Início

Boletim 02/2017

     Boletim da DAMB -02/2017    Início

Prezados colegas

Este é mais um boletim da divisão de Química Ambiental, gostaria de poder encontra-los também em São Paulo, em julho, na IUPAC 2017. Gostaria que os sócios pudessem dar sugestões de temas e divulgações para enriquecer nossa comunicação. O e-mail para contato é: dqambientalsbq@gmail.com ou mccanela@gmail.com. A divisão conta ainda com uma página e um endereço de facebook. http://www.sbq.org.br/ambiental/, https://www.facebook.com/AMBSBQ/. Queremos fortalecer a divisão e toda sociedade só é fortalecida com a colaboração de todos.

XII LASEAC- XXII SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL A Universidade de Caldas (Manizales, Colômbia), por meio do Grupo de Cromatografiaafiche-02e Técnicas Afins, tem a honra de convidar a todos para o XXII Simpósio Latino-americano de Química Analítica e Ambiental (XII LASEAC), que conta com o apoio científico e financeiro da Rede RACAL (Red para el Análisis de la Calidad Ambiental de América Latina - www.redracal.org) e da IAEAC (Internacional Association of Environmental Analytical Chemistry – www.iaeac.com). O evento será realizado em Manizales, entre os dias 25 e 27 de abril do corrente ano e a data limite para envio de trabalhos e para inscrição com desconto é 07 de março próximo. Maiores informações podem ser obtidas em www.racal-unicaldas.com, com o Professor Milton Hernando Rosero Moreano (milton.rosero@ucaldas.edu.co), ou ainda com Marco Tadeu Grassi (mtgrassi@quimica.ufpr.br).

Image result for produtos químicosA pouca importância dada aos produtos químicos sintéticos – O Brasil, através do Ministério do Meio Ambiente, vem discutindo desde o ano passado uma Lei para o Cadastro Nacional de Substâncias Químicas Industriais, deixando de lado muitos compostos químicos (como os próprios agrotóxicos), além de negligenciar estudos relacionados ao seu destino no ambiente e ecotoxicidade. Também tem pouca participação da comunidade científica. Poderíamos pensar que só ocorre aqui, mas a questão é global. Um estudo realizado publicado na Frontiers in Ecology and the Environment em janeiro deste ano, mostra que não há uma preocupação com estes compostos no ambiente e investimentos em pesquisas nesta área. Os autores ressaltam que os impactos que podem causar a longo prazo ao ambiente são tão grandes quanto as emissões de CO2 causam para as Mudanças Climáticas. Segundo o trabalho, o número de trabalhos publicados na literatura sobre os impactos dos compostos sintéticos no ambiente é pequeno diante dos compostos introduzidos no mercado todos os dias. A referência completa do trabalho e outra publicação sobre este mesmo tema, vocês podem encontrar na notícia: http://environmentalresearchweb.org/cws/article/yournews/67682.

CONVIDADOS PARA O SIMPÓSIO DE AMBIENTAL NA IUPAC -  Apesar da DAMB não ter participado da organização do simpósio Energy, Water and Environmental Sciences (EE), que ocorrerá na IUPAC 2017, juntamente com a 40ª. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, os convidados prometem fazer excelente evento. Confiram os nomes no link:  http://www.iupac2017.org/symposia.php#ee