Prêmio ACS-SBQ “Mulheres Brasileiras na Química”

ACS-SBQ Brazilian Women in Chemistry Award

Patrocinado pelo CAS, uma divisão da ACS, e pela Chemical & Engineering News (C&EN)

Com este prêmio, outorgado pela primeira vez em 2018, a American Chemical Society (ACS) e a SBQ atuam para promover a igualdade entre gêneros na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no Brasil, e fazem esforços por uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e na área da Química, em geral.

Assim, o prêmio visa reconhecer mulheres cientistas que tenham feitos e contribuições para a Química e ciências relacionadas. Uma definição inclusiva de ‘mulher’ e ‘feminilidade’ é usada e, portanto, mulheres transexuais ou pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade são bem-vindas a concorrer ao prêmio.

São três as categorias em que o prêmio é outorgado anualmente:

Líder emergente na Química e ciências relacionadas – em reconhecimento aos feitos de uma notável jovem cientista ou empreendedora na Química e ciências relacionadas. Esta excepcional líder emergente terá até 40 anos de idade, e não terá concluído o seu doutoramento há mais de 10 anos.

Liderança na indústria – em reconhecimento a uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia cujas pesquisas e inovações criativas tenham levado a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da sociedade.

Liderança na academia – em reconhecimento a uma mulher com um percurso consolidado no meio acadêmico que tenha dado uma contribuição importante, com um impacto global e social, para a pesquisa científica em Química e ciências relacionadas.