Inscreva-se | Login  

LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento de Livros


Data: 28/05/2019
Horário: 18:00 – 20:20
Local: Pavilhão A

A Reunião Anual da SBQ tradicionalmente abre espaço para o lançamento de livros de seus associados, inscritos no evento.
Agradecemos aos autores a continua escolha da Reunião Anual da SBQ para o lançamento de sua obra.
Os interessados devem escrever para rasbq@sbq.org.br.


 

Introdução à Química Experimental - 3ª edição

Autores:
Roberto Ribeiro da Silva, Nerilso Bocchi, Romeu C. Rocha-Filho e Patrícia Fernandes L. Machado

Editora:
EdUFSCar – Editora da Universidade Federal de São Carlos

ISBN:
978-85-906962-8-5

Resenha:
O livro destina-se a disciplinas introdutórias de Química de cursos universitários e técnicos de nível médio. Os pressupostos orientadores da obra são: a ênfase na aprendizagem das técnicas de laboratório; as experiências propostas na forma de um problema a ser resolvido; a apresentação dos principais conceitos envolvidos na resolução do problema; a exposição gradual a equipamentos e vidrarias; a utilização de reagentes de menor toxicidade; a redução das quantidades dos reagentes utilizados; a abordagem de normas de segurança; os cuidados com segregação, acondicionamento e tratamento dos resíduos gerados nos experimentos. Ao contemplar todos esses aspectos, os autores almejam inserir atitudes éticas na prática cotidiana dos alunos e não somente no discurso, colaborando para torná-los mais conscientes e comprometidos socialmente.
Nesta 3ª edição, além de receber atualizações e correções, o texto foi completamente revisado, incorporando-se a nova nomenclatura para o nome da grandeza cuja unidade é o mol, "quantidade de substância", muitas vezes abreviada simplesmente para "quantidade".

Mais informações:

Sumário e Manual do Professor
Preço especial de lançamento na RA: R$ 50,00

 

 

 


 

Potenciometria: aspectos teóricos e práticos

Autores:
Orlando Fatibello-Filho, Tiago Almeida Silva, Fernando Cruz de Moraes, Bruno Campos Janegitz

Editora:
EdUFSCar

ISBN:
978-85-906962-7-8

Resenha:

Nesta obra, os autores abordam a potenciometria como tema central e se destina a alunos de graduação, pós-graduação e/ou pesquisadores nas áreas de química, farmácia, alimentos, biologia, ambiental e áreas correlatas que utilizam esta técnica. A motivação da redação deste livro foi a de suprir a relativa escassez de obras na língua portuguesa e, também, proporcionar ao leitor conhecimentos teóricos e práticos necessários para que o mesmo possa selecionar o método potenciométrico mais adequado para resolver um problema analítico, empregando eletrodos indicadores diversos, muitos deles fabricados pelo próprio leitor.

Mais informações:
https://bit.ly/2TXPdva

 

 

 


 

Temáticas para o Ensino de Química: contribuições com atividades experimentais

Autores:
Mara E. Fortes Braibante e Hugo T. Schmitz Braibante (orgs.)

Editora:
Editora CRV

ISBN:
978-85-444-2893-1

Resenha:
A Química como ciência central apresenta características multifacetadas e sua linguagem permeia as mais diversas áreas, esta interdicisplinaridade fica explícita quando a comunicação adota temáticas para a construção do conhecimento. É com este objetivo que este livro apresenta 13 capítulos temáticos, resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Ensino de Química pelo grupo de Pesquisa LAEQUI -Laboratório de Ensino de Química da UFSM, www.ufsm.br/laequi.

Os capítulos abordam os seguintes temas: A Química dos Alimentos; A Química dos chás; A Química dos Agrotóxicos; A Química na Odontologia ; A Química e a Arte van Gogh; A Química e as Cores ; A Química dos tecidos têxteis; A Química da estética capilar ; A Química das tintas para tatuagem; A Química e o Esporte; A Química do lixo eletrônico; A Química dos minerais e a Química Forense.

As diversas abordagens temáticas deste livro relacionam conteúdos de Química, necessários para o entendimento desta ciência com fatos e eventos do cotidiano dos estudantes, sempre acompanhadas de atividades experimentais, pois a experimentação permite a compreensão da Química como Ciência em permanente construção, favorecendo a observação em uma escala macroscópica.

Mais informações:
http://bit.do/temasqui

Preço especial de lançamento na RA: R$ 45,00

 

 

 

 

Substâncias Carboniladas e Derivados - 2ª Edição

Autores:
Paulo Costa, Ronaldo Pilli e Sergio Pinheiro

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-23-4

Resenha:
Direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação e professores, o texto original foi ampliado e cuidadosamente revisado para tornar a obra ainda mais didática.

Com uma abordagem original e amplamente ilustrada, a nova edição incorpora, entre outros aspectos, a discussão da reatividade química através de conceitos da Teoria de Ligação de Valência e da Teoria do Orbital Molecular.

Ilustra a importância das reações estudadas em processos bioquímicos e fisiológicos e inclui dados biográficos dos cientistas com contribuição de destaque à Química Orgânica.

A área de catálise assimétrica foi ampliada e foram introduzidos novos tópicos como organocatálise e reações de Diels-Alder, entre outros temas da Química Orgânica.

São apresentados centenas de ilustrações, destaques e exemplos de reações químicas com atenção para condições reacionais e rendimentos obtidos da literatura científica, possibilitando ao leitor compreender a diferença de reatividade entre os diferentes grupos de substâncias carboniladas estudadas.

A 2ª Edição do livro "Substâncias Carboniladas e Derivados" vêm presentear o público interessado pela Química Orgânica que, há muito tempo, procurava pela obra já esgotada.

Mais informações:
https://bit.ly/2Pyn7Bh

 

 

 

 

Show de Química – aprendendo química de forma lúdica e experimental - 3ª edição

Autor:
Honerio Coutinho de Jesus

Editora:
Editora Livraria da Física – LF, São Paulo

ISBN:
978-85-7861-547-5

Resenha:
O livro destina-se a professores, técnicos e alunos das disciplinas introdutórias de Química de cursos universitários, principalmente a de Química Geral, e como suporte educacional e material complementar para o ensino médio, e até mesmo para o fundamental. Ele é calcado na experimentação, apresentada de forma lúdica e fenomenológica, objetivando instigar a curiosidade científica e ao encantamento do leitor pela Química. De forma a permitir que iniciantes da Química possam melhor entender os fenômenos apresentados, seu primeiro capítulo resume importantes tópicos da Química Geral em 52 páginas, seguido de recomendações para o Laboratório Químico e normas de segurança. Ele descreve mais de 160 experiências em seus capítulos posteriores, muitas delas fantásticas, organizadas em diversos capítulos, a saber: Elementos químicos, Compostos Químicos, Reações Pirotécnicas e explosivas, Coloides, Cor e Processos Fotocromáticos, Reações Relógio, Reações Oscilantes, Cristais e géis de silicatos, Quimiluminescência, Cinética Química, Equilíbrio Químico, Eletroquímica, e Reações de cátions e ânions. Muitas destas experiências são especialmente usadas nas apresentações do espetáculo Show de Química® e suas oficinas. O livro também é o manual do kit experimental Show de Química.

Esta 3ª edição incluiu 40 novas experiências químicas a mais do que a 2ª edição de 2013, além de uma completa revisão técnica segundo as normas da IUPAC, incluindo a nova definição do mol para a "quantidade de substância". O livro é ímpar, e é dedicado aos apaixonados pela ciência e por demonstrações experimentais.

