No ano de 1989, em Fortaleza, Ceará, durante a 12ª RASBQ, a Assembléia Geral Ordinária (AGO) decidiu que era hora de sair do guarda-chuva da SBPC e iniciar sua era de reuniões independentes. Nos anos que se seguiram, até 2003, as reuniões foram realizadas no enclave mineiro conhecido como Circuito das Águas, baricentro do triângulo formado por Rio-São Paulo-Minas. Essas reuniões marcaram uma era de crescimento e amadurecimento da Sociedade. Em 2004, por força da reunião conjunta com a FLAQ, a 27ª RASBQ ocorreu na cidade de Salvador, BA. Na Assembléia Geral, durante aquela reunião, ficou decidido que a cada quatro anos a RASBQ deveria sair do eixo RJ-SP-MG. Era a senha para um novo ciclo de Reuniões Anuais – as itinerantes – cujo maior objetivo é criar condições para uma maior inserção da Sociedade nas diferentes regiões do Brasil, assim como possibilitar maior participação da comunidade que mora distante do Circuito das Águas.
Vinte anos depois a RASBQ volta a Fortaleza. Entre 30 de maio e 02 de junho de 2009 a 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química acontece, pela terceira vez, nesta cidade. Conhecida como centro de turismo e belezas naturais inigualáveis, Fortaleza é também um dos pólos de ciência Química do Brasil.
A Reunião tem como tema “QUÍMICOS PARA UMA POTÊNCIA EMERGENTE”, propondo uma reflexão sobre as diversas modalidades de formação do profissional da Química, voltadas tanto para a academia como para a indústria e a licenciatura. Tal discussão é altamente pertinente e atual, pois o Brasil passa por um momento delicado, onde a expansão de sua economia acompanha uma escassez de profissionais especializados em várias áreas, incluindo a Química.
A 32ªRASBQ apresenta um programa com horários relativamente distintos daqueles das reuniões em Águas de Lindóia, tendo em vista, principalmente, a maior distância entre o Centro de Convenções e os hotéis que serão utilizados pelos congressistas. Ao final do primeiro dia dedicado aos workshops, teremos a Sessão de Abertura, com conferência proferida por Maria Domingues Vargas, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, eminente cientista da Química nacional.
Estão programados dois simpósios relacionados à temática central da reunião. O primeiro, com o título “Químicos para uma potência emergente”, trata do perfil atual e futuro do profissional da Química em atividades relacionadas diretamente à pesquisa, ou seja, daqueles envolvidos em atividades acadêmicas ou de empresas tecnológicas. Um segundo simpósio, “Químicos para uma potência emergente: o professor”, discute a questão da formação do licenciado em Química e suas perspectivas futuras.
Outra novidade desta RA é a realização de cinco sessões de miniconferências temáticas, em substituição às sessões coordenadas mistas. Cada sessão é composta de quatro miniconferências de 30 minutos relacionadas a um tema supradivisional. Os temas escolhidos revelam uma diversidade que certamente agradará a todos. Três destas sessões têm como título: “Sol: benefícios e cuidados”, “Agroquímica” e “Nanopartículas e colóides: fundamentos e aplicações”, com miniconferências proferidas principalmente por pesquisadores seniores brasileiros. Uma quarta sessão tratará do tema “Estado da arte da indústria química nacional” com miniconferências proferidas por membros da indústria e de associações de classe da indústria, como ABIFINA e ABIQUIM. A quinta é uma sessão conjunta da SBQ com a Royal Society of Chemistry intitulada “Sessão Temática em Produtos Naturais”, com miniconferências de pesquisadores seniores britânicos e brasileiros.
Para conferências plenárias, como de costume, cada Divisão teve espaço para indicar pelo menos um conferencista. Este ano temos oito conferências ministradas por pesquisadores estrangeiros, escolhidos pela excelência de sua obra e abrangência de sua pesquisa, sendo sete em horários de conferências plenárias e uma em sessão coordenada. Temos também dez conferências de pesquisadores nacionais escolhidos por motivos idênticos. Foi dada ênfase aos minicursos, de forma a atender principalmente os alunos das instituições do Norte/Nordeste, cuja grande participação é esperada, devido à proximidade do local desta RASBQ.
Nas sessões de painéis espera-se a apresentação de 2416 trabalhos, um número expressivo comparado com o de reuniões anteriores. Seguindo uma indicação da comunidade, as sessões de painéis foram ampliadas de 90 para 180 minutos, porém voltando ao sistema de apresentação de painéis ímpares (primeiros 90 minutos) e pares (últimos 90 minutos).
Estão programados alguns eventos de confraternização, uma marca das reuniões da SBQ, que atendem ao objetivo de incentivar a interação entre seus associados, além de proporcionarem momentos de descontração. Teremos um jantar por adesão em restaurante típico da região e uma festa em local público que certamente agradará a todos, além dos coquetéis de abertura e de encerramento.
Programamos, também, uma Sessão Comemorativa dos 20 Anos do JBCS que é o orgulho e marca de sucesso desta Sociedade, junto com a Química Nova e a Química Nova na Escola. Aos 20 anos o JBCS, que tem mantido uma curva ascendente de seu índice de citações, já é líder no continente e tem seu lugar garantido no universo editorial científico mundial.
A Comissão Organizadora dedicou especial atenção, também, aos assuntos relacionados à infraestrutura, em especial para minimização de custos de transporte aéreo e hotelaria.
Em nome da Comissão Organizadora da 32ª RASBQ, desejamos a todos uma reunião memorável!
Luiz Henrique Catalani
Secretário Geral da SBQ