Inscreva-se | Login

 

LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento de Livros


Data: 01/06/2022
Horário: 18:00 - 20:00

A Reunião Anual da SBQ tradicionalmente abre espaço para o lançamento de livros de seus associados, inscritos no evento.
Agradecemos aos autores a continua escolha da Reunião Anual da SBQ para o lançamento de sua obra.
Os interessados devem escrever para rasbq@sbq.org.br.


 

Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação

Autores:
Bruno Silva Leite

Editora:
Livraria da Física

ISBN:
978-65-5563-158-6

Resenha:
O livro "Tecnologias Digitais na educação: da formação à aplicação" se assenta nas discussões atuais e necessárias sobre as tecnologias na educação possibilitando a professores, estudantes e interessados na temática conhecerem e se apropriaram delas para os mais diversos fins educacionais. Os conteúdos principais abordados envolvem as metodologias ativas aplicadas com a tecnologias digitais (aprendizagem baseada em projetos, peer instruction, gamificação etc.) Softwares no ensino, audiovisual ( vídeo, podcasting e stop motion), conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), taxonomia digital de Bloom, competências digitais para professores, blockchain na educação, aprendizagem tecnológica ativa, jogo digital, aplicativos para dispositivos móveis, laboratório virtual imersivo, trilhas de aprendizagem, dentre outros. A obra apresenta uma linguagem acessível, objetiva e didática sobre as tecnologias digitais na educação, de forma simples e direta aproximando o leitor dos conteúdos abordados possibilitando sua aplicação em diversas áreas do conhecimento. É um livro para pesquisadores e interessados em aplicar as tecnologias digitais na educação e um valioso recurso para todos aqueles que lidam com as tecnologias digitais de informação e comunicação no dia a dia. Além de buscar preencher as lacunas identificadas em relação às temáticas pouco exploradas nas referências nacionais sobre o uso e a implementação das tecnologias digitais na educação. O livro pode ser utilizado como subsídio para professores e estudantes das diversas áreas do conhecimento que busquem aprofundar mais o universo das pesquisas envolvendo as tecnologias digitais, assim como divulgar e refletir sobre algumas experiências exitosas já realizadas em âmbito nacional e internacional, que podem ser reproduzidas e readaptadas em diferentes contextos de aplicação, conforme à necessidade destes. Além disso, as nuances existentes na apropriação das tecnologias digitais nos diferentes níveis de ensino contribuirão para que professores e/ou estudantes conheçam e se inspirem nas diversas possibilidades de aplicação na Educação. Este livro é leitura complementar de disciplinas voltadas para o uso das tecnologias digitais na Educação, em especial aquelas ofertadas nos cursos de graduação em licenciaturas e pós-graduação.

Mais informações:
http://www.leuteq.ufrpe.br/livro_tde

 

 

 


 

Fundamentos de QUÍMICA GERAL

Autor:
Daltamir Justino Maia

Editora:
Átomo

ISBN:
978-85-7670-318-1

Resenha:
Diversas áreas do conhecimento - como engenharias, Física, Biologia, Farmácia, Bioquímica, Enfermagem, Agronomia, além dos próprios cursos de Química - têm a disciplina de Química Geral em suas grades curriculares.

Entretanto, a maioria dos livros disponíveis que a contemplam são traduções de obras de autores estrangeiros. Poucas são as opções de obras escritas por autores nacionais que conhecem a realidade dos nossos cursos e estas, comumente, abrangem quase um curso de química inteiro.

Com o propósito de oferecer aos alunos - de forma mais orientada e com linguagem acessível - uma sólida base dos principais tópicos de Química Geral que aparecem nos planos de aula, o autor - valendo-se sua experiência de vários anos no magistério dessa disciplina para diferentes cursos - elaborou este material didático. Com pedagogia eficiente, apresenta figuras, tabelas, exemplos e uma série de exercícios resolvidos e propostos, testados e avaliados por professores experientes e por alunos de graduação.

Desse modo, Fundamentos de Química Geral constitui-se como uma obra indicada tanto para docentes que procuram textos e atividades condizentes com o cenário do ensino brasileiro, quanto para os alunos que precisam conhecer ou se aprofundar nessa temática.