Mais informações:
https://bit.ly/2PJwP3X
https://bit.ly/2L7PpDR

Preço especial de lançamento na RA: R$ 70,00

 

 

 

 

Experimentos para Laboratório de Físico-Química

Autores:
Elton Sitta, José Mario Aquino, Manoel G.P. Homem, Sonia R. Biaggio

Editora:
EdUFSCar

ISBN:
978-85-906962-3-0

Resenha:
Esta publicação é voltada a disciplinas experimentais de Físico-Química para cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Surgiu da necessidade de incrementar o acervo de material didático para aulas experimentais de Físico-Química, já que não existe bibliografia recente de livros nacionais nesta área de ensino experimental.

Ao todo, são 22 experimentos relacionados a tópicos clássicos de Termodinâmica Química, Cinética Química e Eletroquímica. Para cada experimento, os autores apresentam uma introdução com conceitos básicos que devem ser revisados pelos alunos, bem como uma seção experimental bastante detalhada contendo material e equipamentos necessários, procedimento e figuras ilustrativas para a montagem do arranjo experimental, e finalmente um roteiro de perguntas que orientam a organização e discussão dos dados coletados.

Mais informações:
https://bit.ly/2VIgwK8

Preço especial de lançamento na Reunião Anual: R$ 40,00

 

 

 

 

Livro Métodos de Preparo de Amostras para Análise Elementar - 2ª Edição

Editado por:
Francisco José Krug e Fábio Rodrigo Piovezani Rocha

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-22-7

Resenha:
Este livro foi escrito por 28 profissionais de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com larga experiência no desenvolvimento de métodos de preparo de amostras de diversos materiais, visando à determinação de elementos em materiais biológicos, alimentos, materiais tecnológicos, rochas, solos, sedimentos, e à análise de especiação química. Os fundamentos de cada método, a instrumentação necessária, e as diversas aplicações são apresentados em detalhes, desde os mais simples até os mais avançados tecnologicamente e que se situam na fronteira do conhecimento.

 

 

 

 

Didatização Lúdica no Ensino de Ciências/Química: teorias de aprendizagem e outras interfaces

Autores:
Maria das Graças Cleophas e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Editora:
Livraria da Física

ISBN:
978-85-78615-65-9

Resenha:
Este livro defende que, com conceitos e atitudes que estejam alocados dentro deste século XXI, podemos contribuir com a resolução dos problemas relacionados à educação que vêm sendo vivenciados presentemente. Para tanto, valorizamos o uso da ludicidade no formato de jogos educacionais como catalizadores na promoção de um, digamos, "salto quântico", que pode auxiliar no estabelecimento do sincronismo supracitado. Essa possibilidade se dá em razão de há várias características presentes nos jogos que corroboram o entendimento de que existe uma sinergia entre jogar e aprender. Para o professor e psicólogo Spencer Kagan, os educadores da atualidade estão sendo desafiados a incorporar mudanças em suas estratégias instrucionais. O desafio é desenvolver um currículo rico, dinâmico e inovador, levando a uma constituição de estruturas de aprendizagem sistêmicas. Tais estruturas, quando inseridas em sala de aula, são capazes de tornar os alunos mais ativos em relação à sua aprendizagem, pois os colocam como protagonistas diante do processo de apropriação de conhecimentos distintos. Em consonância com o exposto, os jogos vão ao encontro dos ideais preconizados por Spencer Kagan, pois eles atuam como estratégias ou recursos instrucionais que possuem elevado potencial para fornecer aprendizagens de temas ou conteúdos com diferentes complexidades, precisando, para tanto, de um rigoroso planejamento didático sobre a atividade lúdica que deseja promover. O campo do desenvolvimento e da utilização de jogos educacionais no Brasil é amplo. Cada vez mais, os jogos fazem parte da rotina dos espaços de ensino formal e informal e isso pode ser facilmente constatado ao observar as inúmeras publicações de cunho acadêmico científico que legitimam esse quadro referente à inserção da ludicidade nos diferentes níveis de ensino. Não é à toa que as publicações tenham crescimento constante. Não podemos inibir ou rechaçar a presença do lúdico nos ambientes educativos. O que nos cabe é dar direcionamentos teórico-metodológicos que assegurem a presença do lúdico de forma mais rigorosa no que tange aos preceitos científicos necessários para dar robustez às pesquisas envolvendo a ludicidade e a aprendizagem. O título do livro - "Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces" - aponta para a importância da didatização lúdica do ensino das ciências, em particular das Ciências Naturais, e discorre sobre aspectos atrelados às teorias de aprendizagem e à avaliação. O foco do livro está centrado em mostrar como alguns modelos teóricos podem explicar o processo de aprendizagem dos indivíduos por meio do uso de jogos ou de qualquer outra atividade lúdica. E, já que estamos falando sobre aprendizagem, torna-se intrínseco, nessa discussão, uma atenção ao papel avaliativo que os jogos podem assumir em um contexto educativo. Por conseguinte, este livro surge como precursor em compilar, em uma única obra, várias discussões sobre teorias de aprendizagem sob o olhar apurado de diferentes teóricos do ensino e da aprendizagem. Acreditamos serem discussões relevantes para estabelecer avanços que podem fomentar melhorias nas pesquisas relacionadas ao uso do lúdico no ensino de Ciências.

