28a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: Dimitrios Samios ::

A evolução científica da Química: da simplicidade à complexidade.

Dimitrios Samios

Instituto de Química - UFRGS

Resumo

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química. Trata-se claramente dos processos de: a)evolução da alquimia, b)ruptura do paradigma e c) evolução da química.

A evolução do intelecto humano, nas suas várias formas de ação e expressão, tem seu paralelo na evolução das espécies vivas da terra, questão esta abordada por Sr. Charles Darwin, dois séculos atrás. O Darwinismo, como teoria ou modelo para o estudo da “evolução biológica”, não deve ser confundido com a questão da “evolução científica”. A evolução biológica, ate o presente momento, fugiu da interferência humana. Nos últimos tempos a evolução científica demonstra capacidade de interferência na evolução biológica com conseqüências imprevistas.

A evolução da Química constitui um paradigma clássico, único da evolução científica. A Química, utilizando conhecimento disponível e metodologia científica analítica, alcançou a formulação de um sistema bidimensional de ordenamento dos elementos químicos de acordo com os princípios de “afinidade e de grandeza”. O processo da evolução da civilização humana registra um passo fundamental, similar ao da Química, aproximadamente três mil e quinhentos anos atrás, quanto os Gregos introduzem o principio da escrita “silábica” a partir da análise dos fonemas em consoantes e vogais.

A evolução da Química está estreitamente relacionada com a evolução política e social da sociedade. Assim, influencia a economia e está sendo influenciada diretamente e indiretamente pela economia e a evolução sócio-política dos países.

A multiplicidade e diversidade das espécies químicas, alimentada pela própria Síntese Química, bem como as “infinitas formas” de interação entre as mesmas conferem a química a característica de ciência complexa. Stephen Hawking declarou “I think the next century will be the century of complexity” “ Penso que o próximo século será o século da complexidade”. O grau da complexidade aumenta enquanto a química for considerada como disciplina em “sinergia interdisciplinar” com outras disciplinas científicas e tecnológicas.

O presente ensaio terá como eixo principal, apresentar uma visão evolutiva da química em relação a sociedade. A complexidade da química como noção integrante, será analisada a partir de um modelo estrutural com vetores definidos nos espaços: Cientifico disciplinar, Tecnológico interdisciplinar e Social político-econômico. Será abordada a evolução temporal que tem como principio básico a “periodicidade” e consequentemente a metodologia da “convolução – deconvolução” que permite uma aproximação científica da analise da complexidade .

 

 

<<voltar