29a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: EDITORIAL

<<voltar

Editorial

A mudança das Reuniões Anuais da SBQ (RASBQ) para Poços de Caldas em 1996 foi a alternativa encontrada para ampliar espaços e acomodar, com mais conforto, o encontro anual da Sociedade. No entanto, as RASBQ realizadas em Poços de Caldas, ultimamente, vinham sendo fortemente prejudicadas pela falta de infra-estrutura local e constante quebra de compromisso dos responsáveis pela concessão dos principais auditórios utilizados pelo evento. Diante dos acontecimentos desagradáveis ocorridos o ano passado, decidimos mudar o local do evento e, a 29ª RASBQ realizar-se-á em Águas de Lindóia, São Paulo, no período de 19 a 22 de maio de 2005 e terá como tema central "Química é Energia: transforma a vida e preserva o ambiente".

A temática escolhida para a 29ª RASBQ é atual, necessária e muito pertinente, na medida em que há um grande anseio de todos os seguimentos das sociedades científicas, governamentais e civis em conter os vários eventos catastróficos que vêm ocorrendo em nosso planeta, decorrente do aquecimento global. Interessantemente, o assunto não é novo e, por volta de 1863, Arrhenius escreveu sobre o risco de o clima da Terra ser alterado pelas crescentes emissões de dióxido de carbono liberadas pela atividade industrial. Em 1975, após 112 anos das indagações feitas por Arrhenius, Wallace Broecker, do Observatório Geológico Lamont-Doherty, nos Estados Unidos, descobriu o efeito-estufa, que é o aumento do aquecimento da Terra provocado pelo aprisionamento da energia solar que, com menor teor atmosférico de gás carbônico, é devolvida ao espaço em maior escala.

 Muitos são os fatores que estão contribuindo para as mudanças climáticas e ambientais da Terra. A indústria energética, incluindo a utilização de combustíveis, vem provocando sérios impactos ao meio ambiente e à saúde humana. A extração de recursos energéticos, seja petróleo, carvão, biomassa ou hidroeletricidade, são responsáveis pelas mudanças nos padrões de uso do solo, recursos hídricos, alteração da cobertura vegetal e na composição atmosférica. Estima-se hoje que o setor energético é responsável por 75% do dióxido de carbono lançado à atmosfera, 41% do chumbo, 85% das emissões de enxofre e cerca de 76% dos óxidos de nitrogênio. Outro dado preocupante além da destruição de florestas e outros "sumidouros" e "reservatórios" naturais é a erosão da camada de ozônio devido ao uso de CFCs (cloro-fluor-carbono) utilizados em equipamentos de ar condicionado e refrigeradores.

A sociedade tecnológica, até então, parecia não se dar conta dos terríveis danos causados à natureza, conseqüência da escassez de tecnologias de vanguarda para a área energética e da utilização de novas fontes alternativas de energia, capazes de proporcionar o tão sonhado desenvolvimento sustentável e, portanto, melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.

O tema energia coloca sobre a química moderna uma grande responsabilidade. Responsabilidade esta, profundamente sintetizada num comentário feito pelo Dr. James Lovelock, um dos mais renomados cientistas ambientais do mundo: “We should be the heart and mind of the Earth, not it´s disease (Nós deveríamos ser o coração e a mente da Terra, não sua moléstia)”. 

A comunidade química brasileira diante de tal desafio deverá envidar esforços para aumentar o número de pesquisadores compromissados com o avanço tecnológico, capaz de promover riqueza nacional, mas também com a preservação da vida, do meio ambiente, e consequentemente, da qualidade da vida humana na Terra. 

Com a mudança do local da reunião foi necessário também alterar a data do evento, que foi antecipada para dia 19-05-06 e terá todas as suas atividades concentradas no mesmo local, o centro de convenção do Hotel Monte Real. Acreditamos que esta mudança seja bastante benéfica devido a um maior entrosamento de todos participantes durante o evento. A conferência de abertura deste ano será proferida pelo professor Marco-Aurelio De Paoli (UNICAMP) no dia 19-05-06 as 20.30 h. A mudança no formato da programação contemplou os anseios dos Diretores de Divisão, e seus detalhes pode ser facilmente vislumbrado na página da 29ª RASBQ. Teremos 11 mini-cursos no período de 8.00 as 10.00 h, iniciando a programação diária. Foram programadas 9 conferências plenárias, sendo 6 proferidas por pesquisadores estrangeiros, todas iniciadas diariamente as 10.10 h. As sessões coordenadas ocorrerão nos dias 20 e 22, no período da tarde, de 14,20 as 16.50 h. Teremos ainda dois simpósios no período de 14.20 as 16.50 h do dia 21 e as sessões de painéis serão apresentadas diariamente no mesmo local, no período de 17.00 as 19.40 h. Este ano, durante a cerimônia de entrega da Medalha Simão Matias, será entregue também a “Medalha SBQ de Inovação – Fernando Galembeck”, recém criada pela D&C para homenagear pesquisadores brasileiros que tenham se destacado nas pesquisas de inovação tecnológica no país. 

Muitas mudanças foram feitas pensando sempre em proporcionar uma reunião de excelente qualidade, com conforto e descontração para todos aqueles que se deslocam das mais distintas partes do Brasil. Águas de Lindóia é uma pequena e lidíssima cidade situada no meio de montanhas, com excelente rede hoteleira, situada há cerca de 250 km da capital. O acesso ao local é bastante agradável devido à beleza da paisagem e das rodovias em excelente estado de conservação.
A comissão organizadora da 29ª RASBQ estará em Águas de Lindóia e não medirá esforços para que tenham um excelente congresso. Contamos com a participação efetiva de todos os sócios.

Até breve,

Vanderlan da Silva Bolzani
Secretária Geral SBQ