:: Menu ::
:: Conferências Plenárias ::

"CORANTES: IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO E REMOÇÃO PARA A SAÚDE HUMANA E PROTEÇÃO AMBIENTAL"

Maria Valnice Boldrin Zanoni
Instituto de Química, UNESP, Araraquara,
e-mail:boldrinv@iq.unesp.br

O fascínio provocado pela cor no ser humano é de tal intensidade, que se torna impossível imaginar a indústria têxtil, alimentícia, papel, fotográfica, farmacêutica, curtumes e de cosméticos sem corantes. A indústria de corantes ocupa destaque importante na economia Brasileira, sendo responsável por um alto faturamento e milhões de empregos diretos e indiretos. Entretanto, a água de descarte, oriunda dos processos industriais durante manufatura de corantes e aplicação na indústria, tem sido motivo de crescente preocupação. Isto ocorre porque os corantes sintéticos apresentam estruturas moleculares diversificadas, grau de pureza reduzido, baixa eficiência de fixação na fibra e presença de grande quantidade de aditivos químicos utilizados no processo de tintura, culminando na produção de efluentes altamente complexos. Estes efluentes se não tratados de maneira adequada, antes de serem lançados em águas naturais, podem atingir reservatórios e estações de tratamento de água tornando-se um sério risco ambiental e à saúde.
Além da deterioração estética dos corpos de água, os corantes também causam dano à flora, à fauna e á população humana. Recentemente, a toxicidade e risco á saúde promovidos pelos corantes, além do impacto desses rejeitos na qualidade da água e ecossistemas aquáticos têm merecido destaque mundial. Porém, alguns dos efeitos mais preocupantes têm sido os problemas relacionados ao processo de biotransformação que, catalisados por enzimas específicas ou outras reações oxidativas podem gerar substâncias com propriedades carcinogênicas e mutagênicas. Isso tem despertado a atenção de consumidores e órgãos de fiscalização que se deparam com métodos poucos eficientes para identificação, determinação e remoção desses rejeitos. Como conseqüência, o tratamento de efluentes contaminados por corantes, aditivos químicos e seus derivados correlatos tem sido um problema: social, econômico e de saúde pública.
Neste contexto se insere o presente seminário, em que se pretende abordar as recentes descobertas sobre propriedades toxicológicas e mutagênicas de alguns corantes, geração de subprodutos perigosos após tratamento por redução e cloração convencional, transporte e contaminação de águas superficiais e águas de abastecimento, desenvolvimento de métodos alternativos para monitoramento e degradação de alguns corantes sintéticos do tipo reativo, vat, enxofre, ácido e alimentício visando á identificação e tratamento de efluentes da indústria têxtil e curtumes, utilizando-se técnicas eletroquímicas e fotoeletroquimicas. Como conclusão, alertamos que embora as preocupações toxicológicas com corantes têxteis e alimentícios na área ambiental são sérias e extremamente relevantes para a saúde humana e ambiente, os dados sobre o tema são escassos. Muito deverá ser investido em conscientização dos usuários. Em adição, é dever da indústria desenvolver produtos comerciais com maior grau de pureza, desenvolver corantes com maior grau de fixação á fibra e promover a total remoção do corante na fonte. Ao pesquisador compete avaliar de forma mais eficiente a toxicidade, processos de transformação, transporte e bioacumulação e propor novos métodos de identificação e destruição destes compostos, além de divulgar com maior efetividade esses resultados junto á sociedade na qual se insere.


<<voltar