:: Menu ::
:: Editorial ::

Caros colegas,

    Nessa edição iniciamos a organização da 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, a ser realizada na cidade de Águas de Lindóia – SP, junto com a organização da 32a RA que ocorrerá na cidade de Fortaleza - CE. Esse planejamento foi adotado seguindo as deliberações da última Assembléia Geral realizada durante a 30a RA. Apesar desse volume de responsabilidades, novamente estamos trabalhando com muita alegria e expectativa de termos uma ótima reunião. Seguindo sugestões dos associados, todas as comissões envolvidas com organização desta reunião e a diretoria trabalharam no sentido de atender as solicitações de aumento de atividades dentro da RA, o que resultou em uma nova grade com uma ampliação do número de conferências. A 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ocorrerá no período de 25 a 29 de maio de 2008 e terá como tema central "DO PETRÓLEO À BIOMASSA –soluções para um mundo melhor". A escolha deste tema tem como objetivo ampliar as discussões e reflexões sobre um dos assuntos mais importantes dentro da conjuntura atual do país. A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira (IQ-UFSCar), ex-Presidente e atual Conselheiro da SBQ. Este ano esperamos cerca de 2000 trabalhos, os quais serão apresentados na forma de painéis e alguns serão selecionados para apresentação oral em sessões coordenadas específicas. A Comissão Organizadora decidiu que a apresentação dos painéis de números pares e ímpares será feita novamente no mesmo horário, já que o espaço de que dispomos permite a apresentação de todos, simultaneamente e pretendemos incrementar e essa atividade com algumas ações que serão posteriormente divulgadas. Os inscritos receberão um CD contendo os resumos expandidos, aceitos para apresentação na 31ªRASBQ. Visando melhorar o acesso aos resumos ampliaremos o número de computadores para consulta o que facilitará a leitura durante o evento.
    Dando continuidade as ações para a internacionalização da SBQ teremos novamente um workshop em conjunto com a American Chemical Society, mas nessa edição sobre responsabilidade da divisão de Química Medicinal e estamos discutindo uma participação efetiva do Deutscher Akademishcer Austaushdienst (DAD) durante a reunião. Em virtude do sucesso do baile de aniversário de 30 anos da SBQ estaremos mantendo o mesmo conjunto animando uma grande festa para todos os associados, a modelo da realizada no ano passado.
    As mudanças foram realizadas pensando em proporcionar aos participantes uma reunião de excelente qualidade, com conforto e descontração. A Comissão Organizadora da 31ª RASBQ estará em Águas de Lindóia e não medirá esforços para que tenham um ótimo evento. Contamos com a participação efetiva de todos!

Até breve,
Norberto Peporine Lopes
Secretário Geral SBQ

<<voltar