
Palavras-chave:  RESUMOS, INCLUSÃO, QUÍMICA
[Trabalho]


 161-1 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS.
Sinval Fernandes de Sousa (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  Experimentação, Ensino de química, Surdos
[Trabalho]


 292-1 - A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE QUÍMICA.
Renata C de Sá Ribeiro Razuck (UNB - FUP - Universidade de Brasília - Faculdade UnB PlanaltinaUNB - FE - Universidade de Brasília - Faculdade de Educação) ; Fernando Barcellos Razuck (CAPES - Cordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUNB - FE - Universidade de Brasília - Faculdade de Educação)
   
Palavras-chave:  Inclusão, Surdez, Ensino de Química
[Trabalho]


 1145-1 - A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO TEMA DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA CAPES
Gerson S. Mól (UNB - Universidade de Brasilia) ; Patricia N. Raposo (UNB - Universidade de Brasilia) ; Grazielle A. Santos (UNB - Universidade de Brasilia) ; Joaquim D. Neto (UNB - Universidade de Brasilia) ; Alexandre G. Brito (UNB - Universidade de Brasilia)
   
Palavras-chave:  ensino de química, deficiência visual, inclusão
[Trabalho]


 1157-1 - BRAILLE ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Jucilene Gordin Bertalli (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Edivaldo da Silva Ramos (ABEDEV - Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais) ; Onofre Salgado Siqueira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  deficiência visual, braille alternativo, geometria molecular
[Trabalho]


 797-1 - BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: O CASO DA “CCL” CASA DE CUSTÓDIA DE LONDRINA-PR.
Linimar Aguiar Fernandes Fernandes (UEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Moisés Alves de Oliveira Oliveira (UEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de LondrinaUEL - Universidade Estadual de Londrina)
   
Palavras-chave:  Prisão,, Alfabetização Científica, PBL
[Trabalho]


 417-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A INCLUSÃO ESCOLAR.
Ana Paula Teodoro da Silva (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Indiamara Narayane Martins de Passos (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karla Amâncio Pinto Field´s (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraUFG - Universidade Federal de Goiás) ; Káryta Soares Andrade (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Lana Crystina Melo Borges (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  ensino inclusivo, formação de professores, ensino-aprendizagem
[Trabalho]


 737-1 - ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA E SURDEZ: O DIREITO DE SER DIFERENTE NA ESCOLA.
Thanis Gracie Borges Queiroz (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Diego França E Silva (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Karlla Gonçalves de Macedo (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  Linguagem, Educação de Surdos, Ensino de Ciências/Química
[Trabalho]


 863-1 - ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DOS ASPECTOS FENOMENOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO.
Sandra Regina Longhin (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Alessandro Silva Oliveira (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Waléria Rodovalho (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Carlos José Augusto Jr. (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Denise de Souza Bessa (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Monica Barcelos (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Alinne Marciano Batista (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Felipe Ragner Caetano da Costa (PUCGOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás)
   
Palavras-chave:  ensino de química, educação inclusiva, experimentação
[Trabalho]


 1044-2 - ENSINO E INCLUSÃO: EDUCAÇÃO DE SURDOS-MUDOS
Irenilde Pereira da Silva (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes ClarosUNIMONTES - Universidade Estadual de Montes ClarosUNIMONTES - Universidade Estadual de Montes ClarosUNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)
   
Palavras-chave:  ensino, surdos-mudos, educação
[Trabalho]


 448-1 - FABRICAÇÃO DE PAPEL ARTESANAL EM OFICINAS DE RECICLAGEM NA CIDADE DE MARINGÁ-PR – UMA INTERFACE DA QUÍMICA NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
Douglas Benício Oliveira (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Lidiana Nicolin (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Celene Tonella (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marlene Aparecida Gobbi (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Leandro Torino Silva (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Talitha Priscila Cabral Coelho (UEM - Universidade Estadual de Maringá)
   
Palavras-chave:  Reciclagem, Inclusão social, Ensino
[Trabalho]


 429-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDOS SOBRE A PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS
Eveline Borges Vilela-ribeiro (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Anna Maria Canavaro Benite (UFG - Universidade Federal de Goiás)
   
Palavras-chave:  formação de professores, inclusão, educação científica
[Trabalho]


