Caso não consiga visualizar, clique aqui:

   http://www.sbq.org.br/publicacoes/beletronico/bienio0810/boletim822.htm

cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 822

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE

2. Curso de Ressonância Magnética Nuclear da AUREMN

3. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica – no IQUSP

4. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica Instrumental, junto ao DQFM/ IQSQ/USP

5. Concurso para Professor Doutor no Departamento de Química da FFCLRP-USP - Ribeirão Preto

6. Processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

7. Processo de seleção para o Programa de Pós-graduação em Química da UFRuralRJ

 

1.  MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE

 

Prezados amigos

 

Estamos encerrando este ano de 2008. Tempo oportuno para um balanço geral do que fizemos ou deixamos de fazer durante os quase 365 dias do ano que termina. Muitas coisas foram plantadas este ano e é nosso desejo vê-las florescer durante ano que se aproxima.

Quero registrar aqui meus agradecimentos a todos os colegas e amigos de Diretoria & Conselho Consultivo, associados e funcionários da SBQ pelo apoio recebido na presidência desta entidade que nos deixa orgulhosos pela sua representatividade e abrangência regional num país de dimensões continentais. Foi, sem dúvida, um ano de intensa atividade. E não poderia ser de outra forma já que somos partícipes de uma sociedade científica em contínuo crescimento, o que significa novos desafios, responsabilidades e afazeres para todos nós.

Durante esses sete meses de atuação conseguimos avançar no encaminhamento de ações que visam ampliar a participação política da SBQ nas questões nacionais de ciência e tecnologia e, em particular, no que se refere à educação. A SBQ, representada pela Presidente e membros do Conselho Consultivo, manteve contato com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e com o Presidente da CAPES, Jorge Guimarães. A boa receptividade encontrada no contato com estas autoridades, responsáveis pela política educacional, nos permite esperar resultados muito positivos para o conjunto de trabalhos planejado para 2009.

No encontro com o Presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, foi enfatizada a importância da área de química para o desenvolvimento estratégico de ciência e tecnologia do Brasil e a necessidade urgente de um aumento no número de bolsas PQ para a área da química, tendo em vista a excelência e o aumento expressivo de pesquisadores em todo o país.

Graças ao empenho de integrantes de nossa diretoria, estamos dando forma a um dos nossos objetivos, que é estimular a expansão das regionais ainda em fase de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, novos projetos na área editorial da SBQ deverão ampliar a colaboração da Sociedade no aprimoramento do ensino da química no país e também de uma maior inserção no setor industrial.

Esse cenário abre caminho, portanto, para que possamos alcançar um ótimo desempenho em 2009.

E assim, chegamos ao final de 2008 querendo uma pausa justa para celebrar o Natal junto daqueles que amamos, nos dar alegria e nos fortalecer para continuarmos lutando pelo que acreditamos.

Um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de realizações a todos.

 

Vanderlan da Silva Bolzani

Presidente da SBQ

 

2. Curso de Ressonância Magnética Nuclear da AUREMN

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de “RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR” promovido pela AUREMN. Período: 26/01 a 13/02/2009. Local: UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro, RJ. Inscrições até 18/01/2009.

MÓDULO I – INTRODUÇÃO À DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL POR RMN

MÓDULO II – TEORIA BÁSICA DE RMN

MÓDULO III – RMN APLICADA A FÁRMACOS- Avaliação e Desenvolvimento

Possibilidade de bolsa para um número reduzido de alunos sócios da AUREMN. Informações e inscrições: www.auremn.org.br

 

Fonte: Sonia Maria Cabral de Menezes (AUREMN)

 

3. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica – no IQUSP

 

Foram prorrogadas as inscrições para concurso público de provas e títulos para o provimento de 1 (hum) cargo de Professor Doutor, no conjunto de disciplinas de Química Analítica, junto ao Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Período de inscrição: até 31 de Janeiro de 2009. - Maiores informações: www.iq.usp.br.

 

Fonte: Airton Ferreira Gonçalves (IQUSP)

 

4. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica Instrumental, junto ao DQFM/IQSC/USP

Concurso de títulos e provas visando o provimento de um cargo de Professor Doutor no Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo, conforme edital IQSC/USP – 064/2008. Inscrições: 04/12/2008 a 02/02/2009, de segunda a sexta-feira, (exceto feriados), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Local: Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400 – Centro – São Carlos – SP. Documentos necessários e informações, encontram-se no site:
http://www.iqsc.usp.br/iqsc/administracao/acad/wordpress/wp-content/uploads/2008/12/Edital%20Qu%C3%ADmica20Anal%C3%ADtica%20Instrumental.pdf  

Fonte: Eliana B Vidal (IQ-UFRJ)

 

5Concurso para Professor Doutor no Departamento de Química da FFCLRP-USP - Ribeirão Preto

 

Encontram-se abertas as inscrições para Concurso de Professor Doutor no Departamento de Química – FFCLRP-USP – Ribeirão Preto, Áreas: - Bioquímica Industrial e/ou Processos Biotecnológicos e Educação em Química. As inscrições estarão abertas, a partir de 05/01/2009, por 30 dias. Informações adicionais:www.ffclrp.usp.br editais – concursos e-mails: adm-atac@ffclrp.usp.br  ou  dq-secretaria@ffclrp.usp.br

 

Fonte: Maria Elisabete Darbello Zaniquelli (DQ/FFCLRP-USP )

 

 

6. Processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) torna público o Edital para o Processo Seletivo da Área de Concentração: Processos de Ensino e Aprendizagem – Seleção 2009. Chamada especial da linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no âmbito do projeto: “Avaliando a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no ENEM: impactos na formação docente e sua repercussão à literacia científica”. Observatório da Educação – MEC/CAPES. Para participar do processo seletivo de 2009, o candidato deve seguir as orientações constantes do edital disponível em http://www.ufscar.br/~ppge/EditalPEA_EnsinoCiencMat.pdf. Número de vagas: Mestrado: 2 vagas (com bolsa CAPES). Período de Inscrição para o processo seletivo: 05/01/2009 a 30/01/2009. Maiores Informações no endereço:
http://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.ufscar.br/~ppge/ppge.htm

Fonte: Vânia Gomes Zuin (UFSCar)

 

7. Processo de seleção para o Programa de Pós-graduação em Química da UFRuralRJ

 

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFRuralRJ, nas áreas de concentração de Química Orgânica, Físico-química e Química Agrária. Inscrições para o Mestrado de 01 de janeiro a 13 de fevereiro de 2009 no Decanato de Pesquisa e Pós-graduação ou pelo Correio. Prova Escrita: 16/02/2009 – 9:00 horas; Prova de Inglês: 17/02/2009 – 09:00 horas. Entrevista: 17/02/2009 –14:00 horas no Prédio de Química/UFRRJ. Doutorado inscrição– fluxo contínuo.Maiores informações veja no sítio: http://www.ice.ufrrj.br/posgrad ou pelo telefone (21) 2682-1210(R:3120).Prof. Carlos Mauricio (Coordenador-PPGQ) ou Osmar (secretário).

 

Fonte: Rosane Nora Castro (UFRRJ)

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

DEZEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
03 DE FEVEREIRO

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg