Bem Vindo à 26a Reunião Anual
 
Obrigado pela participação!
26a RASBQ


Workshops

WORKSHOP QUÍMICA E SAÚDE - SBQ 2003
Coordenador: Etelvino JH Bechara (IQUSP)

O workshop "Química e Saúde" (26/04) discutirá dois temas de fronteira da bioquímica em que químicos têm tido papel destacado, ambos premiados recentemente com "Nobéis" de Medicina: (1) o balanço redox oxidativo/nitrosativo e (2) a relação estrutura-função de proteínas.Está organizado em dois módulos:

  • 9-12 hs: "Oxigênio e Óxido Nítrico - Parceiros na Vida e na Morte", com a participação dos pesquisadores: Ohara Augusto (IQUSP), Hugo Monteiro (HEMOCENTRO) e Marcelo Oliveira - IQUNICAMP).
  • 14-17 hs: "Estrutura de Proteínas: Função e Disfunção", com a participação dos pesquisadores: Sérgio Ferreira (ICB-UFRJ), Ana Paula Valente (CNRMN-UFRJ), e Carlos Bloch Jr. (EMBRAPA-DF/LNLS).

Este evento constituirá oportunidade ímpar para um encontro de pesquisadores renomados das áreas da Bioquímica, Biologia Molecular e Medicina, todos eles graduados em Química, com a comunidade de químicos da SBQ na discussão da físico-química e biomedicina de moléculas-chave do metabolismo. Abaixo seguem os títulos e resumo das apresentações do módulo sobre o estresse oxidativo e nitrosativo:

Profa. Ohara Augusto: Óxido Nítrico e Oxidantes dele Derivados: Produção e Papel em Injúria Tecidual. O óxido nítrico desempenha importantes papéis fisiológicos mas sua produção excessiva durante situações inflamatórias tem sido responsabilizada pela injúria tecidual resultante dessas condições. Compreender essses papéis patofisiológicos requer o conhecimento da química e bioquímica do óxido nítrico e de oxidantes dele derivados como o peroxinitrito e o dióxido de nitrogênio. Revisarei esse conhecimento e discutirei como ele pode contribuir para o desenvolvimento de terapêuticas que reduzam a injúria tecidual de condições inflamatórias.

Prof. Hugo Pequeno Monteiro: Sinalização Redox Mediada pelo Óxido Nítrico. O óxido nítrico (NO) se destaca como um radical livre com propriedades de molécula sinalizadora. O NO é um gás altamente difusível que pode reagir com o grupo heme (nitrosilação) da enzima guanilil ciclase, ou com grupos tióis (oxidação/nitrosação) essenciais para a atividade de proteínas constituintes de vias de sinalização - quinases, fosfatases, e proteínas G de baixo peso molecular. No sistema vascular, o estímulo de atividade da guanilil ciclase com elevação dos níveis intracelulares de GMP cíclico pelo NO, está diretamente relacionado as suas propriedades vasoativas e vasodilatadoras. Já as reações de S-nitrosação envolvendo a cisteína 118 de Ras, uma proteína G de baixo peso molecular, ou a oxidação de cisteínas críticas para quinases e fosfatases, desempenham funções reguladoras em sistemas biológicos. Nesta apresentação abordaremos a ocorrência destes processos em culturas celulares procurando relacionar modificação química com o efeito final sobre as células.

Prof. Marcelo Ganzarolli de Oliveira: Doadores de Óxido Nítrico no Controle da Hipertensão e da Aterosclerose. As disfunções na síntese de óxido nítrico (NO) pelas células endoteliais em humanos são atualmente associadas a várias doenças cardiovasculares como a hipertensão e a aterosclerose. Mostrarei o potencial terapêutico dos S-nitrosotióis, doadores de NO, como vasodilatadores e como inibidores dos primeiros estágios de desenvolvimento da aterosclerose e a correlação destas ações com o seu comportamento químico, investigado por técnicas espectroscópicas e cinéticas. Mostrarei também que a possibilidade de incorporar estes doadores em biomateriais abre novas perspectivas no tratamento destas patologias

Ana Paula Valente: Determinacao de estrutura tridimensional de proteinas antimicrobianas por RMN. A RMN possibilita a determinação da estrutura tridimensional de biomoléculas e complexos moleculares com resolução atômica. Estas informações estruturais podem ajudar no desenho racional de agentes terapêuticos. As informacçõs possíveis de serem obtidas por RMN incluem: a conformação de compostos ligados a proteínas, identificação da porção dos compostos que se liga à proteína e localização e estrutura do sítio de ligação. As estruturas das proteínas antimicrobianas Psd1, PW2 e A53 serão apresentadas.

Carlos Bloch Jr - Espectrometria de massa de proteínas e o projeto proteoma. Resumo não disponível ainda.

Sérgio Ferrreira: Desenvolvimento de drogas e novas abordagens terapêuticas na doença de Alzheimer e outras amiloidoses humanas. A doença de Alzheimer é um dos mais conhecidos exemplos de uma classe de importantes patologias humanas conhecidas como amiloidoses. Estas doenças incluem, ainda, as doenças de Parkinson e Huntington, as encefalopatias espongiformes causadas por príons, o Diabetes Mellitus tipo II e outras amiloidoses sistêmicas. Todas estas patologias se caracterizam pela deposição anormal de agregados proteicos denominados amilóides em células e tecidos, levando à progressiva perda funcional e morte celular. Não há ainda tratamentos clínicos efetivos que curem ou impeçam a progressão destas doenças. Nosso grupo tem se dedicado ao desenvolvimento e caracterização de drogas que apresentem ações anti-amiloidogênicas e protetoras contra a citotoxicidade de peptídeos e proteínas involvidos em algumas destas doenças. Nesta apresentação, mostraremos desenvolvimentos recentes neste sentido, com especial ênfase na busca de compostos-líderes para o desenvolvimento de novas drogas na doença de Alzheimer.

As inscrições deverão ser efetuadas com o Coordenador do Workshop (Prof. Etelvino Bechara ebechara@iq.usp.br). Os interessados não inscritos na Reunião da SBQ deverão depositar R$50,00 na conta 9048-4 da agência 3559-9 do Banco do Brasil e enviar cópia do comprovante de pagamento ao coordenador (FAX:011-38155579).



Sociedade Brasileira de Química | Instituto de Química da USP
Caixa Postal 26037 | CEP da Caixa Postal 05513-970 | São Paulo-SP-Brasil
Telefone: (0xx11) 3032-2299 | Fax: (0xx11) 3814-3602
Secretaria da SBQ | Secretário Geral | Webmaster
 
26a Reunião
Cartaz
Cartaz da 26a Reunião

Tema 26a RA
A QUÍMICA TORNA SUA VIDA MELHOR

Local
Poços de Caldas - MG

Data
26 a 29 de Maio de 2003

Prazo para envio de trabalhos
03 de Fevereiro de 2003

Arquivo
    19a Reunião Anual
    20a Reunião Anual
    21a Reunião Anual
    22a Reunião Anual
    23a Reunião Anual
    24a Reunião Anual
    25a Reunião Anual