Boletim Eletrônico Nº 864
 

 

 

 

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 901

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ inaugura seu microblog no http://twitter-badges.s3.amazonaws.com/twitter-b.png

2. Oscar Sala: o físico

3. Three Postdoc positions at the Laboratory of Asymmetric Synthesis, Talca University/Chile

4. Concurso para professor da UENF: 35 vagas

5. II International Workshop on Organic Chemistry

6. 04 Vagas para docentes no Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto

7.Bolsa de Pós-Doutorado/Projeto Temático Fapesp na Unicamp

 

1. SBQ inaugura seu microblog no 

 

A partir deste ano a SBQ estará presente no site de microblogs do TWITTER. Trata-se de mais uma iniciativa para aumentar a interatividade da comunidade de químicos do Brasil. O TWITTER é uma ferramenta que permite comunicação entre seus usuários em tempo real. São mensagens de até 140 caracteres que podem ser acompanhadas de várias formas pelos seguidores do blog, incluindo email, MSN, celular, web e outras.

 

A SBQ pretende utilizar esta ferramenta para postagem em tempo real de qualquer notícia de interesse da comunidade, desde que em formato de até 140 caracteres. Recomendamos, por exemplo, que as notícias a serem submetidas através do BE, que tem limite de 700 caracteres, venham acompanhadas de uma versão para o TWITTER, e sejam enviadas para catalani@sbq.org.br. Você pode também postar uma mensagem apenas no TWITTER se assim desejar. A política de publicação será idêntica ao do BE, não se permitindo mensagens que detratem pessoas ou instituições e dando preferência para aquelas que tenham caráter de utilidade pública.

 

Recomendamos que estas notícias contenham o máximo de informação possível de forma a criar um ambiente de interesse e clareza. Uma dica é utilizar ferramentas como encurtadores de URL, como o bit.ly e o tinyurl.com que tem a função de redirecionar URLs longas através de pseudoURLs curtas.

 

Daremos especial atenção às notícias referentes à nossa Reunião Anual e também àquelas de interesse dos jovens cientistas em busca de emprego, com notícias sobre concursos e outras.

 

Seja você também um seguidor da SBQ no TWITTER. Visite o microblog http://twitter.com/sbqnet

 

Fonte: Editoria do BE


 

2. Oscar Sala: o físico

 

artigo de Ruy Martins Altenfelder Silva

para Folha de São Paulo

08/01/2010

 

No último dia 2 morreu um dos mais respeitáveis cientistas brasileiros: o professor Oscar Sala, que nasceu em Milão em 26 de março de 1922 e naturalizou-se brasileiro, pois aqui desenvolveu sua brilhante carreira e construiu família.

Autor de inúmeros trabalhos originais publicados em revistas e jornais nacionais e estrangeiros, Oscar Sala exerceu desde 1945 o magistério superior, mantendo constante intercâmbio com centros de pesquisas físicas dentro e fora do Brasil e colaborando em missões científicas internacionais na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Algumas dessas missões estiveram ligadas à Agência Internacional de Energia Atômica, de Viena, para a discussão de temas nucleares. Foi professor catedrático de física nuclear da USP.

No início da carreira, Sala realizou pesquisas sobre interações nucleares, inclusive as observadas com raios cósmicos, desenvolvendo circuitos eletrônicos rápidos de coincidência.

Durante estágio na Universidade de Illinois, nos EUA, de 1946 a 1948, criou uma técnica para utilizar osciloscópios eletrônicos em inovações de vidas médias de nuclídeos isômeros. Essa técnica foi a repercussão de modernos instrumentos multicanais e continua em uso pelos pesquisadores daquela instituição.

Sala também participou do projeto e da construção, no Brasil, do acelerador eletrostático Van de Graaf, da USP, com 3,5 milhões de volts, no qual introduziu importantes inovações tecnológicas. O modelo foi adotado no injetor de íons do cosmotron de Bookhaven. O acelerador de São Paulo foi o primeiro a utilizar feixes pulsados para estudos sobre reações nucleares com nêutrons rápidos. No período, desenvolveu estudos correlatos com repercussão internacional.

A partir de 1970, Sala deu notável contribuição ao projeto do acelerador Pelletron, da USP, por cuja montagem e funcionamento foi responsável, introduzindo importantes modificações para torná-lo mais eficaz, preciso e confiável.

Além de participar de trabalhos desenvolvidos na USP, Sala também esteve presente em diversas outras instituições nacionais e internacionais. Participou ainda de grupos científicos sobre física nuclear em Varsóvia, em Tóquio e na Dinamarca.

Sala foi também um líder. Presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1973-1979) e a Sociedade Brasileira de Física (1968-1971).

Foi membro de importantes instituições nacionais e internacionais e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

No conselho e na presidência da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Oscar Sala mostrou sua capacidade gerencial e desenvolveu relevantes trabalhos. Criou o Projeto Rede ANSP (ou Academia Network in São Paulo), como um projeto especial para atender a solicitação de interconexão das redes das três universidades estaduais paulistas, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da própria Fapesp.

De acordo com o saudoso mestre: "Visualizei a importância da comunicação que os cientistas teriam através daquele computador, a evolução que a ciência poderia ter, a rapidez com que as informações de outros países chegariam ao Brasil, e aí eu quis contribuir (...). A Fapesp foi muito importante nesse desenvolvimento.

Ela acertou a ideia de um sistema moderno e avançado, que se comunicava com todos. No início, acharam que era uma bobagem a minha ideia, mas aí eu fui lá e fiz a bobagem". Em 1981, Oscar Sala recebeu o Prêmio Moinho Santista (o Nobel brasileiro) destinado à física pela conquista dos seus trabalhos.

