Início

Webinário sobre Carbono: Quem é você?

Últimos eventos

IX WORKSHOP DE QUÍMICA - AGROQUÍMICA
Departamento de Química - Universidade Federal de Viçosa
30/03/2023 - 14:00 to 31/03/2023 - 18:00
Webinário sobre Carbono: Quem é você?
YouTube
23/11/2022 - 16:00

A Sociedade Brasileira de Química – Regional Viçosa promoverá um webinário online com o tema: Carbono:  Quem é você?  que será proferido pelo Professor Pierre Mothé Esteves do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento é destinado a professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais técnicos e acontecerá no dia 23 de novembro de 2022 quarta-feira, a partir das 16:00 horas, com transmissão ao vivo pelo youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=s8jMOQUmSDI

O professor Pierre Monthé é membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu prêmios os Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Chemistry, 2009 e Young Talents in Science Award (SBQ and ACS), 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: nanociência, nanotecnologia, química reticular, materiais porosos, carbocátion, hidrocarboneto, superacido, carbônio, substituição eletrofílica aromática, hidratos de gás natural e garantia de escoamento.

Resumo da Palestra: Será que conhecemos bem o elemento central na química orgânica: o átomo de carbono? Embora possamos pensar que sabemos tudo sobre sua estrutura e formas puras, esse elemento ainda nos traz surpresas em pleno século XXI. Veremos que a previsão e síntese de novos alótropos de carbono é possível e pode representar um desafio sintético inspirador. Mostramos como novos alótropos de carbono, contendo átomos com diferentes hibridações e em diferentes proporções, podem ser concebidos e sintetizados.

Haverá emissão de certificado e os interessados não precisam se inscrever. A presença será registrada pela disponibilização de formulário online no dia do evento. 

 

YouTube
quarta-feira, 23 Novembro, 2022 - 16:00