Início

40 anos de docência do prof. Jailson Bitencourt de Andrade

Entrega placa ao prof. Jailson pelo secretário regional Mauricio Victor

40 Anos de docência do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade

Foi realizada na sexta-feira (18/03), a solenidade de homenagem aos 40 anos de docência do professor Jailson Bittencourt de Andrade na Universidade Federal da Bahia. O evento, que aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria, reuniu colegas, alunos, ex-alunos e amigos em comemoração à trajetória do professor do Instituto de Química (IQ-UFBA). A homenagem foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA e pela Sociedade Brasileira de Química – Regional Bahia

A importância do trabalho de Jailson Andrade foi destacada pela professora emérita e ex-reitora da UFBA, Eliane Azevedo. Ela recordou que o professor, nos seus 40 anos de carreira dedicados à Química, sempre atuou para o desenvolvimento da disciplina, incentivando jovens pesquisadores, identificando talentos e compartilhando o conhecimento adquirido.

O reitor João Carlos Salles falou sobre a atuação de Jailson como pesquisador abnegado e empreendedor sempre pronto para o diálogo, demonstrando energia e poder de comando, mesmo nas condições mais adversas. Para o reitor, a sua importância institucional ultrapassou as barreiras do Instituto de Química. Salles fez questão de revelar a gratidão que tem em relação ao professor Jailson, que contribuiu decisivamente para a criação do programa de pós-graduação de Filosofia quando ele exerceu a função de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UFBA.

Nas palavras do representante da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) –Regional Bahia, Mauricio Moraes Victor, o professor Jailson é uma referência nacional na área da Química e é imprescindível para a universidade, para a SBQ e a sociedade brasileira de uma forma geral. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, prof. Sílvio do Desterro Cunha, ressaltou o legado do homenageado como professor e pesquisador e a paixão com que ele sempre desempenhou as suas atividades.

No discurso de agradecimento, o professor Jailson recordou alguns momentos de sua trajetória profissional, destacando a importância do planejamento e da paciência para a concretização de projetos. Citou, como exemplo, a realização do Congresso Mundial de Química que acontecerá no Brasil em 2017, fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos que permitiu que o país sediasse o importante evento internacional.

Durante a cerimônia, o professor recebeu uma placa comemorativa da primeira doutoranda formada pelo programa de pós-graduação do IQ-UFBA, Vânia Palmeira Campos, hoje professora do IQ-UFBA, que comentou sobre o apoio fundamental de Jailson Andrade para a conclusão a sua tese. O professor recebeu ainda outras duas placas comemorativas como parte das homenagens. Também marcaram presença a prof.ª. Tania Fischer, que falou em nome do prof. Celso Spínola – amigo pessoal do homenageado; e o prof. Pedro Afonso de Paula Pereira, do Departamento de Química Geral e Inorgânica do IQ-UFBA. Vários diretores de unidades de ensino e o vice-reitor da UFBA Paulo César Miguez estiveram presentes na ocasião. A cerimônia contou ainda com uma apresentação musical e um coquetel de confraternização para os convidados.

Na sua saudação, o Professor Pedro Afonso, primeiro Doutor formado pelo Professor Jailson, destacou: “Comemorar quarenta anos trilhando uma carreira e uma profissão é, certamente, um motivo de felicidade e orgulho na vida de qualquer pessoa. Contudo, para algumas carreiras e profissões, esses sentimentos se ampliam, pois para elas, não bastam o preparo intelectual e a formação teórica e prática, necessárias sem duvida a todas. É preciso também que haja grande entrega; uma dedicação que vá além de oito horas diárias; e um tanto de compreensão da natureza humana.

 Ser Professor é, antes de tudo, ajudar pessoas a construir caminhos e elevar sua alma e intelecto, dos primeiros passos – tal qual um solo do mais simples instrumento – à plenitude, em tudo semelhante a uma complexa harmonia orquestral, bela e poderosa, feito uma sinfonia.

Temos a certeza de que, nesse seu percurso de 40 anos do Professor Jailson, que esperamos esteja longe de findar-se, foi e prosseguirá sendo um desses grandes Mestres.”

O Prof. Silvio Cunha, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, destacou o legado dos 40 anos de carreira do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, dedicados à UFBA, à química, à docência, à extensão e à pesquisa, e que “Pensar como Cientista e atuar como Professor” é um dos seus legados, e sua carreira uma inspiração para nós.

