Editorial
O XXVI CONGRESO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA e a 27ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (XXVICLAQ/27ªRASBQ), organizados pela Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas (FLAQ) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), ocorrerão na cidade de Salvador - BA, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2004.
Desde a sua criação em 1924, o Congreso Latinoamericano de Química foi realizado no Brasil em 1937 e em 1984. Em 2004 será, portanto, a terceira oportunidade que temos de receber os colegas Químicos e as Associações de Química da América Latina.
Quando da primeira visita, em 1937, o Brasil vivia a era pós-revolução constitucionalista de 1930 e os fatos mais significativos para a Química, naquela época, foram a criação da Escola Nacional de Química que, em 1937, foi incorporada à Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro e da Sub-secção de Ciências Químicas, que viria a ser o Departamento de Química da recém criada Universidade de São Paulo. Naquela época foram firmadas as bases para a criação do ensino pós-graduado em Química no país.
Quando da segunda visita, o Brasil vivia o período de "abertura da ditadura militar" e a "palavra de ordem", no país, era "diretas já"! A Sociedade Brasileira de Química contava com sete anos desde a sua criação e a pesquisa e a pós-graduação em Química no País floresciam num ritmo suave: existiam 21 cursos de pós-graduação, formando cerca de 113 mestres por ano e 11 cursos que formavam cerca de 36 doutores por ano. Os principais marcos deste período foram: i) o Segundo Plano Nacional de Pós-graduação que visava ampliar o sistema e consolidar mecanismos de avaliação e acompanhamento, que foram cruciais para o crescimento da pós-graduação no Brasil; ii) o Plano de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) que foi um dos principais vetores para o crescimento exponencial da área de Química na década de 1990.
O cenário de 2004 é de esperança. O país vive neste momento a plenitude democrática e a "palavra de ordem", do momento, é "crescimento já"! A Química brasileira atingiu um alto nível de consolidação: existem 41 programas de pós-graduação distribuídos pelo país formando cerca de 400 mestres e 300 doutores por ano (dados de 2001). A produção científica que, em 1984, era de cerca de 800 artigos por ano, cresceu vertiginosamente e atingiu cerca de 1900 artigos em 2001. A Sociedade Brasileira de Química - SBQ consolidou-se como um dos eixos mobilizadores da química no país. As suas Reuniões Anuais congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 2500 participantes que apresentam, em média, cerca de 1800 comunicações de pesquisa. A capacidade Editorial da SBQ é expressiva. A sua atuação envolve desde a co-edição de Livros Textos à publicação de três periódicos: Química Nova na Escola, Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, que estão entre os mais relevantes dentre os publicados na América Latina.
É neste cenário que a FLAQ e a SBQ juntam esforços para organizar o XXVI Congreso Latinoamericano de Química e a 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (XXVICLAQ/27ªRASBQ).
O programa desta reunião conjunta inclui a realização de 28 conferências plenárias, 18 simpósios, 3 workshops, 13 mini-cursos e lançamentos de livros, além de 3 sessões de discussão de painéis. Estima-se que o número de trabalhos submetidos supere os 2000 da reunião anual anterior. Todos os trabalhos serão apresentados na forma de painéis sendo que alguns, pré-selecionados, serão também discutidos em simpósios (no formato das sessões coordenadas específicas). A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por assessores ad-hoc das diversas áreas, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica.
A SBQ continuará apoiando a participação de estudantes de graduação, sócios da SBQ, através da concessão de 100 auxílios-participação, distribuídos de acordo com o julgamento de mérito, avaliado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos ao XXVICLAQ/27ªRASBQ.
A inscrição e a submissão de resumos, como nas reuniões anteriores, será online e poderá ser feita através da "home page" do XXVICLAQ/27ªRASBQ: www.sbqclaq.sbq.org.br ou dos "Serviços Online" na página da SBQ: www.sbq.org.br. O pagamento será através de boleto bancário e poderá ser efetuado em qualquer banco ou através do Internet Banking, até a data de vencimento.
Para a Sociedade Brasileira de Química é uma honra realizar a sua 27ª Reunião Anual juntamente com o XXVI Congreso Latinoamericano de Química e, com isso, possibilitar uma maior interação com os Colegas e Associações de Química da América Latina.
Vamos nos encontrar em Salvador em 2004 e comemorar juntos, mais uma grande reunião científica. Que todos sejam muito bem vindos!!!
Paulo Cezar Vieira (UFSCar) - Presidente
Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) - Coordenador Geral
Luiz Carlos Dias (UNICAMP) - Coordenador das Comissões
|