São Paulo

  Faltam 34 dias para a Reunião Anual!                                                                                           



37ª Reunião Anual da SBQ                                                                                                                                Facebook 37ª RASBQ   Twitter SBQ



Em 2014, todos os olhos e ouvidos da Química brasileira estarão voltados para Natal-RN. A beleza estonteante da capital potiguar será um atrativo extra, e um cenário perfeito para receber a 37ª. edição do maior evento da Química brasileira, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Entre os dias 26 e 29 de maio de 2014, o grande contingente de estudantes, pós-graduandos, professores, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria e simpatizantes da Química estará reunido no Centro de Convenções de Natal, discutindo, apresentando trabalhos, trocando experiências, fazendo contatos, e celebrando a Química em todas as suas particularidades.

O tema central da 37ª. RASBQ - "O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade", não poderia ser mais adequado à realidade atual do país e do mundo. Estes aspectos serão profundamente debatidos em um simpósio especial, e estarão permeando todas as atividades previstas no encontro.

O Centro de Convenções de Natal possui uma infraestrutura profissional e bastante ampla, que permitirá acomodar com conforto as atividades da programação diversificada da 37ª. RASBQ. Além disso, possui uma localização privilegiada, entre as dunas e o mar, cercado de hotéis e pousadas de diversas categorias, que permitirão aos participantes da RASBQ escolher acomodações adequadas ao seu orçamento, com bastante proximidade ao local do evento. O hotel sede será o hotel SEHRS, localizado a 500 m do Centro de Convenções.

A programação científica da 37ª. RASBQ está à altura da paisagem, e como ponto de destaque, teremos uma sessão especial com o ganhador do prêmio Nobel de Química de 1996, Prof. Harold Kroto. Nesta sessão o Prof. Kroto fará uma conferência seguida de um "bate-papo" com a plateia, sobre diferentes aspectos relacionados ao fazer ciência, e suas relações com a sociedade. Sem dúvida alguma a presença do Prof. Kroto na nossa RASBQ será um grande diferencial, e uma oportunidade ímpar para que nossos estudantes e pesquisadores tenham acesso a um dos maiores pesquisadores da Química mundial. Além de um grande cientista, o Prof. Kroto é conhecido por ser um grande humanista, e pela sua dedicação aos diferentes aspectos relacionados à melhoria da educação, em todos os níveis. Suas apresentações mundo afora encantam as mais experientes plateias, e não é exagero prever que sua passagem pela RASBQ ficará marcada na história das nossas Reuniões Anuais.

A conferência de abertura da 37ª. RASBQ será ministrada pelo Prof. Oswaldo Serra (USP-RP). O Prof. Serra dispensa apresentações: foi sócio fundador da SBQ, pesquisador internacionalmente reconhecido, e é uma das presenças mais constantes e ativas das nossas Reuniões Anuais. Teremos ainda 16 conferências convidadas (com conferencistas dos EUA, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, e logicamente do Brasil); 4 sessões temáticas interdivisionais; 13 minicursos; 3 sessões de painéis; ao menos 20 sessões coordenadas; 7 workshops; uma sessão de lançamento de livros; uma sessão de homenagens; assembleias divisionais e regionais; um simpósio temático, a assembleia geral ordinária, e vários eventos sociais! Teremos ainda um evento de extensão para a comunidade local (principalmente alunos e professores do ensino médio), que está em fase de elaboração e será divulgado em breve.

Seguindo a receita de sucesso implementada na reunião passada, as sessões coordenadas serão mantidas no formato ampliado, e as seis divisões com maior número de trabalhos submetidos terão duas Sessões Coordenadas, garantindo um número maior de resumos submetidos que terão a oportunidade de serem escolhidos para apresentações orais! É importante relembrar que cada Sessão Coordenada terá ainda a apresentação de três pesquisadores convidados, enriquecendo ainda mais o nível científico das mesmas.

Para a submissão de resumos, a 37ª. RASBQ terá ainda uma novidade: além das sessões tradicionalmente disponíveis, a Diretoria & Conselho da SBQ aprovou a criação da Sessão de "Química Verde". Desta forma, os participantes terão esta nova possibilidade para escolher e classificar seu trabalho, no momento da submissão dos resumos.

Finalmente, a 37ª. RASBQ será marcada também pela mudança na gestão da SBQ, onde uma nova Diretora, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal serão empossados, durante a Assembleia Geral Ordinária, para gerirem a SBQ no biênio 2014/2016.

Estamos preparando um grande evento para 2014, com apoio da comissão organizadora (que conta com uma valiosa comissão organizadora local), a quem desde já expresso meus sinceros votos de agradecimento!

Um caloroso abraço, e nos vemos em Natal!

Aldo J. G. Zarbin
Secretário Geral da SBQ
Presidente da Comissão Organizadora da 37ª. RASBQ




 

Apoio:

                                   





Acessos



Copyright 2014 SBQ. All Rights Reserved.