Menu principal

Notícias

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química tem como objetivo divulgar informações de interesse nacional relacionadas com ciência com ênfase em química, incluindo a divulgação de notícias, de oportunidades e de eventos. Não são publicadas opiniões pessoais, nem notícias de caráter regional. O Boletim é enviado para e-mails cadastrados e publicado na página da SBQ na internet e no facebook. Quando solicitado, também publicamos no twitter. Para fazer a sua contribuição, acesse o formulário

O Boletim é um informativo semanal gratuito lançado todas as quintas até às 11h. O fechamento da edição ocorre às quartas às 16h. Contribuições que chegarem depois dessa hora serão publicadas na semana seguinte. Quando quinta for feriado no munícipio de São Paulo, o Boletim irá sair na quarta e o processo acima será adiantado em um dia. Para receber o Boletim basta fazer a inscrição, neste link.

A foto vencedora do mês de maio da nossa atividade comemorativa dos 40 anos da SBQ no Instagram (http://boletim.sbq.org.br/images/insta-vencedormaio.png) já foi premiada! 

O número 8 do JBCS - volume 28 de 2017, correspondente ao mês de julho já está publicado online. » Veja mais...

Evento trará representantes oficiais de 43 países, e sociedades científicas debaterão o futuro das ciências químicas

Pela primeira vez o Brasil vai sediar a Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium Vivax, parasita transmissor do tipo mais incidente de malária no mundo. A sexta edição do evento, que vai contar com cerca de 400 cientistas de mais de 30 países, será realizada na capital amazonense. A Amazônia é considerada região endêmica para a doença e registra 99% dos casos do país.

Micro e pequenas empresas (MPEs) e startups brasileiras de 11 estados terão à disposição R$ 20 milhões para o investimento em projetos de inovação industrial. O recurso é proveniente do acordo firmado, nesta segunda-feira (12), entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em São Paulo (SP). 

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), inicia na segunda-feira, 12 de junho, uma série de quatro encontros Academia-Empresa.

O governo federal deve ter avaliado que não teria sido uma boa ideia divulgar boas notícias na área de ciência e tecnologia na semana passada, em que predominaram nos meios de comunicação as informações sobre o julgamento no TSE da chapa de Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (PMDB) nas eleições presidenciais de 2014.

Enquanto aguardava a resposta a seu pedido de reingresso no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), Etelvino Bechara dizia que estava sem laboratório, sem dinheiro para fazer pesquisa e sem estudantes com quem pudesse dividir o trabalho.