Início

Guias da SBQ Bahia

Guias SBQ Bahia

A regional Bahia da Sociedade Brasileira de Química, através do esforço de alguns de seus sócios, vem produzindo guias de consulta rápida em temas experimentais relacionados ao aprendizado em Química. Esta iniciativa conta com os apoios do INCT em Energia e Ambiente, PRONEM, PRONEX, SINC do Brasil e Büchi. Já foram lançados o guia de interpretação de espectros de infravermelho e ultravioleta, e na reunião anual da SBQ/2015 foi lançada a régua de cromatografia em cmada delgada - CCD. Outros guias estão em fase de confecção, representando o esforço da regional Bahia em colaborar com a difusão do conhecimento químico e o fortalecimento do ensino da matéria Química.

Guia 2: régua com informações sobre CCD

Segunda publicação da regional Bahia, é um guia em foma de régua, que traz informações básicas e importantes sobre cromatografia em camada delgada. Prático e funcional, foi pensado para ser usado nos laboratórios de ensino e pesquisa, como instrumento auxiliar dos alunos e pesquisadores.

Guia 1: interpretação de espectros ultravioleta e infravermelho

Primeiro guia produzido pela regional Bahia, é um guia de interpretação de espectros de infravermelho e de ultravioleta. Contém as informações básicas necessárias para auxiliar os aunos em seus estudos sobre estas duas técnicas de análise estrutural.