“O Prof. Jailson Bittencourt de Andrade é Cientista de paixões múltiplas, legados múltiplos. Da paixão pelo mar: o projeto multidisciplinar Kirimurê, os livros sobre a Baia de Todos os Santos, o Atlas da Culinária na Baia de Todos os Santos. Da Paixão pela Química: a presidência da Sociedade Brasileira de Química; foi Editor Coordenador do Journal of the Brazilian Chemical Society e um dos fundadores do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm-UFBA) e idealizador e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia e Ambiente.

Da Paixão pela Educação em Química ampla, geral e irrestrita: sua contribuição para as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química; a concepção e coordenação geral do Projeto Química Nova Interativa da SBQ; a idealização do PROVOC - programa de vocação científica, e do Cientista Volta a Escola, com atuação recente no Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

Na percepção coletiva de seus colegas, amigos, alunos e ex-alunos, há uma característica marcante de sua forma de “Pensar como Cientista e atuar como Professor”: a transformação das vidas dos que o cercam; a perseverança de homem que sonha acordado: sua generosidade. Como símbolo coletivo, resgato um que contribui para povoar com Química a bela cidade de São Salvador, mas também povoou o sul da Bahia, seu oeste e noroeste, seu sudeste, seu recôncavo, em diversas Instituições de Ensino Superior: o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA! Mentor e primeiro Coordenador deste programa, comemoramos seus 40 anos de carreira na UFBA e os 20 anos da primeira defesa de doutorado em química da Bahia; de lá para cá a vida de 238 profissionais foi impactada e melhorada por sua direta contribuição.”

O professor Mauricio Moraes Victor, secretário regional da Sociedade Brasileira de Química, regional Bahia, destacou a importância do professor Jailson para a SBQ. “O professor Jailson dedicou à Sociedade Brasileira de Química o mesmo empenho, dedicação e comprometimentos mostrados à academia e à ciência. Deste modo, a gratidão e reconhecimento da importância de sua participação são imensos. Ele foi um dos responsáveis pela implantação da Sociedade Brasileira de Química na Bahia, e dela foi seu secretário regional.

Sua trajetória de apoio à SBQ continuou com sua eleição como 1º secretário da diretoria nacional na gestão do presidente Etelvino Bechara, e desde então se consolidou com uma profunda atuação nacional. Foi vice-presidente na gestão do prof. Filgueiras, entre 1990 e 1992, não participou da gestão seguinte, mas colaborou com o Conselho Consultivo entre 1994 e 1996. Sua determinação e dedicação levaram-no à presidência da SBQ no biênio 1996-1998 e, depois disso, retornou ao Conselho Consultivo para 7 participações consecutivas, de onde só saiu no biênio 2012-2014 por vontade própria.

A trajetória do professor Jailson pode ser descrita através da importância de seus três “pês”: professor, pesquisador e pescador. Assim, para descrever e agradecer ao homenageado, faço uso de dois poemas adequados para tal.

Para descrever o professor Jailson, recito um trecho da “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa:

“Ah, os paquetes, os navios-carvoeiros, os navios de vela!

Vão rareando – ai de mim! – os navios de vela nos mares!

E eu, que amo a civilização moderna, eu que beijo com a alma as máquinas,

Eu o engenheiro, eu o civilizado, eu o educado no estrangeiro,

Gostaria de ter outra vez ao pé da minha vista só veleiros e barcos de madeira,

De não saber doutra vida marítima que a antiga vida dos mares!

Porque os mares antigos são a Distância Absoluta,

O Puro Longe, liberto do peso do Atual...

E ah, como aqui tudo me lembra essa vida melhor,

Esses mares, maiores, porque se navega mais devagar,

Esses mares, misteriosos, porque se sabia menos deles.”

 

E, finalmente, para agradecer à importância do professor Jailson para com a SBQ, faço minhas as palavras de Bertold Brecht em seu poema “Os que Lutam”:

“Há homens que lutam um dia, e são bons;

Há outros que lutam um ano, e são melhores;

Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;

Porém há os que lutam toda a vida

E estes são os imprescindíveis.”

Professor Jailson: o senhor é imprescindível para a SBQ.”