Início

Sobre a Divisão de Química Ambiental

A divisão de Química Ambiental (AMB) da Sociedade Brasileira de Química foi criada em 1994, fruto da maturidade de uma parcela dos sócios da SBQ que já há algum tempo atuava nesta área do conhecimento. Basicamente, os sócios fundadores da Divisão de Química Ambiental pertenciam a outras divisões da Sociedade, mas sentiam que suas pesquisas, por sua natureza inter e transdisciplinar, mereciam um fórum próprio de debate.

As primeiras diretorias travaram uma árdua luta para dar à divisão de Química Ambiental uma identidade própria, independência e o reconhecimento por parte das outras divisões inseridas em áreas mais clássicas da Química, que já existiam na SBQ. Esta não foi uma tarefa fácil por várias razões, mas principalmente porque no Brasil o conceito de Química Ambiental ainda é pouco difundido e muitas vezes se confunde com o de Química Analítica Ambiental.

A Química Ambiental, assim como qualquer outra área clássica da Química, pode ser definida de várias maneiras. Para nós, a Química Ambiental estuda os processos químicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou ainda causados pelo homem, e que comprometem a saúde humana e a saúde do planeta como um todo. Assim, dentro desta definição, a Química Ambiental não é a ciência da monitoração ambiental, mas sim da elucidação dos mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas candidatas a serem monitoradas.

Dentro desta premissa, a Química Ambiental expande os horizontes da química convencional dando a ela uma dimensão socio-econômica, além de propiciar parcerias encantadoras com outras áreas do conhecimento como a toxicologia, a engenharia sanitária e a biologia.

Sendo assim praticada, a Química Ambiental revive a Química como uma ciência natural, atua como vetor de sua descompartimentalização e certamente deve ser encarada como a ferramenta mais poderosa no resgate da importância da Química como uma das ciências que mais benefícios têm trazido ao homem.

Seja bem-vindo!

Diretoria da Divisão