Início

Boletim 04/2017

Prezados colegas

O prazo para envio de trabalhos para o VIII ENQAMB foi prorrogado, aproveitem a oportunidade para irmos discutir a Química Ambiental no Brasil e trocar ideias com nossos colegas. O e-mail para contato é: dqambientalsbq@gmail.com ou mccanela@gmail.com. A divisão conta ainda com uma página e um endereço de facebook. http://www.sbq.org.br/ambiental/, https://www.facebook.com/AMBSBQ/.

PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS PRORROGADO- 15 de setembro - VIII Encontro Nacional de Química Ambiental – Visitem a página e vejam como está a programação do evento, vale a pena participar. http://www.enqamb2017.ct.utfpr.edu.br/

PALESTRANTES INTERNACIONAIS NO VIII ENQAMB -

Conferência de abertura: Which Chemicals are an Ecological Risk in the Presence of Habitat, Flow and Nutrient Stressors? Allen Burton, PhD, é professor no School for Environment and Sustainability e do Department of Earth & Environmental Sciences da University of Michigan. Sua pesquisa é sobre avaliação de riscos ecológicos, critérios de qualidade de sedimentos e estressores de ecossistemas aquáticos, principalmente com contaminantes de sedimentos e águas pluviais. Os estudos consideram os processos de biodisponibilidade, os efeitos e o risco ecológico em múltiplos níveis tróficos e classificam a importância do estresse nas bacias hidrográficas humanas. (http://seas.umich.edu/research/faculty/allen_burton).

Damià Barceló é pesquisador no Institute of Environmental Assessment and Water Studies IDAEA-CSIC (Barcelona, Spain) desde 1999 e Diretor do Catalan Institute for Water Research (ICRA) (Girona, Spain) desde maio de 2008. Sua pesquisa está baseada no destino e risco de Poluentes Emergentes, como Produtos Farmacêuticos, Disruptores Endócrinos, Pesticidas e Nanomateriais no Meio Ambiente, além do controle e proteção da poluição da água sob escassez.

41ª. Reunião anual da SBQ – A próxima Reunião da SBQ, em 2018 já está sendo discutida e no dia 20 de setembro haverá a primeira reunião sobre o evento. Não sei se todos sabem, mas o evento será de 20 a 24 de maio de 2018 em Nova Iguaçu. Sendo assim, solicito a todos que façam sugestões de mini-curso, palestras nacionais e internacionais. Ainda vou verificar se a DAmb poderá trazer um convidado internacional, mas temos que a indicação pronta. Se quiserem enviar sugestões, por favor, usem o e-mail da divisão.