Bem Vindo à 26a Reunião Anual
 
Obrigado pela participação!
26a RASBQ


Conferencistas

ELETROQUÍMICA E MEIO AMBIENTE. DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA VIDA MELHOR

LUIS ALBERTO AVACA

Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, E-mail: avaca@iqsc.usp.br

A deterioração do Meio Ambiente, causada pela contaminação do Ar, do Solo e das Águas, é um problema atual de tamanha magnitude que requer um esforço adicional em P&D por parte das várias áreas de ciência e tecnologia.

De fato, ao escrever "A Divina Comédia", o talentoso escritor italiano Dante Alighieri (1265-1321) fez uma vívida descrição dos diferentes "infernos" que o ser humano poderia vir a enfrentar. Entretanto, nos dias de hoje a poluição têm criado "novos infernos" que seriam muito difíceis de imaginar no início do século XIV. São esses os desafios que hoje enfrentamos, na esperança que nossa contribuição possa minimizar os efeitos negativos que estes tem na qualidade de vida.

Na área de Eletroquímica temos, neste momento, diversas pesquisas nacionais e internacionais direcionadas à preservação e descontaminação do Meio Ambiente.

Assim, na Eletroanalítica têm-se desenvolvido metodologias voltamétricas e outras para a detecção de metais pesados, pesticidas, compostos fenólicos e outros contaminantes orgânicos e inorgânicos que apresentam resposta eletroquímica. Adicionalmente, diversos sensores e biosensores estão sendo pesquisados com a mesma finalidade. Essas atividades estão bastante disseminadas no país mas devemos destacar os esforços realizados, por exemplo, no IQ/USP, no IQ/Unicamp, no DQ/UFSCar e no IQSC/USP. Já os Métodos Eletrolíticos encontram suas aplicações no tratamento de Águas Residuárias via reatores de fluxo em escala laboratorial, utilizando cátodos de carbono vítreo reticulado para a remoção de íons metálicos ou ánodos de óxidos mistos (tipo DSAâ) visando à destruição de moléculas complexas e/ou anions indesejáveis. O desenvolvimento de materiais para esse tipo de aplicação vem sendo realizado em vários laboratórios mas as atividades específicas de Engenharia Eletroquímica estão quase que restritas ao DEM/Unicamp. Uma alternativa interessante nesses casos são os processos de eletrodiálise para purificação de Efluentes e que se encontram concentrados no DM/UFRGS.

Por outro lado, a possibilidade de purificação de Solos contaminados utilizando-se Técnicas Eletrocinéticas, bastante desenvolvidas na Europa, não tem encontrado espaço nem interesse por parte da comunidade no Brasil. Isto precisa ser corrigido pois os casos relatados desse tipo de poluição, extremamente prejudicial e perigosa, se avolumam em nosso país.

Finalmente, a Eletroquímica Aplicada pode oferecer uma alternativa energética limpa e renovável no novo conceito de "Economia do Hidrogênio". Assim, existe a possibilidade de se produzir localmente Células a Combustível funcionando com Hidrogênio, que seria gerado por eletrólise em horários "fora do pico". Deste modo, a contaminação do Ar pelos veículos automotores em centros urbanos ficaria grandemente minimizada pois o produto do funcionamento de um motor elétrico nessas condições gera somente H2O.

Adicionalmente, estão-se pesquisando células operando diretamente com Etanol, o que significaria um aproveitamento nobre da energia da biomassa pois neste caso o CO2 produzido é reciclado pela fotosíntesse na cana de açúcar. Os projetos em células a combustível também se encontram disseminados ao longo do país, mas devem ser destacados os avanços conseguidos em São Carlos, SP.

Entretanto, o maior desafio para esta área é constituir grupos de P&D fortes e coesos nos diferentes aspectos da Engenharia Eletroquímica que possam viabilizar industrialmente as diversas atividades acadêmicas acima descritas.



Sociedade Brasileira de Química | Instituto de Química da USP
Caixa Postal 26037 | CEP da Caixa Postal 05513-970 | São Paulo-SP-Brasil
Telefone: (0xx11) 3032-2299 | Fax: (0xx11) 3814-3602
Secretaria da SBQ | Secretário Geral | Webmaster
 
26a Reunião
Cartaz
Cartaz da 26a Reunião

Tema 26a RA
A QUÍMICA TORNA SUA VIDA MELHOR

Local
Poços de Caldas - MG

Data
26 a 29 de Maio de 2003

Prazo para envio de trabalhos
03 de Fevereiro de 2003

Arquivo
    19a Reunião Anual
    20a Reunião Anual
    21a Reunião Anual
    22a Reunião Anual
    23a Reunião Anual
    24a Reunião Anual
    25a Reunião Anual