Foi casado com dona Rosa Augusta Pompiglio, com quem teve os filhos Luiz Roberto, Regina Maria e Tereza Cristina.

Oscar Sala deixou trabalhos importantes e é merecedor da homenagem e da saudade de todos os brasileiros.

 

Fonte: Editoria do BE


 

3. Three Postdoc positions at the Laboratory of Asymmetric Synthesis, Talca University/Chile

 

Three Postdoc positions are available at the Laboratory of Asymmetric Synthesis, Talca University/Chile (Fraunhofer-Chile Project, Chile-Germany) in the "Intelligent Polymers" research group (starting date: 01.03.2010,

salary: competitive with USA, Europe, and FAPESP). Within this research group (Chemistry-Bioinformatics-Agronomy) we study the possibilities of using intelligent polymers, to develop new polymeric materials that might have the potential to clean up undesired materials from food or open up completely new application possibilities in healthy Science (cancer therapy- collaborative project with NCI-USA). The research will mainly be focused on the synthesis and characterization of novel polymers applying state-of-the-art organic as well as macromolecular procedures. A good knowledge of organic and/or macromolecular chemistry (including controlled/living polymerization techniques) in combination with a profound understanding of all necessary analytical techniques is a must for this position. Candidates with knowledge in Mass Spectrometry are also desired to work with non-covalent interactions by ESI-MS and MALDI-MS. Furthermore, team-work, an independent working style and a successfully completed PhD study in chemistry or a related field are expected.  Constant relationship with FhI-Aachen/Germany (experiments, travels, seminars, etc) during the stay. Please send your application (including cover letter, CV, motivation and list of publications) preferably as PDF documents via Email to: Dr. Leonardo S. Santos: lssantos@utalca.cl; further information:

http://www.ime.fraunhofer.de/EN/index.jsp

http://dta.utalca.cl/quimica/profesor/santos/index.htm

 

Fonte: Leonardo S. Santos (Talca Univ)


 

4. Concurso para professor da UENF: 35 vagas

 

A Uenf está com inscrições abertas até 25/02/2010 para o concurso de professor associado, com 35 vagas distribuídas entre os quatro Centros da Universidade: Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências do Homem (CCH) e Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 28/12/09, nas páginas 31 a 36, e já pode ser consultado a partir do Portal da Uenf.

 

Fonte: Editoria do BE


 

5. II International Workshop on Organic Chemistry

 

O Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP informa o II International Workshop on Organic Chemistry a se realizar no Instituto de Química da UNICAMP nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro de 2010.

Os temas deste II Workshop serão “Biologia Química”, “Química Medicinal”e “Química Supramolecular”. Os nomes já confirmados para esse evento: Prof. Dr. Daniel Rauh (Chemical Genomics Center of the Max Planck Society, Dortmund, Alemanha), Prof. Dr. Jovica D. Badjic (Chemistry Institute, Ohio State University, EUA), Prof. Dr. Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP), Profa. Dra. Antonia T. do Amaral (IQ/USP), Prof. Dr. Carlos Henrique I. Ramos (IQ/UNICAMP), Profa. Dra. Anita J. Marsaioli (IQ/UNICAMP). Para maiores informações consulte www.iqm.unicamp.br e para as inscrições (sem custos), utilize o email dqo@iqm.unicamp.br.

 

Fonte:  Antonio Claudio Herrera Braga (UNICAMP)


 

6. 04 Vagas para docentes no Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto

 

Estão abertas as inscrições de concursos para docentes do Departamento de Química/USP – Ribeirão Preto, nas seguintes áreas: Bioquímica: (Área de Conhecimento em Bioquímica com ênfase em Biotecnologia), Físico-Química: (Área de Conhecimento em Físico-Química com ênfase em Determinação de Estruturas), Química Inorgânica (02 vagas). Inscrições até 08 de março de 2010. Maiores informações:

http://www.ffclrp.usp.br/concursos/index.php?id_categoria=1

 

Fonte: Wagner Ferraresi De Giovani (FFCLRP-USP)


 

7. Bolsa de Pós-Doutorado/Projeto Temático Fapesp na Unicamp

 

Estamos selecionando doutor com experiência em Síntese Orgânica para trabalhar no âmbito do projeto temático " Biologia química: novos alvos moleculares naturais e sintéticos contra o câncer, avaliação biológica, estudos estruturais e modos de ação" apoiado pela Fapesp. O bolsista selecionado deverá se responsabilizar pela síntese, sob forma racêmica e assimétrica, de um conjunto variado de diidropiran-2-onas e didrofura-2-onas previstas para serem avaliadas no projeto em questão bem como aportar novas propostas que auxiliem no entendimento do modo de ação dos compostos a serem avaliados quanto as suas atividades citotóxicas contra linhagens de células tumorais, atividade inibidora de tirosina fosfatases e de serina/treonina fosfatases e interação da Hsp70 e Hsp90 humana com suas co-chaperonas e proteínas clientes e sobre sua atividade ATPásica. O trabalho será desenvolvido no Instituto de Química, Unicamp e os candidatos deverão apresentar sólida formação em Síntese Orgânica, em particular, domínio de métodos catalíticos e assimétricos. Os interessados devem enviar, até o dia 28 de fevereiro de 2010, os seguintes documentos em formato PDF para o endereço: pilli@iqm.unicamp.br (subject:posdoc Fapesp) 1) Carta de manifestação de interesse; 2) Carta de recomendação; 3) Resumo da tese de doutorado (1-2 paginas); 4) Curriculum vitae. O prazo previsto para o inicio das atividades é 01 de abril de 2010.

 

Fonte: Ronaldo Pilli (UNICAMP)


 

JANEIRO 2010

DESTAQUES:

 

Siga o

 

 

da SBQ

 

twitter.com/sbqnet

 

 

 

 

Logotipo

 

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.