29a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: Workshops ::
  • Data: 19/05
  • Horário: das 9:00 às 17:00

A INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS DEVERÁ SER FEITA DIRETAMENTE COM OS RESPECTIVOS COORDENADORES, NOS E-MAILS INDICADOS

Workshop da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da SBQ

Tema: Armazenamento e Conversão de Energia

Coordenadora: Lauro Tatsuo Kubota (UNICAMP)

Objetivos: Promover a discussão sobre o papel da química/eletroquímica na geração e armazenamento de energia.

Discutir as tendências e estratégias para a geração de energia, principalmente abordando as oportunidades, desafios e problemas no Brasil.

Abrangência: De acordo com recente estudo do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CGEE): "A melhoria do padrão de vida da sociedade brasileira requer uma melhor qualidade da energia distribuída e, também, nos serviços que podem ser oferecidos a partir do uso dessa energia. É desejável, entretanto, que esse processo ocorra de forma sustentável, isto é, sem o esgotamento dos recursos naturais e sem a deterioração das condições ambientais. ... Dentre as diferentes rotas tecnológicas para geração de energia elétrica de forma mais sustentável, destacam-se as células a combustível, também denominadas pilhas a combustível. Estas são equipamentos capazes de converter a energia química de certos combustíveis em energia elétrica, sem a necessidade de combustão, com maior eficiência e menores emissões de poluentes que os equipamentos atuais. O melhor combustível para pilhas é o hidrogênio, que pode ser produzido por uma variedade de recursos fósseis (carvão, petróleo e gás natural), renováveis (biomassa), e a partir de eletricidade, por eletrólise da água, usando energias renováveis (como eólica, fotovoltáica, hidráulica, geotérmica ou outras, como a energia nuclear)". Neste contexto, o 1º Workshop da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química pretende apresentar o estado da arte com a visão de pesquisadores líderes nestas áreas estratégicas de energia, bem como discutir a importância de estratégias e políticas de ciência e tecnologia na busca de fontes alternativas de energia.


Programação: Palestras convidadas e mesa redonda

Abertura:
14:00 Representante do MCT Convidado: Coordenador do Programa Brasileiro de Células a Combustível (Rede PEM, Rede PaCOS)

Conferências:

14:20h Prof. Hector Abruña: Novel Cathode Materials for Li Ion Batterie

15:00h Prof. Ernesto Rafael Gonzalez (Coordenador da Rede PEM): Rede de Células a Combustível do Tipo Membrana Condutora de Prótons

15:40h Coffee Break

16:00h Prof. Paulo Emilio Valadão de Miranda (Coordenador da Rede PaCOS): Rede Cooperativa Pilha a Combustível de Óxido Sólido

16:40h Prof. Roberto M. Torresi: Líquidos iônicos e suas aplicações em baterias

17:30h Mesa Redonda: Coordenador Prof. Francisco Carlos Nart