Menu principal

Notícias

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química tem como objetivo divulgar informações de interesse nacional relacionadas com ciência com ênfase em química, incluindo a divulgação de notícias, de oportunidades e de eventos. Não são publicadas opiniões pessoais, nem notícias de caráter regional. O Boletim é enviado para e-mails cadastrados e publicado na página da SBQ na internet e no facebook. Quando solicitado, também publicamos no twitter. Para fazer a sua contribuição, acesse o formulário

O Boletim é um informativo semanal gratuito lançado todas as quintas até às 11h. O fechamento da edição ocorre às quartas às 16h. Contribuições que chegarem depois dessa hora serão publicadas na semana seguinte. Quando quinta for feriado no munícipio de São Paulo, o Boletim irá sair na quarta e o processo acima será adiantado em um dia. Para receber o Boletim basta fazer a inscrição, neste link.

Pesquisadores e instituições se mobilizam para prevenir as formas mais graves de má conduta científica, como fraudes e manipulação de dados, mas não combatem com tanto vigor comportamentos duvidosos ou negligentes que, embora não produzam escândalos, comprometem a integridade da pesquisa pela elevada frequência com que ocorrem.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) solicitará, dos candidatos a bolsas e financiamentos de seus programas internacionais, um código de cadastro na ORCID (Open Research and Contributors Identification, ou Identificação Aberta de Pesquisa e Colaboradores).

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou nesta semana a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, em larga escala, no município do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte das ações do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (EDB), que amplia, gradativamente, a área de liberação destes mosquitos na cidade. 

A última sessão da 1ª Conferência Internacional da Rede de Jovens Afiliados à Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), que aconteceu nos dias 22 a 24 de agosto, em Copacabana, Rio de Janeiro, foi dedicada à comunicação científica e à diplomacia. » Veja mais...

Como continuar produzindo conhecimento e inovação em um momento em que a pesquisa e a ciência vêm sendo desacreditadas pelos gestores do Brasil e de diversos países do mundo? Esse trabalho de resistência tem sido feito pelos jovens pesquisadores membros afiliados, ou ex, da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), coordenado pelo Acadêmico Renato Sérgio Balão Cordeiro , retomou as atividades no dia 1º de setembro com uma palestra especial. » Veja mais...