29a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: Mini-curso ::

A Contextualização no Ensino-Aprendizagem da Química

Nível:   básico

Público alvo: Pesquisadores; Professores de 1º e 2º Graus e graduandos

Ministrantes:

1) Andréa Horta Machado       E-mail: andreah@coltec.ufmg.br
2) Otavio Aloisio Maldaner      E-mail: maldaner@main.unijui.tche.br

 Programa do minicurso (conciso)

A LDB estabelece um ensino pautado na formação da cidadania crítica e consciente, capaz de uma ação responsável, isto é, com conhecimento, no ambiente físico e social, o que é corroborado nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nessa perspectiva, o Ensino de Química assume um novo e relevante papel, pela sua grande confluência na vida cotidiana, em especial, na sociedade tecnológica contemporânea. Articular aprendizados conceituais e contextuais é um desafio posto à área da Educação Química, sendo relevante a atenção à abordagem sobre o ensino contextualizado de conteúdos e conceitos disciplinares, ao mesmo tempo em que se busca o desenvolvimento do senso critico e da consciência de cidadania. O Mini-Curso ajudará no entendimento e no uso adequado da revista Química Nova na Escola (SBQ) e de seus Cadernos Temáticos e Multimídia, apresentando e discutindo diferentes possibilidades de abordagem da Química por meio da utilização de temas presentes em nossa sociedade, a exemplo de artigos publicados na seção Química e Sociedade de QNEsc. As discussões terão como objetivo focalizar: Contextualização/Reconstextualização do conhecimento científico; Conhecimento científico/conhecimento escolar; Ensino Médio e Proposta por Áreas de Conhecimento; PCNEM versão 2005; Química Nova na Escola: formação do professor e sugestões de aproveitamento em aulas de química; Novas Produções Curriculares: formas concretas de recontextualização no Ensino Médio.

<<voltar