Menu principal

Notícias

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química tem como objetivo divulgar informações de interesse nacional relacionadas com ciência com ênfase em química, incluindo a divulgação de notícias, de oportunidades e de eventos. Não são publicadas opiniões pessoais, nem notícias de caráter regional. O Boletim é enviado para e-mails cadastrados e publicado na página da SBQ na internet e no facebook. Quando solicitado, também publicamos no twitter. Para fazer a sua contribuição, acesse o formulário

O Boletim é um informativo semanal gratuito lançado todas as quintas até às 11h. O fechamento da edição ocorre às quartas às 16h. Contribuições que chegarem depois dessa hora serão publicadas na semana seguinte. Quando quinta for feriado no munícipio de São Paulo, o Boletim irá sair na quarta e o processo acima será adiantado em um dia. Para receber o Boletim basta fazer a inscrição, neste link.

Pesquisadores brasileiros e europeus conseguiram demonstrar o funcionamento de um composto para transportar o princípio ativo de uma vacina oral contra a hepatite B até o sistema imune. » Veja mais...

A liberação de mais de R$ 7 milhões vai permitir a retomada ou a continuidade de pesquisas que estavam em risco por falta de verbas, em áreas como nanotecnologia, dengue e HIV, nas principais instituições do estado do Rio. » Veja mais...

A dessalinização de água do mar ou de águas subterrâneas salobras esteve em destaque no Brasil nos primeiros meses deste ano, como alternativa para a escassez de água no Nordeste do País. » Veja mais...

Para longe de pensamentos obscurantistas, é fato que o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil constitui condição essencial para um verdadeiro desenvolvimento socioeconômico e para a implantação de uma sociedade mais justa no País.

O estudante João Pedro Silvestre Armani, de 16 anos, criou um conservante natural utilizando carapaça de camarões e cera de abelha, o qual é capaz de conservar laranjas por mais de 50 dias.

Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), desenvolveu, após 20 anos de estudos, um hidrogel à base de gengibre amargo que é capaz de evitar amputações das extremidades em pacientes que sofrem de diabetes.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, classificou como "excelente" a iniciativa de ex-ministros da pasta de escreverem um manifesto sobre o risco de desmonte na área devido aos contingenciamentos orçamentários feitos pelo governo de Jair Bolsonaro.

A vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, foi eleita copresidente da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), em assembleia geral realizada no final de maio, em Bogotá, Colômbia.