 

 

 

 

Volume 9 - Nitrogênio: o sétimo elemento

Autores:
Luiz Cláudio de Almeida Barbosa e Reinaldo Bertola Cantarutti

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-24-1

Mais informações:
https://bit.ly/2Hoz6xs
Link para download: em breve

 

 

 

 

Volume 10 - Sódio

Autores:
Valdir Florêncio da Veiga Junior, Júlia de Cássia Lopes Zimmermann, Lucas Mathias Armando, Gabriel Dias Fonseca e Filipe Kayodè Felisberto dos Santos

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-25-8

Mais informações:
https://bit.ly/30h147b
Link para download: https://bit.ly/2ItcIn2

 

 

 

 

Volume 11 - Carbono

Autor:
Aldo J.G. Zarbin

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-26-5

Mais informações:
https://bit.ly/2E8iRDT
Link para download: https://bit.ly/2X3uNl6

 

 

 

 

Volume 12 - Oxigênio

Autor:
Carlos A. L. Filgueiras

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-27-2

Mais informações:
https://bit.ly/2Hjlk0n
Link para download: https://bit.ly/2X335oI

 

 

 

 

Volume 13 - Enxofre: do elemento às moléculas sulturadas bioativas

Autores:
Lídia Moreira Lima e Eliezer J. Barreiro

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-28-9

Mais informações:
https://bit.ly/30gQYmx
Link para download: https://bit.ly/2Ffy07d

 

 

 

 

Volume 14 - Nióbio: o elemento do século XXI

Autores:
Guilherme Camelier Almeida, José C. Barros e Robson de Souza Monteiro

Editora:
EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-29-6

Mais informações:
https://bit.ly/2HjJPub
Link para download: https://bit.ly/2X8HWt0

 

 

 

 

Multi jogos Tabela Periódica

Autores:
Marcos Hirata Kobori e Ana Maria Pires

Resenha:
2019 - O Ano Internacional da Tabela Periódica, comemorando os 150 anos da criação da Tabela, criamos inicialmente um jogo de dominó com 61 peças duplas. A partir destas peças, outros jogos foram criados e adaptados de jogos de mesa e de cartas de baralho, totalizando até o momento 23 jogos com as mesmas 61 peças, que podem ser jogados entre 2 a 20 pessoas, dependendo do jogo escolhido. Testes estão sendo realizados em vários locais para avaliar a sua utilização em sala de aula. Além de ensinar e tornar mais conhecida a tabela periódica do elementos químicos, o Multi Jogos é divertimento garantido para reuniões de amigos (químicos ou não) e entre pais e filhos. Um aplicativo de celular está sendo desenvolvido para ser usado nos jogos, substituindo um dado de 10 lados necessário em alguns jogos e como ferramenta principal num jogo que exigirá muito conhecimento dos elementos químicos, suas aplicações e propriedades. (Direitos Autorais do jogo, regras, aplicativo e formato das peças registrado através do Avctoris em 173 países)

Mais informações:
Preço de lançamento do jogo durante a SBQ: R$35.

 

 

 

 

Guia Prático de Escalonamento de Tecnologias
Da bancada à planta piloto: discussões sobre como inovar com sua pesquisa e se aproximar da indústria

Autores:
Priscila Maria Teixeira Gonçalves de Souza, Lorena Viana de Souza, Arthur Gabriel da Silva, Marcelo Gomes Speziali, Elimar Pires Vasconcelos, Marcella Rocha Franco, Rochel Montero Lago, Vinicius Gomide de Castro, Glaura Goulart Silva e Maria Paula Duarte de Oliveira

Resenha:
Esse livro nasceu no Núcleo Praxis de Estudos Aplicados à Inovação que envolve professores, alunos de mestrado e doutorado e empreendedores ligados à inovação na Universidade Federal de Minas Gerais. Em nossas discussões sobre o processo de inovação em "Hard Science" (por exemplo química, física, engenharias, farmácia, etc), no Brasil e no mundo, ficou aparente que um dos grandes gargalos existentes atualmente é a etapa de escalonamento, também conhecida como "scale up". Se queremos tirar as tecnologias de nossos laboratórios de pesquisa e levar até a sociedade teremos que encarar essa etapa. Teremos que sair da escala de laboratório, normalmente miligramas ou gramas e avançar para escala industrial que pode chegar a toneladas. Esse processo é normalmente complexo, tem um alto custo e demanda uma dedicação intensa por um tempo que pode ser bastante longo. Mais importante é que, nós da comunidade acadêmica, que sempre estivemos envolvidos em pesquisa no laboratório, normalmente não sabemos como fazer esse processo de escalonamento.

Esse livro foi escrito pensando em trazer uma contribuição singela na forma de um guia prático simplificado para mostrar os primeiros passos do caminho de escalonamento de tecnologia. Ao longo de todo o livro, dois aspectos são abordados: as questões de tecnologia/engenharia e as questões de mercado. Entendemos que no desenvolvimento de tecnologias quanto mais cedo aspectos de mercado são considerados mais chance de sucesso teremos em levar essa tecnologia para a sociedade.

O Capítulo 1 do livro faz uma introdução sobre a importância do escalonamento no processo de Inovação.

O Capítulo 2 descreve as quatro etapas no processo de escalonamento: (i) a pesquisa em laboratório e a primeira POC (prova de conceito), (ii) o desenvolvimento do produto em laboratório, (iii) o desenvolvimento do processo em laboratório através de uma planta pré-piloto e finalmente (iv) o desenvolvimento da planta piloto.

No Capítulo 3, são apresentados alguns laboratórios existentes no Brasil que realizam escalonamento de tecnologias, entre eles o ESCALAB, o CTNano, a Biominas, o Biotechtown, os Institutos Senai CIMATEC e ISI Biomassa. No último capítulo são discutidas algumas questões sobre propriedade intelectual envolvendo universidades, suas pesquisas e escalonamento.

Durante todo o texto, o leitor encontrará "Estudos de Caso" que contextualizam situações de escalonamento vividas por pesquisadores. Além disso, alguns conceitos específicos de inovação não tão comuns para as nossas comunidades acadêmicas e industriais, são apresentados em quadros técnicos.

Esperamos de coração que esse livro possa contribuir para nossas comunidades acadêmica na área de "hard sciences" na sua missão de desenvolver tecnologias inovadoras que possam ser levadas para a sociedade, resolver problemas importantes e gerar riqueza para nosso país.