Mais informações:
https://www.grupoatomoealinea.com.br/fundamentos-de-quimica-geral.html

 

 

 


 

Lantanídeos: química, luminescência e aplicações

Organizadores:
Fernando Aparecido Sigoli, Airton Germano Bispo Junior e Paulo Cesar de Sousa Filho

Editora:
Átomo

ISBN:
978-65-87322-13-1

Resenha:
Dada a atual importância dos Lantanídeos, apresentamos um livro-texto escrito em português contendo os conceitos teóricos fundamentais e detalhes experimentais relacionados à química e às aplicações dos íons lantanídeos, com especial foco em suas propriedades fotofísicas. A obra destina-se ao ensino de graduação e pós-graduação dos cursos de química, física e engenharias voltadas ao desenvolvimento de materiais, bem como a pesquisadores na área de espectroscopia e suas aplicações.

Mais informações:
https://www.grupoatomoealinea.com.br/lantanideos-quimica-luminescencia-e-aplicacoes.html

 

 

 


 

Substâncias Carboniladas e Derivados - 2ª Edição

Autores:
Paulo Costa, Ronaldo Pilli e Sergio Pinheiro

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-23-4

Resenha:
Direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação e professores, o texto original foi ampliado e cuidadosamente revisado para tornar a obra ainda mais didática.

Com uma abordagem original e amplamente ilustrada, a nova edição incorpora, entre outros aspectos, a discussão da reatividade química através de conceitos da Teoria de Ligação de Valência e da Teoria do Orbital Molecular.

Ilustra a importância das reações estudadas em processos bioquímicos e fisiológicos e inclui dados biográficos dos cientistas com contribuição de destaque à Química Orgânica.

A área de catálise assimétrica foi ampliada e foram introduzidos novos tópicos como organocatálise e reações de Diels-Alder, entre outros temas da Química Orgânica.

São apresentados centenas de ilustrações, destaques e exemplos de reações químicas com atenção para condições reacionais e rendimentos obtidos da literatura científica, possibilitando ao leitor compreender a diferença de reatividade entre os diferentes grupos de substâncias carboniladas estudadas.

A 2ª Edição do livro "Substâncias Carboniladas e Derivados" vêm presentear o público interessado pela Química Orgânica que, há muito tempo, procurava pela obra já esgotada.

Mais informações:
https://bit.ly/2Pyn7Bh

 

 

 


 

Microalgas para produção de biocombustíveis: cultivo, métodos de produção e análise

Organizadores:
Marcelo G. Montes D'Oca, Paulo Cesar O. Vergne de Abreu e Luiz Pereira Ramos

Editora:
Editora E-papers

ISBN:
978-65-87065-40-3

Resenha:
As microalgas são organismos altamente eficazes no processo de conversão de energia luminosa em energia química e destacam-se pelo seu potencial como sequestradores de CO2. Estas são conhecidas por apresentarem altas taxas de crescimento e alto conteúdo de lipídios e podem ser cultivadas em águas impróprias para o consumo humano ou provenientes de efluentes domésticos e industriais, podendo produzir carboidratos, proteínas, vitaminas, pigmentos e biocombustíveis.

De acordo com a literatura é possível verificar que a produção de biocombustíveis de microalgas, comparada com a produção de biocombustíveis derivados de oleaginosas convencionais ou de biomassa, pode ser considerada um assunto muito recente. Além disto, verifica-se que maioria dos livros disponíveis sobre este assunto são obras de autores estrangeiros e não tem traduções, não havendo relatos de obras escritas por autores nacionais e com experiência no tema.

Desta forma, nós autores que estamos atuando há mais de uma década como pesquisadores e na formação de recursos humanos no tema, temos como propósito divulgar e esclarecer os principais aspectos relacionados a produção de biocombustíveis a partir das microalgas. Assim, este livro é dedicado para aqueles que pretendem desenvolver seus trabalhos de pesquisas e de pós-graduação, e também para o público leigo, que se dispõem a se aventurarem no mundo fascinante do uso de microalgas para a produção biocombustíveis.

Esperamos que o conteúdo apresentado possa servir como base de consulta, principalmente para alunos de graduação e pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento envolvidas neste abrangente e complexo tema, desejando a todos uma ótima leitura.

Mais informações:
http://www.e-papers.com.br