Início

Boletim 12/ julho 2011

Prezados Colegas:

Gostaria de chamar a atenção para alguns documentos recentemente publicados e que estão disponíveis na internet, os quais podem ser de grande valia nas nossas aulas de Química Ambiental e também na pesquisa.

1-“ The great green tecnological transformation”, publicado pelo Depto. de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, e que está disponível na internet no sítio http://www.un.org/en/development/desa/policy/wess/index.shtml, traz uma discussão madura e recheada de material ilustrativo, chamando a atenção para o fato de que se não tivermos uma mudança radical na economia e também nas tecnologias ora em curso, o planeta não deverá resistir por muito tempo. Vale a pena ler o documento, que transcende a química, mas que nos dá uma visão mais abrangente da interdisciplinaridade envolvida na questão ambiental.

2- Sobre a “pegada de água” (que também é um exercício que pode ser discutido e explorado em sala de aula), há exemplos numéricos sobre o tema, mostrando que uma xícara de chá demanda 35 litros de água no seu ciclo de vida, e que cada litro de refrigerante demanda até 600 litros de água. Mais dados sobre esta Água Virtual podem ser encontrados no Water Footprinting (www.waterfootprint.org).

3- Também nesse tema, recente artigo publicado no ES&T, 45, 2541-2553, 2011, “Water Footprint of U.S. Transportation Fuels”, de Scown e colaboradores, traz uma excelente discussão sobre água, energia e transporte nos EUA.

Vale a pena consultar o documento!!!