:: Menu ::
:: Conferências Plenárias ::

"Biomassa, Bioprodutos e Bioenergia "

Paulo Cezar Vieira
Uiversidade Federal de São Carlos – São Paulo – Brazil

A interação do homem com a natureza foi estabelecida e tem se mantido há muito tempo. Desde o princípio da vida humana na terra a natureza tem provido os mais diferentes tipos de suprimentos necessários para que o homem sobreviva. Dessa relação o homem aprendeu a usar os produtos da natureza para muitas finalidades, entre elas como alimentos, medicamentos etc.
Mais recentemente, devido à crise mundial de energia, a biomassa passou a ter um papel importante como fonte alternativa para suprir essa necessidade. A biomassa é uma potencial fonte de energia renovável e a conversão de plantas em formas de energia, usualmente eletricidade ou como combustível para motores pode ser conseguida através de um grande número de rotas. Diferentes abordagens para conversão de biomassa em diferentes produtos têm sido usadas. Um exemplo de sucesso é o desenvolvimento de motores para automóveis (flex) no Brasil, que podem utilizar tanto gasolina como etanol. A produção de etanol tem aumentado no Brasil devido às demandas internas e externas. No processo de produção de etanol vários aspectos devem ser considerados: produção de cana de açúcar, obtenção da sacarose, fermentação e passos finais da produção como destilação e outros. Críticas neste processo incluem o impacto ambiental surgido com a plantação maciça de cana de açúcar, poluição do ar com as queimadas, degradação do solo etc. Nas últimas semanas críticas até mesmo relacionadas à falta e aumento nos preços de alimentos têm sido associadas ao uso de combustíveis oriundos da biomassa.
Se por um lado a utilização de grandes áreas para plantação de cana-de-açúcar pode comprometer a produção de alimentos, tentativas de trazer fontes alternativas de açúcares para o processo de fermentação e obtenção de etanol são valiosas. Neste contexto a produção de monômeros de açúcares a partir de celulose gera uma grande expectativa que, entretanto ainda parece distante de ser conseguida.
Nesta apresentação serão abordados vários aspectos da utilização da biomassa e a sua conversão em bioprodutos de interesse tanto como fontes de energia, como para outras finalidades. Deve-se ressaltar que para serem viáveis os combustíveis oriundos da biomassa devem gerar um ganho líquido de energia, apresentar benefícios ambientais, ser economicamente competitivo e; ser produzidos em grandes quantidades sem reduzir o suprimento de alimentos.


<<voltar