Inscreva-se | Login

 

LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento de Livros


Data: 23/05/2024
Horário: 17:00 – 20:00

A Reunião Anual da SBQ tradicionalmente abre espaço para o lançamento de livros de seus associados, inscritos no evento.
Agradecemos aos autores a continua escolha da Reunião Anual da SBQ para o lançamento de sua obra.
Os interessados devem escrever para rasbq@sbq.org.br.


 

Não há mundo seguro sem ciência - A luta de um cientista contra as pseudociências

Autor:
Luiz Carlos Dias

Editora:
Paraquedas (@editoraparaquedas)

Resenha:
Esse livro é um registro histórico sobre a pandemia de covid-19 e os desdobramentos de como essa grave crise sanitária foi afetada pela triste fase da política contemporânea brasileira, salientando o papel decisivo da ciência. Essa crise sanitária e humanitária nos mostrou o que há de melhor e de pior na ciência, na universidade brasileira, na política, no jornalismo e na medicina.
Esse não é um livro sobre o autor, mas sobre sua experiência durante a pandemia, no combate ao negacionismo científico e ao obscurantismo, nas suas próprias redes sociais e onde mais ele foi convidado para falar sobre esse triste cenário.
É também um reconhecimento a todas e todos, cientistas, pesquisadores, profissionais da área da saúde que atuaram na linha de frente de combate ao vírus, a quem lutou em defesa da vida, aos bons jornalistas, a todos e todas que lutaram contra o negacionismo, o charlatanismo e o obscurantismo que tomou conta do país. É uma reverência a todos e todas que defenderam as nossas universidades e institutos de pesquisas públicos, a ciência, as vacinas, a vida e os bens maiores desse país: nossa população, nossa liberdade e nossa democracia.
O texto de orelha do livro foi escrito pela Dra. Margareth Pretti Dalcolmo (Médica, pesquisadora da Fiocruz e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina).
O livro conta com prefácios escritos pelo Dr. Gonzalo Vecina (Médico e professor assistente da FSP/USP e da EAESP/FGV, fundador da Anvisa), Gustavo Mendes Lima Santos (Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos da Fundação Butantan e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa) e pela Dra. Luana Araujo (Infectologista, epidemiologista e comunicadora em saúde).
Os posfácios foram escritos pelo Prof. Peter Schulz (Físico e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira), pela Profa. Soraya S. Smaili (Professora Titular da Escola Paulista de Medicina - Unifesp; Reitora da Universidade Federal de São Paulo entre 2013-2021 e Coordenadora do Centro de Estudos SoU_CIÊNCIA) e pela Dra. Rosana Richtmann (Médica infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e Diretora do Comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia).
Um segundo evento de lançamento será realizado na sede da ADUNICAMP, na Unicamp, no dia 20 de junho, às 17:30h, com a presença de Gustavo Mendes Lima Santos (Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos da Fundação Butantan e ex-gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa), que assina um dos prefácios.
Um terceiro evento de lançamento está confirmado para Uberlândia no dia 10 de julho, com a presença do Dr. Gonzalo Vecina (Médico e professor assistente da FSP/USP e da EAESP/FGV, fundador da Anvisa), que também assina um dos prefácios do livro.
Outros eventos de lançamento em Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como em outras cidades, estão sendo organizados.

Mais informações no site do livro:
https://www.luizcarlosdias.com.br/

 

 

 

 

Árvore da Pioneiras

Autoras:
Júlia Braga Marques Pereira
Victoria Bispo
Franciely Costa Braga

Editora:
Malako Dikaia publicações

Resenha:
A Árvore das Pioneiras é um livro infanto-juvenil construído por meio de um compilado de crônicas, poemas e textos biográficos sobre a trajetória de 15 brasileiras importantes na história. Cada capítulo representa uma parte da árvore, contendo raiz, tronco, copa e frutos. Simbolicamente, a Árvore das Pioneiras conta histórias de mulheres que lutaram com tanta força que os séculos passaram, mas seus legados estão cada vez mais vivos. Esse livro foi contemplado no edital Movimenta cultura 01/2022, para realizar seu lançamento de obra inédito. Desse modo, a autora do livro Júlia Braga Marques Pereira, estudante de Química na UFMG, e as co-autoras Victoria Bispo estudante de Teatro na UFMG e Franciely Costa Braga, socióloga, mostram que as mulheres são importantes e devemos reconhecer suas batalhas.

 

 

 

 

ELEMENTAR MEUS CAROS E MINHAS CARAS: Os elementos químicos em (de) diversos olhares

Autores:
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Editora:
Livraria da Física

Resenha:
Será esse mais um livro sobre os elementos químicos? A resposta é sim, mas também é não. Por isso é elementar, meus caros e minhas caras.
Apresentamos para vocês, capítulos que apresentam 15 elementos químicos diferentes. Estes que estão na capa. São diversos olhares sobre cada um dos elementos. Você terá contato com discussões políticas e sociais. Lerá contos e histórias, apreciará dissertações e até mesmo textos mais profundos sobre um elemento químico, que talvez nunca tenha lhe despertado a atenção.
Convidamos alguns educadores químicos brasileiros e fizemos a seguinte proposta: "Escolha um elemento químico e fale sobre ele, como você quiser, do jeito que você quiser, na perspectiva que possa ser lido por qualquer pessoa, em qualquer lugar, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê"

 

 

 

 

ARTÍFICES DO SONHO: Oitenta anos do curso de química da Ufmg

Organizador
Luiz Cláudio de Almeida Barbosa

Editora:
Livraria da Física

Resenha:
Artífices do sonho é uma coletânea que se propõe a realizar um exercício de memória coletiva e ao mesmo tempo prestar um tributo às muitas personalidades que construíram a história do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, que em 2023 comemorou os 80 anos da criação do Curso de Graduação em Química. A história do Departamento de Química é composta de muitas vozes que construíram, ao longo desses 80 anos, um dos melhores cursos da área no país, de qualidade inegável e de relevância para a sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento inovador no campo da Química. O livro procura registrar ao longo dessa história os muitos feitos individuais que transbordam para o coletivo, narrando a transcendência de um legado que compõe o tecido institucional diverso e multifacetado. "O que a memória ama fica eterno", como assinala a poeta mineira Adélia Prado. É nesse sentido que esta coletânea, primorosamente organizada por Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, cumpre sua sina ao registrar na memória individual e coletiva os sonhos de muitos e, ao fazê-lo, inscreve na história institucional uma marca que fica registrada para a próximas gerações. São histórias de vidas, registros de experiências e experimentos, memórias multifárias e diversas, vestígios indeléveis que compõem o traçado institucional. Ao tecer suas memórias, os autores convidados se tornam artesãos da palavra e da memória, registrando os sonhos passados de muitos e, ao mesmo tempo, acalentando os sonhos daqueles ainda estão por vir. Vida longa ao Departamento de Química da UFMG!

Apresentação feita por:
Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais