LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento de Livros

 

Data: 23/05/2018
Horário: 18:00 - 20:00
Local: Expocenter II

 

A Reunião Anual da SBQ tradicionalmente abre espaço para o lançamento de livros de seus associados, inscritos no evento. Agradecemos aos autores a continua escolha da Reunião Anual da SBQ para o lançamento de sua obra. Os interessados devem escrever para rasbq@sbq.org.br.

 

 

QUÍMICA – matéria, energia e transformações

Autores:
José Carlos de Azambuja Bianchi, Carlos Henrique Albrecht e Daltamir Justino Maia

Editora:
Editora do Brasil

ISBN:
978-85-10-06614-3

Resenha:
Desde o início do século passado, os livros didáticos de Química vêm se transformando por conta de mudanças nas políticas educacionais implementadas em nosso país e por influência de práticas educacionais de outros países. Por conta disso, as propostas de livros didáticos desenvolvidas devem estar diretamente se adaptando para atender às novas expectativas. Um exemplo deste processo está no emprego das imagens. Até os anos 70, as imagens se referiam especificamente aos equipamentos de laboratório. Nos anos 80 e 90, passaram a ser usadas imagens relativas às aplicações da ciência em questão; assim, em livros didáticos de Química, não faltaram imagens de sabonete, sabão em pó, vinagre. Atualmente, por razões coerentes, há a necessidade de trazer à tona imagens que abordam o aspecto interdisciplinar e contextualizador, tal como é o mundo. Para a Química, a transformação da natureza, as questões ambientais, por exemplo, são de extrema importância. Entendemos que é interessante que um livro didático traga princípios e suscite reflexões que não se pretendem limitados à área a ser abordada, no caso, a Química. Ela deve ter um caráter interdisciplinar para compreender as diversas áreas de conhecimento, principalmente as teorias da Educação; afinal, a Química não está isolada, como qualquer outra ciência.

 

 

 

 

Fundamentos de Espectrometria e Aplicações

Autores:
Valdemar Lacerda Júnior (Editor) e Diversos Colaboradores

Editora:
Atheneu

ISBN:
978-85-388-0807-7

Resenha:
Neste volume, os estudantes de cursos de graduação em Química e áreas afins serão introduzidos a disciplinas que utilizam o conceito de Espectrometria. Os temas desenvolvidos contêm aspectos introdutórios e fundamentais para uma boa compreensão dos fundamentos da Espectrometria e suas aplicações, de acordo com a experiência didática dos autores. A distribuição e o aprofundamento dos conteúdos dos temas deste volume foram organizados de modo a garantir que o processo de ensino-aprendizagem fosse construído gradativamente. Esse processo evolui desde os conceitos fundamentais até o maior aprofundamento dos demais assuntos relacionados com a Espectrometria. O volume tem dois grandes diferenciais em relação a outros livros do mesmo tema disponíveis no mercado. O primeiro deles é a presença de capítulos específicos sobre RMN de 13C e multinúcleos, RMN no estado sólido e RMN em baixo campo. O segundo diferencial, e mais importante, é que esta obra foge do foco tradicional de outros livros, que é a elucidação estrutural de compostos orgânicos. Neste volume, uma gama enorme de outras aplicações é apresentada e discutida, como: petroleômica, química forense, desenvolvimento de métodos analíticos, famacocinética, metabolômica e proteômica, aplicações qualitativas e quantitativas, multinúcleos, materiais lignocelulo´sicos e materiais carbonizados, alimentos/agropecuária, entre outras. Quero expressar o meu apreço e gratidão a todos os autores de capítulos que contribuíram para este volume e também à equipe da Editora Atheneu. Valdemar Lacerda Jr. (Editor do Volume)

 

 

 

 

QUÍMICA ORGÂNICA – Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos

Autores:
Paulo Marcos Donate (Editor do Volume), Arlene Conçalves Correa, Claudio Di Vitta, Flávio da Silva Emery, Giuliano Cesar Clososki, Luiz Alberto Beraldo de Moraes, Massami Yonashiro, Rosangela da Silva de Laurentiz

Editora:
Atheneu

ISBN:
978-85-388-0703-2

Resenha:
Esta obra foi escrita por vários autores, todos eles Professores Doutores muito conceituados de Universidades Públicas de Ensino Superior e especialistas em suas respectivas áreas de pesquisa, que contribuíram de maneira ímpar para cada capítulo deste volume, enriquecendo a obra com suas experiências de ensino e pesquisa na área de Química Orgânica.
Neste livro, os estudantes de cursos de graduação em Química e Ciências afins serão introduzidos à disciplina Química Orgânica. Os temas desenvolvidos contem aspectos introdutórios e fundamentais para uma boa compreensão da Química Orgânica, de acordo com a experiência didática dos autores. A distribuição e o aprofundamento dos conteúdos dos temas deste volume foram organizados de forma a garantir que o processo de ensino-aprendizagem fosse construído gradativamente. Este processo evolui desde os conceitos fundamentais, envolvendo os aspectos básicos da estrutura geral das moléculas orgânicas, até o maior aprofundamento dos demais assuntos relacionados com a estrutura atômica e molecular desses compostos e os seus efeitos sobre as propriedades físicas e químicas das principais famílias de compostos orgânicos, que constituem a essência da vida e fazem parte do quotidiano que nos cerca. Também foram abordados aspectos básicos sobre compostos organometálicos, bastante úteis como ferramentas sintéticas, e sobre macromoléculas presentes nos produtos naturais.

 

 

 

 

Estudos de Caso para o Ensino de Química 1

Autores:
Salete Linhares Queiroz e Erasmo Moisés dos Santos Silva

Editora:
CRV; Ano Edição: 2017.

ISBN:
978-85-444-1671-6

Resenha:
O livro, resultado de atividades realizadas em disciplina de preparação pedagógica oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos, reúne onze estudos de caso, que possuem em comum a versatilidade e a possibilidade de aplicação na educação básica e no ensino superior. Cada caso é acompanhado de informações sobre as fontes de inspiração para a sua produção e de possíveis soluções para os problemas que trata.

 

 

 

 

Comunicação e Linguagem Científica: Guia para Estudantes de Química (2ª Edição)

Autores:
Salete Linhares Queiroz e Jane Raquel Silva de Oliveira

Editora:
Editora Átomo; Ano Edição: 2017

ISBN:
978-85-7670-261-0

Resenha:
O livro tem como objetivo mostrar, principalmente aos ingressantes nos cursos de graduação, de forma simples e sucinta, aspectos relevantes da comunicação científica. Nele são encontrados exemplos extraídos de conceituadas revistas científicas nacionais da área de Química e também de revistas de divulgação científica de grande circulação, que são úteis para auxiliar o leitor no entendimento dos tópicos em foco.

 

 

 

 

Introdução à Modelagem Molecular para Química, Engenharia e Biomédicas: Fundamentos e Exercícios

Autores:
André Mauricio de Oliveira

Editora:
Appris

ISBN:
978-85-473-1294-7

Resenha:
Profissionais que trabalham com a Química, seja em um nível fundamental, seja de forma aplicada à tecnologia, saúde, meio ambiente ou educação, e que desejam utilizar modelos computacionais para representar as entidades químicas e suas propriedades, têm às mãos um excelente ponto de partida nesta obra. Este livro traz os conceitos básicos que subjazem à modelagem molecular em linguagem acessível e solidez científica, e é enriquecido com atividades práticas que não requerem recursos dispendiosos, além de material complementar digital. É destinado a professores e estudantes de Química, Química Tecnológica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, Ciências Biológicas, dentre outras áreas.

 

 

 

 

Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química (Livro Verde)

Tradução atualizada para o Português (nas variantes brasileira e portuguesa) da 3ª edição em Inglês, coordenada por Romeu C. Rocha-Filho e Rui Fausto

Editora:
Editora da SBQ - EditSBQ

ISBN:
978-85-64099-19-7

Mais informações: Disponível para download no link: http://www.sbq.org.br/livroverde/