Menu principal

Notícias

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química tem como objetivo divulgar informações de interesse nacional relacionadas com ciência com ênfase em química, incluindo a divulgação de notícias, de oportunidades e de eventos. Não são publicadas opiniões pessoais, nem notícias de caráter regional. O Boletim é enviado para e-mails cadastrados e publicado na página da SBQ na internet e no facebook. Quando solicitado, também publicamos no twitter. Para fazer a sua contribuição, acesse o formulário

O Boletim é um informativo semanal gratuito lançado todas as quintas até às 11h. O fechamento da edição ocorre às quartas às 16h. Contribuições que chegarem depois dessa hora serão publicadas na semana seguinte. Quando quinta for feriado no munícipio de São Paulo, o Boletim irá sair na quarta e o processo acima será adiantado em um dia. Para receber o Boletim basta fazer a inscrição, neste link.

O reconhecimento da importância do papel da educação e da ciência na sociedade tem mobilizado os governos de quase todos os países no sentido de implementar políticas que consolidem o fortalecimento dessas áreas. » Veja mais...

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encaminhou ontem a proposta de criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino do Estado. » Veja mais...

O noticiário sobre a Europa tem sido dominado pelos contínuos impasses nas negociações sobre o Brexit, a formação do novo governo espanhol ou as decisões dos governos de direita na Itália e Hungria.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação, Anderson Ribeiro Correia, minimizou o alcance do bloqueio de bolsas de pós-graduação executado ontem, dizendo que elas representam menos de 2% do total e estão ociosas, ou seja, não há bolsistas cadastrados usufruindo-as.

O congelamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está afetando não apenas os programas de pós-graduação nas universidades, mas também os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), projetados para ser a ponta de lança da pesquisa científica nacional.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou o desenvolvimento de uma nanopartícula capaz de capturar a cocaína em circulação na corrente sanguínea e, assim, evitar os efeitos da droga, até mesmo quando consumida em quantidades que causam "overdose" e podem levar à morte.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, dedicou um dia inteiro, nessa quinta-feira, 9 de maio, para discutir planos estratégicos para contornar a crise no setor com entidades científicas de todo o País.

Tartrazina, mais conhecida como corante alimentício FD&C amarelo 5, confere seu tom ensolarado para alimentos como caldo de galinha em pó e mistura de panqueca. Mas o composto pode algum dia ser fundamental para a impressão em 3D de novos órgãos.