28a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
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  • Data: 30/05
  • Horário: das 9:00 às 17:00

A INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS DEVERÁ SER FEITA DIRETAMENTE COM OS RESPECTIVOS COORDENADORES, NOS E-MAILS INDICADOS

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Propostas Atuais de Ensino de Química na Educação Básica do Brasil

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Objetivos:

- promover a divulgação e a discussão de propostas atuais de ensino de Química produzidas e implementadas na Educação Básica por grupos de pesquisa de diferentes regiões do país, na perspectiva de ampliar a explicitação, socialização e análise de suas características, de pressupostos teóricos que as fundamentam, bem como de resultados produzidos na prática do ensino escolar;

- propiciar um espaço interativo dinamicamente articulado enquanto processo coletivo de sistematização que, perpassando núcleos de pesquisa diversificados, possibilite a organização da produção/publicação de um livro que apresente e fundamente propostas de ensino existentes, em suas contribuições para o avanço do ensino e da formação em Química, no âmbito do país como um todo.

Importância/Justificativa:

Na área da Educação Química - configurada com um objeto e uma problemática bastante específicos - tornou-se visível a existência de propostas de ensino para a Educação Básica, como o demonstram materiais didáticos alternativos que, produzidos e implementados nas escolas mediante o acompanhamento pela pesquisa e com características organizativas diferenciadas, contrapõem-se a modalidade tradicional de publicação de livros didáticos por parte de grandes editoras comerciais. As produções dos núcleos de pesquisa, articuladas com ações continuadas junto a professores da escola básica, representam um novo patamar de potencialidades da área da Educação Química, em diferentes regiões do país.

A oferta do workshop possibilitará uma discussão e caracterização mais amplamente articulada sobre as propostas existentes, tornando-as mais públicas e, por outro, contribuindo num processo de sistematização que, extrapolando os contextos locais de produção e validação, configure-se num espaço coletivo de elaboração que possibilite, também, uma organização que reverta na publicação de um livro que apresente e analise contribuições diferenciadas para o avanço do conhecimento na área, promovendo a Educação Química e a Divulgação Científica, na perspectiva de uma Química para todos na nova Educação Básica em construção, no país.

Exemplos de propostas curriculares atuais são as produzidas por grupos de pesquisa como os da UnB, UFMG, UNIJUÍ, USP, dentre outros núcleos do país, todos convidados a também apresentar e participar na articulação das atividades e construções, no workshop.  

Público Alvo: professores e pesquisadores da área da Educação Química atuantes em níveis diversificados do ensino e da formação em Química.

Coordenadora: Lenir Basso Zanon 

Palestrantes: representantes de trabalhos aceitos (textos enviados por Grupos de Pesquisadores da área de Educação Química do país - grupos consolidados ou emergentes – conforme descrito abaixo).

O Programa do Workshop se organiza a partir de três momentos pedagógicos:

Momento1: elaboração dos Textos Prévios por parte de cada grupo de pesquisa proponente, com caráter descritivo e interpretativo, que explicitem e justifiquem os fundamentos teóricos e metodológicos da proposta de ensino de Química do Grupo para a Educação Básica (Ensino Fundamental e/ou Médio).

Momento 2: disponibilização dos textos na homepage da RASBQ (março 2005) para download, leitura e discussão prévia por parte dos participantes (inscritos), com vistas à constituição de um processo de interação não presencial (discussão eletrônica) concernente a aspectos teóricos e metodológicos considerados mais salientes nas propostas.

Momento 3: etapa presencial (8 horas de duração, na RASBQ) para apresentação por parte de cada grupo de pesquisa num processo de sistematização coletiva, visando à melhoria dos textos prévios e fechamento dos textos finais, de forma a possibilitar a organização da publicação do livro.

O Programa do workshop contempla a abordagem de tópicos importantes sobre a Educação Química, que serão explicitados e discutidos articuladamente à apresentação das propostas de ensino, tais como:

- Os PCN (PCN-CN, PCNEM, PCN+) e a Educação Básica em Química no país.

- Visão da Química como Ciência e Implicações no Ensino.

- Contextualização da Química e Interpretação Química de Contextos.

- A Disciplinaridade e a Interdisciplinaridade no Ensino Escolar.

- A Construção Social de Conceitos em Aulas de Química.

- Atividades Práticas e Construções Teóricas em Aulas de Química.

- A Linguagem Mediadora Essencial nas Interações e Aprendizados em Química.

- Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente na Educação Química.

- Saberes e Fazeres do Educador Químico, suas múltiplas relações e dimensões.

- Prazo para o envio dos Textos Prévios: 07 de março de 2005.

- Enviar para o e-mail: bzanon@unijui.tche.br

Normas para a digitação e formatação dos Textos Prévios:

- Programa WORD FOR WINDOWS

- Papel tamanho A4

- Margem superior e inferior com 2,5 cm

- Margem esquerda e direita com 3 cm

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12

- Espaçamento entre linhas: 1,5

- Tamanho do Texto: de 10 a 15 páginas

- Alinhamento: Justificado

- Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita)

- Título em maiúsculo e negrito, com alinhamento centralizado

- Nome do(s) autor(es) e da instituição (essa entre parênteses) com alinhamento à direita

- Resumo em corpo 10 e espaçamento simples, separado do nome do autor por uma linha, e do texto por duas linhas.

- Subtítulos em minúsculo e negrito, com alinhamento centralizado, separados do texto por uma linha.

- As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.

- O texto deve apresentar a Proposta de Ensino de Química, abrangendo a inclusão (i) de sua fundamentação teórica, (ii) das suas características organizacionais e (ii) de aspectos do seu desenvolvimento em contexto escolar (no âmbito da educação Básica).

Contatos podem ser mantidos através do e-mail: bzanon@unijui.tche.br.

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