Simpósios


Marcelo Giordan

Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atuo no ensino de graduação e pós-graduação, realizo pesquisas nas áreas de Educação em Ciências e Tecnologias Educativas, e também mantenho projetos de extensão, principalmente na formação de professores. Minha formação escolar ocorreu em Santos, minha cidade natal, onde residi até os 17 anos. Lá, freqüentei os Colégios Santa Cecília e Humanitas. Em meados dos anos 1980, mudei-me para Campinas, onde me graduei em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Além das disciplinas do bacharelado, desenvolvi projetos de iniciação científica nos laboratórios de Organometálicos, Físico-química Aplicada e Química Quântica. Entre 1990 e 1997, cursei o Programa de Pós-graduação em Química no mesmo IQ-UNICAMP. As teses de mestrado e doutorado versaram sobre cálculos de funções de base e propriedades atômicas e moleculares, com aplicações em sistemas de interesse biológico. Como pós-graduando, fui representante no Conselho Universitário e presidente da Associação de Pós-graduandos da Química. Em 1995, fui contratado pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da FE-USP, onde atualmente sou professor associado. Entre 2002 e 2003, cumpri programa de pós-doutoramento no Centre for Language and Communication da Faculty of Education and Language Studies da Open University (UK). Em 2006, obtive o título de livre-docente com uma tese sobre estudos socioculturais na utilização de computadores na educação em ciências. Como docente da Faculdade de Educação, atuo na graduação, ministrando aulas nas Licenciaturas em Química e em Pedagogia, e na pós-graduação, junto aos programas de Educação e Ensino de Ciências. Na Licenciatura em Química, ofereço três disciplinas que lidam com aspectos teóricos e práticos da organização do ensino: Metodologia do Ensino de Química I (EDM-431) Metodologia do Ensino de Química II (EDM-432) Metodologia do Ensino de Química via Telemática (EDM-673) Na Licenciatura em Pedagogia, ofereço †††† ?????:esporadicamente a disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, que também discute aspectos teóricos e práticos da organização do ensino de ciências, neste caso, para os primeiros anos do fundamental. Como docente da pós-graduação, ministro aulas na disciplina Perspectivas socioculturais para investigar a dinâmica das interações da sala de aula de ciências (EDM-5081). Também oriento dissertações e teses de alunos nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências. Coordeno três linhas de pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas da FE-USP: Ações mediadas e construção de significados na sala de aula de ciências. Tecnologias da informação e comunicação na educação em ciências. Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. Além disso, colaboro no grupo de pesquisa Ábaco. No trabalho de extensão universitária, atendo às demandas de formação continuada de professores e disponibilizo aplicativos computacionais para alunos e professores que podem ser encontrados no Laboratório Digital do LAPEQ. Também temos colaborado com a Rede Pública de Ensino, oferecendo vagas aos professores nas disciplinas de graduação, especialmente na Metodologia do Ensino de Química via Telemática, onde discutimos a organização do ensino em situações de uso do computador, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Outras informações sobre essas linhas de pesquisa e sobre as pesquisas do grupo podem ser acessadas nas páginas do LAPEQ (www.lapeq.fe.usp.br).

Endereço para acessar:
http://lattes.cnpq.br/5590467491446473