Perguntas Frequentes (FAQ)        Inscreva-se | Login
 

INFORMAÇÕES

Informações sobre as inscrições

As inscrições começam dia 2 de Dezembro de 2025 que poderão ser pagas com cartão de crédito (parceladas em até 4 vezes). Sócios da SBQ tem condições especiais nas taxas de inscrições, principalmente considerando o tempo de associação. Atenção às instruções abaixo:

1-) Prazos Importantes

  • 29/01/2026 - Prazo final para inscrição na RASBQ com desconto
  • 10/02/2026 - Prazo final para submissão de resumos
  • 30/04/2026 - Prazo para matrícula em minicurso
  • 30/04/2026 - Prazo para inscrição em Workshops
  • 15/05/2026 - Prazo para inscrição de acompanhante


2-) Associados SBQ

  • É necessário estar em dia com o pagamento da anuidade 2026. Ela pode ser feita na área "Serviços Online-colocar link" em "Produtos e Anuidades". A inscrição com desconto estará disponível após 2 dias úteis após o pagamento (tempo de processamento pelo banco). No sistema, você também pode aproveitar para atualizar seus dados.
  • Lembramos que o prazo final para pagamento da anuidade 2025 com desconto é 20/01/2026.
  • As taxas das inscrições e prazos podem ser acessadas aqui: https://www.sbq.org.br/49ra/pagina/taxas.php
  • Para realizar a inscrição na 49ª RASBQ, acesse o link das inscrições: https://www.eventweb.com.br/rasbq2026/home-event/
  • Não haverá restituição da taxa de inscrição em nenhuma modalidade.
  • Para submissão de resumos, acesse as instruções e modelo em: https://www.sbq.org.br/49ra/pagina/instrucoes-envio-resumo.php
  • Cada inscrição dá direito a submissão de um único trabalho.
  • A inscrição ficará "pendente" até a confirmação do pagamento e conferência dos dados. Após a confirmação do pagamento, o sistema disponibilizará automaticamente o recibo. Veja abaixo mais detalhes sobre emissão de recibo.
  • Somente serão enviados para avaliação os trabalhos cujas inscrições estiverem pagas.

3-) Auxílio IC
Tradicionalmente, a SBQ concede auxílios IC aos inscritos. Os auxílios IC são concedidos a estudantes de graduação com trabalho submetido e sócios ativos da SBQ (anuidade 2026 paga ou isenta). Não é necessário se inscrever para concorrer ao auxílio IC. Em breve, divulgaremos mais informações.


4-) Minha primeira anuidade SBQ – isenção para aluno(a) de Iniciação Científica e estudantes de mestrado
Se atentem, pois não será feito reembolso!
Nessa edição, continuamos a campanha - Minha primeira anuidade SBQ – desta vez para incentivar que tanto alunos(as) de iniciação científica quanto de mestrado frequentem a RASBQ. Essa campanha atingirá então alunos(as) de graduação e mestrado que não possuam histórico de anuidade paga ou isenta no sistema de sócios da SBQ e que querem frequentar sua primeira RASBQ, com apresentação de trabalho. Nesse caso, o(a) aluno(a) terá isenção da anuidade da SBQ 2026. Assim, o(a) estudante pagará a taxa de inscrição na 49ª RASBQ como sócio  - 1º ano.

  • Estudantes de graduação elegíveis têm que comprovar estarem cursando graduação (em andamento) e não podem ter concluído nenhum outro curso superior anteriormente.
  • Estudantes de mestrado elegíveis têm que comprovar estarem cursando mestrado (em andamento). Não é válido para estudantes de mestrado que possuam histórico no sistema da SBQ como IC com anuidade paga ou isenta .
    • Os comprovantes acima devem ser emitidos pela coordenação do curso de graduação ou pós-graduação e têm que estar assinados ou com assinatura digital.
    • Para se inscrever os(as) estudantes devem:
    • Se cadastrar na plataforma do evento (https://www.eventweb.com.br/rasbq2026/), na categoria: Não Sócio(a) da SBQ - Colaborador IC (aluno de graduação, pela primeira vez na RASBQ) ou Não Sócio(a) da SBQ – Efetivo PGM (aluno de mestrado, pela primeira vez na RASBQ). O sistema só permitirá se inscrever nessas categorias caso a pessoa não tenha nenhum cadastro com histórico de anuidade paga ou isenta no sistema da SBQ;
    • Após esse cadastro, preencher o formulário de novo sócio no sistema da SBQ;
    • Por fim, enviar o comprovante de matrícula no curso de graduação/mestrado e aguardar a validação da SBQ antes de efetuar o pagamento da inscrição.
    •  Uma vez o cadastro validado pela SBQ, o estudante conseguirá visualizar a fatura na sua área de cadastro e poderá pagá-la.

5-) Inscrição de não associados SBQ

  • Caso não seja associado à SBQ, esta é uma grande oportunidade para se tornar sócio e desfrutar de todas as vantagens que a comunidade SBQ têm direito (https://www.sbq.org.br/por-que-se-associar-a-sbq/) .
  • Caso não o deseje, ainda assim é preciso se cadastrar. Para isso clique em "NOVA FILIAÇÃO". Após o cadastro, o sistema direcionará as etapas subsequentes, que serão similares às mencionadas acima para os já associados.
  • Não efetuamos restituição da taxa de inscrição.

6-) Emissão de Recibos
Antes de gerar o recibo, preencha o formulário com os dados da fonte pagadora (em nome de quem deve ser emitido o recibo correspondente ao pagamento da sua inscrição à 49ª RASBQ). Caso ainda não tenha essa informação, deixe para solicitar a emissão do recibo posteriormente, quando realmente precisar pois, por razões fiscais, uma vez emitido, o recibo não poderá ser alterado em hipótese alguma.


7-) Crachá
O crachá de identificação é pessoal e intransferível, e seu uso é obrigatório em todas as atividades da 49ª RASBQ, bem como para acesso e permanência no local do evento. A 2ª via será emitida mediante manifestação, por escrito, do solicitante e o pagamento da taxa de R$ 400,00.
Haverá controle de acesso, monitorado por sistema eletrônico interno de qrcode. A 1ª via do crachá será automaticamente cancelada assim que a 2ª via for emitida, ou seja, não proporcionando mais o acesso às atividades do evento. Não é permitido o uso indevido do crachá, bem como a sua cópia ou reprodução.


8-) Outras informações: inscrições minicursos, workshops e acompanhantes

Informações sobre inscrições nos minicursos ou workshops podem ser acessados no menu lateral: Inscrição em Minicurso https://www.sbq.org.br/49ra/pagina/inscricao-minicurso.php e  Inscrição em Workshop https://www.sbq.org.br/49ra/pagina/inscricao-workshops.php.
O acesso às atividades da 49ª RASBQ será permitido apenas para os inscritos no congresso, que estarão devidamente identificados por crachá. As inscrições de acompanhantes deverão ser realizadas no período de 02/12/2025 a 15/05/2026 na página do evento. Cabe ressaltar que o uso do crachá é obrigatório em todas as atividades científicas ou sociais.