Realização
Instituto de Química
|
Área: Ensino em Espaços Não-Formais – EF
|
[Voltar] |
52-1 - A OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA COMO ESPAÇO/TEMPO DE EDUCAÇÃO Rodrigo Martins de Freitas (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ângelo de Fátima (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Fernanda Antunes de Almeida Morais (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Fernanda Cristina Verediano (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)
Palavras-chave: Olimpíadas Científicas, Ensino de Química | [Trabalho] | 316-1 - A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIOMarilde Beatriz Zorzi Sá (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Marcelo Maia Cirino (UEM - Universidade Estadual de MaringáUEM - Universidade Estadual de Maringá) Palavras-chave: interdisciplinaridade, socialização do conhecimento, produção audiovisual. | [Trabalho] | 681-2 - A UTILIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS CARTONADAS LONGA VIDA NO ENSINO DE QUÍMICACíntia Alves Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Edna Maria Fernandes de Lima (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Fanny Ane Araújo Ferreira (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Giselle Figueiredo Gonçalves (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Karoline Alves de Carvalho (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) ; Kátia Dias Ferreira Ribeiro (ILES ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara) Palavras-chave: embalagens, ensino, química | [Trabalho] | 941-1 - ÁGUA, SAÚDE E SOBREVIVÊNCIA COMO TEMA GERADOR PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO NÍVEL MÉDIO DE ENSINO.Leonardo François Oliveira (I.E.C. - Instituto de Educação de CampinasLEQUAL - Laboratório de Educação Química e Atividades LúdicasSEEGO - Secretaria de Educação do Estado de Goiás) Palavras-chave: Água, Tema gerador, Interdisciplinaridade | [Trabalho] | 736-1 - CARAS E ROSTOS DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE CARICATURAS CIENTÍFICASKarina Omuro Lupetti (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; José Américo Gomes de Brito Filho (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Andre Farias de Moura (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) Palavras-chave: caricaturas cientificas, divulgação científica | [Trabalho] | 910-1 - CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA COMO MEDIADORES DE EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS DE UM CENTRO DE CIÊNCIASCamila Silveira da Silva (UNESP - FC - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências) ; Luiz Antonio Andrade de Oliveira (UNESP - IQ - Universidade Estadual Paulista - Instituto de QuímicaUNESP - FC - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências) Palavras-chave: centro de ciências, mediadores, licenciandos em Química | [Trabalho] | 770-2 - COZINHA ESTEQUIOMÉTRICA: UMA FORMA PRAZEROSA DE “DEGUSTAR” OS CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS.Marcos Lemos (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZSISTEMA - Colégio Sistema) ; Eliana Santana (PIO XII - Escola Pio XII) ; Christian Passos (SISTEMA - Colégio Sistema) Palavras-chave: ensino de química, estequiometria, ensino médio | [Trabalho] | 754-2 - DECATLO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: ATIVIDADES EDUCATIVAS INTERATIVAS E DESAFIADORAS.James Rogado (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba) ; Rita de Cássia Toffanelli Prates (DER PIRACICABA - Diretoria de Ensino Regional de Piracicaba) ; Luis Henrique Ramalho (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba) ; Fabio Fernando Verdi (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba) ; Vinicius Matias Pires (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba) Palavras-chave: ciências da natureza, ciências exatas, parceria colaborativa | [Trabalho] | 168-1 - ESTUDANTES BEM SUCEDIDOS DA OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA DE 2009: O PERFIL DA ESCOLA, DO PROFESSOR E DO PRÓPRIO ESTUDANTEAna Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ângelo A. de Fátima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Dayse C. da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernando César Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Frank Pereira de Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gilson de Freitas Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Helga Gabriela Aleme (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Juliana Cristina Tristão (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Leandro José dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Sheila Rodrigues Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: perfil de professores, Ensino Médio, olimpíadas | [Trabalho] | 832-1 - EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: RELAÇÕES ENTRE VISITANTES/EXPERIMENTO/MONITOR NO PROJETO CAMINHÃO COM CIÊNCIAMara Eugênia Ruggiero de Guzzi (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Flávio Mendes de Souza (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Neurivaldo José de Guzzi-filho (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) Palavras-chave: espaços não formais, monitor, densidade | [Trabalho] | 989-1 - FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR OS VISITANTES NA AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS APÓS VISITAS MEDIADASSamira Gameiro (FCL - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de AraraquaraIQ - Instituto de Química - UNESP - Campus de Araraquara) ; Tháila Maisa da Cruz (IQ - Instituto de Química - UNESP - Campus de Araraquara) ; Camila Silveira da Silva (IQ - Instituto de Química - UNESP - Campus de AraraquaraFC - Faculdade de Ciências - Unesp - Campus de Bauru) ; José Antonio Maruyama (IQ - Instituto de Química - UNESP - Campus de Araraquara) ; Luiz Antonio Andrade de Oliveira (IQ - Instituto de Química - UNESP - Campus de Araraquara) Palavras-chave: Centro de Ciências, visitantes, Química | [Trabalho] | 829-1 - FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM QUÍMICA NA CASA DA DESCOBERTA ATRAVÉS DO TEMA “SIMETRIA”Carlos Magno Rocha Ribeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Eluzir Pedrazzi. Chacon (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Marcia Narcizo Borges (UFF - Universidade Federal Fluminense) Palavras-chave: simetria, Casa da Descoberta, mediação | [Trabalho] | 431-1 - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DE MARABÁ-PA: ÁREA DE PRESERVAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE ENSINO NÃO-FORMAL NO AUXÍLIO AO ENSINO DE QUÍMICAMarcos Vinicio Rezende dos Santos (UEPA - Universidade do Estado do Para) ; Ligia Amaral Filgueiras (UEPA - Universidade do Estado do ParaSEDUC - Secretaria de Estado de Educacao) Palavras-chave: Instituicao de ensino não-formal, Educacao ambiental, biodiversidade | [Trabalho] | 961-1 - O SHOW DE QUIMICA COMO FACILITADOR DO ENSINOOsinete Carreiro Pinheiro (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Marcelo Moizinho Oliveira (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Simone R. de S Guimaraes (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Gleyce A. Teixeira (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Lívia M. C. Mendes (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Sandalene A. Braga (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) ; Dionaton Oliveira (IFMA - Instituto Federal de Educaçao, Ciência Tecnologia do MA) Palavras-chave: LUDICO, QUIMICA, ENSINO | [Trabalho] | 276-1 - OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL: ESTUDO DO MEIO COMO FORMA DE METODOLOGIA DE ENSINOGlauce Michelle Bezerra Carneiro Glauce Michelle Bezerra Carneiro (UFG - Universidade Federal de Goias) Palavras-chave: glauce, michelle, ana paula | [Trabalho] | 8-1 - OFICINAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM NÃO-FORMAL NO ENSINO DE QUÍMICACamila da Silva Freitas (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Fabio de Almeida Ribeiro (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Gilson I. de Oliveira Junior (UFAC - Universidade Federal do Acre) ; Jorge Cardoso Messeder (IFRJ - NILÓPOLIS - Instituto Federal do Rio de Janeiro) Palavras-chave: educação não-formal, museus, fermentação | [Trabalho] | 235-1 - PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA LAGOA DA PAMPULHACássio Alexani Lourêdo Gabaglia (EEGMC - Escola Estadual Governador Milton Campos) ; Eduardo Fleury Mortimer (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Virgínia Salete Cotta Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Sanches (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mariana Laender Lustosa de Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ana Luiza de Quadros (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luiza Renata Lourêdo da Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rafael Fernandes Dias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Renata Reis Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Penha Souza Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vanessa Chierici dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; João Marcelo Peito Alves (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Clarissa Rodrigues (IEMG - Instituto de Educação de Minas Gerais) ; Gabriel Matos Vieira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; José Nicodemos Batista Sousa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ulman Aleixo Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) Palavras-chave: Lagoa da Pampulha, concepções, poluição | [Trabalho] |
|
|
|
|