Início

EQBA

Os Encontros de Química da Bahia visam delinear um panorama da Química desenvolvida no Estado da Bahia, além de integrar o conhecimento através de mini-cursos, conferências, palestras, oficinas, mostra/divulgação e de trabalhos científicos. Para tal, os eventos oferecem mini-cursos abordando temas da área de educação, química, farmácia, nutrição, biologia, medicina e áreas de fronteira; promovem o intercâmbio entre membros da comunidade e as Universidades baianas; fomentam discussões sobre ciência e o papel da química e educação no desenvolvimento intelectual e tecnológico da sociedade; oferecem a possibilidade de debate e discussões de temas atuais com profissionais especializados; possibilitam a troca de experiências no que se refere a resultados de pesquisas e atividades cientificas; além de difundir o evento nas Instituições de Ensino Superior, Técnico e Médio.

VIII EQBA - Universidade Estadual de Feira de Santana - 2018

VIII Encontro de Química da Bahia (EQBA) ocorreu em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. A comunidade de Química na Bahia e dos principais estados do nordeste reuniram-se na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que, juntamente com a Secretaria Regional SBQ/BA, possibilitou a realização do evento.

O VIII EQBA, cujo tema central foi "INOVAÇÕES NA QUÍMICA: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI”, aconteceu no período de 05 a 07 de dezembro de 2018 e contou com a participação de estudantes, docentes e outros profissionais de Instituições do Estado da Bahia como UFRB, UFOB,UFBA, IFBA, IFBaiano, UNEB, UESB, UESC, bem como de outras instituições do nordeste: UFRPE e UFC.

VII Encontro de Química da Bahia - UESC / Ilhéus - 2016

A edição bienal do Encontro de Química da Bahia, na sua sétima edição, ocorrerá entre 16 a 18 de novembro de 2016, em Ilhéus/Bahia. A instituição sede será a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tendo como tema central "Sustentabilidade um dos grandes desafios no século XXI”.  Esta edição também será acompanhada pelo 6º Simpósio de Química da UESC, aproveitando o clima científico periódico da EQBA, que contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais do Estado da Bahia e de outros Estados.    

VI Encontro de Química da Bahia - Porto Seguro 2014

Em 2014, o Encontro de Química da Bahia, em sua sexta edição, foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Porto Seguro - IFBA Porto Seguro. No período de 20 à 22 de novembro de 2014 a comunidade científica da Bahia discutiu e refletiu sobre o tema “Química: Integrando Conhecimentos e Vencendo Desafios”. Este evento serviu também de resgate dos Encontros de Química do Nordeste, em sua quinta edição, buscando consolidar a discussão dos temas químicos na região.

V Encontro de Química da Bahia - UFRB/Amargosa - 2012

Em 2012 foi a vez da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - realizar o V EQBA, através dos esforços do Centro de Formação de Professores, do campus Amargosa. No período de 09 à 11 de novembro de 2012 a comunidade científica da Bahia discutiu e refletiu sobre o tema “O papel da Química na formação do cidadão para a sustentabilidade regional do Estado da Bahia”.

IV Encontro de Química da Bahia - UFBA/Barreiras - 2010

Em 2010, a Universidade Federal da Bahia em Barreiras realizou o IV EQBA em conjunto com a II Semana de Química do ICADS. O evento, cujo tema central foi "A Química na Bahia contribuindo para a vida e para o futuro", aconteceu no período de 03 a 06 de setembro de 2010, no ICADS/UFBA, Campus Professor Edgard Santos, em Barreiras.

III Encontro de Química da Bahia - UESB/Jequié - 2008

A edição do III EQBA (“A Química no fortalecimento científico e tecnológico da Bahia”) foi realizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié, entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2008.

II Encontro de Química da Bahia - UESC/Ilhéus - 2007

A realização do II EQBA (“Rumos e Desafios da Química na Bahia”), teve lugar no campus da UESC em Ilhéus, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2007, e representou a consolidação da ideia original de um evento regional envolvendo a Química no estado da Bahia.

I Encontro de Química da Bahia - UNEB/Salvador - 2005

O I Encontro de Química da Bahia – I EQBA, foi organizado pela SBQ/BA entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2005. Naquela primeira edição, o EQBA foi organizado como evento paralelo à Semana de Química da UNEB, e teve como organizador o secretário regional da SBQ à época, o professor Dr. Mauro Korn, docente e pesquisador da UNEB. O intuito da criação do EQBA foi reforçar a necessidade de realização de um fórum regional de discussão da Química no Estado, oportunizando maior interação entre docentes, discentes e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior.