Menu principal

Início

Premiações da SBQ

Medalha Simão Mathias

A Medalha Simão Mathias foi instituída pela Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ para homenagear personalidades que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química, em nosso país, e por importantes contribuições à Sociedade Brasileira de Química. 
Outorgada pela primeira vez em 1997, quando foram homenageadas 12 personalidades, é praxe agraciar ainda, com esta distinção, o Conferencista convidado para a abertura das Reuniões Anuais da SBQ. 
Até o ano de 2020, foram homenageados com esta Medalha 57 personalidades da nossa comunidade que também passam a fazer parte da Galeria da Medalha Simão Mathias.

Conheça os homenageados

 

Medalha JBCS

A Medalha JBCS, criada em 26 de fevereiro de 1999, em comemoração aos 10 anos de edição da revista Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), é outorgada a personalidades e instituições nacionais e estrangeiras que, por relevantes contribuições prestadas à criação, difusão, consolidação e crescimento científico do JBCS, tenham se tornado merecedoras da distinção.

Conheça os homenageados

 

 

 

Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck"

O Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck" foi criado, em 2006, para homenagear a competência e a capacidade inovadora dos contemplados, além de reconhecer a sua atuação na ciência e tecnologia nacionais.

Conheça os homenageados

 

 

 

Prêmio Hans Viertler

O Prêmio Hans Viertler é outorgado a cada dois anos a associados quites da SBQ, com idade máxima de 35 anos, que tenham se destacado no desenvolvimento de pesquisa cientifica e/ou tecnológica, no ano anterior.

Conheça os homenageados

 

 

 

 

Prêmio Química Nova Para Jovens Autores

É de extrema importância para a SBQ que pesquisadores jovens, no começo de suas carreiras independentes, prestigiem as revistas da SBQ com o envio de trabalhos de qualidade e transmitam assim esta prática para as novas gerações de jovens cientistas que estão formando.
O Prêmio é outorgado a cada dois anos a pesquisador (doutor) de até 40 anos completados em 1º de janeiro do ano da premiação, associado quite da SBQ, autor de trabalho publicado em Química Nova nos volumes correspondentes aos dois anos precedentes ao da premiação. Trabalhos aceitos no período, mas não publicados nos últimos dois volumes da revista, não serão considerados, mesmo que estejam disponíveis online.

Conheça os homenageados

 

Prêmio Revista Virtual de Química

Este Prêmio será outorgado anualmente pelos editores da Revista Virtual de Química a pesquisador (doutor) tendo em conta os seguintes critérios:
1- contribuição efetiva à Revista Virtual de Química, como a organização de números especiais temáticos;
2- contribuição com artigos de alta qualidade que tenham grande repercussão na comunidade química. Neste caso, os editores levam em consideração o número de acessos do artigo assim como a sua qualidade;
3- atuação como assessor ad hoc, pois atualmente é sabido que a principal razão de sucesso dos periódicos científicos é o trabalho anônimo desses avaliadores.

Conheça os homenageados

 

Prêmio QNInt “Jailson Bittencourt de Andrade”

O Prêmio QNInt “Jailson Bittencourt de Andrade” é conferido a professores e estudantes que tenham contribuição original e criativa para a formação do químico, sob a forma de texto, experimento, vídeo, música ou imagem, compreendendo todas as áreas da Química.

Conheça os homenageados

 

Prêmio PubliSBQ "Angelo da Cunha Pinto”

O Prêmio PubliSBQ "Angelo da Cunha Pinto” é outorgado, a cada dois anos, a personalidades e/ou instituições brasileiras que se destacaram na atividade de editoração científica, particularmente na criação, difusão e consolidação de empreendimentos editoriais e publicações técnico-científicas no País, compreendendo todas as áreas do saber.

Conheça os homenageados

 

 

 

Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani

O Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani foi criado, em 2019, como uma das primeiras ações do recém-instituído Núcleo Mulheres SBQ, com apoio de toda a diretoria e o conselho consultivo da SBQ. Este Prêmio, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de mulheres que se destacam no desenvolvimento da Química no País e/ou no fortalecimento da SBQ, será concedido bianualmente, sendo entregue durante a sessão de homenagens que acontece nas reuniões anuais da Sociedade.

Conheça as homenageadas

 

 

 

Prêmio ACS-SBQ “Mulheres Brasileiras na Química”

ACS-SBQ Brazilian Women in Chemistry Award

Patrocinado pelo CAS, uma divisão da ACS, e pela Chemical & Engineering News (C&EN)

Com este prêmio, outorgado pela primeira vez em 2018, a American Chemical Society (ACS) e a SBQ atuam para promover a igualdade entre gêneros na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no Brasil, e fazem esforços por uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e na área da Química, em geral.

Assim, o prêmio visa reconhecer mulheres cientistas que tenham feitos e contribuições para a Química e ciências relacionadas. Uma definição inclusiva de ‘mulher’ e ‘feminilidade’ é usada e, portanto, mulheres transexuais ou pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade são bem-vindas a concorrer ao prêmio.

São três as categorias em que o prêmio é outorgado anualmente:

Líder emergente na Química e ciências relacionadas – em reconhecimento aos feitos de uma notável jovem cientista ou empreendedora na Química e ciências relacionadas. Esta excepcional líder emergente terá até 40 anos de idade, e não terá concluído o seu doutoramento há mais de 10 anos.

Liderança na indústria – em reconhecimento a uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia cujas pesquisas e inovações criativas tenham levado a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da sociedade.

Liderança na academia – em reconhecimento a uma mulher com um percurso consolidado no meio acadêmico que tenha dado uma contribuição importante, com um impacto global e social, para a pesquisa científica em Química e ciências relacionadas.

Conheça as homenageadas