28a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: EDITORIAL

<<voltar

A 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ocorrerá em Poços de Caldas - MG, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2005 e terá como tema central "Química para o desenvolvimento sustentável e inclusão social". A temática reflete a importância da química como ciência central e a urgência de sua inserção nas políticas de desenvolvimento que a sociedade brasileira tanto almeja. Nos últimos anos, a evolução nas áreas científicas e tecnológicas tem sido marcante no cenário brasileiro e a química tem lugar de destaque neste cenário. O Brasil tornou-se referência obrigatória nas pesquisas internacionais em genômica, telecomunicações, agricultura, meio ambiente, geografia, entre outros, sendo que a química permeia grande parte do estado da arte de todos esses avanços científicos e tecnológicos. Assim, seria imperdoável deixar de fazer uma referência, ainda que breve, a excelência da industria química nacional, cujo desenvolvimento, mesmo tendo sofrido uma forte retração na primeira metade dos anos 90, continua com desempenho importante, neste inicio de século. Neste contexto, a SBQ com mais de 3500 sócios e congregando cientistas renomados, em todas as áreas da química não pode ficar fora do processo de transformação da sociedade brasileira. Esperamos que a temática da 28 a RA possa provocar em cada sócio uma reflexão de seu papel no cenário de desenvolvimento e inclusão social, tão importante para o resgate de grande contingente de cidadãos completamente excluídos.

Embora sujeitos a lacunas, a programação deste evento foi montada com o objetivo da discussão coletiva em torno de temas relevantes das ciências químicas que possam ser traduzidos em avanço tecnológico.

Contemplando o tema central da Reunião, a conferência de abertura será proferida pelo Prof. Jairton DuPont (Instituto de Química da UFRG).

Além da conferância de abertura foi programado para esta Reunião 9 conferências plenárias, 2 simpósios, 6 Workshops, 10 cursos e lançamentos de livros. Ainda, como parte da programação, teremos a entrega de medalhas aos homenageados deste ano.

Esperamos cerca de 1800 trabalhos que serão apresentados na forma de painéis e, alguns também discutidos em sessões coordenadas específicas. A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por assessores ad-hoc das diversas áreas, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. O Programa está sendo elaborado considerando a experiência adquirida e as sugestões recebidas dos sócios.

Fica mantido a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação, distribuídos de acordo com o mérito, que será julgado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos à 28 a RASBQ.

Como nos anos anteriores, a inscrição e submissão de trabalhos ficará "pendente" até a confirmação do pagamento, conferência dos dados e confirmação do recebimento das "templates". Após a confirmação a inscrição será aprovada o sistema disponibilizará automaticamente o recibo, que poderá ser impresso ou salvo, quantas vezes forem necessárias.

Durante 27 anos consecutivos a SBQ vem organizando suas reuniões anuais com sucesso absoluto nas atividades cientifícas e destaque especial para o número crescente de participantes ano a ano. A 28ª RA não será diferente e esperamos contar com a participação efetiva de todos os sócios.

Certos de que a programação organizada para esta reunião não apenas comtempla o tema central mas, incere todas as divisões cientificas e o estado da arte de cada uma, queremos convidar a todos a participarem da 28 a RASBQ. Garanto que não faltará vontade e determinação por parte da comissão organizadora e de todos os sócios no sentido de fazer com que esta próxima reunião seja ainda melhor.

Converse com seus colegas, amigos, alunos, professores e traga mais gente para a SBQ. Se você ainda não é sócio, aproveite e associe-se. Assine o JBCS e a QNEsc. Vamos juntos construir uma SBQ cada vez mais forte!
Estaremos em Poços de Caldas esperando por voce para juntos comemorarmos mais uma grande reunião de nossa sociedade.

Até breve,

Vanderlan da Silva Bolzani
Secretária Geral da SBQ