 490-1 - FUMÔMETRO: UMA EXPERIÊNCIA QUÍMICA NO COMBATE AO TABAGISMO EM TURMAS INCLUSIVAS DA EJA
Sany Delany Gomes Marques (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) ; Ellen Moreira Brandão (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) ; Thayana Maria Lopes de Lima (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) ; Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) ; Niely Silva de Souza (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)
   
Palavras-chave:  Inclusão, Materiais Alternativos, EJA
[Trabalho]


 169-2 - INCLUSÃO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA ESCOLA ALOYSIO CHAVES-CONCÓRDIA/PA.
Lucicléia Pereira da Silva (UEPA - Universidade do estado do ParáCAIC - EEEFM. Maestro Waldemar Henrique) ; Esilene dos Santos Reis (UEPA - Universidade do estado do ParáALOYSIO CHAVES - EEEFM. Aloysio da Costa Chaves)
   
Palavras-chave:  Inclusão, Concepções de professores, Ciências Naturais
[Trabalho]


 360-1 - MATERIAIS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR A DEFICIENTES VISUAIS
Anelise Maria Regiani (UFAC - Universidade Federal do Acre) ; Joseane Lima Martins (UFAC - Universidade Federal do Acre) ; Gerson de Souza Mol (UNB - Universidade de Brasília)
   
Palavras-chave:  deficiencia visual, geometria molecular
[Trabalho]


 1157-2 - MODELO ATÔMICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR PARA DEFICIENTES VISUAIS
Jucilene Gordin Bertalli (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Edivaldo da Silva Ramos (ABEDEV - Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais) ; Onofre Salgado Siqueira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Palavras-chave:  deficiência visual, modelo atômico, geometria molecular
[Trabalho]


 643-1 - MODELO DE REPRESENTAÇÃO VISUAL PARA O CONTEÚDO DE SOLUÇÃO: POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DO ALUNO COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA.
Gabriela de Carvalho Costa (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Andressa Cristina Vasques de Oliveira (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Nathália Carvalho Costa (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Cínthia das Dores Aguiar (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Fernanda Vilhena Mafra Bazon (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Márcia R. Cordeiro (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Keila Bossolani Kiill (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)
   
Palavras-chave:  modelo, solução, inclusão
[Trabalho]


 392-1 - NARRATIVAS DE PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM CLASSES REGULARES INCLUSIVAS.
Ariane Carla Campos de Melo (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQ) ; Walquíria Dutra de Oliveira (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQ) ; Anna Maria Canavarro Benite (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQUFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - LPEQI - IQ)
   
Palavras-chave:  Ensino de Química, Inclusão, Deficientes auditivos
[Trabalho]


 302-1 - O ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA UTILIZANDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS INCLUSIVA.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Cristina Maria Carvalho Delou (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Carlos Eduardo da Silva Cõrtes (UFF - Universidade Federal Fluminense)
   
Palavras-chave:  Inclusão Escolar, História em Quadrinhos, Estrutura Atômica
[Trabalho]


 1092-1 - PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ELABORADAS POR FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
Bruna Cândida Nunes (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Cairo Borges Duarte (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Dayton Fernando Padim (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Ítalo Caetano de Melo (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Juliana Lopes de Almeida (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; José Gonçalves Teixeira Júnior (FACIP/UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
   
Palavras-chave:  deficiência visual, experimentação, futuros professores
[Trabalho]


 1208-2 - REFLEXÕES DE UMA LICENCIADA EM QUÍMICA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Amanda Silva Aragão (UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS) ; Glaucia Maria da Silva (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
   
Palavras-chave:  ENTREVISTAS, INCLUSÃO, QUÍMICA
[Trabalho]


 613-1 - SINAIS DA LIBRAS SOBRE TERMINOLOGIAS QUÍMICAS.
Ronaldo Henrique Souza Marques (IQUFU - Instituto de Química - Universidade Federal de Uberlândia) ; Helder Eterno da Silveira (IQUFU - Instituto de Química - Universidade Federal de Uberlândia)
   
Palavras-chave:  LIbras, Educação de Surdos, Sinais Químicos na Libras
[Trabalho]

 


Apoios


















 
Copyright © 2010 - XV Eneq. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores