Menu principal

Notícias

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química tem como objetivo divulgar informações de interesse nacional relacionadas com ciência com ênfase em química, incluindo a divulgação de notícias, de oportunidades e de eventos. Não são publicadas opiniões pessoais, nem notícias de caráter regional. O Boletim é enviado para e-mails cadastrados e publicado na página da SBQ na internet e no facebook. Quando solicitado, também publicamos no twitter. Para fazer a sua contribuição, acesse o formulário

O Boletim é um informativo semanal gratuito lançado todas as quintas até às 11h. O fechamento da edição ocorre às quartas às 16h. Contribuições que chegarem depois dessa hora serão publicadas na semana seguinte. Quando quinta for feriado no munícipio de São Paulo, o Boletim irá sair na quarta e o processo acima será adiantado em um dia. Para receber o Boletim basta fazer a inscrição, neste link.

O Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil, lançou o concurso de fotografia internacional Wiki Ciência 2017, com o objetivo de fomentar a criação e distribuição de imagens sobre a ciência. A competição terá dois níveis: uma competição local em cada país participante e uma competição internacional entre os melhores de cada país.

Moscas, células e anticorpos viajam nas malas de cientistas, longe das condições ideais, em uma tentativa desesperada de pesquisadores que precisam lutar diariamente contra a burocracia brasileira. (Revista Trip) » 

A "Advertência dos Cientistas à Humanidade: Segundo Aviso", assinada por 15.372 cientistas de 184 países e publicada nesta segunda-feira, 13 de novembro, na revista BioScience é um verdadeiro sinal de alarme para a humanidade 

A Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) entregou na quarta-feira, dia 8 de novembro, o prêmio "Professor Otto Gottlieb" de 2017 à Acadêmica, vice-presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vanderlan da Silva Bolzani.

Os números são assustadores: as mulheres somam apenas 25% dos cargos nos setores de STEM – leia-se ciência, tecnologia, engenharia e matemática – nos Estados Unidos.

A BBC aproveita a série #100Mulheres para lembrar cientistas que deram importantes contribuições para o mundo, seja comandando a Estação Espacial Internacional, mapeando o fundo do oceano ou pesquisando formas de prevenir a Aids. (G1 - Globo.com) » Veja mais...

Cinco capitais realizaram neste fim semana novas Marchas Pela Ciência no Brasil: Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais, Natal e São Luís fizeram manifestações para pressionar o governo e sensibilizar a população sobre a gravidade dos cortes orçamentários em C&T.

Dia 11 de Novembro de 2017, um sábado ensolarado em Curitiba e cenário perfeito para a Marcha pela Ciência.